Recommended Posts

Boas !

 

Ouvi dizer por ai, que há quem meta esferovite entre o movel e o vidro do aquario (fundo), para evitar que se parta ou que rache o vidro !

 

isso é mesmo verdade ? é mesmo indespensavel ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Ouvi dizer por ai, que há quem meta esferovite entre o movel e o vidro do aquario (fundo), para evitar que se parta ou que rache o vidro !

 

isso é mesmo verdade ? é mesmo indespensavel ?

 

Boas eu não tenho!

 

Podes meter se quiseres claro...

 

Esse esferovite normalmente é chamado de roofmate

 

PR-05.jpg

 

1296_img5.jpg

 

 

Este material é usado para quando a estrutura ou a base onde a estrutura está apoiada cede um pouco!

 

Ou então se por acaso tens um grão de areia entre o aqua e o tampo onde vais acentar o aqua este não quebrar...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu não tenho!

 

Podes meter se quiseres claro...

 

Esse esferovite normalmente é chamado de roofmate

 

PR-05.jpg

 

1296_img5.jpg

Este material é usado para quando a estrutura ou a base onde a estrutura está apoiada cede um pouco!

 

Ou então se por acaso tens um grão de areia entre o aqua e o tampo onde vais acentar o aqua este não quebrar...

 

yah ! onde poderei comprar isso ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja vi aquas com esferovite normal

 

 

Sim, pode ser também com esferovite normal! mas este é melhor a meu ver porque não se desfaz...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compras nas casas de material de construção!

Tipo, AKI, MESTRE MARCO ( IZZI ) etc...

 

aqui na minha zona nao há ca nada disso ;)

 

talvez, maxmat ? Bricomarche ? havera alguma coisa ?

 

tipo assim 1.20 Comprimento por 50 de largura, é muito caro ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Há uma diferença muito grande entre esferovite e Roofmate.

 

O único que deve ser utilizado num aquário é o Roofmate, porque o esferovite além de se desfazer, cede facilmente sob o peso do aqua.

 

Além disso o esferovite é inflamável e o Roofmate não. Há vários tópicos a desaconselhar firmemente a utilização do vulgar esferovite!

Mas é bastante aconselhável a utilização ou de uma placa de Roofmate, ou de uma membrana tipo tapete, precisamente pelo que foi já dito noutros posts. ;)

 

Abraço

Editado por Rui90
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"O único que deve ser utilizado num aquário é o Roofmate, porque o esferovite além de se desfazer, cede facilmente sob o peso do aqua."

 

Não concordo totalmente.

 

Tenho esferovite por baixo (a servir de base) do meu aquário há muitos anos. São cerca de 130 Kg, entre água areão, etc. Se cedeu um pouquito, talvez, mas milimetricamente. Tenho placa com 3 cm.

 

Em relação ao desfazer-se, se estiver à face e se tiveres algum cuidado, penso que não...muito.

 

No meu caso, a placa não estava à face (agora já está) e o problema foi quando levei um gato lá para casa. "A brincar com os peixes" lá ia um bocado de esferovite e como os gatos são brincalhões.... ele quase que colocou toda a placa à face... oresto fui eu com ox-acto, ehehe.

 

Fica o meu contributo.

 

Um abraço.

 

Arlindo

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloquei uma placa de cortiça de 6mm (comprei na Maxmat) e tenho 450L a fazer peso. Antes de encher o aquário a cortiça estava certinha mas com o peso da água, de um dos lados, fiquei com uma saliência de alguns milímetros, tive de cortar esse excesso depois. O peso é impressionante!

 

É sempre bom ter um isolante, protege que possíveis imperfeições e serve de isolamento térmico, é menos uma face a dissipar calor!

 

Toze

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para já tenho usado o esferovite normal sem problemas mas só tenho o aquário há meio ano e é só de 80 litros.

 

Como devo trocar para um aquário maior ainda este ano vou seriamente pensar então no roofmate.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não é preciso fazeres uma grande consideração, embora o esferovite sirva, já li aqui no fórum e o que me ensinaram foi que o roofmate era melhor pelo que disse em cima.

 

Além disso, uma placa custa entre 5 e 7€, pelo menos aqui na minha zona! :puppydogeyes:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não é preciso fazeres uma grande consideração, embora o esferovite sirva, já li aqui no fórum e o que me ensinaram foi que o roofmate era melhor pelo que disse em cima.

 

Além disso, uma placa custa entre 5 e 7€, pelo menos aqui na minha zona! :)

 

Abraço

 

A esferovite chega e sobra e custa pouco mais que 1€ uma placa de 100x50x2

 

O meu aquário tem 220L de água, 50Kg de pedra, 15Kg de areao e a esferovite quase não cede.

 

Eu nunca pensei se quer na esferovite exterior com o objectivo de não rachar o vidro de baixo, mas já que se fala nisso, aconselho também a pôr qualquer coisa por dentro do aquário se usares pedras muito grandes no Layout, de forma a que o vidro de baixo não se parta se alguma dessas pedras tombar. Neste caso não aconselho realmente a esferovite porque o impulso da água sobre ela é MUITO grande, o que faz com que necessite de algum peso em cima.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu no meu aqua tenho entre a pedra de marmore e vidro do aqua cortiça.

esse aqua tem capacidade de 500 litros e foi a melhor cosinha que fiz ,pois com o bater da porta do meu pátio ele deslocava.agora nem se mexe.

 

 

abraços bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

No meu ponto de vista qualquer isolante, esferovite, borracha, etc, entre o aquario e o movel serve.

Essa separação chama-se de anti-stress. Quando comprei o meu aquario, da AquaAtlantis, vinha acompanhado com um tapete de borracha e é assim que o chamam.

Tecnicamente falando, evita que seja transmitida qualquer vibração do movel/edificio para o interior do aquario, alem como é logico de equilibrar qualquer pequena deformação do piso ou da base do aquario.

 

Espero ter contribuido algo para o esclarecimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu ponto de vista qualquer isolante, esferovite, borracha, etc, entre o aquario e o movel serve.

Essa separação chama-se de anti-stress. Quando comprei o meu aquario, da AquaAtlantis, vinha acompanhado com um tapete de borracha e é assim que o chamam.

Tecnicamente falando, evita que seja transmitida qualquer vibração do movel/edificio para o interior do aquario, alem como é logico de equilibrar qualquer pequena deformação do piso ou da base do aquario.

 

Espero ter contribuido algo para o esclarecimento

 

Claro que contribuis-te :(

 

Eu vou expor o meu problema na loja, logo vejo o que arranjam, e peço logo preços, etc etc depois se me agradar compro, se nao vou optar por uma placa de roofmate, nao sei bem é a espessura, mas para ai com 0.5 mm deve ser suficiente !

 

Obrigado

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não sei se ainda venho a tempo mas existe uma matéria própria para colocar debaixo dos aquários que não faz contraforça. Não sei o nome daquilo mas na loja onde compro as minhas coisas eles vendiam isso.

Eu não coloquei nada por baixo do meu mas devia ter colocado embora o meu tenha caixa de ar por baixo do aqua.

 

Se te interessar posso ver qual é o nome daquilo.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nao sei se venho a tempo de, talvez, evitar o gasto de dinheiro escusado (muito ou pouco).

 

SE, e só SE, o aquario tever aquelas bordas de plastico o vidro nunca vai tocar na superficie do "rack", chão, comoda, ou seja lá o que fôr e assim escusas comprar esferogaitas e derivados :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

 

Estava a pensar ir comprar esferovite para o meu 80x30x40 mas agora fiquei a pensar nesse ROOFMATE.

Devo ir à LEROY MERLIN (ex-AKI) de Alfragide.

 

Eu tenho 2 cómodas do IKEA de 80cm cada, e vou meter o aquário no meio das duas para partilhare o peso. No entanto, por causa do chão ou porque os tampos estão muito ligeiramente tortos, a parte central é tipo 1 mm + alto que os lados.

 

Se colocar o esferovite ou ROOFMATE o peso do aquário vai moldar o material de forma a ficar com o peso bem distribuído?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estava a pensar ir comprar esferovite para o meu 80x30x40 mas agora fiquei a pensar nesse ROOFMATE.

Devo ir à LEROY MERLIN (ex-AKI) de Alfragide.

 

Eu tenho 2 cómodas do IKEA de 80cm cada, e vou meter o aquário no meio das duas para partilhare o peso. No entanto, por causa do chão ou porque os tampos estão muito ligeiramente tortos, a parte central é tipo 1 mm + alto que os lados.

 

Se colocar o esferovite ou ROOFMATE o peso do aquário vai moldar o material de forma a ficar com o peso bem distribuído?

 

Obrigado

Boas

 

É uma pergunta um pouco relativo, depende do vidro, da grossura do vidro, etc etc.

mas pelo sim pelo nao, e se voce eu, metia roofmate.

Esse 1mm de altura apesar de ser pouco mas com o peso do aquario cheio mais as macacadas que la meteres dentro poderá levar a partir o aquario.

 

Joga pelo seguro.

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o roofmate é que cor? Tenho o aquário numa cómoda branca do IKEA, e o branco do esferovite era mais agradável :D

 

Que espessura de roofmate devo meter?

 

 

Se meteres no google ficavas a saber de que cor é :P Azul bebe ?

 

Opah aquilo fica no fundo do aquario nem se vê... depois cortas menos 1/2 cm do comprimentos e largura do vidro nao se fica a ver nada. :)

 

A espessura, é aquela que vier quando comprares o placa de roofmate, penso que quanto maior melhor...

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado! O material da IKEA é das melhores coisinhas a nivel estético mas não é para suportar gandes pesos. Mesmo dividindo o peso equitativamente terás de avaliar bem se a superficie está apoiada e não colada/pregada. E quando me refiro a apoiada não é a placas de 4 ou 6mm dum aglomerado qq.

Eu parto sempre do principio de um tampo com apoio em 4.

No teu caso creio que falamos de um peso superior a 100 kgs com tudo lá dentro.

Abraços

 

Boas,

 

Estava a pensar ir comprar esferovite para o meu 80x30x40 mas agora fiquei a pensar nesse ROOFMATE.

Devo ir à LEROY MERLIN (ex-AKI) de Alfragide.

 

Eu tenho 2 cómodas do IKEA de 80cm cada, e vou meter o aquário no meio das duas para partilhare o peso. No entanto, por causa do chão ou porque os tampos estão muito ligeiramente tortos, a parte central é tipo 1 mm + alto que os lados.

 

Se colocar o esferovite ou ROOFMATE o peso do aquário vai moldar o material de forma a ficar com o peso bem distribuído?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.