Para Aqueles Que Pensam Em Diy De Espuma - Aqua-terrário Tartarugas


Recommended Posts

ATENÇÃO: Se acharem melhor isto ficar no DIY podem por, mas como tem a haver com um aqua-terrário de tartarugas...

 

Aqui vai o meu projecto de um Aqua-errário, Viviario ou Paludário... para as minhas tartarugas.

 

Tudo começou quando eu venho do Fluviário de Mora, sitio onde não só adquiri alguma splantas (que já não constam na flora do mesmo) mas também onde adquiri inspiração, o trabalho artistico naquele tanque central é fabuloso!

 

Como o velhote das minhas marias está a tornar-se muito pequeno, há que inovar! Vamos criar uma margem!!!

 

Velho:

 

2dilh4y.jpg

 

DIY novo

 

1ª fase: Lá começamos nós com mãos a obra! Primeiro: compra dos vidros:

 

16gaezd.jpg

 

Colagem dos mesmos com silicone:

 

xpymon.jpg

 

2ª fase: Colocação da espuma:

 

iop1t1.jpg

 

Troncos na espuma (para layout):

 

zsmt8w.jpg

(sim a foto era na vertical, o aqua esta na vertical sobre a mesa, a secar!)

 

Não tenho foto, mas dentro da espuma encontram-se todos os fios da bomba, e orificios para termoestato etc! (deu uma trabalheira organizar isso tudo!)

Na espuma fizemos orificios para a água sair! Inicialmente em cada "vazinho" com plantas, mas depois aquilo afogava o musgo e as plantas que acabavam por apodrecer, então tapamos os orificios!

 

3ª fase: O Cimento! Preenchemos tudo com cimento, esculpimos e pintamos com tinta para cimento (pigmento acho) e voila! (não se assustem com a cor, é devido ao flash, e com o verdete posterior ficou mm à maneira!

 

2uizpja.jpg

 

O resultado final nesta altura não ficou registado, melhor ficou mas já perdi! O actual (com uma evolução...) sairá logo à noite, com pormenores da flora e fauna pois acabei de tirar as fotos agora e tão muito grandes...

 

Podem ir vendo e comentando!

 

Contra-indicações: nenhuma, ja via mais de um ano e tartarugas saudaveis! nenhuma morreu!

Editado por Pedro Almeida
  • Gosto 1

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui mais cedo! Até foi rapido, fica já despachado!

 

Ora bem, como sou do contra, começo pelos pormenores eheh :mrgreen:

 

Pormenor 1 troncos, "rochedo" água e verdume

 

r0b447.jpg

 

Pormenor 2 Cascata

 

fej3bt.jpg

 

Pormenor 3 Vejam como o musgo se fixou e proliferou, é a zonda da cascata, que percorre o cimento e um tronco, fazia imenso barulho para alem de "esperrichar" para o meio do aqua, pusemos uma pedrinha no orificio e lá a controlamos!

 

5vzx5f.jpg

(contem o nosso x-mas, alguedo e musgo da rua)

 

Pormenor 4 - Fetos, daqueles que se apanham nos grande smuros das quintas em Sintra, secaram em pleno inverno, não sie porquê ficando so musgo e a semente, agora tão todos vistosos! eles vão-se mas também vêm! :puppydogeyes: nem é preciso colheita!

 

29lle2o.jpg

 

Pormenor 5 Trevos, também vieram com o musgo, não os apanhei, algumas plantas surgem numa altura outras noutra...

 

vnedz7.jpg

 

Há zonas do musgo em que ele já secou, mas as plantas aproveitaram-no....

 

Pormenor 6 Cascata 2

 

1zqdlkh.jpg

 

Pormenor 7 - Musgo

 

2dw7sqb.jpg

 

Pormenor 8 - Tronco, é borrifado todos os dias e até há alguns submersos e nunca tive problemas!

 

2a62uc8.jpg

 

Pormenor 9 - Habitante maior, é a Houdini, a maior das 4

 

1057fp2.jpg

 

Pormenor 10 - A Mais velha: July

 

lbk9x.jpg

 

Pormenor 11 - a espuma e o cimento também estão na zona submersa, pelo que tentei fotografar, mas isto foi o que se pode! o alguedo apoderou-se daquilo dando-lhe um aspecto muito natural! (a July achou que tinha bons abdominais, vá lá que aqui ainda não estava a frente como na foto que tirei a seguir)

 

2zjerd3.jpg

 

Vista Superior

 

r9luyq.jpg

 

Plantio

 

1zyeyyx.jpg

 

 

 

ANTES:

 

2dilh4y.jpg

 

DEPOIS:

 

ioofg1.jpg

 

- Teve areão, mas na mudança de casa, optei por tirar, pois sujava muito! tem um filtro eheim que não sei a capacidade de cor, tenho d eir ver, mas não é muito pequeno... a luz é a luz natural (está numa varanda) e pronto... espero que tenham gostado e como já viram, com tartarugas não houve problemas (claro que já la foram com as garras, aquilo boia e lixo...)

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, ando para fazer um do género, mas para uma cobra. Com lago incluído.

 

Esse terrário tem um aspecto mesmo verdadeiro, bom DIY. :puppydogeyes:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :puppydogeyes:

 

Com tartarugas não é toxico, mas elas são mais resistentes que os nossos peixes... portanto não garanto o mesmo com peixes, mas acho que ha uma espuma que não é toxica, não sei é o nome...

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito bacano sim sr....

Tenta arranjar um substrato de granulometria elevado, ficaria muito fixe :)

 

cuwpz...

 

Pois, eu tinha areão daquele de aquário e um um pouco maior, mas roubava muito espaço de água... mas posso ver, também mudei de casa recentemente e isto anda uma confusão!

 

 

boas

isso ta muita fixe.

mas se fosse um pouco maior nao ficava nada a perder.

e elas poderiam nadar melhor .

 

mas de resto 5*

 

parabens

abraço

 

Se fosse por mim fazia-lhe sum belo lago, mas infelizmente não só não tenho espaço como o meu pai é quem manda XD o volume aumentou consideravelmente em relação ao outro e isso notou-se no crescimento delas (atrofiam com pouco volume de água) a ver se daqui a uns tempitos não faça outra coisa assim maior!

 

 

Parabéns, tens ai um lar para as tartarugas bem fixe.

 

Abraço,

Sérgio Costa

 

Obrigado :|

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas perguntas...que espuma de poliuretano usaste?É especial para este tipo de coisas ou é comum?E a massa/cimento qual é o tipo?E ja agora como moldaste a espuma para ficar assim?...

Desculpa la tanta pergunta mas estou com umas ideias e preciso do conselho de quem ja fez parecido como tu... =)

 

cuwpz...

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

compreendo a tua situaçao ,

ja vi que se fosse por ti ,arranjavas um lago para elas.(ainda bem que pensas assim )

 

qualker das formas ta ai um excelente trabalho.

tem um aspecto bastante natural.

gostei muito.

 

e a minha maria ha uns tempos queria uma tartaruga.mas eu nao fui muito na ideia ,

mas depois de ver isto , fez me mudar de opiniao.

 

 

ta 5 *

parabens .

 

espero que tenhas a sorte de poder partir para um projecto maior brevemente.

quando o fizeres nao te esqueças de o postar aqui .

 

força e um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem tenho umas perguntitas

1-como manter a humidade

2-tens filtro se teens onde o escondes-te ecomo

3-puses-te o poliuretanodirectamente no vidro e depois se quiseres tira-se bem????

desculpa mas quero fazer um paludario num aqua de 60cm e para jaso para flora mas depois quero por fauna ( um casal de bettas talvez)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro, o efeito conseguido foi muito bom e com um aspecto muito natural, apenas te faço a advertência que a utilização de cimento pressupõe a cura do mesmo durante 2 ou 3 semanas, pois durante esse tempo costuma deixar a água extremamente alcalina (pH muito alto), não sei se já tinhas alguma informação sobre isso...

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, começando a responder ::D:

 

Umas perguntas...que espuma de poliuretano usaste?É especial para este tipo de coisas ou é comum?E a massa/cimento qual é o tipo?E ja agora como moldaste a espuma para ficar assim?...

Desculpa la tanta pergunta mas estou com umas ideias e preciso do conselho de quem ja fez parecido como tu... =)

 

cuwpz...

 

Usei a comum, como ia revestir com cimento pensei que não haveria problema, entretanto depois de isto tudo secar durante um mes, +/- coloquei água e as tartarugas, mas sempre atento a estas, e felizmente nada de mal aconteceu, até hoje e já lá vai um tempão! O Cimento, é o famoso cimento-cola, o tipo em si não sei, o meu pai é que percebe disso (tinha-o por aqui).

A espuma moldei à mão quando estava quase seca, mas ainda mole, mesmo no ponto (primeiro fiz experiencias à parte) aquilo seca depressa e quando moldamos perde volume, mas depois com o cimento fica bem :D

 

boas

 

compreendo a tua situaçao ,

ja vi que se fosse por ti ,arranjavas um lago para elas.(ainda bem que pensas assim )

 

qualker das formas ta ai um excelente trabalho.

tem um aspecto bastante natural.

gostei muito.

 

e a minha maria ha uns tempos queria uma tartaruga.mas eu nao fui muito na ideia ,

mas depois de ver isto , fez me mudar de opiniao.

ta 5 *

parabens .

 

espero que tenhas a sorte de poder partir para um projecto maior brevemente.

quando o fizeres nao te esqueças de o postar aqui .

 

força e um abraço

 

Também o espero, mas preferia partir para um ao ar livre... nunca se sabe... :D

é muito interessante ter tartarugas, as minhas têm todas uma personalidade muito diferente umas das outras!

 

tambem tenho umas perguntitas

1-como manter a humidade

2-tens filtro se teens onde o escondes-te ecomo

3-puses-te o poliuretanodirectamente no vidro e depois se quiseres tira-se bem????

desculpa mas quero fazer um paludario num aqua de 60cm e para jaso para flora mas depois quero por fauna ( um casal de bettas talvez)

 

1- Borrifo todo o aqua-terrário (parte exterior) quando as paredes em cimento começam a ficar secas, pois como está numa varanda, em tempos chuvosos (como o dia d ehoje) pouco precisa, de vez enquando rego mesmo a zona dos musgos, pelo menos nos "vasinhos" pois tem terra aí.

2 - Tenho filtro sim, filtro exterior, para tartarugas teria de ser, no lado esquerdo (não é o lado da plataforma) tem um tubo por onde puxa a água, de seguida vai para o filtro que está num canto no chão e depois entra por um tubo que está na parte detras do aqua-terrário saindo depois na zona da cascata, mas como a pressão é muita e para não estragar aquilo, tem uma saida dentro de água por baixo da plataforma.

3 - Duvido que se tire o poliuretano do vidro facilmente, mas sim, coloquei directamente sobre o vidro.

:P

 

 

Olá Pedro, o efeito conseguido foi muito bom e com um aspecto muito natural, apenas te faço a advertência que a utilização de cimento pressupõe a cura do mesmo durante 2 ou 3 semanas, pois durante esse tempo costuma deixar a água extremamente alcalina (pH muito alto), não sei se já tinhas alguma informação sobre isso...

 

Sim, ele teve imenso tempo a secar, até porque como sabemos, o cimento fica mais forte depois de humedecido várias vezes enquanto seca, portanto teve cerca de 1 mes a secar! As tartarugas estao optimas e quando mudei o aquario de 300 litros (onde tenho escalares, e esses peixes todos tropicais) limpei apenas com água este e pus todos lá, com a agua do aqua deles e com o filtro limpo, e eles aguentaram-se assim 3 dias, e até agora, ja passaram para o outro e só me morreu um escalar de stress (a serio, não tive baixas nenhumas!!!) O.O - Mudei-me no verão passado... á quas eum ano!

 

é muito interessante tentar recriar um ecossistema, claro que aqui tem mais de flora toda colectada em meios naturais, mas é interessante ver, quem quiser fazer, aconsleho vivamente! Claro que para lidar com peixes não sei se tem esta facilidade! - Há tambem, têm termoestato e a espuma é mais que resistente ao calor (24/25 graus)

Editado por Pedro Almeida

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz a capacidade de litragem e dá para uma, as outras ainda sao juvenis (melhor, são todas juvenis, umas mais que outras, mas nenhuma é adulta, portanto queria realmente ver se arranjava espaço... mas isso já referi em cima ::D:

 

Quanto a lagos, não sei como fazer num apartamento, talvez daqui a um ano faça numa das minhas casas com quintal, na minha avó ou no algarve, mas tmeo que a minha avó não trate delas (não gosta mesmo!) e no alagrve não estou sempre lá... mas isso depois verei

Editado por David Cabete

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questão do filtro e que não esta muito clara para mim mas cou ver como fazer

obrigada

esava a pensar utilisar tambem fibra de coco porque queria por umas orquideas

a fauna seria um betta talvez ou uns espadas ou gupies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, nem sei o que dizer...

 

está brutallllllllll

lindo mesmo...

 

os meus parabens por esse teu magnifico Diy

 

Obrigado ::D:

 

 

a questão do filtro e que não esta muito clara para mim mas cou ver como fazer

obrigada

esava a pensar utilisar tambem fibra de coco porque queria por umas orquideas

a fauna seria um betta talvez ou uns espadas ou gupies

 

O que não percebeste do filtro? atenção que aquilo que fiz no meu pode não ser possivel de fazer no teu bigsmile

Sim, para essas plantas é preferivel fibra de coco, mas não sei os efeitos na água (parametros)

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje comprei o poliuretano mas andei a procura de tinta ou resna para pintar mas não encontri nada sabem alguma marca?????e a fibra de coco ou aquilo que me disseram dos ninhos tambemnão encontro nesta banda??? sabem onde há??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me digas ainda esta semana la estive e nem pensei que podiahaver ai :D tens ideia em que sitio no que vende animais e vasos de plantas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais