Projecto 180x60x70 + 100x40x40


William

Recommended Posts

Oi Tiago!

Quanto a estes dois esquemas, com o "agua out" abaixo do nivel de água, caso tenhas uma falha de luz e o filtro pare, tens inundação certa na sump. No primeiro, como o filtro externo é estanque, esse problema não existe.

Eu colocaria sempre o retorno acima do nível máximo de água.

Abraço

 

 

O retorno pode ficar abaixo do nível da água. Basta colocar uma válvula anti-retorno. Mas eu só aconselhava se a tubagem for em PVC. Mão sei se existem estas válvulas para mangueira.

 

 

Obrigado pelas dicas.

 

Ja montei o sistema da 1ª maneira.

Mas pessoal, nao comentem mais, este topico nao é meu! :oops:

William desculpa la qualquer coisinha bang

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 86
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 3 semanas depois...
Então como vai este projecto William?

Posta aí novidades :)

 

 

 

Oi! esta andar devagarinho! conforme vai havendo tempo e vontade! :D

 

 

hoje finalmente termonei os pés da estrutura, ficam as fotos possiveis ( de telemovel)

 

 

as chapas quadradas de 2mm para preencher o tubo de ferro onde soldei a porca de 16mm para apertar o varao roscado que por sua vez esta soldado às bases redondas que vao apoiar no chao

 

Imagem009.jpg

 

 

a soldar a porca à chapa quadrada

 

Imagem016.jpg

 

ja soldada

 

Imagem017.jpg

 

Imagem020.jpg

 

 

os componentes para os pés

 

Imagem024.jpg

 

Imagem023.jpg

 

a chapa colocada ja dentro do tubo

 

Imagem025.jpg

 

 

agora a soldar

 

Imagem026.jpg

 

ja soldada

 

Imagem030.jpg

 

 

o pe ja apertado no sitio

 

Imagem032.jpg

 

e finalmente todos os pes termonados

 

Imagem033.jpg

 

Imagem034.jpg

 

 

 

finalmente esta praticamente acabada a estrutura, amanha vou dar spray de zinco nas soldas e ja ta! depois é so forrar a madeira.

 

nunca pensei que esta parte dos pes desse tanto trabalho! abrir os furos de 16mm entao nem se fala!! demorava uma eternidade abrir um furo, primeiro com broca de 8mm, depois com uma de 13mm e por mim com a de 16mm, sempre em baixa rotaçao e a colocar oleo constantemente para n queimar as brocas...

 

No final o resultado esta bastante satisfatório, venha o vidro agora!!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente William, assim até pareces mais um soldador que um Licenciado. Não te esaueças de pintar muito bem essas soldaduras. Vai actualizando.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola william

sim senhor esta mesmo bom

vou te dar um conselho antes de meteres o vidro em cima nivela bem isso que depois de meteres o vidro nao vais conseguir mexer na vareta roscada

 

fica bem e vai actualizando

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Caro William acho que o teu projecto tá excelente...

 

só queria dar-te a minha opinião em relação à pintura da estrutura... Eu no teu lugar no minimo dava uma demão de primário proprio para usar por cima de galvanizados... é que com a sump e com os aquecedores, vais ter sempre uma humidade relativa elevada dentro do armário, e a oxidação dos ferros nao vai levar muito tempo a acontecer... bem como esses pés... se a base fosse em inox nao perdias nada, corres o risco de manchar de ferrugem o sitio onde o movel vai pousar...

 

Vou continuar a seguir este projecto porque acho que é o sonho de qualquer adepto da aquariofilia... ter uma banheira a servir de aquario...lol cabecadura

yagobal-WIKIbanner.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas,

 

Ma utilizas dois certo? Para essa litragem não me cheira que só utilizes 1.

 

É que tenho dúvidas que os dois no mesmo espaço (SUMP) consigam manter a temperatura pretendida no aquário inteiro.

 

 

boas

so agora consegui ler este tópico e está bastante interessante... em relação aos termostatos 2 chegam e sobram para esta litragem.. no meu sistema que é um pouco maior ( 2.0x60x60 + sump 190x50x50 ) funcionam lindamente ainda para mais o aquario esta no exterior da casa. tem é o cuidado de não os colocares no mesmo compartimento da sump.

só um reparo em relação ao movel... não necessitavas de uma estrutura tão reforçada".. bastava-te usar ferro de 3x3 sem o minimo de risco... em relação aos pés existem uns á venda no AKI, reguláveis tambem, que são os que uso e só tens que os encaixar na estrutura.. pois existem de vários tamanhos.

Em relação á filtragem se ainda fores a tempo aconselho-te realmente a coluna seca... no meu usei e não estou minimamente arrependido.... qualquer que seja o sistema que usares deixa sempre um tubo ladrão , ou seja, um tubo de captação de água do aquario para a Sump quase no limite máximo do aquario para caso tenhas o azar de o tubo principal entupir.. assim que o nivel de água subir ser imediatamente controlado por esse segundo tubo...

 

no meu caso a minha coluna seca tem 3 furos.. o primeiro para o tubo ladrao ou de emergencia... situado quase no limite da coluna seca... o segundo tubo e o principal de escoamento +/- a meio da coluna seca ( ou seja..não é seca :D :D ) .. e o 3º tubo é o de retorno da bomba.

 

resta desejar-te boa sorte e esperar pelo desenrolar do projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho uma SUMP, mas não me parece que a coluna seca seja a melhor opção, pois se o aqua for para plantado vai libertar o CO2 todo.

Por isso acho que a coluna seca nem sempre é a melhor opção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho uma SUMP, mas não me parece que a coluna seca seja a melhor opção, pois se o aqua for para plantado vai libertar o CO2 todo.

Por isso acho que a coluna seca nem sempre é a melhor opção.

 

no meu caso apenas tenho Vallisnerias e Anubias.. ou seja plantas de baixa manutenção... mas a Sump não é indicada para nenhum plantado.. independentemente de ter ou não coluna seca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais