Qualidade da Água


Recommended Posts

Viva

 

Mandei analisar a água de um poço que tenho, e os resultados estão todos dentro dos valores normais para consumo Humano com excepção de um ( que faz com que a água seja considerado imprópria para consumo humano) que é o seguinte:

 

ENTEROCOCOS FECAIS : cujo VMA Valor Máximo Admissivel Legislado é 0 e o resultado é superior.

 

O que pretendo saber, e gostava de ver a opinião de alguém entendido na matéria, é se poderei utilizar esta água nos meus áquas.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Mandei analisar a água de um poço que tenho, e os resultados estão todos dentro dos valores normais para consumo Humano com excepção de um ( que faz com que a água seja considerado imprópria para consumo humano) que é o seguinte:

 

ENTEROCOCOS FECAIS : cujo VMA Valor Máximo Admissivel Legislado é 0 e o resultado é superior.

 

O que pretendo saber, e gostava de ver a opinião de alguém entendido na matéria, é se poderei utilizar esta água nos meus áquas.

 

Abraço

Boas

 

Não tenho formação em microbiologia (só umas luzes), logo posso dizer alguma barbaridade...

 

Por princípio eu "nunca" usaria água de poço, pelo simples facto que não é uma água controlada, ou seja hoje está boa mas amanhã pode estar contaminada, sem eu o saber. A água da torneira pode ser muito má (na boca de alguns) mas oferece garantias de qualidade mínimas, quer ao nível químico, quer microbiológico.

 

No teu caso ainda pior, a água nem está própria para consumo humano (tem uma bactéria... que pode provocar doenças, pelo menos aos humanos).

 

Desconheço se os peixes são imunes a esse coliforme, mas "não me cheira"...

 

Ora se eu já não usaria água de poço que estivesse bem, muito menos usaria uma que estivesse imprópria para consumo humano.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Estreptococos são bacterias , que pela sua disposição de moleculas se encontram em numeros par, envoltos por uma bainha mielinica, e são agressivas especialmente para seres humanos e resistentes devido a sua protecção, para peixes não sei ... o termo estreptococos fecais é um pouco estranho -provem de coliformes fecais e devo para simplificar , peço desculpa aos olhos mais sensiveis, dizer (palavra censurada), ou seja que tens uma infiltração ou de uma fossa asseptica ou de uma exploração de animais - talvez possa ser e-coli , a qual nem te aconselho a lavar as mãos com ela ... Seja como for essa bacteria so aparece em altas concentrações de amonia logo nitritos e nitratos ou seja não deve ser posta num aquario a não ser depois de ddesnitrificada , fervida e mesmo assim.... CUIDADO COM E_COLI é uma infecção dos diabos .

Se quiseres utilizar a água usa luvas ao manuzea-la , ferve-a , usa um desinfectante , disnitrifica-a etc Mas sinceramente e a não ser que faças analizes a seguir acho melhor so usar essa agua para regar flores e nem a por em vegetais comestiveis... conselho de amigo

 

Cumprimentos Filipe Cruz

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.