TPAs em aquários de invertebrados


luismonge

Recommended Posts

É isso mesmo que eu faço, cada 15 dias 20/25%

 

Aproveitando o tópico, nesse leque de invertebrados encontram-se neritinas e reds? Os Aquas estão plantados?

Faço estas perguntas porque tenho um Aqua de 25L e tenciono mantê-lo plantado e ao mesmo tempo povoa-lo com Caridinas japonicas, Reds e Neritinas, axo que vou ter de por CO2 (fermentação) e fertilizar (pouco), será que é muito má ideia com os invertebrados ou com cuidados especiais consegue-se?

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

CO2 é capaz de ser má ideia, vai puxar pelas plantas e dependendo da luz, terias de fertilizar.

Os camarões não gostam de fertilização!

Vê o que se passou comigo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=94188

 

Edit: As TPS faço 20% por semana.

 

Cump.

Editado por António Soares

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Luis, tal como o António já referiu, essa percentagem de água trocada será o suficiente. Também podes fazer de 10% semanais. No meu caso, é isso que faço. O desenvolvimento dos camarões é potenciado por trocas de água regulares ( remoção dos elementos em excesso e reposição dos que estão em falta, principalmente os responsáveis pela formação do exosqueleto) e, caso tenhas plantas, os benefícios são a dobrar.

 

Aproveitando o tópico, nesse leque de invertebrados encontram-se neritinas e reds? Os Aquas estão plantados?

Faço estas perguntas porque tenho um Aqua de 25L e tenciono mantê-lo plantado e ao mesmo tempo povoa-lo com Caridinas japonicas, Reds e Neritinas, axo que vou ter de por CO2 (fermentação) e fertilizar (pouco), será que é muito má ideia com os invertebrados ou com cuidados especiais consegue-se?

Cumpts

 

O António já respondeu a isso, embora gostasse só de complementar um pormenor; os camarões não gostam de fertilização quando os nutrientes ficam por consumir ou seja, quando fertilizas a mais para a massa vegetal que tens no aquário. Obviamente que nem todos os elementos dos fertilizantes são nocivos se ficarem um pouco a mais na coluna de água ( depende muito da concentração do fertilizante e da " mão" com que se fertiliza) mas como não temos meios para saber o que está em excesso ou o que é consumido ( à excepção dos Nitratos e Fosfatos), o ideal é começar com doses muito reduzidas e acompanhar o comportamento dos camarões, bem como o estado das plantas. Isto, claro, para quem optar entrar pela manutenção de plantas mais exigentes e, por conseguinte, pela via da fertilização. A sensibilidade das diferentes espécies também é algo a ter em conta.

 

Resumindo: não é má ideia fazer fertilização líquida se a relação entre nutrientes consumidos e nutrientes em excesso na coluna de água for respeitada.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 2 aquas só de camarões,num deles de 60L faço tpa's 1x semana,no outro que tem 20L já faço 2 tpa's de 25% por semana.

 

Nos aquas plantados onde tenho os peixes já faço tpa's apenas de 15 em 15 dias.

 

Excepto em caso de um surto de algas,onde dependendo do caso faço até 2x por semana.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apesar de já estar tudo dito, partilho o meu caso: faço TPA´s semanais de 15/20% no aquário de invertebrados. Nas primeiras semanas da montagem, fazia 2 TPA's por semana de cerca de 10%.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

CO2 é capaz de ser má ideia, vai puxar pelas plantas e dependendo da luz, terias de fertilizar.

Os camarões não gostam de fertilização!

Vê o que se passou comigo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=94188

 

Edit: As TPS faço 20% por semana

 

Obrigado pelo testemunho António :bad-words: Sinceramente, neste momento estou um bocado confuso (é o que dá querer fazer tudo ao mesmo tempo) Desde que tenho este Nano sempre foi com o intuido de criar invertebrados, mas ao mesmo tempo mantê-lo plantado, a prmeira experiencia que tive com reds foi desastrosa, tive-os durante umas semanas, acompanhei a desenvolvimento dos ovos anciosamente e no dia que vi camarõesinhos pequenos, vi também os progenitores deitarem-se de lado e morrerem praticamente todos em simultâneo, nunca soube o que se passou, tive 2 Neritinas e o morreram logo passados poucos dias, desde aí só tenho tido uma Caridina ou outra, agora queria arranjar masi caridinas, reds e Neritinas, mas ñ queria abdicar do plantado...já ñ sei o que fazer, uma vez que nem CO2 se aconselha (tenho 24W pra 25L), acho é que vou ter se optar por uma coisa ou outra...

 

O António já respondeu a isso, embora gostasse só de complementar um pormenor; os camarões não gostam de fertilização quando os nutrientes ficam por consumir ou seja, quando fertilizas a mais para a massa vegetal que tens no aquário. Obviamente que nem todos os elementos dos fertilizantes são nocivos se ficarem um pouco a mais na coluna de água ( depende muito da concentração do fertilizante e da " mão" com que se fertiliza) mas como não temos meios para saber o que está em excesso ou o que é consumido ( à excepção dos Nitratos e Fosfatos), o ideal é começar com doses muito reduzidas e acompanhar o comportamento dos camarões, bem como o estado das plantas. Isto, claro, para quem optar entrar pela manutenção de plantas mais exigentes e, por conseguinte, pela via da fertilização. A sensibilidade das diferentes espécies também é algo a ter em conta.

 

Resumindo: não é má ideia fazer fertilização líquida se a relação entre nutrientes consumidos e nutrientes em excesso na coluna de água for respeitada.

 

André, obrigado pelo "alerta", creio é que vai ser dificil controlar os nutriente em tão pouca água :/ por sinal as plantas que pus no Aqua até ñ são das exigentes (cryptocorynes, Anubias e Musgo cristmas) tava a pensar por Pogostemon Helferi, mas assim sendo é melhor esquecer. O meu dilema é por ter uma iluminação forte e para minimizar o aparecimento das "frequentes" castanhas estar a pensar em por pelo menos CO2...pode ser tão ou mais nocivo que a fertilização?

 

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico pelo facto de tambem se enquadrar no meu aquario que neste momento é uma tentativa de plantado, estando a fertelizar à pouco mais de 1 mês mantenho ao mesmo tempo red's e cardinas japonicas e ainda gostava de completar talvez com buble bee/new bee/hummel (não sei qual a designação "comercial" mais correcta).

Até agora problemas têm sido nenhuns com os camarões, apresentam boas cores e reproduzem! Mas também apenas fertelizo com metade da dose diaria recomendada uma vez que tenho a iluminação fraca 0,6W/L ...

No entanto durante o proximo mês vou tentar fazer upgrade à iluminação pelo que terei de começar a fertelizar com doses mais fortes, será que começarei a ter problemas com os camarões? Estou a pensar particularmente no problema de eventualmente acumular Cl- na água, que é dos compostos mais sensiveis para os camarões, estou certo? Aumentar a quantidade de trocas de água poderá minorar esse problema? Por outro lado os produtos disponiveis para neutralizar os cloretos da agua também podem ser uma alternativa?

 

Desculpem o testamento, mas ja agora aproveito e...

Resumindo: não é má ideia fazer fertilização líquida se a relação entre nutrientes consumidos e nutrientes em excesso na coluna de água for respeitada.

 

Olá novamente André!

No elos project onde tinhas os tigers e blues e umas P. palustris " Cuba" de meter inveja a qualquer um, fertelizavas normalmente sem especiais cuidados com eventuais excesso de nutrientes ou fertelizavas sempre fazendo estimativas "por baixo" de modo a nunca correr o risco de exceder os niveis tolerados pelos camarões?

 

Obrigado a todos os que me puderem ajudar :bad-words:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Henrique, os problemas associados ao CO2 são as oscilações de pH e a possível intoxicação por excesso de gás dissolvido na água. Em qualquer um deles, é mais comum no CO2 de fermentação porque não consegues regular a força da mistura quando fazes uma nova. Não é difícil ver os camarões em grande actividade à superfície da água no dia a seguir à produção da mistura ( quando a reacção da solução está em força). As oscilações consegues controlar se tiveres durezas carbonatadas médias/altas ( durezas de 4ºdH ou mais contribuem para a estabilização do pH). A percentagem de dissolução do gás na água controlas com uma massa vegetal muito abundante ( quanto mais plantas tiveres, maior o consumo de CO2 e menor a probabilidade de intoxicação por excesso). Também podes aumentar a circulação da superfície da água para que o CO2 escape para a " atmosfera" mas, nesse caso, é o mesmo que não injectar CO2. ;) Tudo se resume ao equilíbrio e tudo gira em torno da massa vegetal que tens no aquário. Fertilização e injecção de CO2 são viáveis em aquários com camarões desde que tenhas plantas suficientes para dar vazão ao que adicionas à água.

 

Diogo, em relação aos Cl-, penso que consegues removê-los da água com as TPAs. As plantas também os consomem por isso é tudo a ajudar. Na verdade, também é um pouco difícil ajuizar quais os elementos que realmente fazem mal se estiverem acima dos níveis normais. Especula-se que os iões metálicos fazem mal se tiverem em excesso e que são difíceis de remover do organismo ( tal como nos fazem mal, em que a única maneira de os conseguirmos expelir do organismo é através da sudorese - transpiração), sendo os invertebrados bastante mais sensíveis a estes elementos do que os peixes, por exemplo. Mas, se tivermos plantas a consumir estes elementos todos e não abusarmos nas doses, os níveis de acumulação são residuais. Com as TPAs, ainda reduzes mais esses níveis residuais.

 

 

Olá novamente André!

No elos project onde tinhas os tigers e blues e umas P. palustris " Cuba" de meter inveja a qualquer um, fertelizavas normalmente sem especiais cuidados com eventuais excesso de nutrientes ou fertelizavas sempre fazendo estimativas "por baixo" de modo a nunca correr o risco de exceder os niveis tolerados pelos camarões?

 

Sinceramente, ao início, quando introduzi os Tiger, fiquei um pouco receoso ( já lá tinha os Blue Pearl e fertilizava à vontade) mas depois de algum tempo com o mesmo regime de fertilização e sem notar baixas, cheguei a aumentar a fertilização porque o desenvolvimento das plantas assim o exigiu. Além disso, para tirar os vermelhos das plantas, gosto de carregar no ferro mas também não foi por aí que tive baixas. Os que vi mortos foram fruto da velhice ( atribuo isso ao facto de os camarões que vi mortos serem já adultos bem desenvolvidos e em que reconhecia, nalguns casos, o tipo de cor/padrão, sabendo que já estavam comigo há algum tempo). O resto da história já mostrei no respectivo tópico. Aquário cheio de plantas e centenas de camarões de ambas as espécies a reproduzirem-se em larga escala. Até é curioso porque é o aquário onde as populações de camarões atingem grandes proporções, fazendo fertilização diária e injecção de CO2, comparativamente com os outros que não têm nada disso. A única razão que vejo para isso acontecer é a imensa massa vegetal que consome tudo o que é nocivo para os camarões e proporciona, por sua vez, alimento, boa qualidade de água e oxigenação aos animais.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar montar um aquário de 54L só de invertebrados (só caracóis e marisco).

Será que TPAs quinzenais de 20% são suficientes?

Digam-me de vossa justiça.

 

Olá

Tenho o aquário só com invertebrados 54L e normalmente faço 20% de quinze em quinze em dias.

E tem estado tudo bem ;)

Boa Sorte com o Projecto.

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais