Adubo para plantas


Ricky

Recommended Posts

Olá gostava de saber de um adubo bom para por ás minhas plantas é que crescem muito devagar e gostaria de saber qual é o adubo mais utilizado para as plantas aquáticas.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem plantas que crescem rápido e outras que têm um crescimento lento...

 

Precisamos de saber quais as plantas que tens.

E já agora, quantos litros tem o aqua, que iluminação, etc, também não era mau. :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O crescimento das plantas está relacionado com a quantidade de luz, com o CO2 e com os nutrientes que estão disponiveis. Se tens pouca luz as plantas consomem menos CO2 e nutrientes, logo vão crescer mais lentamente.

 

Dizer qual o melhor é muito relativo, mas falando no que está disponível no mercado digamos que Seachem, Kent ou Tropica Master Grow. Depois existem outras possibilidades mais baratas que não são proprias de aquário, mas que servem perfeitamente, Hortrilon e Algoflah etc.

 

Os nutrientes mais importantes para o crescimento são os compostos do azoto, são os que são precoisos em maior quantidade (macronutrientes), enquanto os micronutrientes são necessarios para os tecidos da planta, por exemplo o ferro na formação da clorofila, isto simplificando.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Aqui no Brasil, costumamos usar húmus de minhoca em nossos aquários, não sei se é comum aí.

 

Mas adubos industriais, eu recomendo os da Tetra (TIS). Fertilizantes liquidos da Azoo são ótimos para auxiliar no crescimento das plantas também.

 

Vale lembrar que a combinação Co2, nutrientes e luz, deve ser perfeita.

 

Abrass,

 

FHAC

GDA -Aquários - da elódea ao holandês - www.gdaaquarios.cjb.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

Eu vi à pouco tempo algoflash no modelo mas a concentração de fosforo era muito elevada em relaçao ao azoto e ao potassio......mas era algoflash bonsai, para regar as arvorezinhas...é esse o algoflash que falam?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as tuas plantas estão a crescer devagar é por falta de carbono ou/e de luz, e se estão a crescer devagar estão a absorver pouquíssimos nutrientes, e se não estão a consumir nutrientes, adubar ainda mais é a pior ideia possível :!: a não ser que queiras um belo relvado de... algas.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Vi a mansagem abaixo

 

Aqui no Brasil, costumamos usar húmus de minhoca em nossos aquários, não sei se é comum aí.  

 

Mas adubos industriais, eu recomendo os da Tetra (TIS). Fertilizantes liquidos da Azoo são ótimos para auxiliar no crescimento das plantas também.  

 

Acontece que usava o Tetra Flora Pride no meu aquário pois as Amazonas apresentam uns buracos nas folhas que indica falta de ferro, más agora não estou mais encontrando para compras.

Tens algumas dicas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo colocar a argila espalhada no vidro do fundo e não tem problema algum. Claro que num aqua já montado vai ser difícil, mas se afastar o areão em certos pontos até ver o fundo, pode colocar lá uma porção e tapar de novo. A fraca circulação de água no fundo do areão previne a argila de liquefazer e misturar com a água. Se não acredita pegue um bocado de argila e largue numa garrafa de água, deixe a garrafa num local onde não sofra vibração nenhuma e vai ver que mesmo ao fim de meses a água continua limpa.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

Amigos,

 

No nosso aqua temos 4 Amazonenses (duas grandes e duas pequenas).

 

A cerca de 4 meses fiz o seguinte:

 

- Comprei um pedaço de tubo de PVC de 4 polegadas e cortei uma "fatia" de mais ou menos 4 centímetros.

 

- Enterrei a fatia no fundo do aquário ao redor de duas Amazonenses (uma grande e outra pequena).

 

- Usando uma pequena xícara, retirei cerca de 80% do cascalho de dentro da área delimitada pelo tibo de PVC (deixando dentro as 2 amazonenses).

 

- Novamente com o auxílio de uma xícara, coloquei cascalho fino dentro da área do tubo de PVC.

 

- Por cima, coloquei o cascalho grosso para manter a ornamentação.

 

- Nada foi feito com as outras 2 Amazonenses.

 

Resultado:

 

As Amazonenses plantada dentro da área do tubo de PVC se desenvolveram muityo mais que as outras duas.

 

Hoje já estou prestes a retirar o tubo de PVC para evitar que as raizes fiquem confinadas em demasia.

 

Pergunto:

 

- Poderia usar a mesma prática acima? A pergunta baseia-se no fato de que a argila é muito mais fina que o cascalho que usei.

 

- Onde voce conseguiu a argila? Comprou ou pegou em uma área rural?

 

- Será que não afetará os peixes?

 

Agradeço pelas respostas.

 

Luiz Arthur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva... eu comprei a argila numa casa de artigos para construção.

Nem precisas ter tanto trabalho, mas creio que podes perfeitamente fazer como descrito atrás, enterra é a argila o mais fundo possível para que não se dissolva. De preferência deixa a argila secar um pouco ao ar livre até ficar semi-rígida, para não se dissolver durante a introdução.

A argila não faz mal nenhum aos peixes, argila é só isso mesmo... argila. O único problema é se misturar muito com a água pode ter problemas de algas, mas só quando se está a meter, depois de enterrada não se mistura.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio que seja uma questão de melhor ou pior. São dois tipos de solo argiloso diferentes, conforme a deficiência de nutrientes no aquário tanto pode ser melhor uma como a outra.

Eu pessoalmente desconheço qualquer tipo de contra-indicação a qualquer uma das duas.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais