cuidados com a glosso


ekze

Recommended Posts

Viva,

 

eu também sempre ouvi dizer qua glosso é uma planta muito exigente, mas em tempos fiz uma experiência que me demonstrou o contrário, passo a relatar;

 

coloquei glosso (a titulo de experiência, e esperando que ela definhasse rapidamente) num aqua de 30L, com uma lampada de 14W, sem adição de co2, que estava na altura a utilizar para criar kribensis. Qual não foi o meu espanto quando a glosso não só não morreu, como até ia crescendo (apenas a um ritmo mais lento).

Daí concluí que para ela mostrar todo o seu esplendor necessita de luz, co2 e nutrientes, mas se não tiver isto também se aguenta, logo não acho que seja uma planta assim tão difícil. Mas é apenas a minha experiência, e cada caso é um caso.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a planta esteve nesse aqua cerca de 3-4 semanas.

É possível que durante esse tempo ela estivesse a consumir reservas acumuladas, mas eu plantei-a pé a pé e cada um cresceu nesse tempo cerca de 3-4 cm. Seria a energia acumulada suficiente para este crescimento?

Eu pretendia continuar a experiência por mais tempo, mas como decidi retirar o areão por causa da criação, parei por aí. Um dia destes volto a repetir.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é mesmo 1W/L? é que o aqua tem 1m e torna-se dificil aumentar ainda mais a iluminação. Tenho duas lampadas T8 (uma phillips aquarelle e uma gro-lux sylvania). Será 0,7W suficiente? É que ainda hj encomendei 4 vasinhos de glossostima :wink:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é suficiente.

 

Penso que foi o André (taslixado) que colocou um posto aqui à tempos a dizer que, segundo uma experiência que realizou, a Glosso desenvolvia-se melhor com luz abaixo de 1w/l. Penso que o valor deveria rondar esses 0,7w (se tiver errado corrijam-me sff :wink: ).

 

torna-se dificil aumentar ainda mais a iluminação

Porquê? Falta de espaço?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yup....nem mais!

 

 

E nem pensem em falar-me de alternativas mais pontentes e super-baratas pq acabei de adquirir isto e ficava danado se soubesse que podia ter tido melhor por mt menos. 8)

 

Lol!

 

tas...diz-me la qq coisa! ;)

 

abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais