ajuda


santoantonio1

Recommended Posts

boa noite a todos.

a questao que tenho é a seguinte, hoje comecei a montar um plantado e ao procurar (infrutiferamente) laterita, uma loja me informou que nunca tinha ouvido falar e que nao era necessario, que mantinha as deles apenas no cascalho e adicionava tetra no substrato junto ás raizes, fiz como me indicaram, pois preciso urgentemente de ciclar o meu aqua. pergunto, como me é quase impossivel de adquirir laterita posso fazer como a loja me indicou e nao vou ter problemas futuros?

outra questao, no filtro nao uso carvao activo, certo? e quanto a areadores, tambem sao precisos ou posso desativa-lo?

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, montei hoje o aqua e já coloquei umas plantas nele (embora já nao me recorde do nome delas), preciso de montar o dispositivo de co2 já e começar a fornecer ás plantas, ou faço isso apenas quando o ciclo estiver completo?

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, meu caro. O da tetra que voce fdala eh o tetra initial sticks? Ele eh excelente...ha um tempo a tetra parou com a importacao para o Brasil(ai que inveja sua :)). Qnto a sua pergunta, pode sim mante-lo apenas sem laterita...alguns colocam prego no substrato, nao aconselho! Se houver alguma deficiencia de ferro no futuro, adiciona fertilizante nas raizes e liquido!

As plantas voce pode plantar logo..alias, eh bem melhor, principalmente as de crescimento rapido para competirem com as algas...faça isso

O carvao nao eh necessario num plantado, pois retira muitos nutrientes da agua, entre els o ferro. Embora existam opinioes em contrario, acho que atualmente essa predomina

Ah, quanto a injecao de co2...adicione logo, nao espere nao...

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Santoantonio1, antes de usar Co2, diga-me uma coisa; quantos litros de água tem o seu aqua? e quantos watts tem de luz?

Estas perguntas prende-se com facto que não se deve usar Co2 em aquas que não tenham pelo menos 1 w por 1 litro de água. Caso o seu aqua tenha menos luz que isso, poderá incorrer na forte possibilidade de fazer mais estragos, do que ajudar as plantas.

Espero ter ajudado e qualquer diga :)

 

Abraço,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites

o aqua é de 60l, mas com tudo o que lá está, aponto para os 45, 50l.

é 1 lampada flurescente compacta de 30w (se nao estou em erro)

agora á noite após acordar, toquei no suporte da lampada e reparei que estava quente, devo mudar a lampada para outro tipo?

já agora, no aqua devo usar a bomba de ar ou nao é necessario?

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que eu esse as compactas não tem tantos watts (posso estar errado). A lampada que tem é daquelas que normalmente se usa nas cozinhas ou escritorios?? Se for deverá ter uma lampada flurescente normal, que pelos litro que me disse deve de ter 18watts. Se for isto na minha opnião não deves de usar Co2.

Quanto as lampadas aquecerem é normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

disses que existe uma relação entre o CO2 e os watts das lampadas, qual é ela??

O CO2 só é consumido pelas plantas quando tens boa (muita) iluminação.

 

De uma maneira muito rápida: Se tens muita luz as plantas consomem o CO2. Se tiveres pouca luz o CO2 não é consumido (ou é consumido numa quantidade muito pequena).

 

Quando injectas CO2 num aqua com pouca luz corres o risco de matar o peixes (intoxicados por excesso de CO2)

Se não estou em erro, só quando tens 0,5w/litro a 1w/litro é que deves injectar o CO2.

 

Faz uma pesquisa no fórum que encontras montes de informação sobre isso.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que estas informações são muito subjectivas!!!

Tudo depende do tamanho do aqua, do tipo de luz usada, quantidade de plantas, etc...

Mas de uma maneira geral pode-se dizer que para um aqua bem plantado (importate) com a relação que o nuno miguel falou não terás apartida problema na utilização. Mas deve-se ter sempre o seguinte cuidado, medir o Ph e Kh minutos antes de acender as luzes e minutos antes de elas se apagarem. Desta forma podem ver as variações a que o aqua estara sujeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a ver a lampada do aqua e reparei que estava errado, é uma lampada de 11w e nao de 30w. deverei colocar mais?

tambem reparei que o tronco que lá está, está coberto com um algo branco, parece uma teia de aranha ou bolor branco, isto é normal durante o ciclo?

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pois eu também estou com o mesmo problema, tenho o aqua a ciclar á umas 3 semanas, apenas com plantas e 1 tronco.

Começou por aparecer junto ao tronco uma "teia de aranha" que se propagou, neste momento tenho uma enorme agarrada a uma "Egeria najas"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais