Prescripta - 'O Esboço'


Ricardo Gil

Recommended Posts

Olá a todos

 

É desta... segue mais um aquário de um recém aquariofilista.

 

Aquários em casa não eram mais do que lugares onde punhamos água, plantas e peixes, depois... logo se via!

 

Abre-se o Google, procura-se informação acerca de peixes e damos com este fórum, e PUMMMM! Começamos a ter calafrios e suores só de olhar para alguns aquários. Percebemos que vivemos na sombra quando se olha para aquários que parecem tv’s com os melhores leds disponíveis no mercado. O aquário deixa de ser uma simples caixa de vidro com vida (ou metade dela). Transforma-se num elemento principal numa divisão, passa a ser algo que se cuida diariamente, onde vemos, expectantes tudo o que se transforma e nasce. Lamentamos as perdas como de um insucesso nosso, como uma negligência, e deixamos de passar ao lado sempre que invasores “vindos do alem” infestam o nosso aquário. Percebemos, que cada acção tem uma consequência o que aumenta a responsabilidade proporcionalmente com a nossa dedicação. Não é um filho, nada disso, mas é um AQUÁRIO!

 

Lê-se e aprende-se aqui no fórum, tiramos notas, adicionamos aos favoritos vários tópicos que lemos vezes sem conta e achamos que somos capazes de ir mais alem. A malta é porreira, vai esclarecendo as dúvidas (há gente com muita paciência), vamos a todas as lojas que existem no Distrito só para ver o que existe, fazemos contas, e quando damos por isso o bicho dentro de nós vai grande e sem controlo. Começamos a juntar dinheiro, começamos a comprar “brinquedos”, começamos a pensar o que queremos fazer.

 

Tomamos as primeiras decisões. Onde queremos o aquário? Que tamanho? Em cima do quê? Com que objetivo? A partir daqui passamos para o que queremos dentro do aquário. Que plantas? Que peixes? Com pedras, madeiras ou tudo ao molho? Ok, meio caminho andado… O que preciso para sustentar essa ideia? Que calha? Que substrato? Co2? Hum… poupa-se mais um dinheirinho e decidimos desde já que o que se comprar não pode limitar ideias futuras. A comprar, compra-se aquilo que também pode dar para algo que se pretenda no futuro (percebia que muita gente comprava coisas por impulso que depois não serviam mais tarde para outros projetos, como filtros e sistemas de CO2 ou mesmo a iluminação). É caro começar do 0? Aprendi que caro é algo que compramos e não damos valor!

 

Material reunido! Os peixes que existiam no aquário antigo migravam para o novo. Era ponto assente da “protetora dos animais” cá de casa (no meio disto tudo, apercebi-me que casei com uma decoradora, bióloga, ministra das finanças, etc… era a cedência que tinha de fazer para pôr o aquário na sala). As plantas, ai as plantas… era a escolha mais difícil! Sabendo que tinha substrato e luz para brincar com o que quisesse, sabia por outro lado que não tinha experiência nem conhecimento para me meter em cavalgadas! Queria um tapete, troncos, plantas (muitas plantas), pedras, etc… julgo que é a tendência natural de quem começa. Pôr tudo o que gosta num aquário e esperar que o resultado agrade! PUMMMM! Nada disso! Percebi que tinha de fazer cedências, havia coisas que eu gostava em separado, mas no conjunto não marchava de maneira nenhuma. Havia plantas “fetiche” que não podia abrir mão! Nem de um tapete! O resto logo se via.

 

Viagens para a Malveira para ouvir quem sabe e o que aconselha. Resolvo seguir para um tapete da planta que mais dá garantias. Com a luz que tenho, em 4 semanas, o mais tardar fecha! O substrato é suficiente para qualquer coisa e a luz também. Sigo para as Blyxas e para a hygrophila pinnatifida. Não me posso perder e achar que mantenho tudo o que quero. Sei pouco de muita coisa. Acrescento as anubias que tenho no outro aquario, mete-se uns musgos, uma planta de crescimento rápido para me controlar os nutrientes de inicio e pronto. Mais tarde se for preciso meto mais qualquer coisa.

 

Percebo claramente nesta altura que este é um aquário de laboratório. Percebo que montar e olhar para ele é manifestamente insuficiente para que se mantenha vivo! Não sei nada sobre fertilizantes (nunca tinha fertilizado um aquário). Corro o risco de estoirar tudo logo de inicio! Tinha tudo para que corresse mal: muita luz, substrato forte a mandar muita coisa para a agua, plantas que nunca tinha tido, CO2, e inexperiência em fertilização! Testes? Só ao sangue! E mesmo esses…

 

Tudo montadinho, deitar a ler posts do forum e tirar notas!

 

2ª semana – visita das primeiras algas! Cum caneco! TPA’s, raspa, raspa, raspa e reza!

3ª semana – algas com fartura. Plantas a crescer bem introdução dos peixes.

4ª semana – acordo para a vida e vou comprar os testes! Tudo desregulado! O expectável aconteceu.

 

Tomamos consciência que aquilo que lemos, e que muitos relatam, acreditemos ou não, ACONTECE! A confiança de ver a crescer as plantas fez-me achar que era um expert. A realidade voltou da forma mais cruel! Estava na hora de tentar voltar ao melhor caminho possível! O estado de algumas plantas obrigou o sacrifício de Bolbitis, Fetos de Java, e outras! Lavou-se as anubias com Pythom git, corta-se as folhas em pior estado do resto das plantas. Olha-se para o aquário com as sobras e o impacto é esmagador! Parece um deserto em cima de um relvado. É isto que se tem? Ok, é com isto que seguimos. Aprende-se a fertilizar (ou ao menos tenta-se aprender), monitoriza-se diariamente e quando estabilizar, de 5 em 5 dias, ou uma vez por semana. Aprendemos à nossa custa que as algas começam a fazer parte de um aquário, e dificilmente as vamos erradicar. No fim de contas, acabam por ser aliadas. Deixamos de nos preocupar com elas sabendo que dando ás plantas o que precisam, elas ficarão lá, sossegadas e sem chatear!

 

As semanas passam e vamos metendo mais alguma coisa. Já conseguimos perceber o aquário minimamente. Percebemos o que precisa, como e quando (o pelo menos pensamos isso). Vamos vendo outros aquários e vamos experimentando plantas e ideias.

 

Sendo o primeiro aquário, está a ser um bom laboratório para aprender. Um dia mais tarde, quem sabe fazemos outra coisa. Até lá, ganhamos coragem e expomos o nosso aquário á crítica e experiência dos outros. É de longe a melhor forma para aprender!

 

Por ultimo, segue um agradecimento ao Rui (não que ele precise de mais algum reconhecimento) por toda ajuda disponibilizada. Se há coisa boa neste aquáro o mérito é dele. O Mau gosto é meu :)

 

Chega de palavras, segue o que a malta gosta…

 

Setup

 

Aquario

 

GAD 70x45x50 (C/A/L)

 

Filtro

 

Eheim 2217

 

Iluminação

 

PLL 2x55W Ramirezi (8h)

 

CO2

 

Pressurizado com válvula selenoide, 2 a 3 b/s (8h)

 

Aquecimento

 

Boyu 150W (24ºC)

 

Substrato

 

Vigor Plus (Equo), Bio-Soil (Equo), Bio-Nitronex (Equo), Aqua Soil Amazónia (ADA)

 

Hardscape

 

Pedras de Xisto

 

Flora

 

Eleocharis sp. ‘mini’

Nymphoides sp ‘Taiwan’

Anubias Barteri var. nana

Ammania sp. ‘Bonsai’

Hygrophila pinnatifida

Alternanthera reineckii ‘Mini’

Blyxa Japónica

Hydrocotyle tripartita

Hydrocotyle verticillata

Monosolenium tenerum

Taxiphyllum sp. ‘spiky’

 

Fauna

 

Corydora Sterbai (2x)

Corydora Aeneus (1x)

Corydora Albina (1x)

Otocinclus Affinis (8x)

Peixe Lapis (Nannostomus marginatus ?) (3x)

Néon (Paracheirodon innesi ?) (12x)

Kuhly (?) (3x)

Nariz de Bêbado (Hemigrammus bleheri) (4x)

Iriatherina werneri (4x)

Heteropoda wild (?)

Caridina japonica (15)

Neocaridina davidii var. red cherry (?)

Neritina natalensis (3x)

Peixe-laranja-que-não-sei-o-nome-mas-alguem-vai-descobrir (4x)

 

 

 

 

14ª Semana e o que existe é isto :)

 

 

 

 

Panorâmica

IMG_0681_zpsc3dcde10.jpg

 

 

 

Lateral Esquerda

IMG_0675_zps085b0dfe.jpg

 

 

Peixe-laranja-que-não-sei-o-nome-mas-alguem-vai-descobrir

IMG_0695_zps231630b7.jpg

 

 

 

Iriatherina werneri

IMG_0663_zps42bd3efc.jpg

 

 

 

Alternanthera reineckii ‘Mini’ & Ammania sp. ‘Bonsai’

IMG_0691_zps1dcdf17c.jpg

 

 

Blyxas

IMG_0698_zps7115756c.jpg

 

 

O 'Preguiçoso'

IMG_0699_zpse90574ab.jpg

 

 

 

 

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que grande matagal que aí vai, essas plantas estão muito boas. O problema que tiveste com as algas partiu de teres muita luz. O pessoal tem pressa em ver crescer as plantas e depois queixa-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

Muito bom aspecto. Simples mas bonito e com muita saúde.

Só gostava de saber onde estão os xistos com essa Blyxa toda por aí :tongue:

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta um espectáculo muitos parabéns essa flora está muito bonita.

 

Sent from my HTC One using Tapatalk

 

 

Muito interessante gostei bastante do resultado final está bastante bem conseguido!!

 

 

Mas que grande matagal que aí vai, essas plantas estão muito boas. O problema que tiveste com as algas partiu de teres muita luz. O pessoal tem pressa em ver crescer as plantas e depois queixa-se.

 

 

Muito bom.

Continuação do excelente trabalho.

 

 

Também gostei muito, parabéns e continua o bom trabalho, se este é o 1º, nem quero imaginar os próximos.

 

 

Ricardo,

 

Muito bom aspecto. Simples mas bonito e com muita saúde.

Só gostava de saber onde estão os xistos com essa Blyxa toda por aí :tongue:

 

Pedro.

 

Obrigado pelas vossas palavras, da próxima vez mando umas minis em agradecimento biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

António, as algas vieram porque fui palerma! :unsure: Sabia que tinha muita luz, e provavelmente muitos nutrientes na coluna de agua! Alem disso, ainda variava um bocado os valores do CO2... o resultado era expectavel! Quando elas apareceram, devia ter tido juízo e acertado a fertilização com as TPAs! Em vez disso, mal fertilizava, e achava que não precisava de testes. Afinal de contas, as plantas cresciam! Só tinha olhos para o relvado...

 

 

Agora controlo isto semana a semana, até porque preciso de aprender a necessidade do aquário (que não é constante) com o crescimento das plantas.

 

 

Outro problema é achar que o Excel resolve tudo por si só. Erro crasso! Enfim, foi bom porque acho que precisava de passar por isso para de facto perceber como funcionam as coisas. Uma coisa é ler, outra é ter de cuidar… :coffee:

 

Pedro, a Alternanthera reineckii ‘Mini’ está cá por ‘culpa’ tua. :oops: Gostei tanto de a ver no ‘Green&Grey’ que tive de ir à Malveira de propósito buscar uma caixinha. Andava curioso com o resultado dela. Tinha apenas verde dentro do aquário, e meter algo substancialmente antagónico era um risco. Lembro-me que quando a puseste fiquei inicialmente reticente, mas passado uns tempos ela brilhava e puxava muito mais pelo resto do aquário. O facto de ter uma cor tão diferente de tudo o resto dentro do aquário, mais do que valorizar-se a si mesma, puxa por tudo o resto.

 

No entanto tenho uma questão: O Rui disse-me que era normal ela ir-se abaixo no principio, ou pelo menos alguns pés. Bastava podá-la que ela rebentava. Comigo ela pegou tudo! No entanto, repara que nas fotos dá para perceber que tem folhas manchadas. É normal? Pode ser falta de ferro? Posso mais tarde pôr os parâmetros do aqua, mas o ferro é de longe o que tem me dificultado mais a vida!

 

Abraço a todos!

 

PS: vou pôr as minis no frio! :naughty:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só gostava de saber onde estão os xistos com essa Blyxa toda por aí :tongue:

 

Pedro.

 

 

Mas que grande matagal que aí vai

 

Próximo passo: 'dar uso à tesoura'

 

Estas blyxas foram-me fornecidas pelo membro Janf. Tinham excelente qualidade, mas quando tive de recomeçar pus apenas 3 pés! 3! Agora está como está...

 

Os xistos estam a delimitar as blyxas do resto. Estão as blyxas, os xistos com anubias em cima (sim, acreditem que elas estão lá) e depois a relva!nunca pensei que crescessem tanto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

Sim, comigo a Althernanthera tb pegou bem logo de inicio, mas aparentemente é uma planta que se pode ir abaixo no inicio. Ainda bem que tb correu bem de inicio contigo.

Sim, algumas folhas mais velhas podem começar a ter manchas. Eu tirava-as nas TPAs muito de vez em quando, mas não se notava quase nada.

Por acaso aí parecem-me ser manchas diferentes. Controla isso, pode ser de ser uma planta jovem.

A minha já está toda em casa de 6 ou 7 novos moradores :)

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá quem começa a ler o post fica à espera do holocausto aquatico mas chegando-se às fotos encontra-se uma agradável surpresa!

Eu pessoalmente não gosto de um aquario com tapete de uma ponta a outra mas de são gostos e de resto tens aí umas plantas muito viçosas!

 

Já agora as kuhli dão-se bem nesse tapete?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá quem começa a ler o post fica à espera do holocausto aquatico mas chegando-se às fotos encontra-se uma agradável surpresa!

Eu pessoalmente não gosto de um aquario com tapete de uma ponta a outra mas de são gostos e de resto tens aí umas plantas muito viçosas!

 

Já agora as kuhli dão-se bem nesse tapete?

 

Boas Nelson

 

Obrigado pelas palavras :)

 

As kuhli andam por lá e aparecem quando querem. São bichos pouco fotogénicos. Passaram de um aquário com areão e anubias para este plantado, assim como as cory. Sem duvida que preferem outro tipo de montagem, mas ou as dava ou ficava com elas. Preferi a segunda opção. Entraram no aqua apenas depois de o tapete fechar, senão teria sido impossivel ele agarrar como deve de ser. As kuhli neste momento andam no meio dos pés das blixas ou o canto traseiro direito. Têm substrato para brincar. Passo dias sem ver as ver, depois acabo por vê-las metidas dentro do relvado. As cory andam por todo o lado. Julguei que fosse pior.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Espectáculo Ricardo.

 

Gostei de tudo, especialmente da introdução.

 

Parabéns!

 

Também gostei muito do "Peixe-laranja-que-não-sei-o-nome-mas-alguém-vai-descobrir", não conhecia :rolleyes:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse peixe laranja é uma néon chines "Golden" (Tanichthys albonubes), Golden é o nome que deram a essa mutação na coloração.

Muito obrigado!

 

Temos vencedor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

Poda no fim de semana.

 

As Nymphoides sp Taiwan saíram rente ao substrato. Tapavam 50% da superfície. Acho-a uma planta lindíssima, mas de facto só para aquários grandes. Ou isso, ou andamos sempre com a tesoura na mão. A velocidade de crescimento é incrível e é uma planta que ocupa um volume substancial dentro do aquário. É de facto ideal para quem quer fazer criação de peixes, pois permite muitos esconderijos. Praticamente precisa só de água, mas se tiver condições perfeitas transforma o aquário numa selva. Para a traseira de um aquário com umas dimensões acima de 1 metro de frente, é de facto uma planta expectacular. Mais pequeno que isso, e não percam a tesoura de vista. Esta daqui, mais uns dias e está grande como estava. Agora nem a vejo :naughty:

 

A Hygrophila pinnatifida estava como nunca a tinha visto. Cresceu mais do que 50 cm de altura. Muitos runners no chão que a fazem crescer horizontalmente. Está no aquário porque é uma das minhas plantas fetiches. Fica melhor em cima de umas pedras, ou espalhadas pela vegetação. Neste aquário quero fazer algo totalmente diferente: uma moita. Não sei bem ao certo como fazê-lo, mas segue a tentativa para os próximos tempos. No site da trópica, existe um layout em que o fizeram, mas o meu está longe de acontecer. Vou cortando os troncos principais acima dos rebentos novos. Têm raízes bem grandes, e o facto de a cortar rente, possivelmente vai fazer com que rebente com força. Veremos.

 

As Blyxas, ai as blyxas. Quando plantei este aquário comecei com 4 ou 5 rebentos quase sem folhas estavam em muito mau estado devido ao surto de algas antigo. Cresceram de forma louca, e fui cortando e plantando ao lado. Este fim de semana despachei mais de 40 pés e percebi claramente que posso despachar outros 40 que ainda fico com muita coisa. Pergunta da ministra das finanças cá de casa: Não dá para encher isso só de blyxas e vender daqui a umas semanas? :naughty: Crescem em altura mas crescem muito mais em largura. Ocupam o centro do layout, e é a planta rainha do aquário. É a minha preferida de longe. Com a luz que tem por cima, fica com tons acastanhados. Excelente planta para um médio plano. Demorou a arrancar mas quando arrancou

 

A Ammania sp. Bonsai levou um corte a 1cm do chão. Por norma rebenta ao par imediatamente abaixo da poda. Fica feia depois de podar, mas o efeito depois espero que seja bonito. Vamos ver.

 

As Anubias são o Range Rover de qualquer aquário. Dão-se bem em qualquer aquário, em quaisquer condições e não morrem! Andaram tapadas pelas blyxas e não se ressentiram de nada. Claro que cresceram devagar, mas nunca foram velocistas. São autenticas corredoras de Iron Man.

 

Os Musgos, Monosolenium tenerum e o Taxiphyllum sp. spiky, foram de longe quem menos gostaram do espaço ocupado pelos vizinhos. Precisam de luz, muita luz! O facto de estarem na sombra de tudo o resto fez com que em certos lugares, pouco terem crescido. Estão com cores bem fechadas e bem compactos, mas crescer, está quieto.

 

Por fim a Alternanthera reineckii Mini. Está a concentrar toda a minha atenção :alberteinstein: . Está com folhas manchadas. Ou meltou tarde e a más horas, ou ando com carência de micros. De longe o segundo palpite é onde ponho as minhas fichas todas. Porquê? O Ferro não me aparece nos testes, diz sempre que tenho 0 (?)!

Esta situação faz-me pensar em decisões de recurso. A fertilização tem sido a dor de cabeça

 

Uso:

 

ELOS Fase 2 (1,25ml) 3ª5ª Dom

Florido K7 (2ml) Diário

Sachem Flourish (3ml) 2ª4ª6ª

Sachem Flourish Iron (3ml) Diário

Sachem Flourish Excel (7ml) Diário

TPA (40%) Domingo

 

Os resultados dos testes (semanais, à 4ª feira, a meio do foto período) têm sido (os últimos que tenho registado):

 

Nitratos: 10,25,25,25,10

Fosfatos: 0.5, 1, 1, 0.25, 1

Ferro: 0,0,0,0,0,

kH: 4,4,4,3,3

gH: 5, 5, 5, 5, 5,

ph: entre 6,5 e 6, consoante a injeção de CO2

CO2: entre 2 a 3 bolhas consoante as BBAs

 

O teste do ferro está bom (quando ponho ferro na proveta, o reagente reage), logo ou ando a pôr ferro a menos (e já estou a pôr acima do que a marca indica) ou tenho algo a inibir a absorção por parte das plantas. O facto de ter o ferro neste estado, faz-me pensar se os restantes Micros também andam a ser pouco absorvidos Será que a Alternanthera está assim por isso? Preciso mesmo de ajuda!!!!

 

 

Queria ter os fosfatos um pouco acima, mas ao meter mais Elos, vai aumentar os Nitratos também. Logo tenho duas opções: ou compro Fosfatos em separado, ou sigo para fertilizantes DIY, e doseio diariamente o que o aquário for pedindo. Decisão tomada, sigo para DIY. O problema é que não o sei fazer. Troco informações com algum pessoal que tem sido inexcedível no esclarecimento das dúvidas. A única questão é se faço DIY em todos os nutrientes ou só nos MACRO. Com o problema que tenho no ferro acho que vai tudo :burp: . Os fertilizantes das marcar parecem ser bons, mas os que estão muito diluídos temos de mandar aos baldes lá para dentro. Elos duram, Sachem nem por isso.

 

Assim sendo, desafio para as próximas semanas será adquirir os pós, e aprender a doseá-los. Se não acertar com aquilo, vai de TPAs para cima! bang

 

Seguem mais umas fotos:

 

Antes

 

IMG_0838_zps5e9efdbc.jpg

 

 

 

Depois

 

IMG_0867_zpsb9deedcc.jpg

 

 

 

 

Alternanthera reineckii Mini e a suas manchas

 

IMG_0868_zps760e03fd.jpg

 

 

 

 

 

A pseudo-moita de Hygrophila pinnatifida

 

IMG_0872_zpsc53ee33e.jpg

 

 

 

 

 

Alguns musgos

 

IMG_0873_zps1c72a681.jpg

 

 

 

 

 

 

Hydrocotyle tripartita

 

IMG_0870_zpsc945bacd.jpg

 

 

 

 

 

Blyxas para trás e já se vêm as anubias e quase os xistos :P

 

IMG_0880_zps05453af6.jpg

 

 

 

 

 

Uma das meninas grávias

 

IMG_0876_zpsdc231250.jpg

Editado por Ricardo Gil
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Hygrophila pinnatifida estava como nunca a tinha visto. Cresceu mais do que 50 cm de altura. Muitos runners no chão que a fazem crescer horizontalmente. Está no aquário porque é uma das minhas plantas fetiches. Fica melhor em cima de umas pedras, ou espalhadas pela vegetação. Neste aquário quero fazer algo totalmente diferente: uma moita. Não sei bem ao certo como fazê-lo, mas segue a tentativa para os próximos tempos. No site da trópica, existe um layout em que o fizeram, mas o meu está longe de acontecer. Vou cortando os troncos principais acima dos rebentos novos. Têm raízes bem grandes, e o facto de a cortar rente, possivelmente vai fazer com que rebente com força. Veremos.

Só eu é que não consigo ter sorte com elas :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só eu é que não consigo ter sorte com elas :tapfoot:

Estou farto de te dizer... Vem cá que é desta que consegues! Queres pôr no qual? Como estás de substrato? Rezam as crónicas e os trovadores que ela "só" precisa de um substrato porreirito e uma luz igualmente condizente.

 

Tenho tido muita sorte com ela, cresce para cima e para os lados como se não houvesse amanhã. Nem sei o que lhe fazer. Dá Deus nozes a quem não tem dentes, loooooool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.