Tipo de filtro


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

é o meu primeiro post aqui no forum é, como tal, deixem-me dar os parabéns!O forum ta excelente para quem se quer iniciar na aquariofilia através dos conselhos dados pelos "prós" na matéria a quem eu gostaria de pretencer quiçá um dia lol.

O meu post é basicamente para saber a vossa opinião sobre os método de filtragem. Já tive um aquario quando era mais puto que entretanto ficou "desactivado" por mto tempo, e gostaria de voltar a montar um aquario totalmente novo. Na altura tinha optado pela filtragem biológica, a conselho de alguns livros que andei a ler, nesto momento pretendo adquirir um aquário de aprox. 120 litros, acham que devo optar por:

 

» filtro biológio?

»filtro biologio + filtro interno?

»filtro interno unicamente?

»filtro externo

 

Já agora alguem me recomenda um boa loja na area da grande lisboa com bons preços e pessoal especializado?

 

Vou-vos ficar mtoo grato pela vossas dicas.

 

Obrigadao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

filtro externo sem duvida tens mais área de filtração, menos manutenção e não te ocupa espaço no aqua.

se não tiveres oportunidade de ter um externo podes optar por cascata que tambem são muito bons.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

é o meu primeiro post aqui no forum é, como tal, deixem-me dar os parabéns!O forum ta excelente para quem se quer iniciar na aquariofilia através dos conselhos dados pelos "prós" na matéria a quem eu gostaria de pretencer quiçá um dia lol.

O meu post é basicamente para saber a vossa opinião sobre os método de filtragem. Já tive um aquario quando era mais puto que entretanto ficou "desactivado" por mto tempo, e gostaria de voltar a montar um aquario totalmente novo. Na altura tinha optado pela filtragem biológica, a conselho de alguns livros que andei a ler, nesto momento pretendo adquirir um aquário de aprox. 120 litros, acham que devo optar por:

 

» filtro biológio?

»filtro biologio + filtro interno?

»filtro interno unicamente?

»filtro externo

 

Já agora alguem me recomenda um boa loja na area da grande lisboa com bons preços e pessoal especializado?

 

Vou-vos ficar mtoo grato pela vossas dicas.

 

Obrigadao

Peço desculpa mas parece-me que estas a confundir tipo de filtro com tipo de filtragem.

tipo de filtro há externos, internos, mochila ou hang-on e filtro biologico de fundo(que penso que praticamente já ninguém usa), na minha opinião os melhores serão os externos pelo volume de massas filtrantes que se pode colocar e por naõ ocuparem espaço dentro do aquario.

A tipo de filtragem pode ser biológica, mecánica e quimica, e em qualquer tipo de filtro podes ter os 3 tipos de filtragem(excepto no filtro biologico de fundo que como o nome indica é biologico) dependendo das matérias ou massas filtrantes que usares. A diferentes matérias filtrantes correspondem diferentes funções, por exemplo:esponjas tem como função primordial filtragem mecanica(retenção de particulas maiores ou menores consoante a esponja seja mais fina ou grossa)

Ceramicas ou massas filtrantes como efhisubstract pro da ehein tem como função filtragem biologica ou seja são superficies de fixação de bactérias que "tratam" a agua retirando e/ou transformando substancias toxicas em não toxicas.

a filtragem quimica é mais complicada de explicar já que pode ter varias finalidades, sendo que a mais conhecida sera o carvão activado que permite por exemplo retirar da agua medicamentos que se tenho usado ou tratamentos de varios tipos, há tambem resinas para reduzir ou retirar varias substancias etc.

 

Peço desculpa pelo testamento mas este assunto dá pano para mangas.

 

A minha recomendação para filtros é sempre filtro externo e se o tamanho do aquario não justificar filtro tipo mochila(hang-on) porque na miha humilde opinião e experiência são os mais efectivos de mais facil manutenção.Para um aquario de 120lts a melhor opção sera um filtro externo.

 

 

Cumprimentos

Editado por TAZ

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Taz obrigadão pelos esclarecimentos e desculpa a minha ignorancia, mas aos poucos lá vou adquirindo mais conhecimentos! Fiquei esclarecido e vou entao optar pelo filtro externo seguindo o teu concelho!

 

Ainda tou a espera é q alguem me aconselhe uma boa loja na area da grande lisboa com pessoal experiencia na area onde possa "in loco" esclarecer todas as minhas duvidas e adquirir bom esquipamento!

 

Abraços e boa aquariofilia para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A Ruimar, na Damaia, tem dos melhores preços que se encontram por cá.

 

Também podes mandar vir da aquaristic a preços substancialmente melhores do que aqueles que se praticam cá pelo burgo.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, assim de repente lembro-me da aquaplant em Benfica...

 

Caro amigo.

Bemvindo.

Tenho um aquário de cerca de 120 litros e vinha equipado com uma daquelas caixas pretas que para além de achar inestéticas, ocupavam o sempre pouco volume do aquário.

 

Assim, na altura pesquisei e decidi retirar esse caixote preto e optei por um filtro externo.

A oferta era muita, e depois de ler, reler e falar com membros e lojistas, e depois de já ter em mente manter peixes que sujam muito a água: Discus, decidi-me.

Ia ser um filtro externo. Agora o problema: QUAL? QUe capacidade, que preço?

 

Para esse volume e caso querias manter peixes que já tenham um bom volume de tamanho como escalares, discus etc, deves ter em consideração que quanto maior for o volume do filtro, melhor será filtrada a água. Porquê? Peixes grandes sujam em grande!

 

Assim, e já a pensar no futuro decidi-me pelo EHEIM 2217 Classic.

Sim, é potente. Faz 1000l/h o que para 120 litros pode parecer muito, mas mais vale a mais do que a menos.

Era esse ou o 2215 Classic que serve perfeitamente. Mas pela diferença de preço que era pouca optei pelo maior.

 

Sao relativamente baratos, e como já te disseram, a vantagem de um filtro externo é teres tudo o que é matérias filtrantes fora de água. Facilita na manutenção, lavagem, etc.

 

Vinha equipado com matérias filtrantes (esponjas), com as tubagens, e com as torneiras.

Outra grande vantagem é conseguires peças e acessórios em qq loja de aquáriofilia.

 

Quanto a lojas, a maioria delas vende marva EHEIM pelo que será fácilimo encontrares esses filtros.

Vais é constactar que existem discrepâncias consideráveis no preço de loja para loja pelo que deves fazer bem o "trabalho de casa" antes de o comprares.

 

Se quiseres posso mandar-te por MP a loja onde adquiri o meu a um preço muito bom.

 

 

Qualquer dúvida, diz.

 

Aconselhei-te os modelos EHEIM da linha CLASSIC porque são realmente bons. E fiáveis.

É claro que existem outras marcas e outros modelos mais "profissionais" que para ser sincero não conheço.

 

Esta é apenas a minha opinião e minha experiência.

 

Aguarda por outras respostas.

 

Pensa, e aqui é claro, vem o factor EUROS, que necessidades terás, que peixes queres ter, e se merece a pena gastar tanto ou tão pouco num filtro melhor.

 

 

 

Abraço

Editado por commendatore

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem vindo ao Forum. Vou só reafirmar o que já foi dito.

Filtro externo sem qq dúvida, Eheim só conheço estes e nunca tive coragem de comprar outra marca, linha clasic relação preço / qualidade *****. Para 120Lt. 2213 chega, 2215 ótimo 2217 exegerado na minha opinião.

Quanto a lojas vai a Ruimar tem bons preços e uma divertida seca com o Mestre Rui :) .

 

Abraços

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.