Duvidas Sobre Quimica De Plantados


Rui Feliciano

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Duvida 1:

"Os fosfatos devem estar entre .8 a 1 normalmente ou então até 1.5 para puxar mais pelos vermelhos"

Isto é o que se lê por aqui. Ora nos meus testes diários, eu comprovo que o consumo médio da minha massa vegetal está na ordem dos .4 a .5 diáriamente.

E depois apesar de o teste me acusar a existência de, por exemplo, .5 de Fosfatos ou seja, suficiente para mais 24 horas, lá vou eu adicionar mais .3 ou .4ppm de Fosfatos para que os niveis se situem no que as "regras" mandam.

Pergunta concreta: Porque estou eu a adicionar Fosfatos ao aqua se sei que o que lá está me vai durar pelo menos outras 24 horas? Existe algum processo quimico que condicione o consumo de Fosfatos apenas quando este se encontra em concentrações superiores (se só existir .5 de concentração ele não vai ser consumido, se existir 1 então já é consumido).?

E, antes que perguntem, sim, há Potássio em abundancia ao ponto de quando é adicionado mais, os consumos de Nitratos e Fosfatos não sofrem qualquer alteração.

 

 

 

Duvida 2:

Como posso inferir qual o consumo de Nitratos diário visto que mesmo sem qualquer fertilização deste nutriente possuo sempre o seu valor perto de 7-8ppm?

E, se todos os dias tenho este "desperdício" de Nitratos isto quer dizer que devo fazer mais TPAs para reduzir o seu nivel (a água da torneira sai-me com 5ppm) de modo às algas terem menos papinha todos os dias para comerem visto que claramente as plantas não têm fome suficiente para me fazerem o consumo destes valores na sua totalidade?

 

 

 

Duvida 3:

Ferro a mais apenas pode causar sintomas nas plantas ou pode potenciar também o crescimento de algas de forma directa?

Note-se o forma DIRECTA, eu sei que estando as plantas em carencia que o seu consumo de outros nutrientes vai ser reduzido e consequentemente vão aparecer algas. O que eu quero saber é se existem algas que aparecem unica e exclusivamente devido à presença de Ferro na coluna de água.

 

 

 

Duvida 3:

Possuo CO2 pressurizado e neste momento está regulado para 2.3 bolhas por segundo. Isto dá-me uma leitura de 25ppms de CO2 na água ( PH 6.8 e KH 5) no final do período luminoso. No outro dia logo pela manhã o PH está em 7.5. Temos aqui um avariação de quase 1 grau. A fauna que possuo parece estar a borrifar-se para essa diferença pois não lhe noto qualquer alteração comportamental.

Neste momento o CO2 apenas se encontra ligado durante o período luminoso (10 horas por dia). Estou a equacionar a possibilidade de deixar o sistema ligado 24 horas por dia. Se o fizer será apenas por um único motivo, reduzir a variação de PH por motivos da FLORA. O raciocínio que me leva a isto é que esta variação pode causar stress nas plantas e que, com isso, o seu consumo e consequente pré-disposição a aparecimento de algas seja potenciado com esta variação.

Pergunta concreta: Existe fundamento neste raciocínio? Menos variação de PH contribuí para ambiente mais calmo propício para um desenvolvimento são de plantas e consequentemente plantas mais fortes e menos algas?

 

 

O meu obrigado desde já a todos os que decidirem partilhar um pouco do seu conhecimento!

Editado por Kualla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Olá a todos!

 

Duvida 1:

"Os fosfatos devem estar entre .8 a 1 normalmente ou então até 1.5 para puxar mais pelos vermelhos" Não é a única condição para puxar pelos vermelhos.

Isto é o que se lê por aqui. Ora nos meus testes diários, eu comprovo que o consumo médio da minha massa vegetal está na ordem dos .4 a .5 diáriamente.

E depois apesar de o teste me acusar a existência de, por exemplo, .5 de Fosfatos ou seja, suficiente para mais 24 horas, lá vou eu adicionar mais .3 ou .4ppm de Fosfatos para que os niveis se situem no que as "regras" mandam.

Pergunta concreta: Porque estou eu a adicionar Fosfatos ao aqua se sei que o que lá está me vai durar pelo menos outras 24 horas? Para não deixares chegar a 0?Existe algum processo quimico que condicione o consumo de Fosfatos apenas quando este se encontra em concentrações superiores (se só existir .5 de concentração ele não vai ser consumido, se existir 1 então já é consumido).? Não, só não é consumido se houver carências de outros nutrientes.

E, antes que perguntem, sim, há Potássio em abundancia ao ponto de quando é adicionado mais, os consumos de Nitratos e Fosfatos não sofrem qualquer alteração.

Duvida 2:

Como posso inferir qual o consumo de Nitratos diário visto que mesmo sem qualquer fertilização deste nutriente possuo sempre o seu valor perto de 7-8ppm?

E, se todos os dias tenho este "desperdício" de Nitratos isto quer dizer que devo fazer mais TPAs para reduzir o seu nivel (a água da torneira sai-me com 5ppm) de modo às algas terem menos papinha todos os dias para comerem visto que claramente as plantas não têm fome suficiente para me fazerem o consumo destes valores na sua totalidade? TPA's nunca são demais ::D: (com água com valores dentro dos pretendidos.

Duvida 3:

Ferro a mais apenas pode causar sintomas nas plantas ou pode potenciar também o crescimento de algas de forma directa?

Note-se o forma DIRECTA, eu sei que estando as plantas em carencia que o seu consumo de outros nutrientes vai ser reduzido e consequentemente vão aparecer algas. O que eu quero saber é se existem algas que aparecem unica e exclusivamente devido à presença de Ferro na coluna de água. Penso que a "água verde" aparece com excesso de Ferro na água.

Duvida 3: (aqui será duvida 4)

Possuo CO2 pressurizado e neste momento está regulado para 2.3 bolhas por segundo. Isto dá-me uma leitura de 25ppms de CO2 na água ( PH 6.8 e KH 5) no final do período luminoso. No outro dia logo pela manhã o PH está em 7.5. Temos aqui um avariação de quase 1 grau. A fauna que possuo parece estar a borrifar-se para essa diferença pois não lhe noto qualquer alteração comportamental. O problema pode vir agravar-se se te lembras de acrescentar algum peixe mais sensivel a essas oscilações, eu no caso dos discus, passam-se logo dos carretos.

Neste momento o CO2 apenas se encontra ligado durante o período luminoso (10 horas por dia). Estou a equacionar a possibilidade de deixar o sistema ligado 24 horas por dia. Se o fizer será apenas por um único motivo, reduzir a variação de PH por motivos da FLORA. O raciocínio que me leva a isto é que esta variação pode causar stress nas plantas e que, com isso, o seu consumo e consequente pré-disposição a aparecimento de algas seja potenciado com esta variação.

Pergunta concreta: Existe fundamento neste raciocínio? Menos variação de PH contribuí para ambiente mais calmo propício para um desenvolvimento são de plantas e consequentemente plantas mais fortes e menos algas?

O meu obrigado desde já a todos os que decidirem partilhar um pouco do seu conhecimento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Na minha opinião penso que depende um pouco do tipo de fertilização que queremos fazer e do nivel de estabilidade de consumo de nutrientes do aquário.

 

Uma coisa é certa: se o nivel de Fosfatos se mantém na ordem do que eu desejo não fertilizo nesse dia.Temos sempre de contar com os Fosfatos que o aqua produz.

 

2. Se o teu aqua te apresenta 8ppm naturalmente...não fertilizes com Nitrogénio,não há necessidade! No teu caso tens é de garantir que o Potassio e Fosfatos estejam sempre no nivel certo,para haver assimilação desse nitrato.

 

3.O Ferro pelo menos no meu aqua parece que nunca está a mais...quanto mais ponha mais é absorvido...Por isso pela minha experiência digo que se o aqua está a ''carborar'' bem,para o Ferro estar em excesso é preciso pores mesmo muito!

 

4.Eu deixo o CO2 ligado 24h,à noite ligo uma bomba de ar,o PH mantém-se sempre estavel.E sim penso que oscilações significativa do PH influencia negativamente o crescimento da Flora.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bom tópico o teu ::D:

 

Há diversos métodos de fertiização e manutenção de um aquário plantado. Uns apostam em fórmulas matemáticas rigorosas enquanto que outros optam por soluções um pouco mais intuitivas, nunca esquecendo que algum tipo de método terá de ser aplicado.

 

Se pesquisares nos fóruns e sites internacionais especializados encontrarás todos eles bem explicados.

 

A principal diferença é que uns apostam em manter determinado nível de nutriente enquanto que outros preferem dosear determinada quantidade. Tanto uns como outros dependem sempre do tal equilibrio quer seja de macros, micros, luz, co2 etc.

 

 

1 - Quanto mais depressa enches um balão maior possíbilidade tens de ele rebentar.

 

Eu prefiro dosear e observar as plantas do que tentar manter determinado nível de nutriente. Os fostatos adiciono 2 x semana cerca de 1ppm. Á medida que as plantas vão crescendo, se for necessário aumentar a dose faço-o. Lógicamente ao 2º dia ou 3º dia após a fertilização esse valor estará a zero ou perto. Com os restantes será igualmente assim.

 

2 - Tal como na questão em cima, não terá só a ver com um determinado parametro, todos os outros irão influenciar de uma forma ou outra. A alimentação, incluindo o estado de manutenção do aquário influenciam os restantes. Se tiveres muita matéria organica ou se alimentares demais, também estarás a contribuir para o aumento dos níveis de nitratos e fosfatos.

 

3 - Até à cerca de dois anos atrás muitos defendiam que sim. Hoje em dia, dá-se mais relevancia aos macros. Julgo que como também não se aplicava a fertilização de macros, este era o nutriente que entrava mais depressa em excesso.

 

4 - Principamente nos primeiros tempos de uma montagem o Ph num aquário com Co2 é sempre dificil de estabilizar. Á medida que o aquário vai amadurecendo este torna-se mais estável e com isso mais fácil de controlar. Parece-me que com o bem estar que as plantas dão aos peixes com a melhoria da qualidade da água, estes acabam por sofrer menos com as variações de Ph. Mas claro que é mais que desejável que ele seja estável.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais