Furar Aquario Vidro 10mm


Recommended Posts

Boas pessoal...

 

Como muitos ja sabem possuo um aquario de 120X40X65.

Como andei com obras aqui em casa, decidi mudar o aquario para a sala, e como fica um bocado feio as mangueiras do filtro á mostra, decidi furar o aqua por baixo, para assim ficar as tubagem escondidas.

 

Liguei para o senhor que me fez o aqua, e o que me disse foi que me levava 25 euros por cada buraco ao domicilio :crazyeyes:... por 50 euros quase compro um aqua novo.

Liguei pra outra vidraceira, que tambem faziam os buracos, pra saber os preços...

Pra meu azar, a menina informou-me que ja nao faziam esse tipo de trabalhos , porque uma vez tinha corrido mal e tal...

Mas perguntei quato me custaria um vidro de 120X40 (vidro do fundo) de 10mm com dois buracos de 25mm com arestas feitas, e ficava por volta 51 euros...

Resumindo era o preço so dos buracos que o outro senhor me levava...

Entao decidi, vou por maos á obra e no fds vou tentar furar eu o vidro.

 

projectoaqua1rt8.png

 

É mais ou menos isto que vou fazer.

 

Tenho os passa muros so me falta comprar as torneiras...

Alguem sabe onde se vendem?

 

sugestoes!!!

Editado por rato

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Furar o aquário vai dar asneira, por alguma não se deve montar aquários rachados. Isso vai acabar por aumentar e dar cabo de tudo. Porque é que em vez de furares o aquário não furas a parte de tras do movel e fazes os tubos passar por la

 

É que furar o aquário....

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Se levares o vidro a uma vidraria de alguma dimensão, eles têm maquinas daquelas de jacto de agua que cortam isso sem problemas, fazer isso em casa sem material próprio e conhecimentos ... boa sorte.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez com aquelas lâminas circulares que se usam para cortar azulejos consigas, nunca se sabe.

 

Se conseguisses arranjar um bocado de vidro para experimentar primeiro o método de corte a usar era porreiro, não arriscavas muito.

 

Depois conta como foi ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te aconselho nada a furar o vidro em casa. A única maneira é com duas brocas de diamante (ideal) ou só uma (quase de certeza que o vidro vai partir). Se não tiveres estas brocas, o preço que elas custam mais vale mandares fazer o vidro já furado por 51 euros. Acredita, trabalhei numa vidreira, fazia furos em vidros e um furo num vidro dessa espessura não é fácil furar com material específico, quanto mais em casa......

 

Mas tu é que sabes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

existe brocas cranianas proprias para vidro, é uma questão de procurares onde se vende.

 

vai aqui um videos do youtube

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

Obrigado pelas sugestões, desculpem só postar agora mas não tenho tido muito tempo livre.

 

No sábado, depois de 16 horas seguidas de trabalho, e ainda :), meti mãos á obra, e comecei a furar o aquário.

 

E para aqueles, (os menos crentes) que achavam que não ia conseguir chainsaw e que ia partir o vidro, deixo aqui como poupei 50 euros com meu pequeno DIY!!!

 

Material a utilizar:

 

:arrow: Dremel ou Clone (neste caso Clone)

:arrow: Broca nº 7105 dremel (própria para fazer gravações em vidro)

:arrow: Marcador ou caneta de acetato

:arrow: Trapo velho

:arrow: Borrifador de água (com água bang )

:arrow: Esmerilhador ou lixa

 

Foto do material:

 

imagem096pq4.jpg

 

 

Comecei por marcar o diametro do circulo que queria furar (usei a anilha do passa muros para fazer o molde)mas podem fazer a forma que quiserem, do tamanho que quiserem.

No meu caso como tinha um papel colado por debaixo do aquário usei um marcador de feltro, mas no caso de se fazer directamente no vidro usem a caneta de acetato.

 

imagem075lp5.jpg

 

Com a broca jã posta na dremel comecei a contornar os circulos até rasgar o papel por completo e começar a marcar no vidro, mas sempre a borrifar muita água para não danificar a broca que é revestida com pedaços de diamante.

 

imagem079vw9.jpg

 

Assim que os circulos ficaram gravados no vidro, tirei o papel que servia de guia.

Lentamente fui desgastando á volta do circulo até conseguir cortar o vidro, sempre a borrifar muita agua para não estragar a broca.

 

Com o pano fui limpando o excesso de água, que por esta altura tinha um aspecto leitoso, devido ao pó de vidro misturado.

 

imagem088pc3.jpg

 

imagem087kg8.jpg

 

 

Por fim quando consegui "cortar" a circunferência lixei por dentro para retirar as imperfeições, usei um esmerilhador na dremel mas pode ser com um bocado de lixa.

 

E voilà, temos buracos!!!! :multi: :multi: :multi: :multi: :multi: :multi:

 

imagem083tt4.jpg

 

As "peças" que sobraram.

 

imagem095ho3.jpg

 

Os passa muros aplicados, e já com o móvel furado.

 

imagem094rv2.jpg

 

imagem098mf6.jpg

 

O aqua a trabalhar já com os buracos feitos.

 

imagem100yv8.jpg

 

Demorei cerca de uma hora a fazer os dois buracos, não que seja preciso muita calma, isto faz-se muito bem e é bastante fácil de fazer, mas porque a dremel aquecia muito e tinha de parar não fosse aquilo queimar! :)

 

O aqua vai ser um biótipo Malawi, mas disso falo depois no subforum indicado.

 

Espero ter conseguido explicar bem, qualquer dúvida digam, e desculpem a qualidade das fotos.

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca pensei que isso desse resultado, mas tenho que reconhecer que está um bom trabalho. Mesmo com esse material que não deve ser muito barato, só mesmo para que tem jeitinho, que não é o meu caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabens por teres conseguido furar o vidro sem problema nenhum e poupas-te os €€€, agora é andar com isso pa frente :2gunfire:

Cumps

 

Obrigado... agora é preciso tempo...

 

boas

 

onde comprastes as brocas e quanto custarão ?

 

A broca de vidro compras no aki, izi etc... custa 12 euros, a outra ja tinha mas tb podes usar lixa.

 

Nunca pensei que isso desse resultado, mas tenho que reconhecer que está um bom trabalho. Mesmo com esse material que não deve ser muito barato, só mesmo para que tem jeitinho, que não é o meu caso.

 

Obrigado...Isto é muito facil de fazer acredita.

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho que admitir que estou surpreendido por teres conseguido furar sem partir, ainda para mais furando só de um lado.... Só prova que tens aí um vidro de excelente qualidade.

de qualquer maneira, continuo a não recomendar esse tipo de trabalho em casa.

Mas os meus parabens pelo feito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se costuma dizer " a sorte protege os audazes" .

 

Fizeste muito bem, alguem tinha de ter a coragem de ser o primeiro, aposto que a partir de agora é tudo a comprar dremel's e a fazer furos nos aquas banana rock

 

Parabéns pelo trabalho e pela vontade de levar o teu projecto para a frente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 5 meses depois...
Comprei hoje uma broca craniana diamantada na maxmat e a tarde ja vou experimentar num vidro que ca tenho.Se correr bem vou tentar no aqua.

 

Depois avisa se resultou surprised

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais