Ajuda com plantas


Poneka

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Estou a começar nisto da aquariofilia, já tenho o aquário montado e habitado mas ainda me falta muita coisa.

Fico sempre muito entusiasmada com os vossos aquários todos verdinhos e é mais ou menos isso que pretendo. Neste momento está com este aspecto:

 

dsc00229un1.jpg

 

Foi-me dito aqui no fórum que a planta do lado esquerdo não é aquática e que mais tarde ou mais cedo ia apodrecer e estragar-me a água por isso já não está lá, só está mesmo a outra. Alguém sabe como se chama?

 

Gostava de colocar um tapete que fosse resistente (e fácil de encontrar nas lojas normais), que aconselham? E alguma que se agarrasse bem a pedras e/ou troncos.

 

Outras coisa, basta o areão que tenho ou elas precisam de outro tipo de solo?

 

Ah e todas as dicas que quiserem dar, vão ser bem vindas!

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para te poderem ajudar talvez não fosse pior colocares algumas características do teu aquário (tamanho, luz, se tens substracto debaixo do areão, que peixes pensas ter,...). Tens também de pensar na experiência que tens: não podemos querer montar logo de início o aquário dos nossos sonhos! Temos de ir aprendendo com algumas montagens não muito exigentes.

Tudo isto influencia as escolhas em termos de plantas.

Para troncos os Fetos de Java e as anúbias são boas opção pois são pouco exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para te poderem ajudar talvez não fosse pior colocares algumas características do teu aquário (tamanho, luz, se tens substracto debaixo do areão, que peixes pensas ter,...). Tens também de pensar na experiência que tens: não podemos querer montar logo de início o aquário dos nossos sonhos! Temos de ir aprendendo com algumas montagens não muito exigentes.

Tudo isto influencia as escolhas em termos de plantas.

Para troncos os Fetos de Java e as anúbias são boas opção pois são pouco exigentes.

 

Tamanho: 60x30x30;

Luz não sei, era o que vinha mesmo na tampa. chainsaw

Debaixo de areão não está mesmo nada, devia ter sido colocado?

Peixes...neos, guppys e pouco mais que isso devido à minha experiência (ou falta dela!!).

 

Agradeço as sugestões :sleeping:

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tamanho: 60x30x30;

Luz não sei, era o que vinha mesmo na tampa. bang

Tenta ver quantas lampadas têm a tampa e de quantos watts é cada uma.

 

Debaixo de areão não está mesmo nada, devia ter sido colocado?

Sobre substractos férteis há muitas opiniões. Desde pessoas que acham imprescindível para se ter plantas saudáveis, a pessoas que acham mais fácil controlar as fertilizações sem se ter substracto fértil. Neste último caso, é claro que todos os nutrientes tem de vir da coluna de água. Se não colocaste substracto fértil talvez fosse uma boa razão.

É claro que o uso (ou não de um substracto fértil) vai depender da exigência das plantas. Daquilo que tenho lido, se não escolheres plantas muito exigentes, podes perfeitamente ter apenas o substracto inerte.

 

Peixes...neos, guppys e pouco mais que isso devido à minha experiência (ou falta dela!!).

Se a experiência não é muita, então o conselho é o do costume: lê muito (há tópicos inamovíveis neste forum muito interessantes) e tem MUITA paciência. Um belo aquário não se monta de um dia para o outro, e não são necessárias plantas extraordinárias para fazer um aquário bem bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Poneka

 

é assim, queres um aquário plantado todo xpto...certo?

 

isso vai depender do que tens a nível de iluminação ou daquilo que podes gastar a melhora-la.

 

pelo o que li tens um kit que deve de trazer uma lâmpada de uns 15 ou 18w...para saberes tira a tampa e v~e na lâmpada o que diz la e depois diz-nos as especificações.

 

se eu tiver razão em relação a isso, neste momento podes meter as seguintes plantas:

 

- fetos de java

- musgo de java

- anubias

- valisnerias

 

a escolha não é muita mas é o que se arranja para essa luz...

 

agora se queres e podes investir um bocado, mete uma calha no aquário ou tenta de alguma maneira melhorar a iluminação seguindo a regra de 1w/litro (esta regra é para orientação em relação à quantidade e luz, tanto pode ser mais como menos, depende sempre do que queres).

 

deixo aqui uns exemplos de umas calhas para esse aquário...pode não parecer barato (e não é!) mas vais ter resultados

 

http://horizonteaquatico.vstore.ca/product...products_id/104

 

http://horizonteaquatico.vstore.ca/product...products_id/106

 

isto são só 2 exemplo mais existem n possibilidades (algumas mais baratas), tenta ver na secção de fotos que tipo de iluminação a malta tem nos aquários de 60 cm...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta ver quantas lampadas têm a tampa e de quantos watts é cada uma.

 

Já fui ver e tenho uma lampada de apenas 15W. Pelo que li é muito pouco mas por enquanto é o que há!

 

Sobre substractos férteis há muitas opiniões. Desde pessoas que acham imprescindível para se ter plantas saudáveis, a pessoas que acham mais fácil controlar as fertilizações sem se ter substracto fértil. Neste último caso, é claro que todos os nutrientes tem de vir da coluna de água.

 

Que tipo de nutrientes e como funciona isso? Se já existir um tópico a explicar indiquem-mo por favor.

 

Se não colocaste substracto fértil talvez fosse uma boa razão.

É claro que o uso (ou não de um substracto fértil) vai depender da exigência das plantas. Daquilo que tenho lido, se não escolheres plantas muito exigentes, podes perfeitamente ter apenas o substracto inerte.

 

 

Se a experiência não é muita, então o conselho é o do costume: lê muito (há tópicos inamovíveis neste forum muito interessantes) e tem MUITA paciência. Um belo aquário não se monta de um dia para o outro, e não são necessárias plantas extraordinárias para fazer um aquário bem bonito.

 

Eu antes de ter o aquário já tinha lido imensa coisa neste fórum mas penso que há coisas que só mesmo com a prática!!

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Poneka

 

é assim, queres um aquário plantado todo xpto...certo?

 

Isso era giro!! biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':-(' />

 

isso vai depender do que tens a nível de iluminação ou daquilo que podes gastar a melhora-la.

 

pelo o que li tens um kit que deve de trazer uma lâmpada de uns 15 ou 18w...para saberes tira a tampa e v~e na lâmpada o que diz la e depois diz-nos as especificações.

 

Já vi, é uma e de 15W.

 

se eu tiver razão em relação a isso, neste momento podes meter as seguintes plantas:

 

- fetos de java

- musgo de java

- anubias

- valisnerias

 

a escolha não é muita mas é o que se arranja para essa luz...

 

agora se queres e podes investir um bocado, mete uma calha no aquário ou tenta de alguma maneira melhorar a iluminação seguindo a regra de 1w/litro (esta regra é para orientação em relação à quantidade e luz, tanto pode ser mais como menos, depende sempre do que queres).

 

deixo aqui uns exemplos de umas calhas para esse aquário...pode não parecer barato (e não é!) mas vais ter resultados

 

http://horizonteaquatico.vstore.ca/product...products_id/104

 

http://horizonteaquatico.vstore.ca/product...products_id/106

 

isto são só 2 exemplo mais existem n possibilidades (algumas mais baratas), tenta ver na secção de fotos que tipo de iluminação a malta tem nos aquários de 60 cm...

 

Por agora não posso gastar muito mais dinheiro com o aquário por isso vou começar pelas que aconselhaste. Mais tarde, se já me for possível melhoro as condições para poder ter outro tipo de plantas.

 

cumps

 

 

Obrigada pelas informações!

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Poneka,

 

Olha, aparentemente não tens muita areia. Para as plantas se desenvolverem seria bom teres pelo menos uns 5cm de areia não muito grossa nem muito fina.

 

Efectivamente a planta da esquerda seria bom removeres porque é uma planta terrestre. Infelizmente nas lojas ainda se encontram muitas plantas desse tipo e os lojistas ou não sabem ou não aconselham da melhor forma.

 

As plantas que o celsoslec te aconselhou também me parecem as mais acertadas para a pouca luz e experiência que pareces ter. Não me parece que vás conseguir fazer um tapete de plantas com essa iluminação. O mais parecido que consegues de tapete é se colocares umas Anubias nanas juntas.

 

As anúbias ou fetos de Java podes prendê-as às rochas ou troncos que elas ganham raízes e ficam muito bonitas. Se as colocares na areia nunca enterres o rizoma porque elas apodrecem.

 

O musgo de Java não precisas de comprar muito porque cresce muito rapidamente (é considerado um praga por alguns aquariofilistas).

 

Não seria mau informares-te de fertilização de plantas para começares a entrar no sistema.

 

Para um aquário XPTO, na minha opinição vais mesmo ter de gastar dinheiro em ilunimação e fertilização e usar um substrato fértil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A planta da esquerda já está num vasinho para ver como se porta ao ar livre!! De momento só tenho mesmo a outra e nem sei que planta é, espero que sobreviva com a fraca iluminação que tenho no aquário.

 

Gosto imenso da anubia nana, hoje vou ver se consigo encontrar alguma para ver como fica no meu aquário! biggrin

 

Outra coisa, já vi em algumas lojas as plantas em pequenos vasinhos, devem ser retiradas dos vasos e colocadas mesmo na areia não é?

 

Muito obrigada pelas dicas todas, têm sido uma grande ajuda!! :(

Editado por Poneka

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que vêm em vaso deves retirá-las com cuidado e enterrá-las na areia. A parte que deves enterrar depende de planta para planta. As anúbias e fetos de Java, como te disse podes pôr na areia, mas tens de ter muito cuidado para não enterrar os rizomas ou prender a rochas ou troncos.

Normalmente as outras plantas deves enterrá-las um pouco e depois dar um puxãozinho até ficar só a ponta verde dentro da areia.

Se calhar não seria má ideia investires num livro de plantas de aquário. Consegues encontrar coisas boas a baixo custo.

Não te esqueças de fertilizar a água para as plantas crescerem sudáveis. No teu caso como tens pouca luza não o deves fazer em excesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já comprei uma anúbia mas não é das nano, é maior mas também é muito gira. :microwave: Depois coloco foto para me ajudarem a identifica-la. Como comprei um tronco, coloquei-a logo lá, ela agora vai agarrar não é?

 

E em relação a fertilizantes, já vi umas cápsulas, será isso? Devem haver vários, algum conselho ou é tudo igual?

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já comprei uma anúbia mas não é das nano, é maior mas também é muito gira. :D Depois coloco foto para me ajudarem a identifica-la. Como comprei um tronco, coloquei-a logo lá, ela agora vai agarrar não é?

 

E em relação a fertilizantes, já vi umas cápsulas, será isso? Devem haver vários, algum conselho ou é tudo igual?

 

 

boas poneca,

 

se fosse a ti fervia umas quantas vezes esse tronco antes de o colocar, pois é provável que te vá colorir a agua.

 

Em relação a fertilização posso dizer-te que é um aspecto um pouco complexo mas há por aqui tópicos muito bons sobre isso escritos pelo zogli ou o André Silvestre ... tenta procurar no fórum para perceber as necessidades das plantas...pelo que sei, não há um que seja 100% completo, tens de completar com outras coisas...podia dar-te uma pequena explicação mas o melhor é leres os tópicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, confesso que sobre isso ainda não li mesmo nada por isso é mesmo melhor dar primeiro uma vista de olhos por esses tópicos.

 

Em relação ao tronco, não me esqueci de fazer isso e já está prontinho e dentro do aquário. :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

 

Amanhã coloco foto para verem e também para me ajudarem a identificar a anúbia.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Poneka,

 

Fizeste bem em tratar o tronco. De qualquer forma, se ele for novo vai sempre tingir um pouco a água, mas é normal. Com o tempo e com TPAs isso vai ao sítio.

 

Podes prender a anúbia ao tronco com um fio de pesca para ela ficar presa. Com o tempo ela acaba por se fixar sozinha e podes retirar o fio de pesca.

 

Quanto à fertilização, efectivamente o Zogli é um expert na matéria e já me ajudou bastante. Mas como as tuas plantas não vão ser muito exigentes, aconselhava-te a fertilizar pouco para evitar que apareçam algas.

 

Rezumindo a coisa, tens dois tipos de componentes: Micros (Ca, Mg, etc.) e Macros (Ferro, Potássio, Fosfato e Nitrato).

O ideal será encontrares um fertilizante que contenha todos os componentes (não sei se vais encontrar) ou então comprares um que seja o mais completo possível (de preferência com ferro). Os nitratos e fosfatos, como não vais ter muitas plantas nem CO2, não deves precisar de adubar, pois os peixes tratam de te adubar.

Tenta procurar o JBL Ferropol. Em princípio deve chegar para o que queres.

De qualquer forma aconselhava-te a procurar o Zogli e explicar que tens um aqua com pouca luz, com plantas pouco exigentes e sem CO2 e estás a pensar usar o Ferropol. De certeza que ele te ajuda.

 

Vai mostrando ao pessoal as tuas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A planta nova é esta:

 

dsc00286hg1.jpg

 

Que anúbia é?

Ela agora já está no tronco, tirei-a desse vaso.

 

O tronco está a portar-se bem, deixei-o algum tempo de molho por isso já não deita nada na água do aquário.

Agradeço a explicação, vou ler umas coisas e para a semana vou comprar o que me aconselhaste

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te sei identificar essa Anubia ao certo, mas parece-me que vai crescer bastante.

 

Contudo na última imagem que enviaste vêem-se uma conchas na areia. Será areia de praia? Tem atenção porque as conchas e arei de praia fazem-te subir o pH e a dureza da água. Isso vai limitar a tua escolha de peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pelas fotografias, penso que tens um aquario igual ao meu. Um kit da aquapor que se vende nos supermercados. Assim como tu eu tenho essa lampada fraquinha. As plantas que tenho são valisnerias, anubias, echinodorus e musgo de java, mas tenho substrato fértil por baixo do areão e tb costumo dar um fertilizante liquido.

 

Não sou muito entendida nisto, mas penso que uma planta que se dá bem em condições menos ideiais é também a valisneria. Se quiseres podes ver o meu aquario no forum FOtos e Videos, procura por aquario de barbos.

 

Claro que sei que não são as condições ideias, mas tal como tu estou a iniciar e não posso gastar muito dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te sei identificar essa Anubia ao certo, mas parece-me que vai crescer bastante.

 

Contudo na última imagem que enviaste vêem-se uma conchas na areia. Será areia de praia? Tem atenção porque as conchas e arei de praia fazem-te subir o pH e a dureza da água. Isso vai limitar a tua escolha de peixes.

 

A areia não é da praia, as conchas é que são. Foi-me mesmo aconselhado a coloca-las (lavei-as muito bem antes na mesma) para aumentar o KH que estava com valores "perigosos" e não me ia conseguir mantem o pH estável e assim já era possível.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pelas fotografias, penso que tens um aquario igual ao meu. Um kit da aquapor que se vende nos supermercados. Assim como tu eu tenho essa lampada fraquinha. As plantas que tenho são valisnerias, anubias, echinodorus e musgo de java, mas tenho substrato fértil por baixo do areão e tb costumo dar um fertilizante liquido.

 

Não sou muito entendida nisto, mas penso que uma planta que se dá bem em condições menos ideiais é também a valisneria. Se quiseres podes ver o meu aquario no forum FOtos e Videos, procura por aquario de barbos.

 

Claro que sei que não são as condições ideias, mas tal como tu estou a iniciar e não posso gastar muito dinheiro.

 

O meu aquário não foi comprado em supermercado mas sinceramente nem me lembro da marca e também não sei se lá vendem estes mas talvez seja igual. Este aquário foram os meus amigos que encomendaram na net, através de um site qualquer.

 

Já vi quais são as valisnerias e estou a pensar comprar uns pés já no inicio desta semana porque parece que os peixinhos estão já já aí a chegar biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt='omg' />

 

Vou espreitar o teu aquário!

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Poneka! Para teres um aqua bonito não é necessário gastar muito dinheiro.Com as condições que tens ai consegues manter algumas plantas,tens é de saber escolhê-las.

 

Anubias, Valisnérias, algumas Cryptocorynes, Ceratophyllum Demersum (Rabos de Raposa), Hydrocotyle Leucocephala e Musgos,etc.

 

Estas plantas que mencionei conseguem manter-se com a pouca luz que tens no aquário e sem o uso de um sistema de CO2.O dioxido de carbono é essencial para elas viverem,mas no teu caso elas retiraram o CO2 produzido pelos peixes,que no entanto é pouco.Terás é de fornecer-lhes nutrientes.Basicamente tens os Nutrientes:

Macro nutrientes/ utilizados em maior quantidade pelas plantas: Potassio(K) ; Nitrogénio (N) ; Fósforo (P) ;

Macro nutrientes secundários: Calcio (Ca) , Magnésio (Mg);

Micro nutrientes/utilizados em menor quantidade: Ferro; Cobre, Boro; etc.

 

O teu aquário produz naturalmente Nitrato(que vem do Nitrogénio),através dos excrementos dos peixes e Fosfato(que vem do Fósforo), através da comida que damos aos peixes.Portanto estes dois, até porque o teu aquário terá um metabolismo lento não deverás adicionar,pois o que produzido chegará.

 

Portanto o teu aqua precisará de Potassio e de Micro nutrientes (estes vêm todos juntos,incluindo Ferro e Magnésio). Há um fertilizante no mercado o ''Ferropol'' que serviria para as necessidades básicas do teu aquário, já traz tudo junto,o Potassio e os Micros todos. Era bom se juntamente com a fertilização liquida,comprasses umas pastilhas fertilizantes para enterrares no areão.

 

Se de futuro te sentires à vontade e quiseres um aqua diferente, terás de fazer um ''upgrade'' à iluminação. Se colocares uns 50W de luz e fizeres em casa um sistema de CO2 caseiro (é fácil e tens aqui no fórum exemplos de como fazer) poderás ter outro tipo de plantas que à partida não sobreviveriam sem o CO2 e sem mais luz,como por ex. plantas de tapete como a Hemianthus C.''Cuba'' ou a Glossostigma Elatinoides. Com um metabolismo mais rápido,as plantas cresceram mais depressa e outro tipo de fertilização teria de ser dada,mas nada demais.

 

E não tenhas pressa em colocar os peixes...deixa o aqua ciclar,sem pressas.E não deves sobrepovoar o aquário com muitos peixes,senão acabam por morrer.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli, obrigada pela explicação e sugestões.

Tive fora e só agora vim ver o fórum.

 

Acho que por agora vou manter o aquário com esta iluminação e vou apenas colocar as plantas aconselhadas. Mais tarde e já com mais experiência logo vejo no que vai dar!!

 

Em relação às pressas, não tenho tido muita, já tenho o aquário desde o inicio do mês e só passado umas semanas lhe pus as bettas, hoje vou por uns peixitos mas devo ter que separar a betta por ser muito má.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, o zogli passou por aqui e esclareceu tudo.

 

Só mais uma coisa, passa pela área de ofertas e verifica o pessoal que seja da tua zona para te darem uma ajuda "personalizada".

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, o zogli passou por aqui e esclareceu tudo.

 

Só mais uma coisa, passa pela área de ofertas e verifica o pessoal que seja da tua zona para te darem uma ajuda "personalizada".

 

Olha, boa ideia :smile2:

 

Só por curiosidade, já tenho peixinhos! :multi::mrgreen:

 

A lcfonseca deu-me 3 neos, 4 rásboras-arlequim e 3 corys bebés muita lindas biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

O meu muito obrigada a ela cheers

 

Amanhã vou comprar o que me sugeriram e umas Valisnérias. Depois tenho que colocar fotos para verem!

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais