Ajuda Por Favor - Betta Doente


Callistus

Recommended Posts

Meu betta tem demonstrado uma estranha deterioração nas nadadeiras. Estão lentamente a se desfiar, e a bela cauda em delta está encolhendo para um formato arredondado.

 

Sem sinais de fungos, nada. Vive sozinho no aquário, com plantas de plástico e cascalho de basalto negro. Tem bom apetite e é ativo.

 

Vejam uma das fotos anteriores:

 

Antes.jpg

 

E agora as duas últimas tiradas:

 

Depois1.jpg

 

Depois2.jpg

 

Por favor ajudem. Estimo muito este animal.

Editado por Callistus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

À primeira vista não se trata de um fungo porque não tem "zonas brancas".

E o betta parece saudavel :D e se estiver a cauda vai reconstruir-se.

As caudas sofrem processos constantes de "renovação" não estão sempre iguais ao longo dos meses ou dos anos.

Por isso continua a cuidar da qualidade da agua e não te aconselho a fazeres mais nada por agora :smilecolros:

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

À primeira vista não se trata de um fungo porque não tem "zonas brancas".

E o betta parece saudavel :twisted: e se estiver a cauda vai reconstruir-se.

As caudas sofrem processos constantes de "renovação" não estão sempre iguais ao longo dos meses ou dos anos.

Por isso continua a cuidar da qualidade da agua e não te aconselho a fazeres mais nada por agora :twisted:

Cump.

Olá!

 

O pH da água está em 7,1 aproximadamente, e a mesma está cristalina.

 

O que me preocupa mais é que ele está muito menos ativo e comendo muito pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O pH da água está em 7,1 aproximadamente, e a mesma está cristalina.

 

O que me preocupa mais é que ele está muito menos ativo e comendo muito pouco.

 

 

Olá

Mas tens que renovar a agua com TPAs

Quantos lt tem o aquario? tem algum sistema de filtragem?

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Mas tens que renovar a agua com TPAs

Quantos lt tem o aquario? tem algum sistema de filtragem?

Cump.

Se TPA significa Troca Periódica de Água, sim, uma vez a cada 2 semanas, o acqua tem 6 litros. Ou reponho com água fervida, ou uso anticloro na recomendação do fabricante.

 

Eu retiro com freqüência (2x por semana) as fezes do peixe, daí a água estar limpa e com um pH óptimo. A comida que cai o fundo eu retiro no mesmo dia. Eu suma, não fica nada a fermentar na água.

 

Por aqui (Rio - Brasil) é outono, temperatura entre 20 e 24 graus. Há uma semana, era 30 graus, caiu bastante. Até anteontem o peixe comeu bem, hoje quase nada.

 

Agradeço imensamente qualquer orientação.

Editado por Callistus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Callistus

 

Tens que efectuar a troca de agua com mais frequência ,uma vez de duas em duas semanas é muito tempo ainda por cima num aquário de 6 litros.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nem devia estar a ajudar desta forma, mas:

 

tenho lido que se usam antibioticos na água para "aguentar" bettas em espaços pequenos. Nos teus seis litros de àgua o peixe é capaz de estar a desenvolver alguma doença relacionada com a falta de espaço o que parece que tem sido resolvido por algumas pessoas com a colocação de produtos desinfectantes nos aquários mais pequenos. A água onde vinha o meu betta quando o comprei da loja tinha uma tonalidade azulada, creio que era disso.

 

Só mais uma coisa: ele tem comido menos e ficado mais parado, por vezes em posições invulgares?

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a franqueza mas 6lt é manifestamente pouco para o pobre coitado.

 

Já vimos que tens uma grande simpatia pelo bicho, faz-lhe um favor, arranja um aquário maior.

 

O meu teve de ir provisóriamente para um de 20lt e o comportamento dele alterou-se substancialmente ao ponto de eu apressar a compra de um 100lt só para o mudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fique atento a qualquer sinal indiferente faça tpas de 7 em 7 dias,dê larvas ou artêmias 2 vezes por semana para estimular o apetite,e fique de olho a qualquer anormalidade,se vc notar que ele não quer comer ou está muito parado subindo só para respirar ou perdendo a cor, está certo que não se toma remédio sem precisar mais eu o aconselharia a usar o fungicida e bactericida da atlantys,ele é fraquinho e não vai fazer mal...faça um tratamento de 5 dias...

Bom... o seu aqua é de 6 litros então use 4 gotas a cada 24 horas,não precisa fazer trocas de água durante o tratamento...

Mostre o espelho para ele se exercitar para ficar mais ativo,e não mexa muito no aquario.

Abraços e espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais