• >>> Anúncios da Comunidade <<<

• João Branquinho

Mensagem para Visitantes   15-04-2017

Estimado visitante, antes de mais, muito obrigado pelo seu interesse na comunidade Aquariofilia.Net! Esperamos que esteja a gostar do conteúdo que temos no fórum. Dado que não é ainda um membro registado da nossa comunidade, não sabe que está a perder muitas outras funcionalidades e informações disponíveis apenas a membros! Do que está à espera para se juntar a nós? É só fazer clique no canto superior direito e pode inclusivamente usar as redes sociais para agilizar o processo de registo. Obrigado!
conrados

Inicio num novo mundo...(se tiver a vossa ajuda)

119 posts neste tópico

Olá pessoal,

Estou a entrar neste novo hobby, sem nenhum conhecimento, devido ao gosto do meu filho por "peixinhos". Em vez de comprar um aquário redondo e meter um peixe dourado lá para dentro (que não tem piada nenhuma) resolvi fazer algo mais "à séria". Já li algumas coisas no fórum mas isto é um mundo.....por isso gostava de contar com a vossa ajuda. Estava a pensar em comprar um aquário com aproximadamente 60lts. Vi um Aqua led 64lts por 90€. É uma boa compra ou existe algo com melhor relação qualidade/preço? A ideia é um aquário de agua doce quente lowcost/low-tech.

Quanto à fauna, gostaria de ter no aquário espécies de fundo, meia água e de superficie (de modo a ficar com o aquário composto) e 1 ou 2 exemplares que fossem o centro das atenções. Podem dar sugestões?

Ainda não pensei na decoração, mas seria algo com pedras de xisto, ramos e plantas - mas isto fica para depois.

Agradeço a vossa ajuda.

1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas conrados.

Podes comprar esse aqua por 90€ mas depois daqui a um tempo vais ter de gastar outros 90€ em material melhor.

Por isso podes ir pela opção de comprar em separado que ficas muito melhor servido e já dá para todas as vertentes da aquarofilia.

Exemplo:

Aqua: Pergunta na Ecoarium ou aí na Fishroom em Leiria (ao lado do Lidl) o preço de um 60x30x30 +/-. Deve ser à volta dos 35/40€.

Filtro: É sempre melhor externo, por exemplo um JBL401 http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-externos-filtragem/479-jbl-cristalprofi-e401-greenline-2101040.html / http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-externos-filtragem/213-eheim-eccopro-130-com-materia-filtrante-eheim-substrat-pro-2100103-10054.html ou um de cascata Eheim http://www.ecoarium.com.pt/pt/filtros-de-cascata-filtragem/206-eheim-liberty-200-com-cassetes-filtrantes-2100101-10052.html

Luz: Existe por vezes bons negócios nos classificados ou então podes ir para esta: http://www.casadosdiscus.pt/produtos/1353/chihiros-a-series-led-lighting-system-a601 ou fazeres DIY por enquanto.

Termo custa uns 10€ no máximo em qualquer lado.

Agora tudo depende do que queres fazer. Só ter peixinhos ou ter umas plantas ou até fazeres um plantado.

Tens de decidir, mas de qualquer modo o material que recomendei dá para todas as vertentes. (se fores para plantado acresce um sistema de co2).

0

Partilhar este post

Link para o post

Eu tenho um aquael leddy 60 (deve ter sido isso que viste), e valeu apena pelo sistema de tampa fechada que trás, pelo LED incluído e aquecedor. Quanto ao filtro, tive que comprar agora um melhor (Eheim Classic 250) que ficou mais caro que o resto do aquário. Mas pelo material que o kit trás, parece-me que vale apena: se comprares aquário sozinho, tens que comprar na mesma aquecedor (o do kit serve muito bem) e luz (a do kit também serve bem), além de que não têm tampa para fechar e para mim isso é fundamental.

0

Partilhar este post

Link para o post

Pois há quem prefira com tampa. Cá para mim sem tampa nem plásticos sff ;)

1

Partilhar este post

Link para o post

Boas

São opiniões válidas, todas :tongue:

Por isso também deixo a minha. Detesto KIT's e atenção que comecei neste mundo com um KIT de 50 litros e depois com outro de 211 litros.

A única coisa boa que tiveram foi mesmo permitir que desfrutasse e crescesse e chegar a grande conclusão que KIT nunca mais.

Pela minha experiência, mandando fazer o aquário, comprar calha LED, adicionar aquecerdor e filtro externo compensa pois estás logo a comprar algo que não te vai limitar e não vais deitar dinheiro fora como acabamos por fazer com os KIT e os sucessivos upgrades, há sempre qualquer coisa a melhorar ou que não gostamos... Tenho a garagem cheia de upgrades inúteis ;)

Há pessoal que se contenta com um aquário KIT sem upgrade de material etc... Mas...

Se é por causa da tampa, (eu não gosto) deixo duas alternativas que acho bonitas, mas sou suspeito :tongue:

Umas placas de acrílico em volta que impedem no meu caso as flavatras de saltar quando trepam o vidro

med_gallery_69905_4764_1430064.jpg

E tens como exemplo o HOPE que o Aquariofilia.Net instalou na sala de tratamentos de Quimioterapia do Hospital de Dia de Oncologia de Portimão.

Que tem tampas completas em vidro.

med_gallery_69905_94_50573.jpg

med_gallery_69905_94_125781.jpg

São ambos de 300 litros com a mesma medida mas este conceito é possivel de fazer em qualquer tamanho ;)

Fica a minha dica :rolleyes:

0

Partilhar este post

Link para o post

Sem tampa faz-me confusão por vários motivos:

- peixes a saltar para fora.

- lixo a entrar para a água.

- gatos a pescar.

- crianças a mexer/atirar objetos.

Quais são mais bonitos? O mais minimalista possível... Mas isso é como os telemóveis, sem capa são lindos mas eu cá não uso sem.

Editado por andiesel
0

Partilhar este post

Link para o post

Para quem quer iniciar, tomou como primeira atitude e bastante sensata a não comprar o balão aquario.

Como está a iniciar na aquariofilia, o que deve é ganhar experiência, pois de nada serve tentar um plantado nem grandes aventuras.

Estude o ciclo de azoto que é por onde deve começar, e posteriormente com peixes mais "robustos" capazes de maior adaptação, como por exemplo corydoras, guppys, zebras, espadas. Quando sentir-se mais confiante, incremente algo mais exigente.

0

Partilhar este post

Link para o post

Conrados se quiseres falar na Ecoarium consigo arranjar alguem que te traga o aquário, e atenção, JUNTAS EM SILICONE TRANSPARENTE

Como já disseram e bem o ideal era um tanque um filtro externo e uma calha se possível já de LEDs.

Depois depende do espaço que tens nessa divisão e do que queres fazer.

A questão das pedras é só dizeres que até posso ir lá contigo .

Já pensas.te em substrato ? Plantas ?

0

Partilhar este post

Link para o post

Pessoal obrigado mas......se já tinha duvidas...

A ideia é começar com algo low-cost e se o vicio pegar, aí sim íamos para voos mais altos.

Gonçalo agradeço as sugestões mas esses filtros não são para o meu bolso.

A ideia do aquário em kit foi para controlo de custos. Vi um Marina Led 20G de 75lts por 90€ e traz um filtro em cascata Marina slim20 (não sei se vale alguma coisa).

André vou ver o site que me indicaste.

A flora pretendo algo de baixa manutenção já que não vou por co2 por isso não sei se ponho substrato fértil ou não.

0

Partilhar este post

Link para o post

Qual são as dimensões máximas que procuras de aquário ,

Vai ser acende ou vais arranjar móvel ?

0

Partilhar este post

Link para o post

Dentro dos valores que pretendo gastar, e pelo que tenho visto, no máximo 80lts.

Já tenho móvel e é para colocar em cima.

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40275813/

0

Partilhar este post

Link para o post

Vais reforçar o móvel?

Também fazem aquários por medida na loja hora de roes, também é para o porto.

Podes ir à leirizoo ou fishroom em Leiria ou numa de animais que também ha na maceira, só que pelo menos quando andei à procura só faziam com as juntas em preto.

https://www.olx.pt/i2/anuncio/aqurio-70x35x35cm-completo-IDziRt5.html#:19148c4b18

https://www.olx.pt/i2/anuncio/aquario-70-x-30-x-30-e-filtro-hydor-crystal-p10-IDA8j9X.html#:3b158d74e3

0

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado André,

Em principio vou optar pelo Marina Led de 75lts. Já tem tampa, calha LED e filtro.

Achas que é preciso reforçar o móvel? Ele com aquela configuração parece-me bastante robusto.

0

Partilhar este post

Link para o post

Pessoal obrigado mas......se já tinha duvidas...

A ideia é começar com algo low-cost e se o vicio pegar, aí sim íamos para voos mais altos.

Gonçalo agradeço as sugestões mas esses filtros não são para o meu bolso.

A ideia do aquário em kit foi para controlo de custos. Vi um Marina Led 20G de 75lts por 90 e traz um filtro em cascata Marina slim20 (não sei se vale alguma coisa).

André vou ver o site que me indicaste.

A flora pretendo algo de baixa manutenção já que não vou por co2 por isso não sei se ponho substrato fértil ou não.

Boas

Ninguém esta a querer convencer a comprar isto ou aquilo, apenas alertamos pois prevemos o percurso que muitos de nós percorreu.

Tens mais informação agora do que tinhas antes e claro depende também do orçamento.

Esse marina pelo que vi parece interessante para o que pretendes, tens led, tampa e um filtro em cascata muito melhor que os internos.

Abraço

0

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado Pedro, a ideia é mesmo fazer algo low cost e depois logo se vê...

Agora mais uma questão, já que não vou por co2 e pretendo colocar algumas plantas de fácil manutenção, devo utilizar substrato fértil ou não?

0

Partilhar este post

Link para o post

Depende das plantas, algumas (anubias, fetos) nem precisas de substrato pois são de amarrar a pedras troncos etc

0

Partilhar este post

Link para o post

Quero colocar musgos e algo mais que seja de pouca manutenção. Estive a ver algumas plantas como:

Microsorum pteropus Petit Bolbitis heteroclita Difformis

Existe a necessidade de substrato fértil ? Ou, como já li, colocar tipo jbl manado com areão por cima e fertilizar com algo semelhante a isto:

Eheim Plant Care 7 dias - fertilizante de libertação lenta para plantas de aquário

Desculpem tanta pergunta mas quero tentar evitar o maior numero de erros possíveis.

O aquário já está decidido, vem o Marina Led 20G 75lts.

0

Partilhar este post

Link para o post

Boas

Para o efeito acho que o Manado serve perfeitamente, ressalvando que é leve, mas nada que impeça que fazer uma composição bonita.

Se adicionares um tronco ou dois podes usar musgos, até mesmo colados em rochas e depois eles propagam, mas podes usar outras plantas para além de musgos e anubias.

Adoro o Bolbitis, há referências que é um pouco mais exigente na luz e CO2 mas no HOPE que é um low-tech no que toca a LUZ (50%) e não injectamos CO2 ela está adaptada ;)

Pode usar por exemplo:

- Ceratopteris thalictroides

- Bacopa 'Compact'

- Bacopa caroliniana

- Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

- Cryptocoryne (tens várias)

- Hygrophila 'Siamensis

- e até Limnophila hippuridoides (pode não ganhar tanta cor sem CO2 e luz forte mas é bonita)

Tens aqui plantas para vários planos, traseiro, médio e frente e algumas muito versáteis com a tesoura consegue-se dar lindas formas ;)

E tens vários fectos para fixar a troncos ou pedras/rochas.

Eu não usaria substrato fértil com Manado, alias além de algumas pedras como hardscapre não mistures areão e faria apenas fertilização liquida, podes comprar já feita ou comprar os sais e fazer a mistura adequada para o teu aquário (muito moderada), o pessoal dá uma ajuda nisso ;) e é super barato

0

Partilhar este post

Link para o post

Mais uma vez obrigado Pedro, grande ajuda.

Vou optar pelo manado, areão preto por cima e fertilização liquida.

0

Partilhar este post

Link para o post

Já que estou numa de compras que testes para a água recomendam. Já tenho medido de PH e de PPM.

0

Partilhar este post

Link para o post

Mais uma vez obrigado Pedro, grande ajuda.

Vou optar pelo manado, areão preto por cima e fertilização liquida.

Porquê o manado por baixo?

Ou só manado ou só areão. O manado é uma camada final, inerte. É como se fosse areia mas é barro cozido.

Já agora pondera seriamente uma planta que é bonita e até cresce dentro de garrafões ao sol (experiência própria) que é a Limnophila Sessiflora. Faz uma moita bonita e é muito pouco exigente. Na fishroom costumam lá ter.

Sobre os teste basta o PH e de Amónia.

1

Partilhar este post

Link para o post

Indicaram-me o manado e areão por cima porque acho que é extremamente leve. Não sei se a informação está correta...

O teste de nitrito e nitrato não é necessário?

0

Partilhar este post

Link para o post

A limnophila sessiflora é muito bonita, também recomendo. Eu tenho-a na esponja em que vinha na compra e cresce sem fim, precisa um corte por semana.

1

Partilhar este post

Link para o post

Sim o Manado é leve e se colocares algo pesado em cima mais acabas por penetrar e misturar tudo

O meu conselho se é para usar JBL Manado, usa só esse... Tenho uma montagem de 54litros só com manado e tenho a maioria das plantas que referi sem problemas, em vez que colocares 5cm de substrato colocas um pouco mais...

Mas espera por mais opiniões

A limnophila sessiflora é muito bonita, também recomendo. Eu tenho-a na esponja em que vinha na compra e cresce sem fim, precisa um corte por semana.

Sim e a Ceratopteris thalictroides é identica, são excelente para consumir nutrientes ;)

Os testes serão necessários para controlar pelo menos no inicio com o tempo e depois de tudo estabilizado, habituas-te a ter determinada massa vegetal com nitratos produzidos pelo processamento dos dejectos dos peixes assim como comida, complementando com fertilização e removendo os excessos com TPA, mas nos primeiros tempos aconselho até para perceber quando o ciclo do azoto está concluído e tudo está estável pronto para os peixes.

Por falar nisso, já leste alguma coisa sobre isso? Ciclo do Azoto (leitura obrigatória) e convém ler os restantes tópicos em OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE

0

Partilhar este post

Link para o post

A minha ideia é ter um acabamento em preto, algum substrato não fértil que recomendem? Ou tem que levar sempre areão por cima para lhe conferir essa tonalidade?

0

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora