Fêmea Metriaclima Estherae Red Com Ovos Na Boca


Veterinário

Recommended Posts

Olá,

A fêmea metriaclima estherae red tem ovos na boca :D

O macho está sempre a afastar os outros peixes do aquário.

Não tenho experiência com posturas de ciclídeos malawi.

Que conselhos me dão?

Tiro-a do aquário (para um outro) ao fim de quanto tempo?2semanas?3semanas?

 

Cumprimentos

João

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João se for a primeira vez penso que ela não vai levar até ao fim... e demora aproximadamente 3 semanas a liberta os peixes...

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

A fêmea metriaclima estherae red tem ovos na boca :twisted:

O macho está sempre a afastar os outros peixes do aquário.

Não tenho experiência com posturas de ciclídeos malawi.

Que conselhos me dão?

Tiro-a do aquário (para um outro) ao fim de quanto tempo?2semanas?3semanas?

 

Cumprimentos

João

Boas!

Espera por mais opiniões porque eu sou novato nisto.

Faz o parto entre as 2 e as 3 semanas, lá para os 18, 19 dias.

 

Recentemente foi postado um parto com 15 dias (Diogo Lopes foi o "parteiro", de uma protomela) e os putos safaram-se, mas julgo que se correu o risco de ser prematuro. Eu fiz um a semana passada com 21 dias a uma Caeruleus, os putos também se safaram. O tempo que demora pode ser afectado por vários factores e a temperatura do aquário pode ser um deles. Como a temperatura do meu varia entre os 24,5 e os 25 optei por fazer um pouco "mais tarde".

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro João, ai tens as tuas criações de Malawi...

Aguarda duas semanas e depois colocas a fêmea noutroa aqua mais pequeno com agua igual ou s não poderes arranja uma maternidade grande para a pores lá dentro.

É bom teres muitos esconderijos no aqua para o macho não a andar sempre a perseguir. Se não conseguires apanha o macho para outro lado para ela ficar mais calma e levar a postura avante.

Se precisares de alguam coisa diz.

 

Cump.

 

Olá,

A fêmea metriaclima estherae red tem ovos na boca :tongue:

O macho está sempre a afastar os outros peixes do aquário.

Não tenho experiência com posturas de ciclídeos malawi.

Que conselhos me dão?

Tiro-a do aquário (para um outro) ao fim de quanto tempo?2semanas?3semanas?

 

Cumprimentos

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :smilecolros:

Eu quando falei nas 2ou3semanas ( no primeiro tópico) foi segundo o que me tinhas ensinado (mas como tens mais experiência em não mbunas) pensei que podesse haver diferenças.

Nestas duas semanas deixo a fêmea no aquário com o macho? ou achas que ele já fecundou os ovos? os ovos são enormes (2,5mm cada). Ela deixou de comer desde ontem (acho eu),daí eu ter observado melhor.

Os meus irmãos estão em delírio com os peixes...assim como eu :smilecolros:

 

Obrigado a todos.

Cumprimentos

João

 

 

Caro João, ai tens as tuas criações de Malawi...

Aguarda duas semanas e depois colocas a fêmea noutroa aqua mais pequeno com agua igual ou s não poderes arranja uma maternidade grande para a pores lá dentro.

É bom teres muitos esconderijos no aqua para o macho não a andar sempre a perseguir. Se não conseguires apanha o macho para outro lado para ela ficar mais calma e levar a postura avante.

Se precisares de alguam coisa diz.

 

Cump.

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

 

 

Eu costumo todos os dias ver se as fêmeas estão com ovos na boca, se for o caso, tomo nota da data e somo-lhe 20 dias e assim obtenho a data em que vou fazer o parto.

Eu não as separo ou deixo que tenham os peixes no aquário principal. Quando chegar à data apanho a fêmea e retiro-lhe os alevins, porque assim, todos os alevins sobrevivem e a fêmea não fica tempo demais sem comer .

Se tiveres um aquário maternidade, tb dá colocas a fêmea logo que notes que está grávida e quando chegar 20º ou 21º dia elas costumam largar os alevins, e depois é retirá-la. A desvantagem pode estar quando a tentares apanhar ela voltar a colocar algum alevim na boca novamente. Lembra-te que se a colocares num aquário á parte, a água do mesmo deve ter os mesmos parâmetros que o aquário de onde ela vem.

Espero ter ajudado e bom parto :crazyeyes:

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

Eu costumo todos os dias ver se as fêmeas estão com ovos na boca, se for o caso, tomo nota da data e somo-lhe 20 dias e assim obtenho a data em que vou fazer o parto.

Eu não as separo ou deixo que tenham os peixes no aquário principal. Quando chegar à data apanho a fêmea e retiro-lhe os alevins, porque assim, todos os alevins sobrevivem e a fêmea não fica tempo demais sem comer .

Se tiveres um aquário maternidade, tb dá colocas a fêmea logo que notes que está grávida e quando chegar 20º ou 21º dia elas costumam largar os alevins, e depois é retirá-la. A desvantagem pode estar quando a tentares apanhar ela voltar a colocar algum alevim na boca novamente. Lembra-te que se a colocares num aquário á parte, a água do mesmo deve ter os mesmos parâmetros que o aquário de onde ela vem.

Espero ter ajudado e bom parto banana rock

 

" Quando chegar à data apanho a fêmea e retiro-lhe os alevins"

Como é que retiras os alevins? Referes-te a quando ela os "cospe",certo?

 

Então a melhor estratégia é ter uma rede grande (tipo uma capoeira) dentro do aquário grande com a fêmea lá dentro?

Há sugestões de material ou maneiras de fazer?

 

Achas que devo apanhar já?mas pode ser que o macho ainda não tenha fertilizado os ovos...como verifico isso?

Obrigado

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" Quando chegar à data apanho a fêmea e retiro-lhe os alevins"

Como é que retiras os alevins? Referes-te a quando ela os "cospe",certo?

 

Então a melhor estratégia é ter uma rede grande (tipo uma capoeira) dentro do aquário grande com a fêmea lá dentro?

Há sugestões de material ou maneiras de fazer?

 

Achas que devo apanhar já?mas pode ser que o macho ainda não tenha fertilizado os ovos...como verifico isso?

Obrigado

Boas!

 

Apanhar os alevins é fazer o parto (a técnica é "stripping fry"). Penso que o Ricardo Antunes a descreve. Basicamente será retirar um pouco da água do aquário para um recipiente, apanhar a fêmea, colocá-la nessa água. Com cuidado ir abrindo a boca à fêmea, alternando com o soltar da fêmea para dentro do recipiente, para não a matar à "sede".... os alevins vão saindo.

Também podes ver aqui.

 

Eu no meu primeiro parto tirei 15, mas como sou "nabo" deixei lá um (pelo menos) - parecia que estava tudo e não quis estar a incomodar demasiado a bicha.

 

No dia seguinte elá foi para comer e soltou esse alevim... nadou menos de 30 cm e serviu de refeição!

 

Quanto à fertilização, se ainda não está, também já não vai estar, pois é no ritual de acasalamento que se dá a fertilização. Vê os posts do Diogo Lopes, acho que ele tem um vídeo elucidativo de umas protomelas.

 

Já li que a desvantagem de retirar a fêmea para outro aquário (se for muito tempo) pode estar relacionada com a perda de estatuto da mesma pela ausência, não sei se faz sentido. Fazer o parto até nem é coisa muito difícil.

 

Quanto a apanhar a fêmea, podes ter problemas... eu apaguei as luzes e, já bem tarde, quando os gajos "dormiam", liguei uma lanterna daquelas de colocar na cabeça, foi fácil apanhar a fêmea assim e não houve stress. (nem dela nem meu...)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

 

A única coisa que eu não faço é solta-la para o recipiente durante o Stripping fry, pois ela com o stress pode por novamente os alevins na boca, eu costumo abrir a boca dela, e saiem 3 ou 4, largo-lhe aboca para ela respirar um pouco, mas continuo com ela agarrada, e sempre dentro do recipiente.

Quanto a fecundação é feita durante o acasalamento pelo macho e só depois a fêmea poe os ovos na boa.

A primeira vez fiz abri-lhe a boca om uma cotonete, assim não a magoas, mas faz como achares que te dá mais jeito.

Em relação a maternidade, podes tentar arranjar um cubo da vodafone, vais a uma loja que eles dão-te 1 ou 2, fazes uns furos e pões dentro do aquario com uns suportes a prende-lo.

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os furos que faço na caixa é em cima?onde? a nível de estética de funcionalidade onde é melhor fazer? QUe diâmetro faço os furos? convém que eles não saiam..eheh

 

Quanto a esse método stripping fry vou experimentar..ao fim de 3semanas,certo? ou antes?

 

Obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

 

 

Os furos fazes com uma broca fina e fazes de todos os lados para a agua circular melhor.

Quanto ao stripping fry, contas 20 dias a partir do dia que a viste a incubar,no maximo faz passado 21 dias, senão podem morrer. eu fiz a uma passados 18 dias.

Não te esqueças é de umas fotos dos "putos" quando nascerem :)

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

A fêmea está a perder a côr e está a ficar com uns sinais pouco positivos: sem umas escamas laterais e com a barbatana dorsal meio rasgada.

Eu tenho uma filtragem de 140litros com UV,por isso deduzo que não seja de bactérias. O que acham?

Tenho lá um barbo (coitado,está abandonado e não está no seu habitat) e ele tem a barbatana caudal roída (metade da barbatana desapareceu). Alguém me sabe dizer o que se passa e o que devo fazer? Eu dou comida aos peixes...acho que não passam fome.

Quanto à fêmea, é por estar sem comer,que está a perder a cor e escamas?

Sejam atenciosos como o têm sido :smilecolros:

Cumprimentos

 

 

Aqui vão as fotos:

sem côr (quando tirei a fotografia ainda tinha as escamas que agora faltam):

2443481313_a24e06eefa.jpg?v=0

 

 

Esta é só para verem o papo (os ovos não se vêem na foto)

2444309116_513837a66d.jpg?v=0

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

 

Eu penso que ter a barbatana rasgada e trincada é normal, deve ser das guerreias entre espécies, mas ela acaba por recuperar, quanto a perder a côr, já nao te posso ajudar porque não sei o que será.

Tenta arranjar areia de praia ou silica, eles gostam de escavar na areia e essa não é essas pedras não são o melhor para eles.

 

Abraço,

Ricardo

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já ando a pensar em fazer isso. Mal possa troco por areia. Mas a areia não se suja muito?tenho de arranjar um aspirador de fundo,é?

 

Se ela ao fim de uma semana já está neste estado (apanhou uma coça) imagino daqui a duas... :snipersmile:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

Eu costumo todos os dias ver se as fêmeas estão com ovos na boca, se for o caso, tomo nota da data e somo-lhe 20 dias e assim obtenho a data em que vou fazer o parto.

Eu não as separo ou deixo que tenham os peixes no aquário principal. Quando chegar à data apanho a fêmea e retiro-lhe os alevins, porque assim, todos os alevins sobrevivem e a fêmea não fica tempo demais sem comer .

Se tiveres um aquário maternidade, tb dá colocas a fêmea logo que notes que está grávida e quando chegar 20º ou 21º dia elas costumam largar os alevins, e depois é retirá-la. A desvantagem pode estar quando a tentares apanhar ela voltar a colocar algum alevim na boca novamente. Lembra-te que se a colocares num aquário á parte, a água do mesmo deve ter os mesmos parâmetros que o aquário de onde ela vem.

Espero ter ajudado e bom parto ;)

 

 

Como estou a ver que ela está a ser constantemente bombardeada com ataques do metriaclima hongi (deixou de ser o parceiro,agora é outro macho a dar pancada) vou colocá-la num cubo vodafone (com furações) dentro do aquário principal e esperar mais duas semanas até fazer o stripping fry.

Estão de acordo?

Será que ela vai gostar de estar em sossego? ou será que ela vai achar aquilo muito apertado?

 

Cumprimentos

 

PS: já se vêem os olhos dos alevins :P

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estou a ver que ela está a ser constantemente bombardeada com ataques do metriaclima hongi (deixou de ser o parceiro,agora é outro macho a dar pancada) vou colocá-la num cubo vodafone (com furações) dentro do aquário principal e esperar mais duas semanas até fazer o stripping fry.

Estão de acordo?

Será que ela vai gostar de estar em sossego? ou será que ela vai achar aquilo muito apertado?

 

Cumprimentos

 

PS: já se vêem os olhos dos alevins :P

 

 

Amigo,

 

depende, mas podes tentar, pode acalmar como pode stressar de estar muito apertada e largar os ovos, mas tenta, se não pode acabar por morrer dos constantes ataques, se vires que ela fica calma tudo bem.

Há quantos dias está ela a imcubar os ovos? se já ves os "putos" secalhar está na altura do striping fry. Ela se não se sentir segura dentro do aquário, não solta os alevins, e podem morrer.

 

 

Abraço,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

 

depende, mas podes tentar, pode acalmar como pode stressar de estar muito apertada e largar os ovos, mas tenta, se não pode acabar por morrer dos constantes ataques, se vires que ela fica calma tudo bem.

Há quantos dias está ela a imcubar os ovos? se já ves os "putos" secalhar está na altura do striping fry. Ela se não se sentir segura dentro do aquário, não solta os alevins, e podem morrer.

Abraço,

Ricardo

 

 

Ricardo,

 fêmea está a incubar à apenas 1semana e 1 dia (desde21Abril). É capaz de ser cedo,mesmo estando a observar os putos. Não estão formados,mas já se vê algumas estruturas anatómica. Vou então colocá-la nesse recipiente e ver a reacção dela.

Tanks

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 fêmea está a incubar à apenas 1semana e 1 dia (desde21Abril). É capaz de ser cedo,mesmo estando a observar os putos. Não estão formados,mas já se vê algumas estruturas anatómica. Vou então colocá-la nesse recipiente e ver a reacção dela.

Tanks

João

 

Amigo,

 

1 semana, sim ainda é muito cêdo, Se ela ficar calma no recipiente, deixa-a ficar. Assim que lhe tirares os alenvis, pôe-a novamente no aquário principal.

 

 

Abraço,

Ricardo

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi a fêmea a aproximar-se do ovo e fiquei à espera que ela o repusesse na boca. Ela abriu a boca mas não o apanhou. Hoje ao final do dia,verifiquei que ele estava com fungos,ou seja, estava morto.

Tirei-o do aquário (já não existe). Espero que os outros tenham melhor sorte.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais