Juntar Camarões


fjmr123

Recommended Posts

Como nisto dos camarões a informação é pouca as dúvidas ainda são muitas.

Que camarões posso colocar juntos:

 

Cristal Red

White pearl

Blue Pearl

Red Cherry

Bumble bee

Heteropoda (Red cherry selvagem)

 

Ainda só tenho Red cherry e heteropoda em aquas separados, os outros estou ainda a tentar adquirir e estava a pensar juntar bumble bee com os White cristal e os outros não sei se poço juntar mais alguns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

White pearl e Blue pearl não podem estar juntos nem com red cherrys.

 

Blumbe bee e cristal red podem estar com qualquer dos outros.

 

Mas podes ver mais aqui:

 

crossbreeding_big.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois alguns não estão na tabela, mas os blue pearl penso serem um apuramento dos white pearl por isso é só seguir os white pearl e temos o resto :? além de que se são apuramento não devem se colocar junto ou volta tudo ao ponto inicial, penso eu de que...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá pessoa,

 

Como já disseram a tabela é muito boa mas não tem tudo (acho praticamente impossível fazer uma tabela tão grande para colocar todos os tipos de camarões).

O blue pearl e o cristal blue são o mesmo?

Posso colocar no mesmo aquário comunitário red cherry, cristal blue e green shrimps?

 

Obrigado pela ajuda que eu sei que me vão dar. ::D:

A caneta nao escreve no monitor, não percebo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Olá pessoa,

 

Como já disseram a tabela é muito boa mas não tem tudo (acho praticamente impossível fazer uma tabela tão grande para colocar todos os tipos de camarões).

O blue pearl e o cristal blue são o mesmo?

Posso colocar no mesmo aquário comunitário red cherry, cristal blue e green shrimps?

 

Obrigado pela ajuda que eu sei que me vão dar. :P

 

 

A tabela está sim completa para as espécies de camarões que já se encontram correctamente identificadas e estão disponíveis na maior parte dos mercados.

 

Crystal blue, que eu saiba, não existe, ou melhor, não se encontra estudado e identificado. Onde é que viste essa designação? Além disso, para distinguirmos camarões uns dos outros, devemos referir o seu nome científico. Senão soubermos e não encontrarmos na Bibliografia é porque ainda não foram estudados.

 

Os Blue Pearl não devem ser mantidos com Red Cherry pois cruzam entre si, originando híbridos, o que não é desejável.

 

Por Green Shrimp referes-te aos Caridina cf. babaulti spp. 'green' ou aos Neocaridina sp. que andam por aí com tom verde?

É que se forem os primeiros, não há probelma em manteres com os Red Cherry ( Neocaridina heteropoda var. red) ou com os Blue Pearl ( Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue). Agora, se forem os segundos, eu não misturava pois são todos do Género Neocaridina.

 

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tinha visto isso no post Base de Dados Invertebrados. Erro meu em não colocar os nomes ciêntificos. os verdes que me referia são caridina por isso não deve haver problema como disseram, agora os azuis já posso esquecer, são da mesma espécie dos red cherry (neocaridina). Mesmo assim vai ficar giro, camarões à Portugal.

 

Conhecem alguma espécie de camarões de tom azul que possam cohabitar com os "tugas"?

 

Obrigado

A caneta nao escreve no monitor, não percebo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tinha visto isso no post Base de Dados Invertebrados. Erro meu em não colocar os nomes ciêntificos. os verdes que me referia são caridina por isso não deve haver problema como disseram, agora os azuis já posso esquecer, são da mesma espécie dos red cherry (neocaridina). Mesmo assim vai ficar giro, camarões à Portugal.

 

Conhecem alguma espécie de camarões de tom azul que possam cohabitar com os "tugas"?

 

Obrigado

 

Sim, está um post sobre esses " Crystal Blue" na base de dados mas provavelmente é mais um camarão em que o azul não é " fixo" ou, trocando por miúdos, não é transmissível às futuras gerações de modo a que estas apresentem sempre a coloração azul ( ex: esse camarão é todo azul mas, ao reproduzir-se, dá origem a camarões de outra cor ou mesmo sem cor alguma). Há espécies de camarões que adquirem variadas colorações, tendo em conta a sua enorme variabilidade genética e o efeito que o ambiente tem sobre eles. Têm genes que codificam para o azul, como para o verde, castanho, transparências, aos padrões, etc.

 

Agora, se falarmos de camarões que têm sempre presente a cor azul, estamos a falar de camarões apurados em cativeiro, em que a sua variabilidade genética é reduzida e que codifica para determinadas características, nomeadamente a cor azul ( pelo menos por enquanto, já que ainda não se encontraram camarões na Natureza que são azuis e cujas gerações são sempre azuis, pelo menos na Bibliografia e correctamente identificados/estudados).

 

Um exemplo de camarões apurados de cor azul e que passam sempre essa característica às futuras gerações são os " Blue Pearl" ( Neocaridina Cf. Zhangjiajiensis Var. Blue).

 

Conhecem alguma espécie de camarões de tom azul que possam cohabitar com os "tugas"?

 

Sim, os " Blue Tiger" ( Caridina cf. cantonensis 'Tiger' var. Blue) que são apurados para apresentar essa cor mas que podem ou não passar a mesma às futuras gerações ( a cor azul nesta espécie provém de mutações autossómicas recessivas, o que quer dizer que camarões com esta mutação, se criados selectivamente entre eles, poderão intensificar a cor azul até um azul muito escuro, embora nem todos os indivíduos de uma geração possam ter a mesma intensidade de azul). Estes camarões são extremamente raros ( foram apurados na Alemanha), muito sensíveis e os preços podem ir desde 25€ ( se for um azul pouco intenso) a 50€ ( se for um azul bem intenso) por camarão. bang

 

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Podes juntar. Red cherry são neocaridinas e os crystal red são caridinas, não se cruzam.

Tem em atenção as diferentes exigências das duas espécies...enquanto que os red cherry são mais tolerantes relativamente aos parâmetros da água (ph, temperatura,...), os crystal red são muito mais sensíveis, preferindo águas ligeiramente ácidas para o neutras.

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e se os camarões forem Neocaridina sp. "Blue Shrimp", posso juntar com Red cherry, heteropoda, bumblebee (new bee) ou cristal red, sem problemas, pelo que vi. Certo André?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não conheço esses Neocaridina sp. " Blue Shrimp" mas, à partida, não deverás misturar com outras espécies de Neocaridina porque podes acabar com cruzamentos indesejados.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Relacionado ainda com este tópico, a minha grande dúvida do momento é se os Caridina cf. breviata " New Bee" cruzam com Caridina sp Crystal Red, li em alguns lados que sim, em outros que não. Já me disseram que sim, que não, tenho alguma urgencia, é que tenho os crystal red à espera para entrar num aquário sózinhos ou noutro com companhia, mas esta dúvida não a consigo esclarecer, sei que em tempos me respondeste a uma questão parecida André, mas qual é o teu veredicto final, tu que és o guru dos camarões.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sou o andré silvestre (ando muito longe disso lol) mas tb tenho ideia que não se vão cruzar, mas sempre aprendi a seguir o bom senso e que em caso de dúvida não se deve apostar no risco. Tens dúvidas se cruzam, separa-os.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relacionado ainda com este tópico, a minha grande dúvida do momento é se os Caridina cf. breviata " New Bee" cruzam com Caridina sp Crystal Red, li em alguns lados que sim, em outros que não. Já me disseram que sim, que não, tenho alguma urgencia, é que tenho os crystal red à espera para entrar num aquário sózinhos ou noutro com companhia, mas esta dúvida não a consigo esclarecer, sei que em tempos me respondeste a uma questão parecida André, mas qual é o teu veredicto final, tu que és o guru dos camarões.

 

por experiencia propria, crystal red nao cruzam com new bee...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas, acho que este tópico está a ficar cada vez mais completo, infelizmente em Portugal ainda não estamos ao nível dos melhores em termos de invertebrados de água doce, mas penso que pouco a pouco com a ajuda de quem sabe vamos chegar lá, mas uma vez obrigado.

 

Francisco Ramalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
Obrigado a todos pelas respostas, acho que este tópico está a ficar cada vez mais completo, infelizmente em Portugal ainda não estamos ao nível dos melhores em termos de invertebrados de água doce, mas penso que pouco a pouco com a ajuda de quem sabe vamos chegar lá, mas uma vez obrigado.

 

Francisco Ramalho.

 

 

epá ainda não consegui perceber a tabela (descuplem a minha ignorância) o N a verde quer dizer que posso ter essas especies no mesmo tanque sem problema por exemplo que especies posso colocar como os meus red cherry

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá ainda não consegui perceber a tabela (descuplem a minha ignorância) o N a verde quer dizer que posso ter essas especies no mesmo tanque sem problema por exemplo que especies posso colocar como os meus red cherry

Obrigado

 

Exactamente.

 

N = Podes juntar

Y = Possíveis cruzamentos

S = Relatos especulativos de possíveis cruzamentos.

 

Com red cherrys podes ter por exemplo:

 

- crystal red

- Bee

- Tiger

- Bumblebee

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou aproveitar o tópico para salientar uma dúvida ou possível erro nas tabelas, a tabela que aparece neste tópico fala no possível cruzamento entre Bumble bee e Crystal red, mas há outra aqui que diz que o mesmo ñ acontece, qual estará errada??

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou aproveitar o tópico para salientar uma dúvida ou possível erro nas tabelas, a tabela que aparece neste tópico fala no possível cruzamento entre Bumble bee e Crystal red, mas há outra aqui que diz que o mesmo ñ acontece, qual estará errada??

Cumpts

 

Boas wilchespires, ainda bem que tocas nesse assunto. A tabela que eu coloquei está alojada na origem e na altura era igual à imagem da tabela que indicaste que está alojada no fórum.

 

O que aconteceu foi que na origem actualizaram a tabela, ou seja, é a mesma mas actualizada (e diferente).

 

Sobre a tua dúvida, poderá ter sido devido à actualização da informação obtida pelo autor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas wilchespires, ainda bem que tocas nesse assunto. A tabela que eu coloquei está alojada na origem e na altura era igual à imagem da tabela que indicaste que está alojada no fórum.

 

O que aconteceu foi que na origem actualizaram a tabela, ou seja, é a mesma mas actualizada (e diferente).

 

Sobre a tua dúvida, poderá ter sido devido à actualização da informação obtida pelo autor.

 

Percebido, inda bem que colocaste esta tabela aqui porque me estava a orientar pela outra...a tua justificação parece lógica, já agora sabes onde posso ver a origem da outra tabela? Isto muda totalmente a minha opção de juntar Crs e Bumblebee...

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebido, inda bem que colocaste esta tabela aqui porque me estava a orientar pela outra...a tua justificação parece lógica, já agora sabes onde posso ver a origem da outra tabela? Isto muda totalmente a minha opção de juntar Crs e Bumblebee...

Abraço

 

A origem da tabela actualizada? é do Crusta Fórum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Boas, vou aproveitar o tópico para salientar uma dúvida ou possível erro nas tabelas, a tabela que aparece neste tópico fala no possível cruzamento entre Bumble bee e Crystal red, mas há outra aqui que diz que o mesmo ñ acontece, qual estará errada??

Cumpts

O que aconteceu foi que na origem actualizaram a tabela, ou seja, é a mesma mas actualizada (e diferente).

Já actualizei a tabela do tópico [informação] - Tabela De Cruzamentos. Tal como o Hugo fez, coloquei-a também a actualizar na origem. :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Hugo fez, coloquei-a também a actualizar na origem. :-D

 

boas Jorge, ate é preferivel assim, ate porque nao sei ate que ponto nao poderiamos ter problemas com o copyright

o ideal é sempre que algo é retirado da net, se colocar o link da origem, principalmente quando algo esta em inamovivel

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Exactamente.

 

N = Podes juntar

Y = Possíveis cruzamentos

S = Relatos especulativos de possíveis cruzamentos.

 

Com red cherrys podes ter por exemplo:

 

- crystal red

- Bee

- Tiger

- Bumblebee

 

Sendo assim posso juntar red cherry com newbee.

E já agora os crystal red podem ser juntados com ESTES, e que este nao esta na lista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais