Filtro externo construçao


Recommended Posts

boas a todos

 

estou a progectar um filtro feito a partir de um balde de tinta de 15L e gostava de saber que etapas devo incluir para que fique o mais completo possivel, com uma bomba de um watercooler de pc de caudal 1200 L/h e 2 metros de elevaçao.

 

no aqua tenho valisnerias, 2 anubias anas e um bolbo. pra ja tenho um botia-palhaço e 2 limpa-vidros mais tarde é para meter mais um ou dois batias-palhaço e um cardume de gupys e tentar fazer criaçao.

 

o aqua é 80*30*40

 

desde ja agradeço respostas e ideias para a sua construçao

Editado por Antero Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que não é boa ideia usares um balde de tinta para o efeito. Se percebi bem a ideia é usar um balde de tinta vazio que libertará com o tempo todos os produtos químicos da tinta para a água que por sua vez são altamente tóxicos para os peixes. Se usaste a expressão balde de tinta apenas para elucidar o tamanho do balde pf ignora este comentário :)

 

Não comento a montagem porque não tenho experiência no assunto. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu definitivamente esquecia o balde de tinta, por muito bem lavado que seja, nao sai tudo.

em lojas tipo AKI, Leroy Merlin, IZI, etc... arranjas um bidão devidamente esterilizado, ou outro coisa adequado ao que estas a pensar fazer.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e se utilizar um balde de produtos alimentares tipo azeitonas ou tremoços? tenho um de 5L mas é pequeno pois o material que vou meter é o seguinte e deixo aqui mais um esquema do que pretendo

 

progectofiltro-2.png

 

comentem por favor

 

o que devo alterar?

Editado por Antero Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 litros ja era mais que suficiente, mas se dizes q é pequeno para o q vais meter, reduz o que vais meter.

nao precisas de muita coisa. podes cortar nas coisas.

 

sinceramente eu prefiro ver a bomba de agua dentro do filtro DIY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

certo, tens razao, esta descrito no desenho nem reparei.

 

aproveita o bidao das azeitonas. :)

estereliza isso bem e depois testa bem o vazao com as materias filtrantes, mas como disse nao precisas de tanta materia. :D

Editado por libermar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

maos a obra

 

balde de 5L dos tremoços

 

IMG_0071.jpg

 

materias filtrantes:

 

esfregao

 

IMG_0070.jpg

 

lã filtrante (espuma de edredões)

 

IMG_0076.jpg

 

esponja fina

 

IMG_0074.jpg

 

ceramicas

 

IMG_0069.jpg

 

1ª etapa esfregao

 

IMG_0081.jpg

 

2ª etapa lã filtrante (esqueci a foto)

 

3ª etapa esponja fina

 

IMG_0080.jpg

 

4ª etapa conchas (para subir o ph)

 

IMG_0082.jpg

 

5ª etapa 1.5L de ceramica

 

IMG_0078.jpg

 

tubo para a pesca

 

IMG_0077.jpg

 

entrada e saida( 2 bucins de cabo eletrico 16mm)e duas ponteiras para as mangueiras

 

IMG_0085.jpg

 

aspecto final(falta instalar a bomba e tubo de pesca)

 

IMG_0083.jpg

 

a bomba (12 volts? a ser posta durante a semana

 

IMG_0073.jpg

 

comentem

 

o que falta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa bomba parece ser uma bomba de maquina de lavar

se for, cuidado que nao foram projectadas pra estar a funcionar 24h por dia, o q fará ela se queimar rapidamente

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma bomba de 12 volts de um water cooling de pc propria para trabalhar mais de 50 000 horas, o rotor trabalha por induçao e tem casquilhos de ceramica e controlo de velocidade com caudal max 1200L/h e 3 metros de elevaçao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projecto! Incrivelmente simples, parabéns. So tenho uma duvida/ sugestao, as ceramicas nao deveriam ser o primeiro passo de filtragem? Se percebi o esquema, a agua entra por cima e sai por baixo, deste modo vais entupir o filtro muito facilmente pois a esponja vai encher-se de porcaria num instante (é aqui que as ceramicas levam a vantagem). Caso esteja a perceber bem, aconselhava-te a inverter as posiçoes das materias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Penso que as cerâmicas não devem ser o 1º estágio do filtro e sim o último, pois se assim for rapidamente ficarão contaminadas pelo "lixo" do aquário prejudicando o funcionamento do filtro, e dificultando fortemente a sua manutenção.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas nos eheim's é assim que funciona e penso que o objectivo é a agua passar e o "lixo" mais grosseiro ficar retido nos remoinhos criados. Deste modo nao entope tanto como se fosse uma esponja pois o caudal é pouco afectado. Na minha opiniao o ultimo estagio deve ser a esponja mais fina para impedir que as particulas mais finas entrem no aquario. Se tiver a dizer algum disparate corrijam-me pois é para isso que aqui estou.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Science acho que estás enganado.

 

Se as cerâmicas tiverem no inicio e apanharem com o lixo todo vão entupir os seus micro orifícios e não há bactérias que se alojem lá....

 

Primeiro esponja de malha mais larga, retêm as impurezas maiores, depois esponja de malha mais fina para reter as que ainda passam pela anterior, depois "lã branca" para uma filtragem de micro tamanhos e por fim as cerâmicas que já vão apanhar a água sem detritos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui esta um bom exemplo! para que dar 100€ ou mais por um filtro XPTO se com uma simples bomba e um pouco mais de material se consegue fazer algo superior/com mais capacidade.

 

 

cumps :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema aqui reside na estanquicidade (estanquidade/estanqueidade) do filtro.

Se isso não fica bem seguro existe uma probabilidade muito grande inundação.

Boa diy e vai postando progressos,

Cumprimentos

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Science acho que estás enganado.

 

Se as cerâmicas tiverem no inicio e apanharem com o lixo todo vão entupir os seus micro orifícios e não há bactérias que se alojem lá....

 

Primeiro esponja de malha mais larga, retêm as impurezas maiores, depois esponja de malha mais fina para reter as que ainda passam pela anterior, depois "lã branca" para uma filtragem de micro tamanhos e por fim as cerâmicas que já vão apanhar a água sem detritos.

 

Ah ok, entao eu tava a confundir as ceramicas mecanicas (nos eheim -> eheim mech) com as "biologicas" (nos eheim -> eheim susbstract pro). Neste caso as mech fazem filtragem mecanica e nao biologica (substract pro) e tem uma aparecia semelhante á apresentada pelo Antero Pereira. Se estas estao a fazer a filtragem biologica faz sentido que seja a ultima das etapas. Obrigado pela explicaçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante.

Vou acompanhar este projecto com muita atenção.

 

Já agora, quanto custa uma bomba dessas?

Faz muito barulho?

Qual o consumo aproximado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta bomba ja a tinha acho que foi a volta de 60€

barulho = 0 nao se ouve

da para funcionar de 8 a 24v com um consumo max de 37w mas tem de se ter sempre uma fonte de alimentaçao(uma velha de pc é o ideal) de 12 ou 24v que tenha pelo menos de 2 amperes

o site é este http://www.swiftnets...ucts/mcp655.asp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema aqui reside na estanquicidade (estanquidade/estanqueidade) do filtro.

Se isso não fica bem seguro existe uma probabilidade muito grande inundação.

Boa diy e vai postando progressos,

Cumprimentos

RF

 

como a bomba vai tar a pescar do balde cria succao e ja nao vai haver pressao no filtro, so o peso da agua do aqua

mesmo assim vou meter umas molas para segurança

Link to comment
Partilhar nas redes sociais