Reprodução Em Trichogasters


Recommended Posts

Viva!

 

Tenho há cerca de 5 meses dois Trichogaster, um azul e outro amarelo. Na loja onde comprei, inteiramente dedicada a aquarofilia, asseguraram-me que era um casal. Fui ver à net as diferenças entre ambos os sexos, e apesar de parecer simples a distrinção, nunca conclui realmente se era um casal... Mas não tenho motivos para desconfiar.

 

Dizem que a reprodução destes peixes é relativamente fácil, porém nunca consegui que ela se realizasse. O aquário está em funcionamente há 5 meses, junto com um cardume de neons e guppys, nunca ocorreu nenhum problema. A fêmea (amarela) tem no último mês ficado mais escondida atrás da caixa onde está o filtro e aquecedor, não sem porquê.

 

Por outro lado, noutra loja disseram-me que era importante a água ter o mínimo de movimentação e plantas flutuantes. Tive durante algum tempo uma planta de plástico presa à tampa do aquário, que funcionava como planta flutuante. Já a movimentação da água, é difícil resolver, pois a bomba de água é daquelas também oxigena, através da queda de uma corrente de água.

 

Hoje resolvi lavar um aquário que tinha de tempos antigos (de uma iguana), e que é possível aproveitar, apesar de ter de comprar equipamento :) e colocar silicone numa racha que existe na base. Estou a dizer isto porque, se for necessário, posso usá-la como aquário de reprodução, controlando melhor as condições exigidas por esta espécie.

 

Que acham que estou a fazer mal para não ter sucesso na reprodução dos Trichogasters!? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Sem dúvida nenhuma que eles não reproduzem por causa da movimentação da água.. Como deves saber este tipo de peixe faz um ninho de bolhas á superficie, no meio de plantas flutuantes, se as houver.. Este ninho, como é feito de bolhas de ar e extremamente sensivel, pelo que a mais pequena perturbação na água á superificie é suficiente para o destruir ou mesmo para que eles não comecem sequer a construi-lo por não terem condições..

Eu acho que só te safas com um filtro daqueles que têm uma placa de fundo e funcionam a partir da bomba de ar ou aqueles mais simples que também funcionam da mesma forma.. Isto claro se o aquário for grande o suficiente para colocares o filtro numa ponta, e na outra não haver perturbações na água e as tais plantas flutuantes.. Atenção é que muitos destes filtros não fazem grande filtração, por isso aconselho-te a manter apenas o casal nesse aquário de modo á produção de carga organica ser a minima possivel e para que os outros não destruam o ninho nem comam os ovos e os alevins ;)

 

Espero ter ajudado! Corrijam-me se tiver errado em alguma coisa.

Abraço e Boa Sorte!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é boa ideia criar trichogaster azul com amarelo pois a maioria dos alevins serão castanhos.

É necessário ter exemplares semi-adultos para começarem a criar.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Tenho há cerca de 5 meses dois Trichogaster, um azul e outro amarelo. Na loja onde comprei, inteiramente dedicada a aquarofilia, asseguraram-me que era um casal. Fui ver à net as diferenças entre ambos os sexos, e apesar de parecer simples a distrinção, nunca conclui realmente se era um casal... Mas não tenho motivos para desconfiar.

 

Olá

foi pena não terem te informado correctamente que eram duas especies distintas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Pois, eu por acaso nunca considei a cor como um problema. Por exemplo, no site [Carrega aqui] um dos comentário até diz que ´do cruzamento resulta um trichogaster de cor muito bonita.

 

Transcrição:

 

"Gostaria de fazer um comentário sobre um cruzamento que, conforme me foi informado, foi feito entre o Tricogaster Amarelo e o Tricogaster Azul Marmorado, o resultado foi que saiu um bicho amarelado com manchas marmoradas na cor marrom, simplesmente maravilhoso! Quando comprei meu primeiro casal, na loja eles estavam meios "descorados" mas, ao se adaptarem no meu tanque, tanto o macho quanto a fêmea, escureceram a tal ponto que se destacaram entre os outros. Em termos de Trichogaster trichopterus, são os mais bonitos até agora. Quanto ao comportamento e alimentação, nada difere dos outros da mesma família. "

 

Claro que não sei se é bonito, nunca vi nenhum... Se alguém tiver uma foto do descentedente destre cruzamento, foto sff...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais