Musgo A Morrer


turtle765

Recommended Posts

Olá. Obrigada pela dica. Fiz uma experiência com a receita de co2 num cubo vodafone. so la tenho duas valisnerias um pedaço de musgo. a luz é natural. As bolhas saiam regularmente, cerca de uma bolha a cada 5 segundos. Tentei utilizar um filtro de cigarro na ponta do tubo, mas parece-me que o co2 acabava por sair pela rolha. Desinteressei-me um bocado, deitei fora a garrafa e a mistura, e o cano está pendurado à espera de uma nova tentativa. No entanto em relaçao aos vivos tenho um certo receio. Como não tenho teste de co2 nao podia medir os niveis e seria mais um tiro no escuro. Quando estiver um pouco mais liberta do meu estágio, a ver se me empenho mais. A dúvida está no difusor. Pelo que tenho lido é dificil encontrar uma coisa barata que funcione com a receita caseira.

Obrigada

 

 

Boas. Uma pedra difusora normal dá. Mas as bolhas são muito grandes e dissolvem-se pouco dentro do aquário.

Eu optei por uma pedra difusora de madeira. Geralmente são utilizadas para água salgada mas encontras em qq loja.

 

menos de 1 euros e está feita a festa.

 

Estas em madeira fazem bolhas muito mais pequenas o que permite maior dissolução do CO2 na coluna de água.

 

Abraço

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Agora com a luz nova o musgo renasceu e voltou à quantidade inicial. No então, tal como previsto, as filamentosas vieram em força. Tenho pesquisado sobre o assunto e já percebi que tenho de investir em alguns testes, e fertilização de macros. Parece-me que os fosfatos sao indispensáveis. Entretanto tenho alguns pés de valisnérias castanhos e com pintinhas castanhas ao longo de toda a folha. Parece uma espécie diferente. Outros têm folhas a crescer muito largas (2cm) e amarelas, quase transparentes. Optei por podá-las com corte na diagonal. Para tratar disto terei de fertilizar com potássio, certo?

Cortei também algumas com filamentosas.

Já agora, fiquei sem equipa de limpeza, e os vidros estão cobertos com nevoeiro verde. Passo todos os dias a esponja de velcro, daquelas com iman dentro e fora. Só tenho uma família de caracóis pequenos e um camarão takashi amano. O segundo desapareceu.

A minha fauna está resumida a 2 guppy femea, 3 alevins, 3 neons. Que peixes me aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais