Novo Aqua - Covilhã


Roger1143

Recommended Posts

Boas!

 

Finalmente vou iniciar o MEU aqua de água quente (digo meu pois tive vários de água fria e tenho familiares com aquas de água quente).

Para iniciar "resgatei" o da minha sobrinha que se fartou deste "hobbie", portanto fiquei com o aquario dela, com as seguintes medidas exteriores:

41,5 cm de comprimento

20 cm de largura

28 cm de altura

Aproximadamente 20lt foi quanto lá meti quando o experimentei para ver se não tinha fugas.

 

Vem com uma lâmpada de (acho eu) 15W e diz lá qualquer coisa como "Anivite".

 

Eu já tenho uma ideia do que quero (todas retiradas deste forum) :) mas gostaria ainda de obter algumas sugestões.

 

O que eu pretendo (muito por alto) é colocar 2 ou 3 pedras (no lado direito do aqua) posicionadas de maneira a permitir formar um esconderijo. Do lado oposto e fugindo para o centro um pequeno (tendo em conta a tamanho do aqua) tronco de maneira a ter mais um esconderijo(mas aqui será opcional e depende do que encontrar na loja) e a tapar ao máximo o termostato.

 

A nivel de peixes pensei nisto:

2 (ou 3) corydoras

2 ottos

3 ou 4 Red Cherrys

e mais alguns (poucos devido ao tamanho) peixes para o resto (centro e superior) do aquário.

 

Acham possivel/viável e o que aconselham?

 

A nivel de plantas e pelo que já li por aqui penso que Musgo de Java, Anubias Anãs, Eleocharis Parvula, Rotala Green sejam os mais adequados para este aqua/iluminação.

Eu queria tentar fazer um pequeno tapete verde, mas como iniciante julgo que me irei ficar pela tentativa num pequeno espaço do aqua (talvez na zona do tronco).

 

Agora é com vocês :(

 

Em principio irei montar o aqua deste sábado a 8 (dia 6).

 

Obrigado!

Editado por Roger1143
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Acho que tens ai um projecto que pode ir para a frente.

Se pudesses fazer um pequeno upgrade a iluminação era melhor, para uns 25W talvez (em aquarios pequenos convem ter-se um pouco mais que 1W/L), embora os 15W dêm para desenrascar... procura na lampada a temperatura de cor... há de ser uma coisa a dizer 6500K, 8000K, 10000K por exemplo. O ideal era que tivesses uma lampada de 6500K.

A fauna acho que esta boa, embora as corys possam atrapalhar a tua tentativa de fazer tapete, e tenta arranjar corys anãs (pigmeus, hastatus, harbrosus ou quanto muito as panda) por causa do tamanho do aquario e se conseguires anãs tenta por umas 4 que elas gostam de andar em cardume.

Outros peixes, eu se fosse a ti optava apenas por um cardume. Adoro Irithernia werenia e outros arco-iris australianos, e nem são tão dificeis de manutenção como as vezes se diz. Claro que tens de ter imenso cuidado com a ambientação dos peixes ao aquario. No minimo 2horitas com o saco a flutuar no aquario e a por agua do aquario no saco, um copito a cada meia hora.

Se conseguires fazer uma ampliação da iluminação podias tentar um tapete de glosso, que nem é muito dificil :wink:

A Rotala Green é que podias substituir por Hemantius micrametoides (ve qual é nas ultimas paginas do meu aquario da assinatura) que fica mais pequena e eu sinceramente acho uma das plantas mais bonitas que se pode ter...

Que vais usar como substrato? Evita areão grosso, se não puderes / conseguires usar um substrato de marca tenta pelo menos optar por areão com granulometria de 3-4 mm, é melhor para as plantas.

 

E importante.... DEIXA CICLAR!!! MUITO IMPORTANTE MESMO!

(neste periodo podes ir estudando que plantas por e planta-las)

 

Qualquer duvida apita.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para vinte litros de agua é complicado encontrar habitantes compativeis talves um trio de viviparos e 2/3 corys e os red's ja deve ficar alguma coisita de jeito e nao sobrecarrega o aqua.

 

com os viviparos tambem existe o problema que se reproduzem facilmente e em pouco tempo ficar sobrelotado talvez uns danios ou outro peixe pequeno de cardume mas tb tens uma condicionante que é o ph ainda nao sabes os valores so no final do ciclo poderes decidir os habitantes.

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos!

 

Diogo ainda ñ tive oportunidade de ver isso na iluminação, mas se bem me lembro quando estive a ver a lâmpada não tinha lá nada a não ser o "Anivite", mais uma coisa qualquer que agora não me lembro e o "Made in .....".

 

Amanhã irei buscar o substrato. E sim, i aqua irá ciclar (apesar da minha esposa não ter achado muita piada quando lhe disse que o aqua iria ficar montado 2 a 3 semanas sem qualquer peixe...

 

Agora a duvida que tenho:

Só para a semana irei buscar as pedras, portanto posso começar a montar o aqua já ou será preferivel esperar pela decoração toda (pedras, troncos e plantas)?

Poderei iniciar o aqua com o tronco e plantas e só de pois inserir as pedras, sem prejudicar o inicio do aqua?

E poderei colocar qualquer tipo de pedra ou aconselham algum tipo especifico?

 

Obrigado

Editado por Roger1143
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais um pedido de ajuda:

 

Arranjei um tronco, o qual já tinha estado num aqua anteriormente.

A minha duvida é a seguinte: Como esteve 1 ou 2 anos fora de água será necessário voltar a fervê-lo, ou bastará colocá-lo na água até deixar de deitar cor?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meti-o em água e para além de flutuar deitou muita porcaria.

Portanto toca a ferver e largou muita cor.

Depois de bem fervido voltou para o balde e já solta pouca cor após 2 dias submerso e não flutua mais.

Vou ter é de lhe fazer um corte (penso que não seja prejudicial) pois é muito alto e assim não deixa a tampa fechar.

 

Também tenho 2 pedras as quais necessitam de ser fervidas e depois começa, finalmente, a montagem.

 

Aqui ficam fotos das pedras e do tronco:

 

dscf1836tm7.jpg

 

dscf1838gs3.jpg

 

dscf1839lr1.jpg

 

dscf1840cm4.jpg

 

Poderei colocar estas predas à vontade no aqua?

Uma foi apanhada em Unhais da Serra (rio) e a outro na praia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderei colocar estas predas à vontade no aqua?

Uma foi apanhada em Unhais da Serra (rio) e a outro na praia.

 

Julgo que não tens problema nenhum, só tens de ferver. As que coloquei são do rio zezere e dos arredores da covilhã e nunca tive problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as primeiras fotos (infelizmente a qualidade deixa um pouco a desejar), mas as proximas serão melhores (com treino vai lá):

 

dscf1925jl3.jpg

 

dscf1927tc3.jpg

 

 

Em breve irei tentar fazer um tapete no canto frontal esquerdo para teste...

 

Aceito opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de ajuda no seguinte:

 

Ainda nem liguei o termostato uma vez que a lâmpada me mantém a água a 29 graus, descendo aos 28 durante a noite.

No Inverno isto tem solução (liga-se o termostato quando a temperatura da água descer), mas e daqui a uns meses quando voltar o calor????

Como vou fazer, tendo em conta que terei de ter a lâmpada acesa?

 

A esta temperatura será possivel ter no aqua Red Cherrys ou mais vale esquecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar engraçado. Já pensas-te em colocar um fundo preto ou azul escuro em vez desse fundo artificial?

 

Essa areia branca que tens é de que tipo? é que a que coloquei (comprei no intermarché) tem andado a elevar o meu pH e parece igual...

 

Vai pondo novidades.

Editado por xalexpereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta areia comprei na loja que te falei no teu tópico uns dias atrás. Chama-se Mundo dos Animais (dantes era a Flor & Zoo) e fica perto da Estação da CP.

Sabes onde é?

 

Em relação ao fundo, sim, já o pensei tirar (e vou tirá-lo). Só ainda não o fiz porque é nas fotos que se nota mais, quando olho para o aqua, sinceramente, nem reparo nele.

 

Estava com receio que as plantas não pegassem devido à fraca iluminação, mas até ver a coisa está a correr bem.

Tenho deixado a luz acessa entre 9h a 10h por dia. Acham suficiente ou deverei alterar esse procedimento?

 

Como disse antes queria colocar umas corys, e aliás seriam os primeiros peixes a colocar, mas isso não poderá por em causa a erva que coloquei no aqua?

Agradecia que me ajudassem neste ponto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Apareceram-me 2 caracóis no aqua...

São muito pequenos (um deles talvez nem meio centimetro tenha e o outro deve ter perto de 1cm) e de cor escura. Devo preocupar-me ou nem por isso?

 

No outro post perguntei se ao colocar corys poderia prejudicar o desenvolvimento da erva, mas ninguém respondeu. Poderá alguém ajudar-me? Obrigado desde já!

 

Deixo aqui 2 fotos onde já é posivel ver que as plantas cresceram (bem mais rápido do que pensava).

 

 

 

dscf2000cx1.jpg

 

dscf2004hr1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Devem ser physas (pesquisa la na net a ver se sao estes), esses caracois enquanto em pequeno numero não afectam o aquario, mas podem tornar-se uma praga, pelo que pelo seguro devias tira-los.

As corys podem arrancar o tapete. Isso é um facto. Mas até podem não arrancar. Neste caso, cada caso é um caso.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diogo!

Sim, penso que tenhas razão e sejam mesmo physas.

Tenho-os deixado andar por lá, mas hoje de manhã reparei que no topo do tronco tem lá um pequeno "saco" branco/transparente, será caracolada que aí vem? à hora de almoço irei retirar isso para prevenir invasões.

 

Entretanto na sexta irei colocar os primeiros peixes. 3 ou 4 corys anas. Pedi na loja aqui da cidade para as arranjarem, vamos ver se tenho sorte.

 

Depois é que ainda não sei que peixes colocar mais. Ainda tenho duvidas se meta mais 2 ou 3 espécies ou apenas mais uma especie em cardume (talvez neons). O que aconselham? De futuro quando tiver melhores condições (musgo) é que passarei a colocar alguns camarões.

O PH está a 7.0/7.2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola roger =)

 

o aquario esta a ficar muito bom as plantas estao se a desenvolter muito bem apesar de nao ser uma boa iluminaçao ao deixares mais tempo esta a compensar o que e bom.

 

so 2 reparos 1 areão mais escuro acho que ia ficar a matar no teu aqua como acadama ou vulcanico, e esse fundo muda para um preto vai realçar o verde das tuas plantas ja que elas estão tao bonitas para que nao dar lhes realce.

 

quanto aos peixes chegam hoje a loja uma nova "fornada" disse me a senhora podias la ir reservar ja alguns =)

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquecime de referir neons para esse ph nao eles preferem um ph mais baixo por volta dos 6.6/6.8 !

 

podes sempre ir para uns viviparos para começares.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nas corydoras que falas sao as pigmeus (anas) eu tenho 3 dessas vou meter mais 4 sao muito fixe comportamento giro

 

o aqua está a ganhar forma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so 2 reparos 1 areão mais escuro acho que ia ficar a matar no teu aqua como acadama ou vulcanico, e esse fundo muda para um preto vai realçar o verde das tuas plantas ja que elas estão tao bonitas para que nao dar lhes realce.

 

Para já não vou mexer/modificar no areão, embora desde o inicio que verifiquei que um areão escuro poderia ficar melhor. Já tenho o aqua sem peixes à 1 mês, e agora não consigo esperar mais tempo para meter os peixes :) , mas de fututro se vier a fazer uma modificação grande, essa do areão será sem duvidas uma delas.

Sim, o fundo vou colocar um preto. Assim que o tenha eu meto nova foto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficamos a espera para ver os teus novos moradores =)

 

olha tinhas falado em meter red cherry tavas a pensar arranjr onde na covilha?

 

cump continua assim o projecto tas a ir muito bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nas corydoras que falas sao as pigmeus (anas) eu tenho 3 dessas vou meter mais 4 sao muito fixe comportamento giro

 

o aqua está a ganhar forma

 

 

Quinta feira, se o fornecedor não falhar e tiver em stock, chegam as corys, e sexta já andarão no aqua.

 

Deixo aqui uma perguntar no ar:

Durante as mudas de água, qual o melhor método e o que provocará menos stress aos peixes?

Até hoje (minha última muda ainda sem peixes) tenho colocado um copo dentro do aqua e depois despejo para um alguidar. Mas tendo em conta o tamanho do aqua, quando tiver os peixes (proxima muda já os terei) esse método parece-me prejudicial para os peixes.

O que aconselham?

 

Á uns anos atrás, num aqua de água fria, eu mudava a agua com um tubo transparente onde sugava um pouco com a boca e depois era ver a agua a sair a alta velocidade para o recepiente. Neste de água quente (à partida peixes mais sensiveis) será esse método aconcelhado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sou muito experiente nisto depois viram pessoas ajudar te mais mas e o seguinte como o teu aqua nao e muito grande deves fazer tpa 1x por semana de cerca de 5 a 10 litros, podes usar o metodo do tubo mais fino para a agua nao sair com muita força, ou podes usar um copo para a tirares(deves ter atençao se o copo esta bem lavado com agua a escaldar para desisfectar e nunca teve produtos quimicos) depois a agua que vas introduzir o mellhor e teres garrafos de agua em repouso (por causa dos metais fortes e assim que traz quando sai da torneira desaparecerem) e depois deves introduzila com cuidado para nao haver stress e nao destruires o loyaut.

 

espero ter ajudado, depois diz me onde vas arranajr os Red na covilha sff.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Red aqui na Covilhã não sei se arranjamos.

Julgo que o ideal será encomendar a algum dos patrocinadores do forum.

 

Em relação às mudas: Eu já deixo a agua em garrafões a repousar 2 a 3 dias antes das TPA's, e tiro a água do aqua com um copo.

A questão agora é que ao colocar peixes penso que esse método do copo não seja bom para eles, pois o aqua é pequeno,

e com um copo lá dentro para tirar a água ainda mais pequeno fica para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.