Caridina Cf. Babaulti Var."blue" Cruza Com Alguma Destas Espécies?


Dário Santos

Recommended Posts

Viva pessoal!

Alguém me sabe confirmar que o Caridina cf. babaulti var."blue" não cruza com nenhuma destas espécies:

- Crystal Red

- Tiger sp.

- Red Cherry

- White pearl

- Blue pearl

- Neocaridinba Sp. Green

 

Obrigado!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dário,

 

Consulta este tópico: Juntar camarões. Está lá uma tabela com as compatibilidades.

 

Já agora, aproveito para dar uma sugestão ao nosso moderador André Silvestre: criar um tópico fixo com essa tabela ou colocar o tópico que refiro aqui como fixo, já que é uma questão que regularmente aparece e penso que seja importante para quem se quer dedicar à criação de camarões. :)

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dário,

 

Consulta este tópico: Juntar camarões. Está lá uma tabela com as compatibilidades.

 

Já agora, aproveito para dar uma sugestão ao nosso moderador André Silvestre: criar um tópico fixo com essa tabela ou colocar o tópico que refiro aqui como fixo, já que é uma questão que regularmente aparece e penso que seja importante para quem se quer dedicar à criação de camarões. :)

 

ou seja, nao cruza com nenhuma especie, apena se especula que eventualmente se pode cruzar com duas outras especies de caridina bebaulti

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo essa tabela que procurava! mas nunca sei onde anda..

Tenho de a guardar nos favoritos!

Obrigado aos dois!

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo essa tabela que procurava! mas nunca sei onde anda..

Tenho de a guardar nos favoritos!

Obrigado aos dois!

Cumps.

 

Cuidado com os babaulti blue, são vendidos muitos camarões com essa designação mas que não pertencem ao género babaulti.

 

Não me parece que existam babaulti blue, os únicos camarões que actualmente reunem consenso como pertencentes ao género babaulti são os var. Stripes e os var. Malaya. Mesmo os green não se tem a certeza que sejam pertencentes ao complexo babaulti, apenas são assim designados pela similariedade que apresentam com estes.

 

Actualmente os blue pearl são os unicos camarões anões disponiveis no hobbie que sendo azuis têm descendencia 100% azul, mesmo assim se não forem sendo apurados ao longo das sucessivas gerações o azul vai esbatendo.

 

Logo ao juntares o que receberes com outros camarões, uma vez que penso que vêm com a designação errada, corres o risco de teres hibridos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando a tua presença :crazyeyes: mesmo que não junte a mais camarões, terá descendência azul?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando a tua presença :crazyeyes: mesmo que não junte a mais camarões, terá descendência azul?

 

Uma vez que não sei que espécie vem com esta nomenclatura será dificil de dizer, mas tipicamente, e com a excepção conhecida dos blue pearl e de alguns Tiger, eu apostaria em que dificilmente terás descendencia azul.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Penso que a questão da compatibilidade já foi respondida. No entanto, o Alexandre levantou outras questões muito importantes: até que ponto os supostos babaulti " Blue" pertencem, de facto, a este grupo e como se comportará a sua descendência? A veracidade da sua identificação vai concerteza influenciar com que camarões podem ficar juntos afim de evitar cruzamentos indesejáveis e o facto da sua descendência manter o azul ou não influencia o objectivo de ter esta espécie.

 

Não há nada como adquirir a espécie e tirarmos as nossas próprias conclusões, sendo a forma mais segura montar um aquário apenas para essa espécie, pelo menos a curto/médio prazo.

 

Jorge, obrigado pela sugestão. Tratarei disso nos próximos dias. :B-fly:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto assim torna-se complicado..

É que não tenho a possibilidade de montar mais nenhum aquário. Num tenho Sp Tiger e Neocaridina sp. green (outros que ainda não estão bem identificados, pelo que parece) e noutro aquário tenho crystal red e blue pearl..

 

O objectivo era colocar os babaulti no aquário dos tiger, mas não quero correr o risco de puderem cruzar :puppydogeyes:

Que faço?

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto assim torna-se complicado..

É que não tenho a possibilidade de montar mais nenhum aquário. Num tenho Sp Tiger e Neocaridina sp. green (outros que ainda não estão bem identificados, pelo que parece) e noutro aquário tenho crystal red e blue pearl..

 

O objectivo era colocar os babaulti no aquário dos tiger, mas não quero correr o risco de puderem cruzar :puppydogeyes:

Que faço?

 

Pelas informações que vou conseguindo obter os camarões que estão a ser vendidos actualmente em vários revendedores da peninsula Ibérica rotulados como Babaulti Var. Blue aparentam na verdade ser a variedade selvagem de Neocaridina Heteropoda, o que a confirmar-se poderiam hibridar tanto com os teus Sp.Green como com os Blue Pearl.

 

A sugestão que eu te dou, tendo em conta a impossibilidade de montares um terceiro aquário é optares por não comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas informações que vou conseguindo obter os camarões que estão a ser vendidos actualmente em vários revendedores da peninsula Ibérica rotulados como Babaulti Var. Blue aparentam na verdade ser a variedade selvagem de Neocaridina Heteropoda, o que a confirmar-se poderiam hibridar tanto com os teus Sp.Green como com os Blue Pearl.

 

A sugestão que eu te dou, tendo em conta a impossibilidade de montares um terceiro aquário é optares por não comprar.

 

Obrigado pela explicação Alexandre :)

 

Vou seguir a tua sugestão. Não vou comprar para já, mais tarde arranjo um aquário para esta espécie fight

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação Alexandre :)

 

Vou seguir a tua sugestão. Não vou comprar para já, mais tarde arranjo um aquário para esta espécie fight

Cumps.

 

 

Vou tentar esclarecer um pouco melhor aquilo em que me baseei para concluir o que te disse:

 

Nenhum dos sites ou foruns alemães (país em que o hobbie se encontra mais desenvolvido) listam esta espécie.

Nenhum dos livros que possuo sobre invertebrados de água doce lista esta espécie (os dois editados recentemente), a saber: "Logeman, Carsten and Frank - Garnelenfibel" e "A. Karge, W. Klotz - Subwassergarnellen aus aller welt".

 

Tendo esta nomenclatura surgido recentemente em várias lojas, falei com um colega espanhol que os comprou por lá e me garantio não serem babaulti com 100% de certeza.

 

Agora para confundir ainda mais as coisas, apesar de apenas estarem estudadas e descritas oficialmente duas espécies de babaulti, malaya e stripes, devido à alargada destribuição dos camarões deste complexo no meio natural, são conhecidas muitas variações de cor, entre elas a azul, mas por agora são considerádas mutações pontuais que provavelmente não darão origem a descendencia azul.

 

Espero ter clarificado um pouco melhor a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Alexandre, obrigado pela excelente explicação. Penso que ficou tudo mais claro.

 

Aproveito para informar que a tabela de compatibilidades entre camarões já se encontra em " Inamovíviel" para futura consulta.

 

Obrigado pela vossa participação/sugestões. ;)

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais