Re-iniciar Com Plantes


PedroM

Recommended Posts

Penso seriamente em deixar os Ciclideos Africanos Tanganika que tenho e voltar às origens.

 

Tirem-me algumas dúvidas e ajudem-me a escolher algo que tenha um resultao final positivo.

 

Neste momento ainda não tenho escolhido os habitantes, dependendo do que me disserem assim irei decidir, podem ser desde Discus a Tetras do Congo ou apenas um cardume de Cardinais.

 

Aquario: 120*40*50

Iluminação: 2 x 30W - a escolher - provavelmente 1 power glo e uma flora glo

Temperatura: a que for precisa

Filtragem: Eheim 2217 - 1000l/h

Agua da torneira: sai +/- a 8.3ph

 

Tal como uma casa, começemos pelos alicerces:

- Substrato / em camadas: que acham de uma camada fina de turfa (0.5cm), seguida de uma camada de substrato fertil Tropica (5lt), segue-se 2lt de Kanuma e 15lt de Akadama. - objectivo: ajudar a acidificar ao máximo os 8.3ph da torneira;

 

- injecção caseira de CO2 mas através do sistema tipo labirinto da Nutrafin;

 

- seixos, pedras de rio e madeira tratada;

 

- em termos de plantas estou para já a pensar em algo do tipo, um tapete de Hemiathus "cuba", Blyxa Japonica a fazer a transição e junto às pedras, bem como fetos de java com fartura. Na madeira, as anubias nana e o musgo de java; e para um plano mais traseiro, bacopa caroliniana, e mais qualquer coisa que enche... não sei o quê. Aceitam-se sujestões... echinodorus já em tempos tive e nunca resultaram

 

Para já há muitos erros?

 

aceitam-se sugestões e criticas... ainda estou a pensar no layout, mas o mesmo está em fase de estudo mas também dependente de conseguir ou não por um lado baixar o ph de modo a poder ter as plantas que quero... por outro, em ter pouca iluminalção (que não vou mudar) mas ter plantas bonitas e saudaveis.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquario: 120*40*50

Iluminação: 2 x 30W - a escolher - provavelmente 1 power glo e uma flora glo

 

Boas,

 

um plantado com essa iluminação é complicado. São 240l para 60W de luz.....

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

um plantado com essa iluminação é complicado. São 240l para 60W de luz.....

 

 

Sim tens razão, de qualquer forma, com a mesma iluminação já tive sem grandes problemas todas as plantas que mencionei excepto a blixa e a hemiathus... e a minha grande dúvida vai realmente para estas duas... já tive inclusive riccia sumersa com esta iluminação... o tapete ficou relativamente bom por cima... mas or baixo apos as podas via-se realmente muito amarelo... mas a riccia julgo que requer muito mais luz que as outras que falei.

 

Depois outro cuidado que tenho de ter é o de evitar colocar as plantas que requerem maior luz juntos aos cantos do aquário porque aí a luz é menor. Tive em tempos hygrophila polisperma que crescia bem e com as ultimas folhas a apresentarem um tom rosado... mas sempre torta em busca do meio do aquário de onde provinha maior luz... e isso também quero evitar-

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa iluminação não vai ser fácil para as maioria das plantas se desenvolverem como deve ser.

Concordo plenamente.Uns 150W era o ideal.

 

E para o CO2, um difusor de vidro,daqueles de cachimbo são mais eficazes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... o problema relativamente à ilumuninação é que o aquário, um aquatlantis, é tapado... DY meu não sei se ía resultar porque sou um nabo na parte electrica e o melhor que ía conseguir sería algum mau contacto e um choque, mas....

Destapar o aquário para poder ter uma iluminação suspensa diferente, também não me parece... não gosto particularmente de aquários abertos, e tendo em atenção o rebordo em aluminio e imitação de madeira, do topo do aquário também não me pareceria esteticamente bonito.

 

Alguém conhece este aquário... se sim e alterou iluminação como o fez?

 

E a acidez? julgam ser possível controlá-la com o CO2, turfa e kanuma? o meu medo é depois estabiliza-lo com constantes tpa's a 8.3ph

 

Osmose Inversa resultaría... até quanto de descida?

 

Obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais