bettas em aquario comunitario?


leoa

Recommended Posts

eu estava a pensar comprar um aquario de 100l, e queria por lá:

 

guppys

neons

corys

ottos

e bettas( 1 casal), mas nao sei se o casal betta se dá bem num aquario comunitario e tb com as outras especies que eu disse. preciso de saber

 

obrigado :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Estas duvidas de bettas num aquário comunitário ja foi discutido N vezes. Cada peixe é um peixe. As barbatanas dos bettas machos sao bastante atractivas para outros peixes, o que pode originar a mordidelas na mesma. Eu sou contra ao betta num aquário comunitário, mas isto sou eu.

 

Também acho que o teu aquário iria ficar muito povoado. São 100 litros de capacidade, mas reais são só 80/85 litros. O equipamento tecnico, as plantas também ocupam lugar.

 

Tens uma especie de peixe, neons, que são peixes de cardume no minimo tens de manter 6. Dada a capacidade do aquário precisas de 4 corydoras e ottocinclus affinis. Guppys é 1 macho por cada 2 femeas e mais o betta é só fazer as contas.

 

Fica bem!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

eu sou nova neste forum e estava a pensar por escalares, mas já desisti por várias razoes, por isso ia exprimentar os bettas que acho super bonitos. talvez arranje molys pretas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm os betas, espectaculares.

 

Informa-te bem, antes de comprares os peixes.

Na minha opinião, podias tentar montar um comunitário asiático.

Por exemplo:

 

Betas, 1 macho e 2 fémeas,

Rásboras 8

Sae 3

kullies 3

e talvez uns peixe vidro

 

Todos estes peixes são asiáticos, com necessidades semelhantes em termos de parametros da água. Já tens comedores de algas e "limpa fundos", portanto para ficar mesmo bom era só acrescentar plantas, muitas plantas. :oops:

 

ah, e muito importante tambem, o ph da água de Lisboa ronda os 7.5, ideal para estas espécies, ou seja, não precisarias de estar a alterar a quimica da água.

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só para acrescentar que o betta podia achar graça as caudas dos guppys.

 

Ou o oposto...

Um betta não tem metade da velocidade para ir atrás de um Guppie, e muito menos assim que fica com um tamanho razoável. Aquela cauda pesa, e pesa muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Miguel . :)

sim, realmente acho os bettas lindissimos e sempre quis ter uns.(acho os machos lindosss por causa das cores, mesmo que só possa ter 1) mas depois comecei a pensar em ter escalares ( e bettas assim, não!) mas depois comecei a pensar que escalares seria má ideia( por causa dos neons, do espaço...etc.) gostava mesmo muito de ter bettas, desde que tenha boas condiçoes para eles!, mas a verdade, é que nunca ouvi falar das outras espécies!(á exepção das Rásboras) :oops::)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhhhhhhhhhh

 

Estava-me a esqueçer dos botias, peixes lindos, também asiáticos.

 

Será fáçil encontrar fotos das espécies que referi no google, excepto talvez a do peixe vidro, e uma vez que não me lembro do nome cientifico, aqui vai uma foto dos meus.

 

Pic_787_17.jpg

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De forma resumida, não recomendo aos menos experimentes que juntem um casal de bettas no mesmo aquário, poderá ser um 'romance' que termina em 'tragédia'.

 

Os bettas são peixes peculiares e algo temperamentais, também não é aconselhável a sua junção com guppies, há a tendência natural do betta efectuar um ataque repentino aos machos guppies mais vistosos que se cruzem, pensando tratar-se de outro macho betta (é assim tão linear como referi). Um betta que não ataca guppies é a excepção e não a regra. Eu próprio já mantive com sucesso bettas com guppies mas continuo a não recomendar.

 

:oops:

 

Notem que a agressividade de bettas com guppies não é tão rapidamente notada como podem pensar, um betta ao avistar um guppie não parte pura e simplesmente para o ataque... por isso não se admirem se tiverem bettas e guppies confortavelmente instalados durante duas semanas para um dia encontrarem um dos machos guppie sem cauda ou morto. Isto é um alerta para quem insere um betta num aquário com guppies durante 5 minutos e na ausência de um ataque concreto, parte do pressuposto que dão-se bem... não é assim tão simples!

 

:)

 

Ou o oposto... Um betta não tem metade da velocidade para ir atrás de um Guppie, e muito menos assim que fica com um tamanho razoável. Aquela cauda pesa, e pesa muito.

 

Discordo, nunca verá um guppie atacar a cauda de um betta, os guppies não têm tendências de fin nipper. O contrário é verdade... e não é raro.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo, nunca verá um guppie atacar a cauda de um betta, os guppies não têm tendências de fin nipper. O contrário é verdade... e não é raro.

 

Os bettas podem tentar alguma coisa, mas simplesmente não conseguem. Só isso.

 

BTW. o único peixe que alguma vez tive problemas com a cauda ratada foi mesmo um betta, depois de se chatear com um tetra negro. Mas como são os 2 extremamente temperamentais, depois atinaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho um betta vermelho..qué é o meu peixe mais antigo..mantenho-o em aquario comunitario....o unico peixe que ele realmente atacou foi um guppy...depenhou-lhe a cauda toda...de resto mantenho-o com outras varias especies e ele nunca atacou directamente..embora os persiga.... em relaçao a atacarem o betta... as vezes tentam por a boca nele mas ele logo mete respeito... penso que é possivel ter betta em aquario comunitario..agora axo que bettas com guppys é k nao funcioam muito bem... eu falo da minha experiencia..nunca tive outro betta apenas este.

 

=)

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bettas podem tentar alguma coisa, mas simplesmente não conseguem. Só isso.

 

Está a fazer uma suposição pessoal, mas está errada. Basta procurar no fórum (veja por exemplo o post anterior do colega aquariano) ou mesmo no google por relatos semelhantes e verá que é demasiado comum a morte de guppies provocada pelos bettas. Confirmo esses relatos, já assisti a um ataque de um betta a dois guppies machos durante o períoso de ausência de luz num aquário, tendo provocado a morte de um deles e pequenos danos na cauda do outro. Há excepções, mantenho num dos meus aquários um betta e alguns barbos sem problemas, juntamente com guppies (!), mas tenho noção que o comportamento pacífico entre eles é excepção, não é a regra. Deduzir que um betta não apanha um guppy, é substimar os bettas... e de que maneira! :wink: Talvez as pessoas tenha essa imagem pachorrenta dos bettas devido ao modo como são injustamente mantidos em aquários minúsculos aquários de água fria.

 

Tenho um betta vermelho..o unico peixe que ele realmente atacou foi um guppy...depenhou-lhe a cauda toda...axo que bettas com guppys é k nao funcioam muito bem... eu falo da minha experiencia..

 

Exacto, infelizmente é comum tal acontecer. O betta é um peixe com personalidade muito forte e um pouco imprevisível, há que ter algum cuidado na introdução em aquários comunitários. :wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estava a pensar comprar um aquario de 100l, e queria por lá: guppys, neons, (...)

 

Esta combinação não resulta particularmente bem, os guppies são de águas alcalinas, por sua vez os néons preferem águas mais ácidas. Teoricamente será possível combinar ambas as espécies mantendo um pH equilibrado em torno dos 7.0 mas a atitude correcta será medir o pH da água corrente e seleccionar as espécies de peixes de acordo com esse valor.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Eu tenho um aquario de 160 ltrs em que tenho 1 Betta macho, 2 Escalares, 12 Guppys, 8 neons, 3 espadas, entre outros peixes e felizmente tenho tido sorte, pois tirando um problema a cerca de 4 meses com a agua, nunca tive problemas entre peixes, comem todos juntos e dão-se lindamente, mas....... lá está..... na aquariofilia não existem regras 100%. Eu tive sorte de conseguir juntar estas especies, mas normalmente elas não se dariam bem...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opiniao de quase todos, acho que nao tem problema nenhum, até conheço quem tenha bettas com guppys e até gora n houve probelemas, mas CADA PEIXE É UM PEIXE.

Um Abraço

 

EkZe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

eu tenho um comunitário com:

 

neons

guppies

tetras serpae

corydoras e.....

 

bettas (1 macho e 3 femeas)!!!!

 

não há guerras entre os bettas e as outras espécies....

 

esta é a minha pequena experiencia, mas de facto pode ser diferente com outros bettas...

 

uma coisa importante é que tenham esconderijos (plantas ) para que não se sintam constantemente ameaçados e não comecema disparar em todas as direcções

 

também é importante não os juntar com outros que apreciem ou tenham curiosidade por barbatanas (p.e. escalares e barbos)... limpam-te o betta num instante

 

se fosse a ti punha mais do que uma femea com um macho... eles tem a mania de as perseguir (há quem diga que eles não conseguem distinguir muito bem o género entre si) e se for mais do que uma ele fica indeciso a quem chatear, ou vai chateando em alternância

Link to comment
Partilhar nas redes sociais