Corys: Ter Ou Não Ter, Heis A Questão.


DarkRequiem

Recommended Posts

Boas.

 

Vou montar um aquário com cerca de 200l. Como não o quero atafulhar com peixes, nada melhor que pedir opinião primeiro.

 

Num aquário que se está a tornar pequeno para os peixes que tenho, tenho um Pseudomystus siamensis, um Ancistrus e um Synodontis.

Estes "pequenos" (só o ancistrus é realmente pequenote) vão ser transferidos para o novo aquário (claro que após ciclagem feita, mas mais vale tirar todas as dúvidas atempadamente) e ainda hei de adquirir outro Ancistrus (de preferência bem mais barato!!!).

A par deste quarteto, terei também um duo de Labeos (sei que estes também adoram algas, a par dos Ancistrus) e ampolárias a cargo da limpeza do aquário.

 

Acham que estes peixes chegam para manutenção ou deverei colocar um grupinho corys, também?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao conheço as funções de limpeza dos labeos.

Quanto aos ancistrus eles são excelentes para algas de plantas e de vidros, pelo menos é a experiência que tenho com o meu, já as corydoras são muito boas para limpar o areao do fundo, se este for de dimensão reduzida.

Quanto à quantidade de corydoras, elas são aconselhadas em cardume, e demoram algum tempo a atingir a dimensão adulta, que não passa os 10cm. Eu tenho de momento, 6 em 120 litros, e estou a avaliar a aquisição de mais um par.

Editado por jose_matias

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao conheço as funções de limpeza dos labeos.

Quanto aos ancistrus eles são excelentes para algas de plantas e de vidros, pelo menos é a experiência que tenho com o meu, já as corydoras são muito boas para limpar o areao do fundo, se este for de dimensão reduzida.

Quanto à quantidade de corydoras, elas são aconselhadas em cardume, e demoram algum tempo a atingir a dimensão adulta, que não passa os 10cm. Eu tenho de momento, 6 em 120 litros, e estou a avaliar a aquisição de mais um par.

 

 

Pois, eu sei que elas são excelentes na limpeza do areão. Tenho umas quantas no aqua de 100l e no de 50l. Quero é evitar o excesso de peixes nos aquários e a questão prende-se mmo com isso. Serão os outros suficientes para fazer o trabalho das corys? Se s, dispenso-as do aqua grande.

Os labeos são fixes para algas, tb. N são de todo os melhores, mas dão uma perninha... Perdão, uma barbatanita. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opiniao deve-se adicionar um determinado peixe porque se gosta.

A ideia apenas da "brigada da limpeza" pode dar desilusões, ja q todos estes peixes necessitam de alimentacao especifica, nenhum deles come detritos e tambem sao puluentes com os seus excrementos.

 

Eu gosto muito de Corys, sobretudo dos comuns Paleatus. O seu principal interesse para mim e o seu comportamento curioso, muito activos em zonas que os outros peixes ignoram, mais o ar simpatico. Sao ao mesmo tempo pacificos e resistentes aos peixes agressivos o que para mim lhes confere uma personalidade especial. Ja tive um Paleatus com 2 Chiclasoma Biocelatum sem problemas!

 

A sua utilidade pode ser relevante em aquas em que muita comida chegue ao fundo, pois eles irao consumir quase todos os restos de comida.

Mas como todos sabemos nao vao limpar mais do que isso e devem receber a sua comida propria. Nao danificam plantas, mas podem limpar aguma coisa vegetal morta.

Embora nao discuta q este e um peixe de cardume, os Corys Paleatus vivem mto bem sizinhos, sem sintomas de 'depressao'. As outras variedades nao sei.

Vale a pena investigar as boas variedades para um aqua de acordo com a temp alvo, pois nem todos gostam do mesmo, embora se adaptem bem.

 

Resumindo, Corys num aqua? Sim!!!!

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opinião que para ter corys é preciso te-las em cardume (muito mais activas assim) e é preciso ter-se de uma especie que se goste!

Caso não se goste de corys acho desnecessario, uma vez que a função de "limpeza" realizada pelas corys pode ser feita por varias outras especies de peixes, inclusive algumas especies de Ancistrus são omnivoros e alimentam-se dos restos de comida dos outros peixes.

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto bastante de corys e vou deixá-las no aqua de 120l.

 

Quero é evitar que sejam mais uns quantos peixes no aqua grande a produzirem excrementos que vão fazer o que se calhar os outros peixes q lá estão já fazem.

A questão é mmo essa. 1 Synodontis, 2 Ancistrus (1 albino e o outro a comprar) e 1 Pseudomistus... Se calhar são mais do que suficientes.

 

Estamos a falar de uma espécie pequena, que realmente chega a todos os pontos e que come tudo o que os outros deixam. O Syno e o Pseudo também o fazem, apesar de serem noctivagos.

 

As Corys são peixes giros, de que gosto, com um comportamento engraçado quando em cardume (e é bem giro ver cardumes com diferentes espécies, porque sim, é possível ver isso acontecer), com funções muito especificas e que nem incomodam nem se deixam incomodar por outros peixes.

Mas vão poluir mais e vão necessitar de casa, também. Teria sempre de arranjar mais tocas e esconderijos para elas, caso as colocasse no aquário.

É isto que me preocupa, os contras. Valerão a pena, face aos restantes elementos de fundo já existentes? Se não os tivesse (como não vou ter no aquário mais pequeno), elas estariam lá, seguramente. Mas com estes habitantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vale ressalter que as Corys não são comedoras de fezes como muitos pensam, auxiliam na limpeza sim, de restos de comidas e alguns restos de peixes como foi citado pelo "Requiem" que caem no fundo, é um peixe bonito que deve ser respeitado possuo em meu aqua de 200L 20 corys de diferentes espécies fico horas a olhar o aquario mas jamais vi alguma comendo fezes, se alimentam de comidas como os outros peixes, gostam de tocas e são extremamente pacificos.

Tenho um labeo que é o xerife do aquario é incrivel um peixe que não gosta de ver outros peixes brigando....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas

 

as corys como ja se disse aqui,

nao sao comedores de fezes.

mas alem de comerem restos do comer que fica no fundo.

remexem a areia/areao, sendo que ao remexer fazem com que as fezes comecem a pairar na coluna de agua.

e com que sejam sugados pelo filtro.

 

 

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais