[Ficha] Corydoras Panda


pandadosmares

Recommended Posts

Panda_Corydoras.jpg


Nome Científico: Corydoras Panda

Distribuição Geográfica e/ou Localização Típica: Peru, rio Ucayali

Tamanho: 4,5 macho—5cm fêmea

Dimorfismo Sexual: Fêmea maior e mais roliça que o macho…

Temperatura: 23—26°C

pH: 6,5

Outros Parâmetros da Água: …

”Decoração”: Vegetação e esconderijos

Alimentação: Omnívoros

Compatibilidade/Comportamento: São peixes sociáveis e que devem ser mantidos em pequenos cardumes…

Reprodução: Uma fêmea para vários machos e a natureza faz o resto

Editado por Hugo R. Silva
Imagem wikipedia

Salvem a Natureza, Reciclem

 

www.pandadosmares.net

 

Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Boas,

encontrei esta "versao" :Panda Corydoras Longfin

 

em termos de parametros de agua são identicos?

não consegui encontrar informação tao clara como voces teem aqui.

 

corydoraspandalongfin2.jpg

http://aqua-iemanja.blogspot.com/

 

Alexandre Caldeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Fonte: wikipédia

 

Corydoras panda é uma espécie de peixe-gato pertencente ao gênero Corydoras , da Família Callichthyidae. Assim, os nomes comuns para este peixe, que é um popular aquário espécies, são Corydoras Panda Panda e Catfish. Um espécime adulto plenamente maduro dessa espécie atinge um comprimento padrão de 55 milímetros este é o comprimento atingido por fêmeas maduras, que crescem maiores que os machos maduros, e também possuem contornos do corpo mais arredondado.

 

Habitat

Corydoras panda habita águas bem oxigenado, e fluindo mais de substratos que podem incluir areia fofa ou cascalho fino.o feixe de temperatura do peixe é de 16 ° C a 28 ° C,As águas nativas de Corydoras panda são, consequentemente, deficientes em minerais, com um pH neutro a ligeiramente ácido, e replicação de tais condições no cativeiro são recomendados para a manutenção bem-sucedida.

 

Aquarium Manutenção

Um mínimo de oito indivíduos devem ser alojados no mesmo aquário, e se o espaço permitir, este número deve ser revisto para cima, como o peixe apresenta uma preferência muito clara para agrupar com outros de sua espécie.Um aquário para esta espécie deve ser bem mobilados, de preferência com uma mistura de plantas vivas aquáticas, e mobiliário sólido fornecendo cavernas, áreas protegidas e esconderijos para dar a segurança de peixes. aquarista é aconselhável, no entanto, que o uso tradicional de bagres Corydoras como suposto 'catadores' em um ambiente de aquário será prejudicial para o bem-estar desta espécie - que requer alimentos de alta qualidade para manutenção a longo prazo, e uma dieta variada . Idealmente, o peixe deve ser dada alimentos vivos, pelo menos, de forma intermitente, e vai jantar com entusiasmo sobre itens como Bloodworms (larvas de mosquitos Chironomus), Daphnia , cultivadas Brine Shrimp (Atermia salina) e Tubifex wormsA vida útil de Corydoras panda no aquário não foi sistematicamente determinada, mas, dada a longevidade de outras espécies de Corydoras no aquário, é razoável supor que o bem-cuidada espécimes poderá desfrutar de uma vida útil superior a 10 anos, e freqüentemente em acima de 15 anos.

 

Reprodução

A adição de novo, limpo, água oxigenada parece ser o principal estímulo para esta espéciePeixes, uma vez condicionados são estimulados para a desova, os machos começam perseguindo fêmeas energeticamente.

.

As fêmeas começam a desenvolver ovos dentro dos seus tratos reprodutivos, e quando 'maduro' (carregado com ovos), tornar-se receptiva às atenções dos machos A fêmea é frequentemente perseguida por um ou mais machos como ela procura o local de deposição, cada macho, presumivelmente, procurando ser o companheiro escolhido para fecundar o óvulo que vem. Até 25 ovos podem ser produzidos por uma única fêmea durante a desova única, que pode ocorrer ao longo de quatro a cinco horas.

 

Desenvolvimento

Fértil panda Corydoras ovos necessitam de tempo de desenvolvimento de aproximadamente 3-4 dias antes da incubação, se mantida a uma temperatura de 22 ° C. Este tempo de desenvolvimento varia com a temperatura, levando mais tempo em águas mais frias. Após a eclosão, os filhotes são 4 milímetros de comprimento, translúcido, mas já possuindo a cor básicas da espécie, e, após o exame próximo, possuir totalmente formado barbos.Os alevinos demorar cerca de quatro semanas para desenvolver .Somente após um período de 10 a 12 semanas, altura em que o peixe tem assumido um tamanho de 12 a 14 milímetros, o peixe vai atingir a coloração do adulto, e estar em todos os aspectos, uma miniatura perfeita do pais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 8 meses depois...

No meu aqua tenho dois pandas vulgares e um long fin. Possuem os mesmos hábitos obviamente.

São menos activos do que os anaeus e mais sensíveis.

Na altura da compra alguns dos exemplares morreram e apenas consegui que se adaptassem mais rapidamente e se tornassem mais vigorosos, com adição de alimento vivo (artémia).

 

Cps.

 

Sérgio Ferreira

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha (parca) xp com pandas, digo que são muito mais timidas e frágeis que outros tipos de corys.
De 7 pandas compradas na mesma loja mas com cerca de 1 semana de diferença, apenas sobreviveram 2, tendo morrido a maioria nas primeiras 72h.

O comportamento (timidas e mais paradas) das 2 sobreviventes é bem diferente do apresentado pelas companheiras cory julli, que entraram cerca de 1 mês depois. Mas foram adquiridas muito mais pequenas que as julli, o que pode tambem influenciar o comportamento.

 

A info que obtive de pessoa muito mais experiente e conceituada, é que as cory panda devem entrar apenas em aquas já bem maturados, o que não era o meu caso.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha (parca) xp com pandas, digo que são muito mais timidas e frágeis que outros tipos de corys.

De 7 pandas compradas na mesma loja mas com cerca de 1 semana de diferença, apenas sobreviveram 2, tendo morrido a maioria nas primeiras 72h.

O comportamento (timidas e mais paradas) das 2 sobreviventes é bem diferente do apresentado pelas companheiras cory julli, que entraram cerca de 1 mês depois. Mas foram adquiridas muito mais pequenas que as julli, o que pode tambem influenciar o comportamento.

 

A info que obtive de pessoa muito mais experiente e conceituada, é que as cory panda devem entrar apenas em aquas já bem maturados, o que não era o meu caso.

Olá,

Tenho 2 pandas que já mudaram várias vezes de aquário sem nunca se ressentirem. Cá para mim o problema foi da "má qualidade" dos peixes comprados na loja. É frequente ver-se peixes mal tratados nalgumas lojas, daí a minha observação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, para mim essa é a hipótese mais do que provável, mas com o trauma das pandas ainda não fui comprar uma na mesma loja onde adquiri as julli... ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tambem tenho pandas e sei (através de conversas informais) que os fornecimentos de cory panda tem tido problemas. Muitas mortes, mesmo antes de chegarem às lojas. Nas lojas, mesmo nas de referéncia, morrem muitas. Em nossa casa continua a mortandade. A razão ao certo não sei mas o problema é estrutural. As que passam a fase de adaptação resistem bem. Era preferivel comprar a um user com uma boa produção, mas não tem aparecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os corydoras panda são peixes muito bonitos.

Os três que sobreviveram adaptaram-se bem e o alimento que lhes dou é quase na totalidade granulado. No entanto, adoram artémia viva ou congelada.

Como disse atrás, estou plenamente convencido que alimento vivo na altura da introdução, facilita a adaptação e estimula a adaptação dos peixes.

Mas como já alguns de vocês mencionaram, a principal causa de mortalidade é capaz de ser o estado em que alguns chegam às lojas (subnutridos).

 

Sérgio

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das minhas 2 pandas sobreviventes tenho uma, a primeira, que agora está quase sempre parada, reage muito pouco à comida...estranho que agora depois de 1 mês e meio.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, não reparei.

Quando um peixe deixa de comer ou come pouco (e o comportamento não está relacionado com acto reprodutivo), é mau sinal.

Experimenta alimento vivo. Se não tiveres outros peixes que lhe roubem a comida, pode ser que arrebite.

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me lembrei disso, mas não tenho, nem estou a ver ter em breve.

Provavelmente arranjo comida congelada.

 

Claro que tenho mais peixes, mas eu disperso a comida para todos poderem chegar a um pedaço.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por baixo da Vasco da Gama, há umas salinas (margem sul). Não haverá artémia?

No Algarve geralmente temos facilidade em apanhar. Os corydoras passam-se com artémia, mesmo congelada. Alterno o granulado com artémia e eles estão saudáveis (tive inclusive várias posturas).

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa estar a usar o tópico para outra cory mas como está também ê frágil queria perguntar se me podiam dar uma dica. Tenho três corys pigmeus num Aqua de 20l com red sakura, alguns ancistrus bebes e um peixe lápis. E uma delas sempre que eu me aproximo ou ligo a luz faz de morta estando de lado e parada enquanto as outras continuam a subir e a descer... E se eu desligar a luz e voltar passados 15 segundos ela já desapareceu e começando a divertir-se com as outras é normal? Eu até já cheguei a pensar que estava mesmo morta peguei na rede e quando a ia apanhar ela fugiu.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Os corydoras passam-se com artémia, mesmo congelada(...)

 

Só tenho da liofilizada, as minhas não ligam muito, pelo menos que eu me aperceba.

 

Ainda ontem estava um grande pedaço ao lado dela e não lhe ligou nenhuma.

 

Luiji, essa deve ser mais jovem e/ou mais timida...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser, mas também pode ter outro problema qualquer não visivel...

 

No caso da minha, é a maior das 2 pandas, daí achar ainda mais estranho...ontem, só a vi nadar para fugir para a traseira do aqua, quando começou a "luta" pela comida...e um vez disparou à superficie, comportamento tipico das corys.

 

Será que tem medo da ampulária, no meio da luta pela comida?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho, a minha nada lindamente e é rápida mas só quando vou com a rede lá! Vou comprar mais algumas para lhe fazer companhia e ver se ele para com este comportamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais