Remodelação De Aqua Para Ciclideos Africanos


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Estamos a pensar mudar uma aqua de 96 litros para ciclideos africanos. Gostava de saber as vossas opiniões para a escolha de fauna e da flora, uma vez que somos inexperientes.

 

Pelo que andei a ler, penso que não é complicado manter Labidochromis caeruleus dentro de um aqua com cerca de 100 litros.

 

Temos cá em casa uma pedra rosa de xisto, mas não sei se são indicadas. Pensámos ir recolher areia à praia da arrábida. É viável? Que tipo de rochas/ pedras devemos colocar?

 

Ao avançarmos, compraremos tembém um filtro exterior, pois, pelo que li, parece ser mais eficaz.

 

Aguardo as vossas respostas e sugestões.

 

Obrigada,

Nuskinha

Editado por nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de facto o aqua não é muito grande para manter espécies do malawi.

Eles gostam de pedras calcáreas que ajudam a aumentar a dureza da água.

Se só quiseres manter nessa aquario um trio de caeruleus acho que não vais ter problema.

Colocas areia da praia, umas pedras calcáreas esburacadas com umas anubias e um trio ou uma quadra de 1 macho e duas ou três fêmeas de caeruleus e ficas com um aqua á maneira.

 

Se quiseres colocar mais espécies é que não aconselho.

Aí ficas melhor se fizeres um fluvial com muitas plantas e espécies mais pequenas como Kribensius ou até uns Bimaculatos ou uns casuaris acompanhados com uns tetras do congo.

 

Tens várias possibilidades. tanbém podes optar por conchicolas do tanganika que são peixes menos exigentes em termos de espaço.

 

Pensa bem antes de avançares para depois não teres desgostos e provocares a morte ou os maus tratos aos bichinhos.

Se avançares com calma e estudares um pouco na Net encontra coisas que te agradaram.

Cump.

Fernando maria

 

 

Boa tarde,

 

Estamos a pensar mudar uma aqua de 96 litros para ciclideos africanos. Gostava de saber as vossas opiniões para a escolha de fauna e da flora, uma vez que somos inexperientes.

 

Pelo que andei a ler, penso que não é complicado manter Labidochromis caeruleus dentro de um aqua com cerca de 100 litros.

 

Temos cá em casa uma pedra rosa de xisto, mas não sei se são indicadas. Pensámos ir recolher areia à praia da arrábida. É viável? Que tipo de rochas/ pedras devemos colocar?

 

Ao avançarmos, compraremos tembém um filtro exterior, pois, pelo que li, parece ser mais eficaz.

 

Aguardo as vossas respostas e sugestões.

 

Obrigada,

Nuskinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Resumindo, as regras básicas são:

 

- Esse aqua é muito pequeno para Malawi (a não ser que queiram manter somente Labidochromis caeruleus, o que não acredito, quando começarem a vêr outras espécies...)

 

- Areia da Arrábida, é óptima para substrato, e se forem lá, aproveitam e levam logo uns calhaus rolados, ficam com o layout praticamente feito.

 

- Se quiserem plantas, Valisnérias e anúbias, pouco mais... é que eles são herbívoros...

 

- Filtragem, no mínimo 5 vezes a capacidade do aqua.

 

- Iluminação, não precisa ser muito exigente, pois as plantas também não são.

 

Se quiserem um conselho, tentem arranjar um aqua maior (aparecem bons negócios aqui pelo fórum), não se vão arrepender!!! :tongue:

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas sugestões...

 

Vou ler com mais calma as espécies sugeridas. Talvez por serem mais pequenas seja melhor.´Comprar um aquário maior está fora de questão... não há espaço...

 

Bom, o que o meu marido pretende são ciclideos que não sejam difíceis de manter, pq não temos experi~encia. Atenção, com isto não quero dizer que estarão ao "abandono", mas que, pelas dificulades que pode implicar, não queremos que morram.

 

Cumps,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas sugestões...

 

Vou ler com mais calma as espécies sugeridas. Talvez por serem mais pequenas seja melhor.´Comprar um aquário maior está fora de questão... não há espaço...

 

Bom, o que o meu marido pretende são ciclideos que não sejam difíceis de manter, pq não temos experi~encia. Atenção, com isto não quero dizer que estarão ao "abandono", mas que, pelas dificulades que pode implicar, não queremos que morram.

 

Cumps,

Nuskinha

 

Os ciclídeos não são difíceis de manter, e não implicam grandes dificuldades (alimentação, tpa´s), só que... crescem!!

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ciclídeos não são difíceis de manter, e não implicam grandes dificuldades (alimentação, tpa´s), só que... crescem!!

 

 

Pois... por isso perguntei antes de os colocar em 96 litros. O meu marido só pensa em oscares e só vejo a minha vida andar para trás... é uma peixe que fica enorme... impossível ter cá em casa... e um crime tb...

 

Já tive umas tratarugas que ficaram maiores que pratos de jantar... tive de as dar... era um crime tê-las cá em casa

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... por isso perguntei antes de os colocar em 96 litros. O meu marido só pensa em oscares e só vejo a minha vida andar para trás... é uma peixe que fica enorme... impossível ter cá em casa... e um crime tb...

 

Já tive umas tratarugas que ficaram maiores que pratos de jantar... tive de as dar... era um crime tê-las cá em casa

Há mais lagos em África... eu não percebo nada de Tanganica, mas tenho visto quem sabe aconselhar este lago quando os aquários são pequenos.

 

Para além disso, há outros peixes Africanos relativamente fáceis (os Kribs, por exemplo).

 

Malawi para esse aquário não é (de todo) aconselhável.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Este fim-de-semana fomos à praia e trouxemos uns largos kilos de areia.

 

Pretendo saber o que fazer com ela antes de a colocar no aquário. Antes de mais sei que a devo lavar bem, mas devo também fervê-la? Sei que o PH vai subir. Será que não sobe demais? Também já li que há quem coloque areia comprada para as piscinas. É melhor?

 

Estive a ler uns tópicos de ciclídeos e penso que o nosso aquário poderá ter Kribensis. Recordo que são 96 litros, sem material... pode ser esta espécie? Também gostava que me indicassem algumas espácies pequenas dos tanganikas.

 

Além de tudo o que já perguntei 8que não é pouco) gostaria que me ajudassem da seguinte forma:

*Espécie

*Quantos casais poderemos ter dessa espécie

* a espécie faz ou não criação facilmente

 

Desculpem o testamento repleto de perguntas, mas gostava de avançar com a decoração para o próximo fds. Se puderem dar uma ajuda, ficaremos muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito gratos!!!

 

Cumps,

Nuskinha

Editado por nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os kribensis apesar de serem africanos, preferem águas de pH mais baixo e com menos calcário.

Se já têm tudo preparado para subir o pH com a areia, começem a pensar em Tanganika.

2 especies de conchiculas, com territórios nos 2 extremos do aqua, acho que dá para essa litragem.

 

Ou optam por um casal de uma espécie Malawi mais pequena e com menos necessidade de espaço, e apenas completam a fauna com 1 ancistru e 2 ampulárias.

 

1 casal de cearuleus ficava bem, mas não vão ficar por aí, assim que virem as cores dos Pseudotropheus, Aulonocaras, Tropheus, Cynotilapia...

 

Melhor ainda, 1 casal de conchicolas do Tanganika, um mais vistoso, com 1 ancistru, pedras, anubias e valisnérias.

Deixam os filhotes crescerem e ficam com mais peixes para completar. Claro que depois têm de despachar os filhotes à medida que cresçerem, não podem encher isso de peixes até ao cimo.

 

http://www.ciclideos.com/lamprologus-ocellatus-gold-f45.html

http://www.ciclideos.com/lepidiolamprologu...engeri-f88.html

http://www.ciclideos.com/neolamprologus-brevis-f26.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os kribensis apesar de serem africanos, preferem águas de pH mais baixo e com menos calcário.

Se já têm tudo preparado para subir o pH com a areia, começem a pensar em Tanganika.

2 especies de conchiculas, com territórios nos 2 extremos do aqua, acho que dá para essa litragem.

 

Ou optam por um casal de uma espécie Malawi mais pequena e com menos necessidade de espaço, e apenas completam a fauna com 1 ancistru e 2 ampulárias.

 

1 casal de cearuleus ficava bem, mas não vão ficar por aí, assim que virem as cores dos Pseudotropheus, Aulonocaras, Tropheus, Cynotilapia...

 

Melhor ainda, 1 casal de conchicolas do Tanganika, um mais vistoso, com 1 ancistru, pedras, anubias e valisnérias.

Deixam os filhotes crescerem e ficam com mais peixes para completar. Claro que depois têm de despachar os filhotes à medida que cresçerem, não podem encher isso de peixes até ao cimo.

 

http://www.ciclideos.com/lamprologus-ocellatus-gold-f45.html

http://www.ciclideos.com/lepidiolamprologu...engeri-f88.html

http://www.ciclideos.com/neolamprologus-brevis-f26.html

 

 

Muito obrigada pelas informações e esclarecimentos. Estive a ler e penso que vamos optar pelo Tanganika, talvez a espécie Lamprologus ocellatus "Gold".

Gostei muito dos Tropheus e dos Cynotilapia, mas teria de ter outras condições, nomeadamente um aquário muito maior.

 

Assim, farei o que posso com o que tenho e terei de ter uma espécie de porte mais pequeno, que não implique cardumes.

 

Pelo que andei a ler, nada me indica que os peixes são conchiculas, mas como a palavra vem do latim e indica "ligado a conchas" concluo que são todos os peixes que precisam de conchas no seu habitat natural, é isso?

 

A optar pelos Lamprologus ocellatus "Gold", quantos posso manter? devo ter apenas um casal ou um trio, ou 2 casais já é de mais? (o aquaério tem 80 cm de frente)

 

Pelo que li, dede que o casal se forma, não é difícil fazerem criação, desde que tenham as conchas...

 

No feriado vou montar o aqua com a areia e as pedras. Falta-me as conchas que não sei onde encontrar. Ah... o aquário ainde tem alguns peixes, que serão retirados (claro!). devo guardar alguma água ou é indiferente?

 

Tenho um filtro interno que faz 800 L/H, mas já li que os externos são de longe muito melhor. Como não posso comprar já um posso avançar com o que tenho?

 

Mais uma vez desculpem o testamento cheio de interrogações, mas gostava mesmo de fazer as coisas como deve ser.

 

Obrigada pela ajuda e aguardo mais respostas e sugestões.

 

Cumps,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...quantidade de peixes,caso escolhas os ocellatos um trio...

o filtro esse serve, lava-o com a agua que tens no aqua para nao matares as bacterias,essa agua pode ir fora pois deves de fazer novo ciclo(pelo menos 1 semana a trabalhar sem peixes)

Os conchiculas sao peixes qe utiizam as conchas de caracol(+ tipo caracoleta)para fazerem as posturas e se abrigarem dos predadores(portanto é obrigatorio ter conchas)(no jumbo ha umas que veem num conjunto com uma especie de pate de caracol)...

com 80cm de frente eu optava por uns conchiculas e uma especie das rochas qualquer coisa tipo uma colonia de multifasciatus(conchiculas) e um casal de julidochromis ornatus(especie de rochas)...

Tens muitas escolhas e penso que ainda deves pesquizar um pouco mais ,deixa a montagem do aqua por mais umas semanas e tenta procurar um pouco de informaçao sobre as varias especies de conchiculas que existem no mercado...Fica bem e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...quantidade de peixes,caso escolhas os ocellatos um trio...

o filtro esse serve, lava-o com a agua que tens no aqua para nao matares as bacterias,essa agua pode ir fora pois deves de fazer novo ciclo(pelo menos 1 semana a trabalhar sem peixes)

 

Por alguma razão em especial?

Se dizes para lavar o filtro com a água do aqua para conservar as bactérias, depois dizes para mandar a água do aqua toda fora?

Eu digo que não, desde que o aqua não tenha tido mortes de peixes em grande quantidade, devido a um problema grave.

Usem a mesma água. Já está mais que cheia de bactérias e micro-organismos para aguentar com os africanos. A água já está mais do que ciclada, melhor que isso é impossível. Confirmem só se o pH está na ordem dos 8, mais ou menos, também depende dos peixes que lá vâo pôr.

 

Se fosse assim, cada vez que se muda de aqua se tivessemos de mandar a água toda fora, havia de ser bonito... olha a malta que muda de um aqua de 120cm para um de 200cm, toda a água que se desperdiçava.

 

Estou a lembrar-me de alguns membros nossos, que já tiveram os aquas partidos ou com fugas e tiveram de mudar os peixes para outro aqua e reaproveitaram TUDO do aqua antigo. Se assim não fosse, morriam os peixes todos.

 

Podem encontrar conchas nas lojas dos chineses, no meio da tralha de decoração, têm uns conjuntos a 1€ ou isso.

Façam uma cama de conchas, com as conchas mais pequenas em cima, as médias no meio e as maiores por cima.

Os peixes depois vão tratar de escolher as casas que mais gostarem.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Obrigada pelas vossas respostas...

 

Anteriormente tive ictio, mas logo no inicio da construção do aqua. Agora está impecável e muito estável. ainda tem botias palhaço e cobrinhas. Amanhã vou lavar bem a areia e vou remodelar o aquário todo.

 

Pensei em pôr pelo menos 50 % da água antiga, istó pq não faço TPA há pelo menos duas semnas, umas vez que me desfiz da maioria dos peixes. Parece-vos bem essa quantidade, ou faço mais?

 

Ainda em relação à areia e às rochas que trouxe da paia... devo frver tudo ou não? A sensação que tenho é que mesmo bem lavado a água deve desparar para um ph de 9...

 

Vão comentado e sugerindo.

 

Obrigada,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Ao dizer para mandar a agua toda fora é por uma questao de precausao pois nao sei o estado da agua nada me diz que nao ha restos de planta mortas dentro do aqua ,que a amonia esta baixa ,nitritos nitratos, ja que se vai começar de novo começa-se mesmo,ja que se vai mudar de ph mesmo juntando areia de praia o ph pode disparar ou nao,no tempo em que se ajusta os valores pode-se fazer um novo ciclo...é claro esta é a minha opnião,era assim que eu fazia ...

""Se um aqua parte e se arranja outro para la por a mesma fauna e logico que nao se mude de agua,mas a grande logica é que o aqua não se parta""

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal seria ferver a areia toda e as pedras, mas vai depender da vossa disposição e da vontade em aguentar a trabalheira que vai dar.

 

Se o aqua não tinha problemas, é usar a mesma água, poupa-se água e tempo de ciclo.

 

Mas o Hassaias não deixa de ter a sua razão, em relação a alguns parametros da água. Mas não é nada que não se possa verificar, com o uso de alguns testes de aquariofilia.

 

Acho que um teste de pH e de Nitratos, já resolviam as dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal seria ferver a areia toda e as pedras, mas vai depender da vossa disposição e da vontade em aguentar a trabalheira que vai dar.

 

Se o aqua não tinha problemas, é usar a mesma água, poupa-se água e tempo de ciclo.

 

Mas o Hassaias não deixa de ter a sua razão, em relação a alguns parametros da água. Mas não é nada que não se possa verificar, com o uso de alguns testes de aquariofilia.

 

Acho que um teste de pH e de Nitratos, já resolviam as dúvidas.

 

 

Obrigada.

 

Se consideram melhor, vou fervê-la! Demora um pouco, mas se compensar...

 

Quanto aos parâmetros da água, vou medir. Assim que o fizer coloco aqui para dizerem se posso utilizar ou não.

 

Obrigada pelas respostas.

 

Cumps,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente!!

 

Já montámos o nosso aquário, no dia 1 deste mês. Decidimos não utilizar a mesma água, por causa dos nitratos, mas o filtro com as bactérias manteve-se e ontem já introduzimos um casal de neolamprologus caudopunctatus.

Á primeira vista, parecem estar bem, mas gostava de introduzir mais uma espécie. Pelo que li, aquentam-se bem em 96 litros, com 80 cm de frente.

 

pensámos em intriduzir conchicluas, nomeadamente um casal de lamprologus ocellatus "gold" ou um casal de neolamprologus brevis.

 

Neste momento o aquário tem duas rochas grandes, duas pequenas e algumas conhas. creio que vamos introduzir mais algumas...

 

quanto à flora, ainda não tem nenhuma, mas estamos a pensar em valisnérias, e anúbias.

 

Gostava de ter as vossas opiniões em relação à junção das espécies, especificando o número máximo por espécie, e às plantas. Penso, no entanto que apenas deverei manter dois casai ao todo no aqua, uma vez que podem vir a reproduzir-se. Estou certa?

 

 

Aguardo as vossas sugestões,

 

cumps,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma vez que a questão ainda não foi aqui referida, deverás ter em atenção que, mesmo com areia de praia e rochas calcárias, certamente que não terás os parâmetros da água em condições para Tangas. Geralmente usa-se um buffer - caseiro ou comercial - para esse efeito.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais