TelmoPereira

Membro
  • #Conteúdo

    53
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por TelmoPereira

  1. Boas, Tenho um aquario para camaroes de 50l montado á cerca de 1 mês. O pH ronda os 6. Tenho la 5 reds e um anetome helena. De momento tenho tres mini seres a povoar os meus vidros, planarias (poucas), cyclops (alguns) e estes que nao consigo identificar: Peço desculpa mas nao consigo tirar melhores fotos. Tenho um pequeno microscopio em que consigo ver o aspecto dos bixos, eles parecem "mini centopeias", o modo de andar é estilo minhoca (encolhe - estica - encolhe - etc), sao bastante fininhos e o tamanho é de 0,5-0,6 mm. Agradeço a vossa ajuda para identificar este ser, se me devo preocupar com eles (futuro aqua para CR's) e como me posso livrar. Obrigado.
  2. Muito bom o filme e o aquario! Quando o tapete fechar vai ficar ainda melhor. Achei curioso como os discus parecem estatuas quando estás a mexer no aqua. Parabens
  3. Estarás com o CO2 muito elevado? Nao será a causa principal mas tambem ajuda a baixar o ph. E o kH ta a quanto? Tens turfa no filtro? Li agora: Post original
  4. Boas! O pH da tua torneira sai a qto? já é acido? Sera que com uma TPA isso nao ia ao sitio? Nao tenho experiencia com a akadama mas eu diria que ela deve estar a libertar muitos compostos que devem estar a acidificar a agua. O que faria era uma TPA de 50% pai e monitorizava o pH nos proximos dias. Mas é como te digo nao tenho experiencia. Podes meter uma pedra calcaria so para ver se ajuda a estabilizar, pois pelo que tenho lido a akadama faz buffer para valores entre 6 e 7.
  5. TelmoPereira

    Last Stone

    Parecia mais pequeno sendo assim esquece o que disse sobre sobrelotaçao. Mas acho que devias apostar em 1 so especie de corys, elas iam sentir-se melhor e ias ve-las mais activas. Atençao a fertilizaçao de ferro, nao abuses muito, tens uma luz "media" e as algas conseguem sobreviver so com ferro.
  6. Sou so eu que nao consigo ver as fotos?
  7. Está com muito bom aspecto! Isso é so um tronco ou sao "bocados" de troncos?
  8. TelmoPereira

    GonGus

    Epa isso sao grandes mudanças! Tens mesmo de mostrar fotos força.
  9. TelmoPereira

    Last Stone

    Boas, Está bacano, mas nao puseste o setup e assim é mais dificil para comentar "informado". Reparo que tens coridoras, nao sei se esse areao é proprio para elas. Se o areao tiver arestas afiadas elas podem ferir-se pois andam a esgravatar o chao. Depois parece-me que so tens 2 e de especies diferentes, deverias ter 6 de uma so especie pois sao peixes de cardume. Nao referes a litragem do aqua mas dá-me ideia que está com populaçao a mais, ainda por cima com 2 escalares. Gosto bastante das anubias no tronco ;)eu colocaria plantas no canto direito onde se ve o termostato, assim tapas o termostato e fica mais natural. De resto quero só comentar essa frase das vontades incontrolaveis penso que será dificil de cumprir :D pelo menos falo por mim. Vai postando updates.
  10. Aqui vai mais uma actualização: Dia 13: Geral Estou com uma praga de hair algae, tirei grande parte delas a mao. Como tou a fertilizar com o metodo "Estimative Index" nao devo ter nutrientes em falta, sou capaz de ter alguns excessos, no entanto medi ontem NO3 e PO4 e estavam dentro dos valores recomendados pelo metodo. O meu CO2 caseiro esta a deixar-me mal, sempre inconstante.. ja encomendei o pressurizado deve chegar na proxima semana. Substitui o meu teste de pH para um de gotas e descobri que tenho o pH a 7.5 que aliado ao kH de 6-8 da-me uma quantidade de CO2 irrisoria, tenho adicionado Excel para tentar compensar um pouco a falta de CO2. Com o CO2 vou conseguir baixar o pH para valores de 6.8-7? ou terei de adicionar turfa no filtro? Flora Adicionei Limnophila sessiflora (devo tirar a matogrossense) (verde mais brilhante), alternanthera rosaefolia (adicionar cor) e blyxa japonica (transiçoes tapete plantas de caule e nos cantos do tronco). A parvula ta a crescer bem, todos os dias tenho pés novos a surgir do substrato. O resto das plantas tambem parecem bem adaptadas e a crescer. O meu problema é mesmo as algas mas acho que enquanto nao tiver um CO2 estavel vai ser complicado. Fauna Adicionei 3 ottos, 4 neons (a substituir por cardinais) e 6 cardinais. Antes que me matem devo referir que o filtro estava ciclado da montagem anterior, mesmo assim esperei 1 semana, fiz os testes e como estava tudo em ordem peixes para dentro. Introduzi os peixes faseadamente, primeiro os ottos passado uns dias os neons e depois os cardinais. Venham dai esses comentarios e sugestoes
  11. Realmente a akadama nao sei, o jbl tem propriedades de absorçao de nutrientes a mais, ficando disponiveis á medida que as plantas o consumam, se calhar passa-se o mesmo com a akadama. Em relaçao a modelaçao as sugestoes do Maze sao boas e penso que irao favorecer bastante o aqua, vai testando algumas das coisas que ele sugeriu e vai postando fotos
  12. Quanto aos substratos nao te posso aconselhar pois nao conheço muito, deixo isso para quem perceba. Podes colocar os peixes num alguidar/balde desde que te certifiques que nunca foi usado com produtos quimicos! Para teres a certeza podes comprar um novo e assim ficas descansado. Se colocares o filtro dentro assim como a agua do aqua nao deverás perder bacterias. Nao sei qual o volume do teu aqua mas eu apontaria para guardares a agua toda. Depois podes colocar cerca de 50% no aqua "novo" e adicionar 50% de agua nova e deixar a agua restante no balde com os peixes (podes adicionar um pouco de agua nova caso restem poucos litros). Se der para esperares pelo menos 1 dia antes de colocar os peixes penso que seria benefico. Deixavas o termoestato no balde durante este processo, depois pegas no termostato, colocas no aqua e esperas ate que a temp estabilize e colocas os peixes. Eu efectuei este processo ha uns dias, mas como tenho outro aqua nao tive esse problema. Como mantive o filtro a funcionar o meu aqua novo ficou logo ciclado, efectuei os teste de NO3 e Amonia so para descargo de consciencia mas estava tudo a 0. Boas remodelaçoes
  13. Boas, Tenho andado a ver os preços e os kits de CO2 disponiveis. De momento estou inclinado para este conjunto: A ideia seria comprar um extintor de 2kg, comprar um T e valvula de agulha e o resto dos acessorios de modo a repartir o CO2 por dois aquarios. A minha questao é se é possivel fazer esta alteração no manometro que indiquei - retirar a valvula de agulha e colocar um T a seguir a solenoide. Pelas imagens parece que está tudo ligado mas tem uma rosca? Quem tem este conjunto está satisfeito? Ficarei melhor servido com o kit da aquaristik? Obrigado pela ajuda.
  14. Fertiliza-se macros num dia e micros noutro por uma simples razao (penso eu), quando fazes TPA estás a introduzir micros que vêm na agua torneira, portanto nao vale a pena adicionar mais nesse dia por isso se faz o esquema alternado. Em relaçao aos watts tens de ter em torno de 1w/L que no teu caso sera 33w, assumindo que tens um aqua de 50cm podes meter uma pll de 36w e ficavas bem servido.
  15. Em relaçao a isso, a vantagem de fertilizar todos os dias é adicionar menos quantidades e os valores vao oscilar menos pois estás a fornecer diariamente o que as plantas consomem. Ao dares 2 vezes por semana vais ter de dar mais quantidade e as plantas vao estar com excesso de nutrientes após a dosagem. O Tom Barr diz que se pode manter os valores de NO3 entre 5 e 30ppm, imagina a seguinte situaçao, é 3a feira e estás com 25ppm, ainda dentro do "aceitavel". Se fertilizares 4a feira com dose diaria, por exemplo 3ppm, ficas com 28 nesse dia no entanto se fertilizares com dose "bi-semanal" de 10ppm, ficas com 35ppm o que ja é demais e pode provocar desiquilibrios/algas. Em principio amanha faço um post sobre isto para o pessoal comentar.
  16. Boas, a luz é em relaçao á agua que está no aquario portanto os 33l, para as fertilizações as contas sao a 40l pois é nesse volume que vais querer os ppm's "certos". Quando tiveres essa iluminaçao fará sentido uma fertilizaçao "Tom Barr", antes disso nao valerá a pena pois as plantas nao vao estar a assimilar os nutrientes que la colocas e isso so te vai dar problemas.
  17. Grande banheira! Sim concordo com o Nuno_Alves, as pedras sao um pouco baixas e dá-me ideia que o tapete está muito alto, é possivel podar essa planta ou é mesmo assim? Vais colocar mais plantas?
  18. A caixa para o musgo nao te tira muita luz?
  19. TelmoPereira

    Ajuda

    Boas, És de que zona?
  20. Como prometido aqui vai, Como prender Riccia Fluitans (+uma maneira) Material: > Puff: > Pedra ou Plastico perfurado rigido tipo isto: > Fio de nylon ou abraçadeira > Riccia claro Meter riccia no topo da pedra ou plastico, de preferencia com algum cuidado para cobrir bem a zona toda e com bocados pequenos de riccia. Convem nao meter grande quantidade pois isso so vai fazer com que ela apodreça, uma camada fina chega. Desmanchar o puff e cortar uma porçao de material suficiente para cobrir a superficie da riccia de modo a ser possivel prender do outro lado. Prender o outro lado com uma abraçadeira ou com fio de nylon de modo a ficar bem apertado do lado da riccia mas nao o suficiente para a esmagar Agora é so esperar uns dias/semanas e passa-se disto: A isto: Atençao: se usarem plastico convem que se coloque um objecto com algum peso, p.e. uma pequena pedra, para fazer com que o conjunto vá ao fundo.
  21. Bem fiz double post.. aproveito para mostrar uma foto do estado actual do aqua. É certo que so passaram 4 dias mas ja vejo a tenellus a projectar runners, a rotala está a adquirir a tonalidade vermelha, ou seja as plantas estao a responder bem Aqui está:
  22. Passei pela loja este domingo e realmente está espectacular, parabens! A planta vermelha é a rotala indica? Eu tenho a rotala indica e nao tem essa cor assim, andei a pesquisar e so encontro esta: Rotala colorata. Vendem uns pés dessa?
  23. É de proposito para tentar nao agitar muito a superficie, a flauta está num angulo de 30º com o vidro da esquerda, ou seja, está a apontar para cima. Mesmo assim obtenho uma agitaçao quanto baste para manter um bom equilibrio entre O2/CO2. Como dizia na embalagem para meter 4-5 cm no minimo por cima do fertil acabei por ter de por mais 1 ou 2 para fazer os desniveis. De qualquer modo tenho um volume de agua de 46 l + 3 l do filtro que acaba por ser quase o bruto (54l). Será que 3cm de inerte chegava? Quanto ao resto vou actualizar o 1o post Tks Esses "sacos" têm Riccia Fluitans, foi uma maneira de a prender e fazer um tapete rapido e facil. Vou fazer um post dedicado a isso entre hoje e amanha.
  24. Quanto aos troncos e pedras nao tenho grande visao portanto so te aconselho a testares uns quantos layouts e disposiçoes, tirares foto e depois com calma no pc veres a que mais gostas e passar para a pratica Tambem te queria aconselhar a separares bem a parvula em pequenos pés (é um bocado chato mas depois compensa) para o tapete crescer mais depressa.
  25. TelmoPereira

    R{Evolution} 1.0

    Boas, Ja possuo aquários ha mais de 10 anos, no entanto sempre passei ao lado dos plantados por achar que seria "impossivel" de manter. A leitura deste forum deu-me a coragem e sabedoria para me meter nesta aventura. Um pouco da evoluçao do aquario: 08/02/2011 - Foto 27/02/2011 - Foto 24/03/2011 - Foto 29/04/2011 - ACTUAL - 13 dias 17/04/2011 Data Montagem: 17/04/2011 Setup actual + Montagem + Fotos:[/b] Setup: Aquário: 60x30x30 Filtro: Eheim 2213 + eheim mech + eheim substract pro Aquecimento: 100w Iluminação: 2x24w by Ramirezi -> de momento @ 8h diarias até aumentar a flora Substrato fértil: JBL Aquabasis Plus Substrato inerte: JBL Manado Inertes: Tronco Fertilização: Sais NPK - Tom Barr style + CO2 caseiro Flora (da esquerda para a direita): - Myriophyllum matogrossense - Pogostemon stellatus - Anubia barteri - Java Moss - Weeping Moss (ainda por colocar) - Hygrophila polysperma 'Rosanervig' - Rotala Indica - Heteranthera zosterifolia - Rotala sp. Green >> Tapete - Echinodorus tenellus - Eleocharis parvula Fauna: (Em principio) - Cardinais ou Neons - Otos - Corydoras - Reds Testes PH: entre 6.8 e 7.2 nao consigo perceber a cor dos testes.. KH: ~6 No2: 0 No3: 15 ppm PO4: 1 ppm Gh : entre 7 e 17º Nao tenho mais testes Fotos Substratos e Aqua: O fertil colocado e o tronco posicionado (foi dificil escolher o local do tronco de modo a nao tapar muita luz): O Inerte colocado com alguns desniveis: Após encher e plantar (para identificação das plantas ver setup): Após 24h de encher: Foi o meu primeiro layout a serio, os outros foram só uns prototipos. Gostaria de ouvir as vossas opinioes, o que mudavam, que erros cometi, se ainda posso corrigir etc. Apesar de nao perceber muito de aquascaping a minha ideia é tentar manter a ideia de "triangulo". Estive a pensar em meter blixia japonica entre o tapete e as plantas de caule, a fazer uma especie de barreira e deste modo obter uma transiçao mais suave a acompanhar o desnivel do substrato, que acham? Agradeço desde ja a vossa participaçao