luismonge

Membro
  • #Conteúdo

    47
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por luismonge

  1. Compra um termóstato de 25W ou assim e esconde atrás da outra pedra. Ao contrário do que muitos dizem, os bettas não gostam de água fria.
  2. Esses peixes dão-se muito melhor em grupo. Eu tenho um grupo de 5 já faz quase 1 ano. É normal eles no princípio fazerem-se de esquisitos a comer. Mas acabam por vir comer flocos cá em cima, como os outros. De qualquer forma, agora no princípio, compra artémia congelada e dá de 2 em 2 dias. São poucos os peixes que lhe resistem. E vai tendo atenção a fungos. Nada que umas colheres de sal marinho e ESHA2000 não resolvam.
  3. Olá a todos. Já tenho um aquário da sunsun de 1m há cerca de 1 ano e meio. Estou bastante satisfeito com o mesmo, mas ultimamente tenho reparado que a tinta do rebordo superior (junto à tampa) está a saltar toda (bocadinhos de tinta castanha). Alguém teve ou tem o mesmo problema? Conseguiram resolver o problema? Obrigado desde já!
  4. Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas podes sempre experimentar colocar no filtro um bom saco de carvão activado. Nunca experimentei para isso, mas pode-te ajudar a "limpar" a água. Boa sorte.
  5. Tenho uma platy que tem vindo a piorar. Não faço ideia de que doença é. Já tem um olho praticamente tapado e mal consegue abrir a boca. Anti-fungos e adicionar sal não teve qualquer efeito. Acho que ela está a sofrer, por isso, ajudem-me. Eu sei que é um platy, mas um peixe é um peixe. Aqui ficam as fotos.
  6. Desculpa discordar, mas o ictio até uma doença relativamente fácil de tratar. Basta paciência, monitorização e algum trabalho. Já tive peixes com ictio (e agora até tenho 1) e até agora, felizmente, nenhum morreu disso.
  7. Tenho 2 peixes doentes. Uma molly, que penso ser Ictio: E uma platty, que penso ser alguma espécie de fungo: Tenho feito TPAs de 2 em 2 dias de 10L (o aquário tem 50L) e tenho feito tratamento com ESHA2000. Não tenho dado comida congelada e tenho tido a bomba de ar sempre ligada. Ainda não aumentei a temperatura nem adicionei uma colher de sal, mas acho que vai ser o passo seguinte. Qualquer ajuda é preciosa e bem vinda.
  8. Estou com outro problema. Agora que enchi o aquário mesmo até acima, notei que tenho um desnível de 1mm. Do lado esquerdo a água está a 2mm da parte debaixo da trava. Do lado direito está a 1mm. Confirmei com o fio de prumo também. Será que tenho um lado mais pesado que o outro? Tenho daquela esponja de pôr debaixo do aquário. Há o perigo de estalar? AJUDEM-ME!
  9. São de vidro. Também pensei inicialmente que fossem de acrílico, mas são de vidro.
  10. Já liguei o filtro. Também liguei o tubo da bomba de ar nessa peça transparente. Mas já desliguei porque aquelas 4 quedas de água que caem do filtro já é oxigenação suficiente. O que acho estranho é, mesmo depois de desligar a bomba de ar, sair alto jacto de água daí. É normal?
  11. Olá a todos. Também já sou um "feliz" dono de um aquário sunsun. De 1 metro, daqueles com os cantos da frente arredondados. Tenho duas dúvidas: 1. O aquário tem um risco da parte da frente. De fora nota-se com o dedo o risco, mas de dentro não se sente nada. Há problema? Há o risco de espalhar 200L pela sala? banana rock 2. O filtro tem um peça transparente, onde se liga um tudo. Para que serve aquilo? Para por a funcionar? O filtro é o seguinte:
  12. Estou a pensar montar um aquário de 54L só de invertebrados (só caracóis e marisco). Será que TPAs quinzenais de 20% são suficientes? Digam-me de vossa justiça.
  13. luismonge

    PalmBeach

    Claro. Mas 1 mês parece-me demasiado tempo. Se bem que neste hobby, a paciência é sem dúvida a nossa melhor amiga. Eu só estava a relembrar ao djm4x, para ele passado um mês não enfiar uma dezena de peixes de repente, ter um pico de amónia e vê-los cair que nem tordos. Mas se ele costuma ler este fórum, já está ciente desse perigo
  14. luismonge

    PalmBeach

    Está muito fixe. Também estou a montar um aquário de 200L. O meu primeiro "grande". Esta "doença" só me pegou há cerca de uma ano .gif' class='bbc_emoticon' alt=':wink:' /> Só uma chamada de atenção: o ciclo só se inicia quando pões lá vida. Arranja 2 ou 3 peixes para fazer o ciclo. Corys, ancistrus, mollies ou guppies são bons peixes para ciclar. Claro que, não os ponhas no aquário se tens a certeza absoluta que vão morrer. Podes esperar 1 mês para pôr os peixes, mas só vais começar o ciclo a partir desse momento.
  15. Boas. Isto quando se está a começar, é tramado. O meu conselho é dares alguns peixes e criares um comunitário, mas mais específico. Por exemplo, só de tetras. Ou então um aquário de uma zona específica do globo. Passo a explicar: Por enquanto, tens mesmo de manter este pH. Para alguns dos peixes que tu tens, esta temperatura é demasiado elevada. O problema é que aceleras o seu metabolismo e os peixes vão-se ressentir disso. Name: Betta splendens Origin: Thailand Size Tank pH Temp 6 cm 40 L 7.0 26°C NOTA: pode ser agressivo. Name: Pterophyllum scalare Origin: Amazon Basin Size Tank pH Temp 15 cm 100 L 7.0 26°C Name: Poecilia sphenops Origin: Mexico to Colombia Size Tank pH Temp 6 cm 60 L 7.5 27°C Name: Paracheirodon axelrodi Origin: Amazon Basin Size Tank pH Temp 5 cm 40 L 6.0 25°C Name: Brachygobius sp. Origin: Southeast Asia Size Tank pH Temp 3 cm 40 L 7.4 27°C NOTA: gostam de mordiscar os outros peixes. É preciso cuidado! NOTA: vou assumir que são ancistrus. Name: Ancistrus spp. Origin: Amazon Size Tank pH Temp 15 cm 60 L 7.0 24°C Name: Paracheirodon innesi Origin: Peru Size Tank pH Temp 4 cm 40 L 6.8 24°C Name: Kryptopterus bicirrhis & minor Origin: Southeast Asia Size Tank pH Temp 15 cm 100 L 7.0 25°C NOTA: são peixes de cardume Name: Balantiocheilus melanopterus Origin: Thailand, Sumatra, Borneo Size Tank pH Temp 36 cm 500 L 7.1 26°C Name: Pangio kuhlii Origin: Southeast Asia Size Tank pH Temp 7 cm 40 L 7.0 28°C Name: Corydoras spp. Origin: South America Size Tank pH Temp 6 cm 50 L 7.2 24°C Name: Apteronotus albifrons Origin: Amazon Basin Size Tank pH Temp 50 cm 400 L 6.6 26°C Name: Hypostomus, Liposarcus spp. Origin: Amazon Size Tank pH Temp 60 cm 300 L 7.2 25°C Name: Xiphophorus maculatus Origin: Central America Size Tank pH Temp 5 cm 50 L 7.3 25°C Não te queremos desanimar, mas sim, tens peixes a mais e incompatíveis. Agora é uma questão de teres algum trabalho para ter um aquário mais agradável para ti e para os peixes.
  16. luismonge

    Urgente

    Quando fizeres as TPAs, aspira o fundo. Há equipamentos baratos e fáceis de encontrar para isso. São mais importantes que peixes de fundo. Até porque se tiveres peixes de fundo, com um fundo sujo, estes são os primeiros a sofrer as consequências. Mortes fulminantes, sem sintomas, normalmente são devidas à qualidade da água. Faz uns testes para ver se está tudo dentro dos parâmetros normais. E pensa se não fizeste alguma alteração no aquário e que possa ter tido efeito na água.
  17. luismonge

    Ancistrus

    "limpa-fundos", aí está a prova de que não sabiam o que te estavam a vender. Ou então estavam a vender por vender. O Ancistrus são tranquilos. Dão-se bem num aquário comunitário. Arranja é um esconderijo com pedras, que eles gostam de se esconder. Mais uma vez, vê os links do meu post anterior.
  18. luismonge

    Ancistrus

    Idealmente deves sempre informar-te sobre um peixe antes de o comprares. Se na loja não te dão toda a informação, troca de loja De qualquer forma, uma pesquisa no google dá-te muita informação sobre os ancistrus. Começa pelos seguintes links: Wikipedia AquaHobby Tiveste até alguma sorte, porque dos plecos, os ancistrus são dos que crescem menos (cerca de 15cm). Mesmo assim, convém teres um aquário de, pelo menos, 80cm e com alguns esconderijos. Espero ter ajudado.
  19. Tenho umas pedrinhas brancas que gostava de pôr no aquário de 300L que estou a construir. São cerca de 4Kg. Já fiz o teste do vinagre e faz algumas bolhinhas. Mas gostava mesmo de as usar. O que posso fazer? Tenho sobretudo vivíparos e peixes que gostam de águas neutras e tenho receio que as pedras acidifiquem demasiado a água. Desde já obrigado.
  20. Estou a ver que te explicaram mal na loja. Quando os vendedores só pensam em vender, estas coisas acontecem. Eu já tive para adquirir otos, mas depois desisti, depois de me informar melhor. Pelo que me disseram na loja que costumo ir, se o oto estiver num aquário com a temperatura abaixo dos 26ºC, morre. São extremamente sensíveis à temperatura e à variação da temperatura. No meio da aquariofilia diz-se que se o oto sobreviver o primeiro mês, então aguenta tudo (tal como nos exemplos que referiste). Os otos são peixes ultra-rápidos. Normalmente são apanhados na natureza e normalmente usam-se "calmantes" para os apanharem. Obviamente que esses calmantes fragilizam muito o peixe. E depois ainda levam com a viagem em cima. Isto para explicar o porquê de eles chegarem tão fragilizados ao aquário. Espero ter ajudado. Vê estes links: otocinclus aquahobby Abraço.
  21. As corys também são peixes de cardume. Pela minha experiência, são muito mais activas e duram mais tempo quando têm companhia.
  22. Pessoal que tem filtros de mochila e que tem plantas flutuantes (especialmente lemna menor) para os alevins, como é que fazem para que as plantas não entrem para dentro do filtro? Um obrigado desde já!
  23. Sim, eu sei que são seres muito sensíveis. Eu só descrevi a minha experiência. Eu agora sou muito mais apologista de ter um aquário só para invertebrados. Até mesmo por causa do que referiste, picos de amónia, mas também medicamentos para peixes, que normalmente não fazem muito bem aos invertebrados. Respondendo literalmente à pergunta: sim, podes ter cherries com víviparos. Mas se quiseres que eles prosperem e se sintam à vontade, mete-os num aquário à parte, que até não precisa de ser muito grande.
  24. 4-1 Tive durante vários meses bastantes red-cherries com platties, guppies e mollies. Com o passar do tempo, foram desaparecendo e agora não vejo nenhum no aquário. O problema é que volta e meia morria um cherry e, se não o tirasse logo, eles comiam-no logo. Penso que lhe tomaram o gosto... Agora estou a fazer um aquário só de invertebrados. Para viverem mais descansados e para não me voltar a acontecer. Espero ter ajudado.
  25. Olá André. Desculpa só responder agora, mas só vi agora o post. Acho que fizeste mal em usar químicos para os caracóis. Vou-te explicar porquê: 1. os caracóis fazem parte da natureza e de um aquário também. 2. os caracóis comem-te o lixo todo do aquário, que mais ninguém lhe pega. 3. as pragas de caracóis não aparecem por acaso: normalmente é comida a mais Eu próprio já tive algumas pragas de caracóis. As indesejáveis, a cura é teres paciência e ires pescando com um camaroeiro. Depois é como te disse, começares a dar um pouco menos de comida. Outra solução é arranjares caracóis a sério: ampulárias e rubbies. Se quiseres arranjo-te uns rubbies. Desde que os tenho, tenho tido muito menos caracóis chatos - daqueles pequenos e que dão cabo das plantas. Bom, agora é ires fazendo TPSs todos dias. Se tiveres um filtro que dê para isso, arranja carvão activado, que limpa-te os medicamentos todos da água e ficas safo. Espero ter ajudado.