S.T.A. - Projecto


Manuel C

Recommended Posts

Boas,

 

Após algumas semanas de perguntas, desentendimentos, entendimentos, decidi começar o meu pequeno (GRANDE) projecto. Ora bem, como foi decidido, optei por um pequeno aquario com o seguinte setup:

 

-> 32 Litros (45XxxXxx cm)

-> Termostato Hydor Theo 50 W

-> Filtro Eheim Liberty 100 (com massas filtrantes no interior, pre-filtro no tubo de captação de água)

-> Luminária Arcadia Arc-Pod 11W

 

Após muito reflectir, foi o melhor sistema que encontrei!

 

 

O aquário irá tomar um layout, do género manguezal mas com um pequeno toque meu a mistura. Tenho os troncos a serem tratados, dois mais necessariamente.

 

Quanto a flora irá ter:

 

Eleocharis parvula

Anubias Nana

 

Substrato irá ser akadama.

 

 

Fauna para já apenas 4 red cherrys.

 

Fotos:

 

dsc00332np2.th.jpg

 

dsc00334ae6.th.jpg

 

dsc00339zv2.th.jpg

 

Sexta-feira novos desenvolvimentos.

 

Cumps

Editado por Manuel C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, parece-me tudo muito bem, à excepção da Eleocharis. Não creio que vás conseguir mantê-la com essa luz e esse substracto, no entanto só experimentando.

Eu também acabei de montar um pequenino e gostava que lhe desses uma espreitadela:

A nova casa do meu Betta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje foi dia de procura de substrato. Como a povo anda mal de finanças, optei por uma solução caseira: Humus de minhoca tratado!

Ora bem comprei Humus de minhoca, e argila expandida de variada granolometria.

Amanha vou efectuar o tratamento do Humus.

 

 

Seguem agora as seguintes fotos, dos troncos que tratrei nos ultimos dias. Sugestões sobre o seu posicionamento são bem vindas.

 

dsc00082pf5.jpg

 

dsc00083dn7.jpg

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

Os troncos não são a melhor escolha... irão apodrecer rapidamente e não têm forma ou beleza que os destaque do resto que irás colocar.

 

Experimenta antes um bom arranjo de pedras. Definitivamente ficas a perder com os troncos.

 

Cmps

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

Os troncos não são a melhor escolha... irão apodrecer rapidamente e não têm forma ou beleza que os destaque do resto que irás colocar.

 

Experimenta antes um bom arranjo de pedras. Definitivamente ficas a perder com os troncos.

 

Cmps

 

 

Boas,

 

Porque dizes que irão apodrecer rapidamente? Atenção ainda nao foram fervidos, so foram submetidos ao "mergulho" de uma semana para deixar de boiar.

Não queria utilizar pedras... Não gosto lá muito. Mas estavas a sugerir que tipos de pedras já agora?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dares banho ou ferver não implica que deixem de apodrecer.... às vezes até acelera esse processo!

 

Isso é quê? Videira?

 

Digo que apodrecem porque simplesmente são "galhos" e não um "tronco". Os galhos apodrecem mais depressa que os troncos, obviamente.

 

As pedras usas as que gostares. Pessoalmente gosto de trabalhar com Pedras porque dá para trabalhá-las (partir, moldar, dar forma).

 

O que a natureza ou lojas não fornecem também têm de ser trabalhadas. É muito mais simples quando tudo vem feito, mas mais pessoal e bonito se torna quando tu moldas os materiais que colocas dentro do aquário.

 

Deixa-me dizer que, honestamente, esses troncos são feios por serem "galhos", serem rectos, não terem forma, e porque dificilmente conseguirás moldar plantas á sua volta.

 

Enfim, são gostos pessoais e cada um tem a sua opinião :discuss_gathering:

 

Cmpts.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois são de carvalho... Eu gosto deles por serem daquela forma.. vou tentar brincar com a sua posição, pode ser que de um aspecto bonito. O que eu queria era colocar os dois de pé, com os vários pés virados para baixo, tentar simular um manguezal ... Foi por isso que também os escolhi..

 

Tinha bastantes "raizeiros", pois vivo no "monte", mas não gosto lá muito do seu aspecto ... Como o aquário é pequeno, ao colocar um tronco algo grosso, penso que iria retirar bastante espaço ...

 

Eu comprar na loja não compro, pois gosto de ser eu a fazer este tipo de coisas ... Até o substrato vou fazer ( amanha ) ...

Antes prefiro meter a mão na massa e trabalhar a matéria ...

 

Vou observar os factos e se realmente, vir que as pedras são melhor opção, opto por elas.

 

Obrigadíssimo pela tua opinião colega!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

talvez a tua ideia de fazer um manguezal, com as raizes viradas para baixo...nem era má, mas vejo um problema....penso que essa ideia só daria esse aspecto se o fim do tronco saisse mesmo fora de água, de maneira a não se ver...mas não sei, eu pessoalmente preferia deitálos, mas tu é que sabes, tu é que és o homem da obra :bs_quesexclaim: eheheheh

 

Os troncos, nem os acho mal de todo....se vão apodrecer ou não...não sei! Basta tentar

 

Cump

 

Ps: no que toca ao humus de minhoca e seu tratamento, já li que é dificil e demorado e que de 1 kilo de humus, aproveitas mesmo muito pouco tratado....pelo que me lembro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limede,

 

 

 

Sim é verdade, mas eu já comprei um saco de 10 litros (1/3 do volume total do aquário :music_singguitar: ). Depois ainda vou juntar argila expandida, para tornar a "mistela" um pouco mais fácil de furar por parte das raízes.

Conto ter um substrato ai de 3 a 4 cm e por cima akadama de baixa granolometria.

 

Vou arriscar com estes troncos, eu gostos deles, e ja passei com eles bastantes horas, a descasca-los, podar, etc...

Amanha vou postar aqui um passo-a-passo de como fazer o substrato (caso este saia bom!).

 

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, acho que fazes bem em apostar nos troncos, mas caso não derem o efeito que querias, não tenhas preguiça! vai logo á caça de outros :apple: eheheheh

 

Fico á espera dos desenvolvimentos :laugh: (e eu á espera de ver hoje o aquário cheio... :music_singguitar: )

 

Cump

Editado por André Limede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Deixo aqui as novidades:

 

1 semana de ciclo, 4 red's, areão preto, etc...

 

dsc00356nm9.jpg

 

Isto ainda se está a compor... Plantei mal a parvula, tive de a replantar hoje... mesmo assim não ficou como queria, mas para primeira vez....

 

 

Cumps, :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

já temos aqua :D então e o que vais colocar como hardescape? os troncos que tinhas antes?

agora é só deixar crescer e colocares fotos para o pessoal.

 

ps: bota um fundo nisso para tapar os fios.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

novidades,

após ter efectuado hoje o teste dos nitritos penso o ciclo ter terminado. Ontem estavam a 0,5 hoje passaram a 0,0. Ora bem eu meti uns peixitos para o meio do ciclo a ver se acelerava, e não postei porque tinha medo de levar na cabeça, tive sorte nenhum morreu!! :animal_fish::medieval_mace:

 

 

Ora bem o sistema neste momento tem:

 

5 Neon Tetra

1 Otto (introduzido na sexta feira)

4 Red cherrys

 

1 Feto de Java

Muitos pés de eleocharis parvula

 

... E uma garrafa de CO2 caseiro :transport027:

 

Fotos já a seguir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá! isso tá com bom aspecto! :medieval_mace:

não tens ido ao msn, por isso também não acompanhem a evolução disso :animal_fish: lol...

 

Mas está bom, agora é deixar a parvula cobrir isso tudo, pôr mais 1 ou 2 ottos e já tá!, gostei do efeito que o feto deu ao aqua...5*

 

Cump, e continua assim :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabéns, ficou girissimo :animal_fish:

Acho é que precisas de mais um candeeiro igual a esse para te ajudar com o tapete :medieval_mace:

Umas anubias no sitio onde tens a pedra a segurar o tronco também davam um ar engraçado!

E como o André te disse devias investir numa equipa de limpeza! Oto, LDA25, neritinas... e talvez aumentar o cardume dos neons.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem a ideia será colocar anubias ou fetos no prolongamento do tronco. Ou então colocar também do lado direito do aquário tenho de estudar isso.

Pois já reparei que isto da pouca luz, mas faz nublado em termos monetários para já.. Vai mesmo ter de ficar com um candeeiro só para já.

 

Ora bem sexta feira a prior vêem mais 5 neons para reforçar o cardume. Com essa aquisição devo ter fechado praticamente a fauna existente no aquário.

Quanto a limpeza talvez uma neritina, mas não sei, tenho medo que faça "sky diving"...

 

Obrigado pelos comentarios!

 

Cumps,

 

Manuel C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O teu aqua está a ficar muito fixe,continua assim!!

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.