Crystal Roots


Hugo Bernardo

Recommended Posts

Boas,

 

vim aqui dar inicio a um novo tópico da recente montagem que fiz.

 

Trata-se de um plantado, acima de tudo, em que os seus habitantes vão ser exclusivamente CRS.

 

Eu sei que as plantas nada têm a ver com CRS, mas a minha paixão por plantados e recentemente por CRS levou-me a fazer esta montagem. É que eu e os musgos...na, é muito bonito mas não tem nada a ver

 

com plantado, no verdadeiro sentido da palavra.

 

Vou deixar aqui umas imagens da montagem do mesmo e o respectivo setup.

 

 

SETUP (actualizado 2012):

 

Nome:

Crystal Roots

 

Aquário:

70x35x40

 

Iluminação:

3x24W

 

Filtragem:

Eheim Classic 2213

 

Substrato:

Elos Bottom Mineral e JBL (fértil+manado),

 

CO2:

Caseiro

 

Hardscape:

Red moor Wood

 

Flora:

Hemianthus calitrichoides "Cuba"

Staurogyne repens

Hydrocotyle verticilata

Blyxa japonica

Heteranthera Zosterifolia

Nesaea crassicaulis

Rotala wallichi

Rotala green

Proserpinaca palustris

Limnophila aromatica

Microsorum pteropus

Pogostemon stellata (eustralis)

Pogostemon helferi

Anubias

 

Fauna:

12 CRS

3 ottos

4 neritinas

5 ampulárias

1 clython sp

 

 

Vamos então às fotos. Esta é a única forma de as colocar, através do fórum continuo a não conseguir.

 

img3057ay.jpg

Aqui já com as camadas de substrato.

 

img3066a.jpg

Red Moor Wood

 

img3067an.jpg

Primeira plantação, HC cuba.

 

img3072a.jpg

Aqui já com a staurogyne repens, blyxa japonica e hydrocotyle verticilata..

 

img3079a.jpg

 

 

img3082a.jpg

No sábado ficou assim.

 

img3102a.jpg

Hoje coloquei as plantas de background e ficou com este aspecto.

Da esquerda para a direita Heteranthera Zosterifolia,Nesaea crassicaulis, Rotala green, Limnophila aromatica e Proserpinaca palustris.

 

img3106a.jpg

 

 

img3111au.jpg

 

 

img3113af.jpg

 

 

img3114aw.jpg

 

 

img3119au.jpg

 

Foi o que deu para fazer.

 

Todas as opiniões, sugestões e criticas são bem vindas.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 611
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Está muito bom! Agora é só aguardar que as plantas encham o aqua.

 

A minha única dúvida é que consigas manter a cuba com CO2 caseiro. Espero sinceramente estar enganado ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito agradável a montagem...

Tem potencial para ficar tudo como deve ser, é só esperar que as plantas se desenvolvam saudáveis...

Boa sorte com a montagem

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelos comentários.

 

Quanto à cuba ela consegue desenvolver-se com CO2 caseiro, é preciso é não haver falta dele.

 

Quanto à fertilização estou com um pequeno problema/duvida. De momento só tenho TPN+, Excel e Iron da Flourish.

 

Ao que parece de inicio só se deve fertilizar com micros, só que tenho lido que os macros também devem ser introduzidos inicialmente. É que eu micros não tenho.

 

Acham que faço mal fertilizar com TPN+ mas metade da dose recomendada, uma vez que o aquário está montado à 2 dias nem tanto.

 

Aceitam-se sugestões e muitas.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O TPN + não contem micros?

Penso que o fertil da jbl é rico em ferro... Acho que não deve haver problema em fertilizar com o tpn +, até porque ainda não deve haver muitos nitratos nem fosfatos na água e assim ajudas as plantas logo de inicio...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Vê aqui a composição do TPN+, link retirado de um post do membro gmmartins.

 

http://www.theplantedtank.co.uk/allinone.htm

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout já está bastante apelativo, as raízes ficaram espectaculares!!

Agora é mesmo deixar a coisa desenvolver!!

Abraço,

Hugo Fernandes

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o TPN+ é completo.

 

Ao que parece de inicio só se deve fertilizar com micros, só que tenho lido que os macros também devem ser introduzidos inicialmente. É que eu micros não tenho.

 

Acham que faço mal fertilizar com TPN+ mas metade da dose recomendada, uma vez que o aquário está montado à 2 dias nem tanto.

 

 

Se fosse eu.... metia 2x a dose recomendada e depois então reduzes caso vejas que não há carências. Mas isso sou eu que sou magrito e não tenho "medo" de comida. ;)

 

Quando usas o sistema todo da ADA é que não faz muito sentido pois o AquaSoil já está carregado com NP. Por isso é que só se fertiliza com K e micros. Como vês, até na ADA eles fertilizam tudo logo de início. A diferença é que uns vão via substrato e outros via coluna de água.

 

Fazes bem usar o excel pois complementa qualquer falta de CO2 que tenhas devido ao caseiro. Eu uso 0.5 ml no meu aqua de 10l e tenho pressurizado. Não tenho qualquer problema com os red cherry (eram 5 agora são > 40).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

 

Vivas, Vê aqui a composição do TPN+, link retirado de um post do membro gmmartins. http://www.theplantedtank.co.uk/allinone.htm Abraço,

 

Obrigado pelo link, andava a precisar dessa informação.

 

Viva, o TPN+ é completo. Se fosse eu.... metia 2x a dose recomendada e depois então reduzes caso vejas que não há carências.

 

Porquê fertilizar 2x a dose recomendada, quando se trata de uma montagem recente???

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me que tens ai dois elementos que não combinam nada bem: camarões e fertilização.

já para não falar do co2, especialmente por ser caseiro, ou seja, não controlas o fluxo...

de resto, adorei o layout mas acho que a HZ te vai tomar conta disso tudo. Ela cresce mm muito rapidamente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom o aquário, agora há dois tipos de Cuba a bem cuidada que fica bonita e bem podada ou a selvagem que eu não gosto, vamos o que consegues. Acho que ao pé do tronco devias plantar parvula para dar um melhor contraste. Acho que overall muito bom parabéns vou ficar a ver.

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O layout, além de estar bonito de início, tem potencial para ficar ainda muito mais bonito.

 

O Paulo focou um aspecto muito importante, camarões e fertilizações... para os adultos já é um pouco duro, então para os recém nascidos é sentença de morte.

 

De qualquer das formas espero que resulte bem.

 

Cumprimentos

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, esse vai ser realmente o meu dilema, camarões e fertilização.

 

Na minha anterior montagem os CRS duraram quase 18 meses chegaram a reproduzir e fertilizava dia sim dia não com TPN e TPN+. A causa da morte deles foi o meu ramirezi....

 

Neste aquário vou tentar encontrar o equilíbrio. Tarefa nada fácil, mas para isso preciso de toda ajuda de quem já tenha alguma experiência com camarões e fertilizações.

 

 

Cumps

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

há bocado estava no tlm e não era fácil escrever :)

Julgo que estás a cometer o erro que eu cometi no meu Quiet Zone.

Quis fazer um plantado bonito com camarões sensíveis: CRS

Resultado? tenho um aqua bonitinho mas com algas filamentosas por falta de nutrientes.

Para além disso, zero de reprodução!

 

As plantas para crescerem bem precisam de 'alimentação' e isso não é possível com camarões.

Nem se trata de uma questão de teres pessoal com experiência a ajudar.

Tal como tu não vives em ambientes com substâncias letais, os camarões não irão aguentar as fertilizações que a flora vai pedir. Especialmente o cobre que lá irás meter em conjunto com os restantes micros.

 

Em suma, fizeste um trabalho MUITO bonito em termos de hardscape, tens substrato fértil (tal como eu no Quiet Zone) e boa luz.

Sugestão: Esquece os CRS e pensa nuns peixes que fiquem bem aí. Não sei se ramirezis seriam boa opção pois não sei que pH tens.

 

Acredito sinceramente que tens tudo para correr mal se optares pelos camarões... vais acabar por perder os animais e o dinheiro que neles investiste.

 

Seja qual for a tua opção, desejo-te a melhor das sortes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê fertilizar 2x a dose recomendada, quando se trata de uma montagem recente???

 

Mas porque não? Parece-te bem que quando as plantas mais precisam (porque têm que se adaptar, criar raízes, e muitas vezes mudar para folhas imersas) que se façam passar fome? Para mim não faz sentido e não conheço nenhuma marca que o recomende. 2x porque a maioria dos fertilizantes são formas diluídas.

Já agora, estive a consultar um site e a dose recomendada para 98l são 9 ml (3x por semana). http://calc.petalphile.com/

 

Quanto aos CRS não sei nunca tive. Os meus red-cherry não se chateiam nada com fertilizações e já tive (propositadamente) mais de 100 ppm de nitratos. Ao início eram 5, agora são > 40. Acho que não vais ter grandes problemas mas é só a minha opinião.

 

Quanto ao CO2 já é outra história. Tens que controlar. Podes ligar uma bomba de ar à noite que te aumenta a circulação de modo a facilitar as trocas gasosas.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ramirezis seriam boa opção pois não sei que pH tens.

Antes de mais obrigado pelos coments e por teres partilhado a tua experiência com plantados e CRS.

Sei que o grande problema para os CRS são os nitratos, será que eles toleram valores entre os 10ppm e 20ppm???

Quanto aos ramirezis serão sempre a 2ª opção. Tenho 1 à mais de um ano e dá-se muito bem aos parâmetros da água aqui da zona.

 

 

Já agora, estive a consultar um site e a dose recomendada para 98l são 9 ml (3x por semana). http://calc.petalphile.com/

 

 

Obrigado pelo link.

3x9ml por semana??? Estimative index???

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não se deve comparar Neocaridinas heteropodas var "red" com Caridinas cf. cantonensis 'Crystal Red' para esses fins.

 

O número de descendência é dispar, sendo nos "reds" muito superior. Normalmente nos CRS (devido a serem extremamente apurados) - quanto maior for esse apuramento, mais sensíveis são os camarões não conseguindo fazer vingar a descendência nessas condições.

 

Mas o mundo é uma ostra e pode ser que o Hugo Bernardo nos prove o contrário - fico a torcer para que sim.

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse, a minha experiência é com red-cherry (Neocaridina heteropoda). Não tenho qualquer experiência com outras espécies de camarões. E sim tenho lido que os CRS são um pouco mais sensíveis, mas também acho que os tenho visto em plantados. É como tenho dito: às vezes um diz, o outro diz e de repente toda a gente diz e pronto. Temos uma verdade universal sem que ninguém teste a veracidade da afirmação.

 

Hugo: 20 ppm de nitratos é por semana. Não precisas disto tudo num dia só. 3-4 ppm por dia é suficiente.

 

Obrigado pelo link. 3x9ml por semana??? Estimative index???

 

É um método de fertilização de plantados em que todos os nutrientes são dados por excesso para que nunca haja carências. Funciona muito bem como são exemplo centenas de tanques.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É um método de fertilização de plantados em que todos os nutrientes são dados por excesso para que nunca haja carências. Funciona muito bem como são exemplo centenas de tanques.

 

Uma vez que o aqua levou apenas 80L e não os 98L, dessa forma fertilizo mais ou menos 24ml de TPN+ por semana???

 

Tenho algumas duvidas em relação ao fotoperiodo e TPA's.As TPA's estou a fazer 20 L por dia, será muito?

 

Em relação ao fotoperiodo, estou a fazer 2x24W, 6H por dia.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que fazer fertilização por execesso levará a um inevitavel ataque de algas.

Um aqua acabado de montar nunca terá grande consumo de nutrientes. Tens poucas plantas e muitas ainda estarão a ambientar-se.

Para além disso, há algumas plantas que se alimentam essencialmente através das raízes e outras que preferem assimilar os nutrientes através das folhas.

 

Acrescento ainda que acredito que as doses indicadas pelos produtores de fertilizantes serão pensadas para aquários moderadamente plantados. Neste caso estamos perante um aqua que está muito longe de estar moderadamente plantado e cujas plantas ainda não terão condições de assimilarem completamente os nutrientes presentes na coluna de água.

 

Tudo isto levará a hajam demasiados nutirentes na coluna de água. Ora isso, juntamente com a luz, levará, inevitavelmente, a um boom de algas.

Não haja dúvidas disso...

 

Para mim, e levando as coisas pelo seguro, fertilizava menos que o indicado. Pelo menos numa fase inicial.

Depois ia vendo como a fauna se comporta.

Não devemos esquecer que a água da torneira trás nutrientes.

A título de exemplo, há uns bons dois meses que não fertilizo o meu 180L e continuo a ter crescimento das plantas, sem carências, e tenho as rotalas indica vermelhas como nunca (muito por causa de estarem bem perto da luz...).

 

Reforço, esquece os CRSs aí e leva as coisas com calma.

Não precisas de forçar o crescimento imediato da flora (a menos que o queiras levar a um qualquer concurso).

Porque se as algas aparecerem, vais ter muito trabalhinho pela frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Penso que fazer fertilização por execesso levará a um inevitavel ataque de algas. Um aqua acabado de montar nunca terá grande consumo de nutrientes. Tens poucas plantas e muitas ainda estarão a ambientar-se. ... Tudo isto levará a hajam demasiados nutirentes na coluna de água. Ora isso, juntamente com a luz, levará, inevitavelmente, a um boom de algas. Não haja dúvidas disso...

 

Não tenho quaisquer dúvidas. Mas é exactamente o contrário. A falta de nutrientes é que provoca algas. O único nutriente que causa algas é a amónia (por isso temos algas no início das montagens). Há milhares de exemplos e testes a provarem o que digo. O meu próprio tanque é disso prova. Deve ser dos aquários mais eutrofizados que existe e nem uma alga para contar a história. O método de fertilização "estimative index" (um dos mais utilizados) tem por base este conceito. É por isso que todas os nutrientes são introduzidos por excesso.

 

Quanto às plantas, está provado cientificamente (posso te dar o artigo se quiseres) que tanto podem absorver os nutrientes pela raíz como pelas folhas. Para elas é exactamente igual. Aliás, a absorção radicular (pela raíz) tem até um custo energético maior.

 

Quanto à água da torneira. Como é obvio varia de sítio para sítio. Mas é como no Estimative Index. O excesso (dentro de limites - que são muito altos) não traz problemas de maior nem a plantas, nem a algas, nem a fauna.

 

Eu começava com o indicado e depois reduzi gradualmente. Quando notares carências ou algas voltas ao nível anterior e manténs. Não te esqueças que as plantas vão crescer e por isso vais ter maior biomassa a absorver nutrientes.

 

Hugo: é contigo! como sempre há opiniões divergentes. Cabe te a ti estudares o assunto e decidires por ti o que é melhor. Depois logo avalias as consequências.

 

Quanto à dosagem: é só veres na calculadora. Como é obvio se usares o volume real é melhor que o volume teórico.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho quaisquer dúvidas. Mas é exactamente o contrário. A falta de nutrientes é que provoca algas. O único nutriente que causa algas é a amónia (por isso temos algas no início das montagens). Há milhares de exemplos e testes a provarem o que digo.

Sinceramente tenho dúvidas que assim seja. A título experimental, coloca um aquário sem nada lá dentro, excepto água, com todos os nutrientes presentes. Depois dá-lhe luz. Não aparecerão algas?

Julgo que sim mas... não tenho certezas.

 

O meu próprio tanque é disso prova. Deve ser dos aquários mais eutrofizados que existe e nem uma alga para contar a história.

Um aquário sem algas??? Isso é coisa que não existe!!! :naughty: (just kidding!)

 

Quanto às plantas, está provado cientificamente (posso te dar o artigo se quiseres) que tanto podem absorver os nutrientes pela raíz como pelas folhas. Para elas é exactamente igual. Aliás, a absorção radicular (pela raíz) tem até um custo energético maior.

Se não te importas, mais até por curiosidade, gostava de o ler.

É que nunca vi um verdadeiro plantado de sucesso que não tivesse substrato fertil.

Seria então, fazendo fé nesse artigo, possível ter toda e qualquer planta de caule com um areão inerte, luz (suficiente) e fertilização liquida.

Sinceramente, não conheço nenhum caso destes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.