Indecisão entre Malawi ou Tanganyika


Recommended Posts

Pessoal, preciso da vossa ajuda.

O meu aqua é este:

foto0.jpg

 

Tem 150cm x 50 x 50.

 

Tenho um outro de 60cm x 35 x 30 para usar como aqua de quarentena e de criação.

 

Agora, é aqui que começam as indecisões, que espécies colocar no aqua grande?

 

Para satisfazer os gostos da minha mulher, convém serem peixes coloridos, que se mexam bastante e ter criações de vez em quando.

Eu estava mais virado para os Tanganyikas, com uns peixes jóia à mistura, para ter a variedade vermelha. Uns Tropheus então, era a cereja no topo do bolo.

Ela não acha grande piada aos conchicolas, mas eu gosto.

 

Peixes coloridos, com alguns que gostem de rochas, areia, conchas e peixes de meia água, eu estava mais inclinado a escolher o lago Tanganyika.

Não sei se existem peixes mais coloridos no lago Malawi, ando às voltas na net e acho que os mais coloridos, são Tanganyikas.

 

Estou a pensar fazer um fundo 3D ou apenas rochas DYI, porque não sou grande adepto de aquas com 10toneladas de pedras verdadeiras.

 

Uma coisa que noto nos ciclideos africanos, é que gostam mais de andar no fundo ou a debicarem as rochas. Ora, o meu aqua com 50cm de altura, cheio de água e com uns 8cm de areia, fica com uns bons 40 cm de coluna de água, daí eu achar melhor fazer pedras DYI, para criar 1 ou 2 montes que cheguem ao topo para ver se os peixes passeiam pelo aqua em vez de andarem sempre no fundo.

 

O meu problema é mesmo na escolha do biótopo. Depois do lago escolhido tenho de escolher as espécies com calma, em relação à alimentação e compatibilidades.

Não quero lutas de morte no aqua nem hibridos, não sou o Frankenstein.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, preciso da vossa ajuda.

(...)

Tem 150cm x 50 x 50.

 

Tenho um outro de 60cm x 35 x 30 para usar como aqua de quarentena e de criação. (...)

Boas.

 

Percebo pouco disto, de Tangas muito menos.

 

Estou a montar um Malawi e tenho visto por aí muitos.

 

No Malawi cor não te falta, embora me pareça que são um pouco mais agressívos. No entanto, com uma boa escolha de espécies acho que consegues o equilíbrio, tens aquário para isso.

 

Dá uma vista de olhos nos aquários do Ricardo Antunes, Marco Monteiro e Diogo Lopes, por exemplo, são boas montras.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, preciso da vossa ajuda.

O meu aqua é este:

foto0.jpg

 

Tem 150cm x 50 x 50.

 

Tenho um outro de 60cm x 35 x 30 para usar como aqua de quarentena e de criação.

 

Agora, é aqui que começam as indecisões, que espécies colocar no aqua grande?

 

Para satisfazer os gostos da minha mulher, convém serem peixes coloridos, que se mexam bastante e ter criações de vez em quando.

Eu estava mais virado para os Tanganyikas, com uns peixes jóia à mistura, para ter a variedade vermelha. Uns Tropheus então, era a cereja no topo do bolo.

Ela não acha grande piada aos conchicolas, mas eu gosto.

 

Peixes coloridos, com alguns que gostem de rochas, areia, conchas e peixes de meia água, eu estava mais inclinado a escolher o lago Tanganyika.

Não sei se existem peixes mais coloridos no lago Malawi, ando às voltas na net e acho que os mais coloridos, são Tanganyikas.

 

Estou a pensar fazer um fundo 3D ou apenas rochas DYI, porque não sou grande adepto de aquas com 10toneladas de pedras verdadeiras.

 

Uma coisa que noto nos ciclideos africanos, é que gostam mais de andar no fundo ou a debicarem as rochas. Ora, o meu aqua com 50cm de altura, cheio de água e com uns 8cm de areia, fica com uns bons 40 cm de coluna de água, daí eu achar melhor fazer pedras DYI, para criar 1 ou 2 montes que cheguem ao topo para ver se os peixes passeiam pelo aqua em vez de andarem sempre no fundo.

 

O meu problema é mesmo na escolha do biótopo. Depois do lago escolhido tenho de escolher as espécies com calma, em relação à alimentação e compatibilidades.

Não quero lutas de morte no aqua nem hibridos, não sou o Frankenstein.

 

Boas,

 

Com essas medidas eu não hesitava... MALAWI

 

Em termos de cores, é o que não falta, basta dares uma vista de olhos na diversidade de espécies.

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, do Malawi, os Pseudotropheus, os Aulonocara e os Labidochromis são bastante coloridos. Os Aulonocara junto com uns Tropheus, ficava giro. Mas a ideia que tenho é que os Aulonocara são bravos e ruins que se farta.

 

Mas do Tanganyika, tem os Ophthalmotilapia ventralis, Telmatochromis, Tropheus duboisi, Julidochromis, Tropheus moorii "Mpulungu", Neolamprologus, Cyprichromis, Neolamprologus...

Ou seja, continuo às voltas com isto.

 

Já vi os aquas do Ricardo Antunes, Marco Monteiro e Diogo Lopes, mas pelos vistos, eles são Malawi-dependentes. :mrgreen:

 

Com um aqua de 150cm de frente, podia perfeitamente colocar africanos grandes, mas sou mais adepto de peixes pequenos ou médios, para poder ter mais variedade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nada como o gosto pessoal.

 

Se estás inclinado para Tanga, acho que é esse caminho que deves seguir.

 

Avança com o projecto e vai "postando", para a malta vêr.

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a ideia que tenho é que os Aulonocara são bravos e ruins que se farta.

(...)

 

Nada disso, são dos mais pacíficos! Os "únicos problemas" com eles são o facto de só o macho ter cor e de existir risco de hibridação entre aulonocaras... ainda assim é possível juntar mais que um.

 

Escolhendo Aulonocaras, também podes escolher Haps (também "pacíficos", para Malawi, claro). Depois tens é de ter cuidado com os Mbunas e escolher os menos agressívos. Mas há uns quantos coloridos e "bons rapazes"

 

Provavelmente já conheces, mas para o caso de não conheceres aqui fica um link para um site em que podes ver quem é quem.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A colocar Aulonocaras, só punha de um tipo, não quero "monstrinhos bastardos". :mrgreen:

 

Mbunas e Haps, tem alguns bem coloridos. Alguns nomes de espécies pacificas que me aconselham, para eu ir procurando informações sobre eles?

 

O único inconveniente que vejo no Malawi, é que os Tropheus não são tão bonitos como os Tropheus do Tanganyika. Só os Tropheus duboisi, uiiiiiiiiiiiiii, coisinha mais linda. :P

 

Tão cedo não vou montar o aqua, ainda tenho de fazer pinturas em casa, tratar da rocha, da areia, ciclar o aqua, deixar as plantas crescerem e espalharem bem as raízes, comprar peixes aos poucos... só daqui a uns meses é que devo ter o aqua em condições de ser fotografado. Nada que me preocupe, tenho tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fores para tanganikas, estuda muito bem as espécies e pede opiniões antes de colocares os peixes. Nos ciclídeos desse lago, a questão das compatibilidades entre espécies (comportamento e alimentação) é determinante para o sucesso do aquário. São menos "show-off" do que os malawi mas têm uma agressividade bem mais preversa.

Vai com calma e com muito estudo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a espera do meu aqua precisamente com essas medidas e tenho outro pouco maior que o teu mais pequeno (que vai ficar com conchiculas para a minha filhota) .

 

Resumindo e baralhando, só tenho uma palavra para ti: MALAWI ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse bicho está mesmo a pedir uns tropheus banana rock .

 

Um abraço

 

 

boas

 

concordo plenamente...

 

mete tropheus lá para dentro e vais ver cor e movimento constante

http://magicdiscus.blogspot.com/

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surgiu-me outra dúvida, enquanto andava atrás de pedras para o aqua.

Pedra-pomes, posso usar? É uma pedra vulcânica, bastante porosa e leve. O único inconveniente é que boia, mas nada que um pouco de silicone não resolva.

 

 

edit: depois de várias pesquisas, acabei por encontrar a resposta:

 

http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=32019

 

Agora, basta arranjar uns pedregulhos de 50cm x 50cm e fazer um lindo fundo DIY e alguns pedaços colados a pedra calcária, para fazer o layout.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais