Projecto 180x60x70 + 100x40x40


William

Recommended Posts

Boas, vou mandar fazer um aquario e sump para o meu novo projecto, será suportado numa estrutura em ferro com uma espécie de capa a dar ideia de movel, o meu problema é o seguinte, além de n perceber mt deste tipo de montagem estou farto de pesquisar mas n encontro um esquema de como fazer as ligações em pvc do aquario á sump e nem sei se será melhor fazer com coluna seca ou entao furar o aquario.

sera que alguém com experiencia no assunto me pode dar umas ideias ou fornecer-me um esquema, queria começar a tratar das coisas com tempo.

O aquario sera de 180x60x70 e a sump de 100x40x40.

 

desde já o meu obrigado

 

abraço

 

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 86
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Não tenho SUMP e não sei muito sobre o tema, mas parece-me que a forma mais segura será furar o aquário na parte superior.

 

Agora não sei se a água a escorrer pelo tubo que ligará o aquário à sump não fará barulho (já li que existem formas de minimizar esse dito barulho, mas não tive atenção como era).

 

William Podes revelar algo mais do teu novo projecto? :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já li que existem formas de minimizar esse dito barulho, mas não tive atenção como era

 

pois era isso que pretendia, n sei por que metodo optar, se coluna seca, se por furos atras no aqua ou até por overflow...daí querer ouvir os entendidos no assunto pois queria fazer isto com muita calma pra sair tudo bem à primeira

 

William Podes revelar algo mais do teu novo projecto? :microwave:

 

 

pra ja n tenho mais nada pra revelar lol aquario 180x60x60 e sump 100x40x40 ou 120x40x40

com armação em metal pra suportar tudo e movél so tipo capa de encaixe frontal

 

acho que vou ter de ir pedir ajuda ao pessoal dos salgados visto que este tipo de montagens é mais utilizado na area deles

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas segundo sei sump com co2 não é muito aconselhável, mas não sei se pretendes colocar co2. :microwave:

 

Eu tenho o meu móvel assim, com a capa em formato de |___| que encaixa do lado de fora do móvel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem com oestou a fazer tempo apra ir comprar peixinhos, andei a pesquisar e encontrei uma forma de minimizar em muito o barulho que resulta dos furos.

 

utilizar um tubo inclinado com um joelho de 45º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo william...grande projecto!

 

Na minha opinião, idealmente fazia os furos em baixo e mandava fazer coluna seca.

Fazia 2 buracos...um era o escuamento para a sump (medida difere consuante a potência do retorno) e outro de 50/40mm que fará de ladão e por dentro deste um de 20/25mm, consuante a potência do retorno, para esse efeito. É esse o sistema que tenho e funciona lindamente.

Para fazeres a ligação terás que ter tubos de PVC, algumas pessas em PVC tipo uniões e cotovelos (difere do que pretendes fazer) e passa muros. O mais importante, por agora, é mesmo os passa muros. Depois, o resto do material que tens que comprar, difere com o que queres fazer, desde o local onde o retorno cai, onde o escuamento cai, se queres 2 saidas do retorno.....

 

Acho que ajudava uma desenho teu com o aqua e a sump e o que estás a pensar fazer, depois o pessoal faz um esquema.

 

Ah, sobre a coluna seca, podes fazer num dos cantos da parte de trás do aqua ou no meio, na parte de trás, depende se tens alguma lateral tapada, se tens as duas visiveis e queres manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas segundo sei sump com co2 não é muito aconselhável, mas não sei se pretendes colocar co2. :mrgreen:

 

Eu tenho o meu móvel assim, com a capa em formato de |___| que encaixa do lado de fora do móvel.

 

 

O movél é precisamente isso que pretendo, so memso tipo capa no entanto terá portas, ou de abrir ou de correr, quanto a n se poder utilizar co2 com sumps n fazia ideia, ja agora sabes-me dizer pq?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo william...grande projecto!

 

Na minha opinião, idealmente fazia os furos em baixo e mandava fazer coluna seca.

Fazia 2 buracos...um era o escuamento para a sump (medida difere consuante a potência do retorno) e outro de 50/40mm que fará de ladão e por dentro deste um de 20/25mm, consuante a potência do retorno, para esse efeito. É esse o sistema que tenho e funciona lindamente.

Para fazeres a ligação terás que ter tubos de PVC, algumas pessas em PVC tipo uniões e cotovelos (difere do que pretendes fazer) e passa muros. O mais importante, por agora, é mesmo os passa muros. Depois, o resto do material que tens que comprar, difere com o que queres fazer, desde o local onde o retorno cai, onde o escuamento cai, se queres 2 saidas do retorno.....

 

Acho que ajudava uma desenho teu com o aqua e a sump e o que estás a pensar fazer, depois o pessoal faz um esquema.

 

Ah, sobre a coluna seca, podes fazer num dos cantos da parte de trás do aqua ou no meio, na parte de trás, depende se tens alguma lateral tapada, se tens as duas visiveis e queres manter.

 

Boas pedro, obrigado pela tua explicação, o que eu pretendo é um aqua com calha suspensa, completamente aberto (sem qq travamento) e com o minimo possivel de material visivel no seu interior, o aquario é pra ficar encostado a uma parede, fica visivel pela frente e pelos lados, a coluna seca é uma possibilidade mas qual o tamanho minimo que pode ter? (pra roubar o menor espaço possivel) pelo que percebi e agua entra por aí para a sump mas regressa depois por onde? por acaso n ha por aí umas fotos do teu sistema?

A potência da boma que irei usar tb n faço ideia, será aquela que me aconselharem, pretendo o maximo de filtragem possivel (discus e comida congelada sabes como é...)

Já cravei à minha namorada pra me fazer um projecto no archicad do que pretendo, depois entao coloco aqui pra me darem as opinioes

 

abraço e obrigado!

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedro, obrigado pela tua explicação, o que eu pretendo é um aqua com calha suspensa, completamente aberto (sem qq travamento) e com o minimo possivel de material visivel no seu interior, o aquario é pra ficar encostado a uma parede, fica visivel pela frente e pelos lados, a coluna seca é uma possibilidade mas qual o tamanho minimo que pode ter? (pra roubar o menor espaço possivel) pelo que percebi e agua entra por aí para a sump mas regressa depois por onde? por acaso n ha por aí umas fotos do teu sistema?

A potência da boma que irei usar tb n faço ideia, será aquela que me aconselharem, pretendo o maximo de filtragem possivel (discus e comida congelada sabes como é...)

Já cravei à minha namorada pra me fazer um projecto no archicad do que pretendo, depois entao coloco aqui pra me darem as opinioes

 

abraço e obrigado!

 

 

Boas,

 

Em vez de coluna seca podias fazer um overflow..... Assim sempre ficavas com o espaço que a coluna seca poderia ocupar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em vez de coluna seca podias fazer um overflow..... Assim sempre ficavas com o espaço que a coluna seca poderia ocupar

Entre a possibilidade de ter uma coluna seca, perdendo um pouco de espaço, e ter um overflow...optava pela coluna! Já tive um overflow e sei como funciona e os possiveis problemas que pode dar.

 

Sobre o tamanho da coluna, depende do tamanho dos furos...a minha tem um de 32mm e um de 50mm e tem 20cm por 13cm...vou fazer um desenho para explicar melhor isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre a possibilidade de ter uma coluna seca, perdendo um pouco de espaço, e ter um overflow...optava pela coluna! Já tive um overflow e sei como funciona e os possiveis problemas que pode dar.

 

Sobre o tamanho da coluna, depende do tamanho dos furos...a minha tem um de 32mm e um de 50mm e tem 20cm por 13cm...vou fazer um desenho para explicar melhor isto.

 

 

Então que problemas pode dar?...eu ja fiz um para o aqua funcionar com a sump. Espero que n venha a ter problemas :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre a possibilidade de ter uma coluna seca, perdendo um pouco de espaço, e ter um overflow...optava pela coluna! Já tive um overflow e sei como funciona e os possiveis problemas que pode dar.

 

Sobre o tamanho da coluna, depende do tamanho dos furos...a minha tem um de 32mm e um de 50mm e tem 20cm por 13cm...vou fazer um desenho para explicar melhor isto.

 

 

pois pelo que li os overflows sao muitas vezes faliveis o que neste caso significa inundação, tb acho que n justifica o risco.

venha daí esse desenho! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois pelo que li os overflows sao muitas vezes faliveis o que neste caso significa inundação, tb acho que n justifica o risco.

venha daí esse desenho! :(

 

 

O.O

 

Acho que não é o caso do meu. Tenho varios tubos para a agua que vai do para para o overflow. Se 1 ou 2 entopirem, os outros aguentam. Inda posso é fazer 1 coisa. Meter 1 sensor de nivel no overflow. Se a agua passar esse nivel, a bomba desliga. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem me lembro, devemos dar 3cm entre o vidro e o buraco, de forma a termos espaço para as peças de PVC e por segurança. Entre buracos também deve haver essa distância de segurança, mas se fizeres num local com experiência, eles sabem isso tudo. Fica o exemplo:

 

gallery_4516_157_16645.jpg

Neste caso, os buracos têm 32mm e 52mm (a imagem está à escala, reduzi um pouco). Tem os 3cm de distância de segurança. O interior tem uns 17cm por 10cm, mas depois tens a grossura do vidro, que também rouba um pouco de espaço interior do aqua.

 

Sobre os overflows, pode haver o risco de pararem de cifonar e a sump esvazia e o aqua transborda. Isso acontece porque existe a probabilidade de entrar ar para o tudo do overflow. A acomulação de ar faz com que a água deixe de passar pelo overflow e pare a circulação no sentido do aqua e sump. Normaldmente, na parte superior do tubo colocam um tubinho que fica ligado a uma bomba de circulação com venturi, fazendo com que qualquer bolha de ar que vá lá parar seja retirada.

Idealmente é bom ter um sensor de nivel para que tudo fique bem. Eu tenho 2...um que é do osmorregulador e outro para o caso de haver algum entupimento ou a sump rachar. Vou fazer também um para o meu futuro refúgio também por causa de possiveis entupimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sump é simples...é um aqua que normalmente fica por baixo do aqua principal que serve para ter a parte técnica do aqua de forma a termos mais espaço no aqua e menos equipamento à mostra e também aumenta a litragem do sistema. Aqui fica uma foto:

 

IMG_9391.JPG

A água desce do aqua para a sump pelo tubo do lado esquerdo e volta para o aqua através da bomba que está na sump do lado direito.

Essa foto não tem nada a ver com o que tenho agora. Nessa altura estava assim para poder começar a coisa, mas depois modifiquei...para melhor, claro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O movél é precisamente isso que pretendo, so memso tipo capa no entanto terá portas, ou de abrir ou de correr, quanto a n se poder utilizar co2 com sumps n fazia ideia, ja agora sabes-me dizer pq?

 

 

A minha capa tb tem 4 portas.

 

Li que o problema é que se perde muito CO2, nas passagens da água para a SUMP e da SUMP para o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n me apeteceu esperar que a minha maria fizesse o esquema entao saquei uma imagem da net e alterei no paint para aquilo que pretendo, fica a faltar o movel mas isso é uma questão simples, o meu problema é mesmo as ligações aquario/sump

 

esquema.jpg

 

venham daí essas sujestoes

 

 

abraço

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá a intromissão mas qual a diferença objectiva entre a coluna seca e furos no aquário? Os furos não seria mais prático?

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá a intromissão mas qual a diferença objectiva entre a coluna seca e furos no aquário? Os furos não seria mais prático?

Conforme...os furos são em baixo com os tubos por aí a cima até à superficie da água ou é na parte de trás/lateral do aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pedro! se cahar opto pelos furos na parede de tras do aquario ou quem sabe numa das laterais, com tubos em acrilico se calhar ate ficava engraçado...

Se optar por coluna seca seria ao centro da parede de tras do aquario tb

 

 

abraço e obrigado pela ajuda!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais