fermento eterno


Recommended Posts

hum...

deixei de ter fermento...

e não me apetece comprar!

 

Bom já que fica sempre fermento agrrado á parte inferior da garrafa e que tal servir-me deste?

 

será que este está morto ou está apenas dormente?

 

neste momento tenho produção de CO2 (substancial ) apenas com os restos do fermento da garrafa (está vivo então), o fermento como está vivo reproduz-se, se reproduz-se terei boas quantidades em pouco tempo, se reproduz-se adapta-se ao ambiente que forneço (muito alccol)...

 

Com alguns anos desta pprática poderei ter um fermento excepcional aguentando altos niveis de alcool e ph baixos...

:wink:

 

que acham?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Até que pode ser uma grande ideia!!! Na verdade nós deitamos sempre fora os restos de fermento, e ele talvez ainda funcione!!!

 

Mas António, adicionaste apenas açucar e bicarbonato de sódio à solução?

 

Fica bem... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

basta despejar a antiga solução, mas com cuidado para ficar a maior parte do fermento agarrado à garrafa!

 

depois mete-se água nova (esta ficará turva, já que o fundo da garrafa está cheio de fermento), açucar bicarbonato de sódio...

e prontos!

:wink:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AquaSaudações a todos

 

Olá António Vitor

 

Então concluimos que a produção deixa de existir por falta de açucar, certo?

 

Em relação ao fermento não é preciso colocar mais ou percebi mal?

Ele realmente reproduz-se?

 

Fica bem!!!

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

 

David Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

a produção pode acabar por três factores:

-pH muito baixo (as enzimas usadas pelas leveduras não funcionam)

-falta de açúcar (não há alimento para as leveduras)

-aumento da concentração de alcool (pode matar ou colocar em estado de repouso as leveduras).

 

não se adiciona mais fermento, ele reproduz-se, é um organismo vivo (fungos) e como tal reproduzem-se.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é como o táslixado disse...

se algum destes 3 facores falharem estes entram em hibernação..

é esses que eu uso para recolonizar a garrafa..

:wink:

 

abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AquaSaudações a todos

 

Obrigado pelas respostas, já estou testando para ver o resultado. acabei de colocar só o açucar, agua e bicabornato, vou esperar e ver o resultado.

 

Fiquem bem!!

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

 

David Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

estou a usar a receita de CO2 DIY num aqua de 30 litros, tendo usado a quantidade da receita habitual (de 1 litro) em metade da água(menos de meio litro).

 

Já lá vai mais de um mês e o CO2 ainda não acabou (mais precisamente 1 mês e meio).

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu dura smp menos de 1 mes é mesmo possivel aproveitar esses restos de fermento???

expliquem la isso melhor.

 

 

uma receita a duram um mes e meio :shock:

tb quero passa la isso :shock:

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AquaSaudações a todos

 

 

Afinal funciona mesmo, obrigado António Vitor :shock: , agora já não tenho que chatear a mulher sempre que precisava de fermento! :shock:

 

Fiquem bem!!!!

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

 

David Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu disse no post anterior a receita que uso é a normal, mas em vez de usar uma garrafa de 1 litro, uso uma com meio litro.

 

A receita é:

 

1 Chavena de chá de Açucar

1 Colher de café de Fermento de Padeiro (O Fermipan é facilmente encontrado em muitos supermercados e hipermercados, mas pode usar algum comprado numa padaria).

1 Colher de Chá de Bicarbonato de Sódio

Cerca de 400 ml de água morna (é importante que a água adicionada seja morna para permitir uma fermentação mais rápida,mas não pode ser demasiado quente ou nada acontecerá).

 

Porque razão o CO2 durou mais de 1 mês não faço amínima ideia, mas já não é a primeira vez que uso água em menor quantidade e que a mistura dura mais tempo,mas como percebo pouco de Química não sei porque razão isto acontece.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No inicio tb usei bicarbonato e durava quase 3 semanas mas a produção de CO2 era muito mais lenta +/- 6 bolhas /min. Este exagero de 6 bolhinhas nem sequer influenciava o Ph e por isso deixei de usar bicarbonato. Agora dura uma semana mas uma semana sempre a bombar. Acho que depende das necessidades de cada um e do Ph da água que usam para as trocas. Eu preciso do CO2 para as plantas e para baixar o Ph. Nada como fazer tentativas e chegar às quantidades ideais... mais ou menos fermento ... mais ou menos bicarbonato, etc....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nuno,

 

Penso que tudo depende das quantidades de fermento e bicarbonato, neste outro tópico, refere-se utilizar uma pequena quantidade de fermento! :lol:

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=1004

 

Vamos lá pessoal, temos que achar uma boa receita!!! :lol:

 

Fiquem bem... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Os fermentos são organismos vivos: vivem, crescem, reproduzem-se e morrem. Se utilizarem uma quantidade exagerada de fermento vão ter muitas bocas para alimentar... tá certo, dão CO2 a rodos, mas o objectivo aqui não é produzir Seven-Up e bolhas de CO2 que atinjam a superfície falharam o seu objectivo.

 

Por outro lado um início lento preservará mais o balanço da coisa. A população de fermentos aumentará mais naturalmente e será equilibrada com a taxa de mortalidade. Mas concedo que para os impacientes é complicado... Também não me parece que seja uma boa aposta usar o CO2 para baixar o PH: confiar no fermento para isso configura um desastre no horizonte.

 

Tenho visto alguns posts sobre o odor do restos da fermentação. Qualquer coisa diferente de um leve e agradável cheiro a fermentado, significa que alguém não fez o trabalho de casa a limpar o material e existe contaminação bactereológica e a mistura "apodreceu".

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá tudo certo :?:

 

Eu também uso o fermento da garrafada anterior (de tempos a tempos tenho juntar um pouco) e uso é muito bicabornato de sódio. Normalmente cerca de 3/4 colheres de chá.

 

Essa de utilizar menos água, não estou a ver o efeito, mas vou experimentar :?:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa de utilizar menos água, não estou a ver o efeito, mas vou experimentar :wink:

 

e quem falou em usar menos água?

 

Em minha opinião, quanto menos ar estiver dentro da garrafa de fermentação melhor. Se tiveres um garrafão de 5 litros com um litro de mistura ficas, se a matemática não me atraiçoa, com 4 litros de ar. Antes de uma única bolha de CO2 chegar ao aquário é essa a quantidade de ar que borbulhará no difusor... o CO2 é mais pesado que o Azoto e Oxigénio que constituem a maior parte do ar. Portanto o CO2 empurra o ar debaixo para Cima.

 

Os meus recipientes de fermentação são cheios até 2, 3 cm do gargalo e uso muito pouco fermento para evitar a formação de espuma.

No fundo é o que o António Vitor propõe com a utilização dos restos da fermentação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora que recipientes usas???

Da tua formula era 3/4 de litro de água!!! :wink:  

 

Ora bem...

... Três aquários, dois deles com CO2

 

O maior (250L) tem uma garrafa de Santal de litro e meio cheia até cima. A receita, tal como a sopa espanhola estica se juntares mais água. O CO2 é injectado (literalmente, com uma agulha que sobrou de uma seringa!) no tubo do filtro externo. Escolhi o Santal porque a garrafa é escura e o fermento prefere pouca luz.

 

No aquarios dos discos, soltei os cordões à bolsa e comprei um kit de CO2 (a marca, um auto-colante, perdeu-se porque tive de inventar um esquema de arrefecer o fermento naqueles dias de calor). O frasco é porreiro porque tem a boca larga e é fácil de limpar. Foi este que serviu de base à receita. Aqui para nós, normalmente faço aquilo a olhómetro, mas para publicar é preciso dar números.

 

O terceiro aquario só tem pedras que não são esquisitas com o CO2.

 

Já agora o meu esquema de arrefecimento do fermento é bem simples:

 

Basta envolver o frasco, garrafa ou o que for, num pedaço de papel aborvente (rolo de cozinha, por exemplo) e colocar tudo num recipiente baixo com dois dedos de água (a bronca que foi cá em casa com o raio do tuperware!!). E é so deixar circular o ar e manter o nível de água. Parece que vem aí uns dias de calor e se não queres balanços no PH experimenta.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que sim, que resulta mesmo deixar os restos do fermento anterior :!:

 

Recarreguei a garrafa à hora de almoço com açucar e bicarbonato e à noitinha já se via uma produção de 11 bolhas por minuto :wink:

 

Não sei quanto tempo esta mistura me vai durar mas, quando fazia a mistura incluíndo novo fermento, a produção durava cerca de 15-20 dias, ainda que nos últimos dias desse período a produção fosse muito menor, somente 2 a 3 bolhas por minuto...

 

O tubo é retirado durante a noite porque o PH pode chegar a 6.0 :shock:

 

Características da receita de hoje:

 

- Recepiente da Nutrafin, de plástico opaco.

- Cerca de meio litro de água

- Uma chávena pequena de açucar

- Duas colheres de sobremesa de bicarbonato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh pessoal...so agora é que vi este topico mas posso desde ja dizervos que antigamente quase toda a gente (pelo menos nos açores) tinha fermento biologico em casa e "cultivavam-no" acrescentando bicabornato de sodio akela pasta castanha.Sempre que queriam fazer um bolo , retiravam um pouco da cultura...Podemos aplicar isto nos nossos produtores de co2.

Muitas vezes os nossos produtores deixam de funcionar n pk n existe mais açucar mas pk as condições deixaram de ser favoraveis ao funcionamento das enzimas

por isso ha q acrescentar bicabornato de sodio pa aumentar o ph...

eu tb vou experimentar acrescentar cal (que não é toxica para os peixes por isso deve funcionar com as leveduras)e ver que resultados obtenho (visto a cal ser mt mais barata q o bicabornato)

fiqem bem! :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.