The Great Tanganyika


Recommended Posts

Pois é amigos, depois de tanta espera finalmente chegou o momento que tanto desejava: montar o meu tanganyika com tropheus banana rock

 

Aqui ficam as características do meu novo aqua (mais um biótopo para juntar à lista de mais de uma dezena cá em casa cabecadura ) e também algumas fotos dos seus primeiros habitantes, uma colónia de 12 tropheus bemba da criação do amigo Artur Martins que desde já agradeço :crazyeyes:

 

 

Dimensões: 140x40x50

 

Volume (litragem):280 Litros

 

Fauna:

 

12 - Tropheus sp. "Black" (Pemba)

 

Colónia de Lamprologus' multifasciatus - A aguardar

 

Colónia de Cyprichromis leptosoma (Mpulungu) - A aguardar

 

Casal de Eretmodus cyanostictus (Zambia) - A aguardar

 

 

Flora:

 

Valisnérias

 

 

Substrato e Decoração: Areia da praia e pedaços de coral. Seixos rolados + Rocha Calcária (Serra da Arrábida).

 

 

Sistema(s) de Filtragem: JBL CristalProfi 500, 2xAquaClear 990l/h (Circulação + Filtragem)

 

 

Iluminação: Power-Glo 30W + Sun-Glo 30W

 

 

Aquecimento: Jägger 300W

 

PH: 8.5

 

KH: 12

 

Temperatura: 26ºC

 

 

Panorâmica:

2566942783_a40a527437_o.jpg

 

 

Tropheus

2566942877_511fc44982_o.jpg

 

2566942959_4104e2de54_o.jpg

 

2567765164_e7359e971e_o.jpg

 

2567766124_c35c35890f_b.jpg

 

 

Assim que tiver o resto da fauna darei novidades com muitas fotos :D

 

 

Um abração,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito bonitos, os bichanos!

 

Eu talvez tentasse trocar o calhau maior. É ligeiramente diferente dos demais. É certo que, com o alguedo, deixará de se notar. Não sei é se os tropheus as vão deixar lá por muito tempo :tongue::Fade-color

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande Marco

"parece" que já tens um tanganika a bombar

 

Nunca comentei qualquer aqua, mas há sempre uma primeira vez

 

pontos negativos:

-as rochas e as disposições das mesmas: não gostei. Se calhar ficava melhor rochas apenas de 1 tipo e com uma disposição diferente, com as valisnérias a sairem pelo meio. Parece-me muito pesado do lado esquerdo. Talvez mudando um bocado mais para a direita respeitando a regra de ouro, ficasse melhor. E talvez mais espaçadas, de modo a facilitar a limpeza e se fosse preciso, a captura dos peixes

-o termostato: um hydor externo ligado ao filtro e tiravas o interno

-a saida do filtro parece-me muito baixo. Alguma razão para isso? Eu colocava-s mais à superficie até para oxigenar a água. Os tropheus precisam de áquas muito oxigenados. Até pode que as aquaclear deem sozinhas conta do recado. E porque não a entrada do filtro de um lado e a saída do outro? Porque puseste tudo de um lado? Questoes de espaço??

-Fundo preto? quando os tropheus vão até à zona mais livre do aqua, se calhar "perdem-se" no fundo preto.

 

pontos positivos

-começaste primeiro que "moi même"

-bela escolha de especie e tambem no seu numero (os bemba)

-melhor escolha com os eretmodus, pois são mais ao meu gosto

 

apenas uma questão: como estás a fazer o buffer para juntar à àgua (se é que precisas)

 

cumprimentos :crazyeyes:

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá nuno esses tropheus são muita bonitos :D

Agora a sério gostei do aqua

Embora eu seja da opinião que os layouts sejam uma coisa muito pessoal

Aquilo que para nós está muito bom pode não agradar aos outros

O fundo preto vai-te ajudar a realçar a cor dos bichos

Resumindo tem boa água,areia e calhau está aprovado pelos tropheus

Fico á espera de mais novidades para esse aqua

Abraço

BATTLES ARE DONE FOR THOSE WITH THE COURAGE TO ACHIEVE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vindo a este lado dos CA's :happy:

 

Ando cá com uma vontade de fazer o inverso de ti e aventurar-me nos Malawi... o problema é que não posso ter mais aquário cá em casa sem comprar uma grande guerra :)

 

Apesar de preferir rochas mais escuras e de maiores dimensões acho que conseguiste um Layout interessante.

 

A razão pela qual gosto de rochas maiores é por causa da "pesca", temo bem que quando quiseres apanhar esses Tropheus vais ter que entrar em obras :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

 

Boa sorte com isso e vai mantendo a malta actualizada!

 

Grande abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

 

desde já os meus agradecimentos pelos comentários.

 

Filipe,

 

optei por colocar a rocha grande para desfazer uma certa uniformidade que, à semelhança do que acontece no Tanganyika (e mesmo nos outros lagos) não existe. Com a proliferação do alguedo penso que quase não de notará a diferença, mais tarde. Relativamente à eventual captura dos bichanos sem dúvida que será um problema, mas nada que não se resolva. A água tem uma excelente oxigenação fornecida pelas power-heads, tanta que até tive de reduzir um pouco o caudal por causa da corrente criada ;) Quanto ao termostato e à saída do filtro foi meramente uma questão de utilização de material que por aqui abunda :P e como calculas há que aproveitar ao máximo o que temos disponível. O filtro tem as mangueiras curtinhas e acabei por colocar desta forma (aliás, à semelhança do que tenho também no Malawi). O fundo preto, tal com afirmou o Artur e bem, vai ajudar a realçar as cores dos tropheus.

 

Não fiz buffer algum , pois até agora os parâmetros quimicos da água são os desejados.

 

 

No fim-de-semana, se tudo correr bem, vão entrar os cypris e os eretmodus ;)

 

 

Depois coloco as prometidas fotos ;)

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos,

 

 

tal como prometido aqui estou com as novidades! E como falar não adianta nada ou adianta muito pouco, aqui ficam as fotos do pessoal:

 

 

Os tropheus têm crescido que nem loucos e dia para dia vão ficando com umas cores incríveis :)

 

2604727623_d66403b3fc_b.jpg

 

2604738333_a8d6ab8f5a_b.jpg

 

2605582234_69a9495600_b.jpg

 

2605583246_28bcf105f0_b.jpg

 

2605586956_1173b03944_b.jpg

 

2605592118_56340c304c_b.jpg

 

 

Aqui, uns Cypris ainda pequenotes mas já todos contentes

2605593492_5b01a3ecff_b.jpg

 

2605594346_c48850a2d2_b.jpg

 

O reef sagrado dos tropheus

2605598314_589faf8e43_b.jpg

 

Eu bem quero deixar crescer o alguedo nas rochas, mas....

2605599708_56d9491c4b_b.jpg

 

2604769727_6b6da39a20_b.jpg

 

E come e come e come... :)

2605602362_fcbb4339e6_b.jpg

 

Uma foto pro Mpulungu, tadito...

2605603960_866d17a8e4_b.jpg

 

2605605124_f9706a0ba5_b.jpg

 

2605605546_1fcef2676b_b.jpg

 

2604774813_244a16dd6e_b.jpg

 

2604776037_5cedf47ce0_b.jpg

 

2604777081_de85303b8a_b.jpg

 

Este é senhor da casa... (Artur, tens razão, o comportamento não deixa margem para dúvidas...)

2604779249_f57442db95_b.jpg

 

2605611560_3b4e6e1acf_b.jpg

 

2605612166_1b81fe0b4f_b.jpg

 

E agora os Multis (Nelson, parece que os meninos já se andam mesmo a preparar...) ;)

2604731293_0c002c4a1d_b.jpg

 

2604733303_cd074d220f_b.jpg

 

2605566182_d169700346_b.jpg

 

2604752907_4e1cce6831_b.jpg

 

Este menino é o tal que desafia os tropheus :cool2: Grandes pra quê?! :smilecolros:

2604756355_6aa9da3007_b.jpg

 

2604757479_66552cd605_b.jpg

 

A dona de casa...

2604758069_24fe86296f_b.jpg

 

Olha quem é ele!! Ou melhor, ela.... :)

2605599200_4520a493a2_b.jpg

 

2604754863_ea8791f49c_b.jpg

 

Muito mais desinibida que o macho...

2604759063_d71e0ddd0e_b.jpg

 

Mas o macho também sai.... e quando se brinca nas rochas.... pimba! Logo a seguir, papinho cheio :) (Pedro, os gajos gramam-se mesmo) :)

2604748367_bba90be837_b.jpg

 

 

E termino assim com esta grande novidade, ainda agora chegaram e já começam nisto! ;)

 

Espero que gostem!

 

 

Um forte abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco!

 

Sempre projectos de grande qualidade!

 

Faz-me pensar que devia ter espaço para ter mais um aquário...

 

Parabéns.

 

Abraço

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Marco,

 

Finalmente tropheus, muito bem. Quantos á população de tropheus esses Pemba, são óptimos para começar, como são já filhos de filhos, nascidos por cá terás descendências em breve.

 

Mas depois tens de te virar para uma população menos vista :mrgreen:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

 

ficam mais umas actualizações, adicionei umas Vals e chegaram hoje as Neothaumas do Tanganyika :mrgreen:

 

 

2608312606_36aa3324bd_o.jpg

 

2607457331_c65afb48f1_b.jpg

 

2607457875_66895410a5_b.jpg

 

 

Um abraço,

Boas Marco, olha vou só opinar sobre uma coisa que acho que faz algum sentido! No lado direito do aqua tens ali uma zona com pouca vegetação, neste caso valisnérias, penso eu... tenta colucar lá umas e acho que fica perfeito ou então espalhas as demais para ficar mais equilibrado! ::D: abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

Isso está com muito bom aspecto... muito bom mesmo, mas outra coisa não seria de esperar!

 

Parabéns!

 

Visto que temos alguma fauna em comum temos que pensar um dia deste em refrescar as correntes genéticas dos nossos tanques, pois presumo que os Tropheus e Cypris que tens sejam todos irmãos, certo?

 

Um abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo áqua, aguçou-me a curiosidade para conhecer um pouco mais sobre este biótopo.

 

Só gostaria de corrigir um pormenor de geologia, é que na Arrábida não há granito mas sim calcário e uma brecha colorida (famosa e de extracção proibida), cuja pedreira se encontra no cruzamento onde se juntam a estrada que vem de Azeitão por poente, a que sobe do Portinho e Figueirinha e a que atravessa o topo da serra. Desta brecha (resultado da cimentação de seixos arredondados) é que me parece ter aí um calhau rolado.

 

Bem haja.

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só gostaria de corrigir um pormenor de geologia, é que na Arrábida não há granito mas sim calcário e uma brecha colorida (famosa e de extracção proibida)

 

Olá Luís,

 

tens toda a razão! Foi um lapso de que não dei conta quando escrevi, pois de facto é calcária e bem calcária! :unsure:

Em relação à brecha da arrábida, é de facto de extrema beleza, única em Portugal e, provavelmente, muito rara a nível mundial. Contudo, também não ficaria bem nestes biótopos :rolleyes:

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

Isso está com muito bom aspecto... muito bom mesmo, mas outra coisa não seria de esperar!

 

Parabéns!

 

Visto que temos alguma fauna em comum temos que pensar um dia deste em refrescar as correntes genéticas dos nossos tanques, pois presumo que os Tropheus e Cypris que tens sejam todos irmãos, certo?

 

Um abraço

 

João Nuno Cruz

 

Olá João,

 

obrigado pelos comentários! De facto é verdade, eles são todos irmãos e vão precisar de uma renovação de sangue, sangue novo :rolleyes: Depois tratamos disso :unsure:

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo.

 

Muitos parabéns mais uma vez. Pode ser que um dia me possa iniciar num biótopo destes. Para já estou como alguém refere acima, se o fizesse agora estaria a comprar uma guerra cá em casa. O limite para os próximos tempos é de 30 litros (40A*40L*25)e na bancada da cozinha... apenas com neons chineses e reds.

 

Fico surpreendido que ponha plantas no aquário, o que até me agrada, é que me tinham dito que com ciclídios não dava para as ter.

 

 

Um abraço.

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico surpreendido que ponha plantas no aquário, o que até me agrada, é que me tinham dito que com ciclídios não dava para as ter.

 

 

Ola Luís,

 

é possível colocar plantas com ciclídeos africanos, desde que devidamente escolhidas. As anúbias e as Valisnérias são as mais resistentes e aguentam perfeitamente não só a alcalinidade como também os ataques gulosos dos ciclídeos :rolleyes:

Para além do mais, nos grandes lagos também existem plantas, sendo muito comum encontrarmos as Ceratophyllum demersus.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grato pelo esclarecimento.

 

Em Setembro devo começar um áqua com um casal de ciclídios, no local de trabalho, que nos vão oferecer, até lá terei que preparar o áqua. Só tenho um de 50 l disponível. Não sei que ciclídeos são, vou informar-me até lá e avaliar a viabilidade do projecto, mas assim fiquei a saber que posso colocar plantas.

 

Um abraço, mais uma vez

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabens pelo aqua e fauna...

Agora que os multis acertaram, vai ser sempre a abrir :)

Tenho ca mais alguns, caso queiras...

Alias, multis e cypris são aos pontapes...

Ja vim que os teus eretmodus acertaram logo, so espero que os meus tambem acertem banana rock

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabens pelo aqua e fauna...

Agora que os multis acertaram, vai ser sempre a abrir :)

Tenho ca mais alguns, caso queiras...

Alias, multis e cypris são aos pontapes...

Ja vim que os teus eretmodus acertaram logo, so espero que os meus tambem acertem :crazyeyes:

 

Amigo Nelson,

 

multis são sempre bem-vindos banana rock

 

Parece que os eretmodus acertaram mesmo, vamos ver se corre tudo bem!

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...