Apenas Akadama?


tiagoluz

Recommended Posts

ola,

estou prestes a montar um aquario, e quero ter bastantes plantas,

como substrato queria algo que fosse "castanho" (na minha opiniao fica mais realista)

pelos preços que vi a akadama parece estar dentro do orçamento.

se´ra que apenas akadama é suficiente ou aconselhao a colocar algo de baixo?

para um aqua de 120cx45f aconselham quantos litros de substrato?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido, e apesar de não utilizar, o akadama é um substrato para plantas, pelo que não deves usar nada por baixo. Por cima tb não é necessário, já que serve como sustrato e areão.

 

:rainbowafro:

 

 

era essa a ideia que eu tinha mas será que chega?? e quantos cm aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou te dar o meu conselho

mete por baixo areao de rio por exemplo para as raizes das plantas se agarrarem pois a akadama e muito leve e qualquer coisa levantam

ve aqui

o que um expert escreveu sobre a akadama

para mim nao conta o que ele escreveu pois eu tenho nos meus aquas e nao fertelizo com nada

depois podes ver o desenvolvimento deste que so tem akadama e areao preto por cima

dai tiras as tuas conclusoes

 

claro que se tiveres guito para comprares um melhor podes comprar

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou te dar o meu conselho

mete por baixo areao de rio por exemplo para as raizes das plantas se agarrarem pois a akadama e muito leve e qualquer coisa levantam

ve aqui

o que um expert escreveu sobre a akadama

para mim nao conta o que ele escreveu pois eu tenho nos meus aquas e nao fertelizo com nada

depois podes ver o desenvolvimento deste que so tem akadama e areao preto por cima

dai tiras as tuas conclusoes

 

claro que se tiveres guito para comprares um melhor podes comprar

 

fica bem

 

eu quero fazer um aqua com bastantes plantas, mas de poucas especies

anubias, fetos de java, glosso, blixas, e Rotala indica.

sao plantas que nao necessitam de grandes cuidados...

se colocar ai 5l de substrato da tropica e depois akadama acho que fico bem servido...

5l tropica + 15l akadama o que acham??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quero fazer um aqua com bastantes plantas, mas de poucas especies

anubias, fetos de java, glosso, blixas, e Rotala indica.

sao plantas que nao necessitam de grandes cuidados...

se colocar ai 5l de substrato da tropica e depois akadama acho que fico bem servido...

5l tropica + 15l akadama o que acham??

 

comcordo

a akadama não é bem bem fértil.

se meteres um substracto fértil por baixo e depois a akadama fica fixe.

por exemplo o da tetra que é baratinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
comcordo

a akadama não é bem bem fértil.

se meteres um substracto fértil por baixo e depois a akadama fica fixe.

por exemplo o da tetra que é baratinho.

 

 

eu estava a pensar colocar por baixo da akadama, elos bottom mineral e elos terra zero, o ultimo n sei se meto

acham que chegava?? ou teria de colocar mais algum fertelizante sólido?

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,

estou prestes a montar um aquario, e quero ter bastantes plantas,

como substrato queria algo que fosse "castanho" (na minha opiniao fica mais realista)

pelos preços que vi a akadama parece estar dentro do orçamento.

se´ra que apenas akadama é suficiente ou aconselhao a colocar algo de baixo?

para um aqua de 120cx45f aconselham quantos litros de substrato?

obrigado

 

Viva Tiago,

 

Em relação à tua questão sobre quantidade de substrato/areão:

 

Por exemplo: 120cm(comrimento)x40cm(fundo)x5cm(altura do areão) / 1000 = nº de kg que tens de colocar.

 

Em relação à questão do substrato fértil ou areão:

 

Posso dizer-te que conheço pessoas que só têm akadama e têm as plantas que tu queres ter (mas isso não passa só pela camada que tens no fundo mas, também pela iluminação, fertilização e por vezes CO2), existem outros que têm só areão mas também têm outras coisas que referi em parentesis.

 

Só tenho um cubo com akadama e não a passei por água, sempre que troco de água é só poeira. Quem a tem deve dizer-te que se tiveres plantas só deves podá-las porque senão, ficas com a água bastante turva, durante umas valente horas(no caso de as mudares de sítio ou as retirares).

 

Noutros 2 aquários tenho:

 

1º: humus com areão por cima;

2º: fertilizante tipo terra (que não me lembro o nome), misturado com um pouco de turfa e com areão por cima.

 

Em qualquer dos casos as plantas ganham raízes de tal forma que, se as quiseres mudar de sítio ou dá-las, as camadas debaixo vêm atrás e acabam por se misturar todas o que destroí o efeito camadas e cria um efeito visual disforme.

 

Na minha opinião, a melhor solução seria usar um só tipo de substrato/ areão para evitar isso. Mas esta tua questão foi muito explanada por outros membros neste fórum....pesquisa mais. :P

 

Um abraço.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quero fazer um aqua com bastantes plantas, mas de poucas especies

anubias, fetos de java, glosso, blixas, e Rotala indica.

sao plantas que nao necessitam de grandes cuidados...

se colocar ai 5l de substrato da tropica e depois akadama acho que fico bem servido...

5l tropica + 15l akadama o que acham??

 

Para as plantas que indicas nem substrato fértil precisas. basta akadama e fertilização na coluna de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos sabemos que o ''layout'' de um aquário não é algo estático, está em constante mutação. Por vezes mudamos de plantas até ficarmos com o aquário pronto para a ''foto'' final.

 

Por isso as plantas que colocamos no inicio,por vezes não são as mesmas que o aqua terá passado algum tempo.

 

Quero com isto dizer que colocar um substrato fértil é a melhor opção que podemos ter na montagem de um plantado. Existem algumas marcas que têm substratos férteis baratos, acessiveis, que fazem toda a diferença.

 

Pelo que tenho lido, e apesar de não utilizar, o akadama é um substrato para plantas, pelo que não deves usar nada por baixo. Por cima tb não é necessário, já que serve como sustrato e areão.

Sou da opinião que a Akadama não pode ser considerada um substrato fértil por si só. Quanto a mim é excelente para colocar por cima de um substrato fértil, estéticamente e não só.

 

Com o tempo liberta alguns micro-nutrientes,logo tem ''fertilidade'' a longo prazo, mas até se poder chamar um substrato fértil vai um grande passo, pois com o tempo e com a maturação de um aquário até o areão de rio fica ''fértil'', com todos os dejectos e restos de plantas acumulados...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres colocar substrato fértil melhor, se não a Akadama parece-me suficiente. Claro que depois tens que levar em conta para a manutenção das plantas a luz, fertilizações, Co2,...

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas pessoal!

antes de mais obrigado pela ajuda...

decidi me pelo substrato e por cima akadama...

vamos a ver no que dá, para a semana já vou colocar uma boa iluminaçao,

para o meu aquario, o co2, tou a espera que o meu tio me arranje um extintor(de co2)

para depois comprar todas as valvulas necessarias!

 

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais