Material Filtrante Que Usam Nos Vossos Filtros Externos Num Plantado


Recommended Posts

boas ppl gostaria de saber o que é que voces usam no vosso filtro externo num aquário plantado de materia filtrante. Eu uso 3 tipos no meu eheim 2213 de baixo para cima.

1ª camada - esponja (vem de origem com o filtro)

2ª camada - ceramica

3ª camada - esponja (vem de origem com o filtro)

4ª camada - ceramica

5ª camada - esponja (vem de origem com o filtro)

6ª camada - lã de vidro

 

isto num plantado de 120 litros

 

abraços ;):(

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho no meu Eheim 2213

 

1º Esponja azul (vem de origem com o filtro)

2º Lâ mineral

3º Ceramica ( Siporax da Sera)

4º Biobolas EHEIM substrat pro

5º Esponja branca (vem de origem com o filtro)

6º Esponja azul (vem de origem com o filtro)

 

Tenho ainda um filtro interno Hydor com

 

1º Esponja azul (vem de origem com o filtro)

2º Lâ mineral

3º Cerâmicas (Siporax)

4º Lâ mineral

 

O meu aqua é de 115 L e é um comunitário da América do Sul/Central com algumas plantas

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num plantado denso o mais importante é que seja feita a filtragem mecânica o mais eficazmente possivel.A filtragem biologica é feita através das plantas,portanto não gasto muito espaço com as cerâmicas.

 

O meu filtro contudo tem 3 baldes,onde tenho: Esponja azul mais larga,esponja branca mais fina e lã.No meio dos baldes tenho algumas bio-balls,num tubo que passa no meio deles.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tal como o Zogli referiu, num aquário plantado os filtros servem basicamente para duas coisas:

 

:) Filtração mecânica

 

:blush: Movimentação de água

 

Eu, por exemplo, tenho um Eheim 2213 a funcionar num aquário de 70 litros, e as matérias filtrantes são, pela seguinte ordem:

 

Cerâmicas não porosas grandes -> esponja de porosidade grande (as azuis da Eheim) -> cerâmicas não porosas pequenas -> esponja de porosidade grande (as azuis da Eheim) -> esponja de porosidade reduzida (a chamada lã filtrante).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ppl gostaria de saber o que é que voces usam no vosso filtro externo num aquário plantado de materia filtrante. Eu uso 3 tipos no meu eheim 2213 de baixo para cima.

1ª camada - esponja (vem de origem com o filtro)

2ª camada - ceramica

3ª camada - esponja (vem de origem com o filtro)

4ª camada - ceramica

5ª camada - esponja (vem de origem com o filtro)

6ª camada - lã de vidro

 

isto num plantado de 120 litros

 

abraços :rainbowafro::puppydogeyes:

 

Eu não punha só uma esponja no inicio, punha 2 e retirava a ultima, deixando as ceramicas só com a lã de vidro por cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro Eheim Profissionel, de baixo para cima:

 

1ª cassete

JBL MicroMec

Esponja azul que vinha com o filtro

O JBL Micromec é a matéria filtrante tipo cerâmica da JBL com 1500 m2 por litro de volume. É da mais eficaz filtragem biológica que se consegue. Mal não faz, mas parece-me exagerado para um plantado.

 

2ª cassete

JBL ClearMec

Esponja branca

Desculpa mas esta não entendi :puppydogeyes: . O clearmec Plus serve para absorver nitritos, nitratos e fosfatos...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que faz sei eu de cor e salteado.

Posso não ser um grande génio mas pensava que nitratos e fosfatos fossem nutrientes para as plantas.

Para que o usas?

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estás provávelmente a ter de fertilizar com N e P a mais para compensar o Clearmec que tos absorve.

Tinhas algas a mais antes? Podia haver outra causa e há outras maneiras de resolver o problema sem retirar alimento às plantas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.