Ver tudo

Esta fonte actualiza-se automaticamente

  1. Hoje
  2. Obrigado pela resposta, Vasco. Um abraço.
  3. o ideal talvez seja um aquário de 45l ou 60l. Já te permite ter "tudo", plantas, peixes e camarões, ou seja, já ter permite criar um biótopo saudável e ao mm tempo agradável à vista.
  4. Como foi dito. A luz é o principal motor do aquário. Menos luz todos os processo ficam mais condicionados. Não é por uns dias que o tapete vai derreter ou levantar. Vais ver que corre tudo bem!
  5. Yesterday
  6. 🙂 Já foi, Álvaro. Se dúvidas existiam, ficaram resolvidas. Mas obrigado pela força! Mais uma lição aprendida... não colar madeira com casca! Um abraço.
  7. Boas José Carlos Deitastes a toalha ao chão muito rápido,é pá o aquário não tem culpa do teu dia ser terrível tens que ter muita calma se queres chegar a velho com um pouco mais de saúde 😂 Deixa ficar os troncos soltos e no fim de semana com calma colas tudo e pronto,tens que ter calma e muita paciência. Abraços
  8. Acabou. Tive que desmontar o aquário. Estava a gostar muito do projeto, até porque não dava muito trabalho em manter, mas ontem cheguei a casa (depois de um dia terrível que tive) e percebi que a madeira tinha descolado das rochas e estava a flutuar. Erro meu... colei a madeira com a casca. A casca estava a começar a ceder e a montagem perdeu-se. Se já vinha chateado do trabalho, mais chateado fiquei e resolvi termina esta aventura.
  9. Olá Anna4, bem-vindo(a) ao fórum! Anna4 juntou-se à nossa comunidade no dia 06/04/2024. View Member
  10. Erm... o link não está a funcionar...
  11. Última semana
  12. Diminui a intensidade da luz, reduz a fertilização e o co2. Baixa um grau no termóstato. Tudo junto vai travar um pouco o crescimento de plantas e algas!
  13. Alguém me pode dar umas dicas para "refrear" a evolução de um aquário? Neste próximo mês não vou ter muita disponibilidade para cuidar do meu tanque... as mudanças de água consigo fazer, mas coisas como aparar o tapete, limpar as algas ou o filtro, terão de ficar para depois. Se diminuir a intensidade da luz, ou o fotoperiodo, corro o risco de perder as plantas. Se diminuir a fertilização e o CO2, igual. Se continuar com tudo como está, corro o risco de desenvolver mais algas (o que não me incomoda, porque depois posso limpá-las), mas também corro o risco do tapete crescer demais e começar a definhar perto da raiz e soltar-se. Que devo fazer? Eu já pensei em aumentar a intensidade da luz (de modo a chegar mais perto do substrato), mas aí as algas poderiam espalhar-se a um ponto em que ficariam muito difíceis de tratar. O aquário, neste momento, está bem. Só tenho as luzes ligadas 6 horas por dia, com uma intensidade de 40%, mas as plantas estão impecáveis. Será manter tudo como está o risco menor?
  14. Ajude-nos a cuidar do vosso aquário participando no nosso questionário detalhado sobre o Omniquário, o nosso sistema de monitorização de última geração. O seu feedback é essencial para desenvolver um produto que atenda às suas necessidades. Ajude-nos a redefinir a manutenção de aquários! https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeS-oQsF31zKlh28NOgjiGBbjxMPmZhk2eFdDQYUUtjPN69OQ/viewform?usp=sf_link
  15. Olá MisterApu, bem-vindo(a) ao fórum! MisterApu juntou-se à nossa comunidade no dia 05/31/24. Ver membro
  16. Olá Paula Alexandra, bem-vindo(a) ao fórum! Paula Alexandra juntou-se à nossa comunidade no dia 05/30/24. Ver membro
  17. Muito obrigado pelo teu comentário Vasco. Ainda vou tentar introduzir aqui outras espécies de plantas, para acrescentar pormenor. Tenho meia dúzia de opções das quais posso escolher. Logo vejo para onde me vai levar a inspiração 🙂 . Um abraço.
  18. Muito bom trabalho Bruno!!!! vai dar uma participação muito meritória. Parabéns!!!!
  19. Este está com bom aspeto. Gosto muito do resultado final1 Venha o grande cardume!!!! Parabéns!!! As vezes acontece uma espécie sem razão aparente não vinga e não se entende porquê quando tudo o resto está bem!
  20. Anteriormente
  21. Lá ganhei coragem e enchi o tanque com água. Vou fazer um "Dark Start" enquanto continuo a pensar se manter um segundo aquário será benéfico, ou não, à minha paixão pelo hobby. Logo vejo. Deixo-vos com uma fotografia do tanque com 24 horas. Já se nota bastante a presença de taninos libertados pela madeira e por umas folhas de amendoeira e pinhas de amieiro (da Sera) que comprei propositadamente para esta montagem. Imagino que nos próximos dias a água se torne ainda mais escura. Sinceramente, estou a gostar, e acho que me vai dar muito pouco trabalho a manter. Gostava de ouvir as vossas opiniões. Um abraço.
  22. Encontrei este vídeo por acaso, já o vi, recomendo, e agora vou ver todos os outros da mesma série. O canal de Youtube pertence a Steven Chong, que dispensa apresentações, e nesta série dedicada àqueles que querem levar o hobby mais a sério (entenda-se... concursos), ele explica as técnicas utilizadas nas suas montagens. Uma delícia! Não são vídeos para quem quer manter um aquário plantado durante muito tempo... a ideia aqui é criar o tanque, tirar a fotografia e desmonta-lo outra vez. Se for isso que procuram, não percam. Neste primeiro vídeo, por exemplo, podem aprender a fazer rochas!!!
  23. Boas noites a todos Mais um video interssante como transportar aquários já montados 1000 quilómetros em segurança,aqui vai.
  24. Entretanto que já se passaram 2 semanas, dá algum feedback @fabio_schwarzstein
  25. A injeção de CO2 ajuda a reduzir o PH.
  26. O aumento rápido de pH pode indicar um índice de amónia elevado. Como é o seu calendário de TPA? Talvez seja melhor reduzir o espaço temporal entre cada uma. Evitando o uso de turfa, talvez uma filtragem por osmose inversa possa ajudar. Outra sugestão é a utilização de folhas de amêndoa mas a libertação de taninos na água é quase inevitável mas em nível bem menor do que em relação a turfa. Penso que outra solução possa ser a utilização de Purigen num dos estágios do filtro actual...
  27. Talvez alguém que perceba da construção de piscinas.
  28. Caros todos, contactaram-me de um lugar na Caparica a procura de alguém entendido em tanques de pedra. Creio que se trata de uma escola que quer restaurar dois tanques, mas não sabem por onde começar e precisam de um concelheiro. ambos os tanques têm uma fuga lenta e precisam de ser isolados. Eu gostava de lhes poder dar um contacto de alguém com capacidade de ajudar. Anexo aqui algumas fotos. Até breve, Marc WhatsApp Video 2024-05-22 at 16.21.09.mp4 WhatsApp Video 2024-05-22 at 16.21.17.mp4
  1. Ver mais actividade