iniciação nos ciclideos africanos


compoc05

Recommended Posts

Boa noite. Tenho à pouco mais de um ano, um aqua de 60cm comunitário. O bichinho começou a crescer, e neste momento estou virado para os ciclideos africanos, tendo já 5 exemplares, que até agora se estão a dar lindamente, mesmo sem esconderijos no aqua!!! Hoje fiz negócio através do forum e vou adquirir um aqua de 100x40x50. Agora surjem as duvidas para depois o montar:

- dado que para ciclideos não se podem ter quase plantas nenhumas (certo?) será necessário colocar algum tipo de substrato especial, ou é suficiente o areão?

- posso colocar troncos?

- é necessário colocar um filtro exterior, ou será suficiente o que equipa o aqua de 500l/h?

Agradeço a vossa ajuda, e se houver algo relevante ou importante na montagem do aqua, peço que me alertem.

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Tenho à pouco mais de um ano, um aqua de 60cm comunitário. O bichinho começou a crescer, e neste momento estou virado para os ciclideos africanos, tendo já 5 exemplares, que até agora se estão a dar lindamente, mesmo sem esconderijos no aqua!!! Hoje fiz negócio através do forum e vou adquirir um aqua de 100x40x50. Agora surjem as duvidas para depois o montar:

- dado que para ciclideos não se podem ter quase plantas nenhumas (certo?) será necessário colocar algum tipo de substrato especial, ou é suficiente o areão?

- posso colocar troncos?

- é necessário colocar um filtro exterior, ou será suficiente o que equipa o aqua de 500l/h?

Agradeço a vossa ajuda, e se houver algo relevante ou importante na montagem do aqua, peço que me alertem.

Primeiro podes por plantas ocm cilideos as designadas anubias que podes prender a um tronco ou a uma pedra........ Depois podes por um filtro exterior pois assim e sempre melhor.....

 

POdes tambem por só pedra daquela tipo de agua salgada e fazer uma ,ontagem bonita...... =) tudo a tua escolha!!

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Podes, tal como o surf3r disse, pôr anubias, e eu gosto particularmente de ver nos africanos, valisernias, que também existem em certas partes dos lagos africanos, e sempre são uma ajuda para lutar contra os nitratos.

 

Troncos não aconselharia... a menos que os ciclideos em questão fossem de rio (Kribensis), uma vez que contribuem para um pH mais baixo e o objectivo é que ele esteja por volta dos 8 se estivermos a falar nos ciclideos dos grandes lagos do rift.

 

Neste tipo de aquario é importantissimo o filtro! Uma vez que não tens plantas em quantidade para ajudar a lidar com os nitratos, esse trabalho tem de ser todo feito pelas colonias de bacterias no filtro... e logo para ter uma grande quantidade de colonias era conveniente teres um filtro com grande capacidade, logo externo! No entanto, se não puderes avançar já para a aquisição de um filtro de qualidade, podes ir remediando com esse.

 

Há aqui um post fantastico com uma grande descrição dos passos que foram seguidos na construção de um aquario de ciclideos africanos:

Vê clicando aqui.

 

Abraço e boa sorte

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Neste tipo de aquario é importantissimo o filtro! Uma vez que não tens plantas em quantidade para ajudar a lidar com os nitratos, esse trabalho tem de ser todo feito pelas colonias de bacterias no filtro... e logo para ter uma grande quantidade de colonias era conveniente teres um filtro com grande capacidade, logo externo! No entanto, se não puderes avançar já para a aquisição de um filtro de qualidade, podes ir remediando com esse.

(...)

 

Abraço e boa sorte

 

Só uma pequena correcção.

 

Remover nitratos só com plantas ou TPA´s (excluo químicos sequestrantes ou adsorção, por não achar necessária a sua utilização). Os filtros são para a amónia---> nitritos ----> nitratos (termina aqui o processo).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pequena correcção.

 

Remover nitratos só com plantas ou TPA´s (excluo químicos sequestrantes ou adsorção, por não achar necessária a sua utilização). Os filtros são para a amónia---> nitritos ----> nitratos (termina aqui o processo).

 

Cumps

 

Ups... erro meu! Obrigado pela correcção! :oops:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Podes, tal como o surf3r disse, pôr anubias, e eu gosto particularmente de ver nos africanos, valisernias, que também existem em certas partes dos lagos africanos, e sempre são uma ajuda para lutar contra os nitratos.

 

Troncos não aconselharia... a menos que os ciclideos em questão fossem de rio (Kribensis), uma vez que contribuem para um pH mais baixo e o objectivo é que ele esteja por volta dos 8 se estivermos a falar nos ciclideos dos grandes lagos do rift.

 

Neste tipo de aquario é importantissimo o filtro! Uma vez que não tens plantas em quantidade para ajudar a lidar com os nitratos, esse trabalho tem de ser todo feito pelas colonias de bacterias no filtro... e logo para ter uma grande quantidade de colonias era conveniente teres um filtro com grande capacidade, logo externo! No entanto, se não puderes avançar já para a aquisição de um filtro de qualidade, podes ir remediando com esse.

 

Há aqui um post fantastico com uma grande descrição dos passos que foram seguidos na construção de um aquario de ciclideos africanos:

Vê clicando aqui.

 

Abraço e boa sorte

 

------------------------------------------

 

Obrigado pela atenção. A questão dos troncos desiludiu-me... mesmo sendo troncos de rio? é que acho que dá um ar natural e selvagem, os troncos no aqua.

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão dos troncos depara-se com dois problemas:

 

1. Tamponamento a pH baixo (embora haja um grande numero de pessoas a defenderem que os troncos não alteram o pH, a grande maioria continua a achar que ajudam a manter um pH<7), enquanto os CA's gostariam desse pH mais elevado.

2. Questão natural. No habitat da maioria dos ciclideos africanos não existem troncos. Os lagos africanos quase que fazem lembrar pequenos oceanos, com a areia fina, exporadicos aglomerados de rochas onde se abriga grande quantidade de fauna e espaços vazios, onde existem conchas e conchiculas (habitantes das conchas).

 

Poderias sempre optar por outro tipo de ciclideos, como os sul-americanos, sendo que ai, não só podes, como te recomendaria pores troncos! :smilecolros:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão dos troncos depara-se com dois problemas:

 

1. Tamponamento a pH baixo (embora haja um grande numero de pessoas a defenderem que os troncos não alteram o pH, a grande maioria continua a achar que ajudam a manter um pH<7), enquanto os CA's gostariam desse pH mais elevado.

2. Questão natural. No habitat da maioria dos ciclideos africanos não existem troncos. Os lagos africanos quase que fazem lembrar pequenos oceanos, com a areia fina, exporadicos aglomerados de rochas onde se abriga grande quantidade de fauna e espaços vazios, onde existem conchas e conchiculas (habitantes das conchas).

 

Poderias sempre optar por outro tipo de ciclideos, como os sul-americanos, sendo que ai, não só podes, como te recomendaria pores troncos! :smilecolros:

 

-------------------------------------

 

Isto são duvidas de iniciado (para não dizer de infantil) que está a começar a ser dominado por esta doença... Já tenho alguns ca´s no meu aqua de 60cm, logo será para continuar no que vou adquirir de 200lt. Já agora, tenho visto no fórum alguns aqua com areia branca, sabe-me dizer que tipo de areia é esta, e onde se arranja? Gostava de a colocar por cima da camada de areão. um abraço, Luis Almeida

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia que estás a referir deve ser areia de silica ou de coral moido, a primeira é mais branca e a segunda é mais amarelada.

Areia de silica arranja-se nas casas de materiais de construção a preços razoaveis e a de coral moido em lojas de aquariofilia da especialidade. Podes ou não usar camada de areão por baixo. Se fosse eu utilizaria apenas areia como substrato inerte. Já destes uma olhada pela secção dos CA's ca no forum? Podes tirar várias ideias dos aquas de la, já que estão la muitos com grande qualidade!

 

Não te preocupes em por duvidas, todos nós tivemos de aprender o que sabemos hoje!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao iniciar a transição para os ca´s, comprei alguns exemplares que me foram aconselhados na loja, por não serem muito violentos, podendo coabitar ainda no aquário de 60cm com comunitários. Agora não consigo identificar as espécies, agradeço a vossa ajuda nesse sentido, quando passar para o aqua de 200lts, gostava de saber ao certo o que lá vou meter.

 

Ops, eu queria colocar fotos, mas como é que isso se faz? Tenho as fotos na pen, como é que as passo para aqui?

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Antes de mais para que possas colocar aqui as fotos dá uma olhada Neste Tópico

 

Permite-me um reparo depois de ter lido todo o tópico, mas começaste ao contrário...

 

... compraste peixes sem os conheceres e sem conheceres as suas características, necessidades e compatibilidade!

 

Assim e ao estruturares o teu aquário e para que possas ter mais ajuda, convém saberes que tipo de peixes tens e que tipo de peixes / aquário pretendes.

 

São africanos? De que Lago? Ou são de Rio?

 

Sendo eventualmente do Lago Malawi, são Mbunas, Haps ou Peacocks?

 

Acho que é importante conhecer esta informação antes de qualquer passo.

 

No que toca à filtragem e independentemente dos peixes que tenhas, um filtro externo que faça pelo menos 1.000 litros / hora é fundamental para garantir uma boa qualidade da água.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Tenho à pouco mais de um ano, um aqua de 60cm comunitário. O bichinho começou a crescer, e neste momento estou virado para os ciclideos africanos, tendo já 5 exemplares, que até agora se estão a dar lindamente, mesmo sem esconderijos no aqua!!! Hoje fiz negócio através do forum e vou adquirir um aqua de 100x40x50. Agora surjem as duvidas para depois o montar:

- dado que para ciclideos não se podem ter quase plantas nenhumas (certo?) será necessário colocar algum tipo de substrato especial, ou é suficiente o areão?

- posso colocar troncos?

- é necessário colocar um filtro exterior, ou será suficiente o que equipa o aqua de 500l/h?

Agradeço a vossa ajuda, e se houver algo relevante ou importante na montagem do aqua, peço que me alertem.

 

Fizeste mal em comprar os peixes antes de saberes o que queres fazer.

 

Se os peixes que te indicaram na loja como sendo compativeis são:

 

1-Pic_14764_1.jpg

 

2-Pic_14764_2.jpg macho ou fémea?

 

3-Pic_14764_3.jpg macho ou fémea?

 

4-Pic_14764_4.jpg

 

5-Pic_14764_5.jpg

 

6-Pic_14764_6.jpg

 

7-Pic_14764_7.jpg será casal?

 

Tenho a dizer-te que devias colocar no forum o nome dessa loja, só para as pessoas saberem que não devem lá ir comprar peixes pelo menos.

 

Quanto a manteres ciclideos do Lago Malawi nesse aquário, aconselho-te a esqueceres o grupo dos Mbunas, ao qual pertencem esses amarelos que tens aí na ultima foto, se quiseres manter mais do que duas espécies.

 

Quanto aos restantes grupos, terás que esperar por mais informação.

 

No entanto tenho a dizer que aconselho esse aquário para manteres peixes do Lago Tanganika, já que mais do que a capacidade volumica, interessa que o comprimento do aquário seja o maior possivel, e rápidamente verias(espero que não faças a experiência) que 100cm é muito pouco para manter a maior parte dos peixes do Lago Malawi.

 

Grande abraço.

 

Para teres uma noção quanto à filtragem, eu tenho um Aquário 120x40x50 com um filtro externo de 1000L/h e uma powerhead de 1400L/h e não é caudal a mais para ciclideos.

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste mal em comprar os peixes antes de saberes o que queres fazer.

 

Se os peixes que te indicaram na loja como sendo compativeis são:

Tenho a dizer-te que devias colocar no forum o nome dessa loja, só para as pessoas saberem que não devem lá ir comprar peixes pelo menos.

 

Quanto a manteres ciclideos do Lago Malawi nesse aquário, aconselho-te a esqueceres o grupo dos Mbunas, ao qual pertencem esses amarelos que tens aí na ultima foto, se quiseres manter mais do que duas espécies.

 

Quanto aos restantes grupos, terás que esperar por mais informação.

 

No entanto tenho a dizer que aconselho esse aquário para manteres peixes do Lago Tanganika, já que mais do que a capacidade volumica, interessa que o comprimento do aquário seja o maior possivel, e rápidamente verias(espero que não faças a experiência) que 100cm é muito pouco para manter a maior parte dos peixes do Lago Malawi.

 

Grande abraço.

 

Para teres uma noção quanto à filtragem, eu tenho um Aquário 120x40x50 com um filtro externo de 1000L/h e uma powerhead de 1400L/h e não é caudal a mais para ciclideos.

 

----------------------

 

Desde já, "mea culpa", a emoção falou mais alto que a razão e deu nisto...

Agora quero começar a fazer tudo correctamente (ou quase) e pelas vossas respostas, estão a convencer-me a ser mais um "tanganika member", o que traz algumas dúvidas:

1- filtragem: interno de 500lt/h + a possibilidade de ficar com um externo eheim 2236 de 600l/h. será suficiente?

2- fundo de areia ou areão. O que é aconselhável? No caso de ser areia (que aprecio mais) areia de silica ou de coral?

3- É necessário colocar uma zona com "cascas de caracóis"? (já sei que esta expressão é de maçarico...)

Não me vou alongar mais para já. Fico ansiosamente à espera das vossas ajudas. Um grande abraço.

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os requisitos de filtragem são identicos quer seja para Malawi, quer seja para Tanganyika! Para 200 Litros o mínimo seria cerca de 1000 a 1200 litros de filtração externa. O filtro que tens não chega, pois o interno pouco faz em termos de filtragem biológica que é, aqui, a mais importante neste tipo de aquários.

 

O mais aconselhável é também o uso de areia fina para os peixes poderem "escavar" à vontade pode ser de coral ou simplesment areia da praia!

 

Quanto às conchas elas são serão necessárias se pensares em colocar conchiculas, o que aconselho vivamente para esse aquário.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João, (as minhas desculpas por o tratar assim), estive desde o meu último post, a ler o tópico do seu aquário, e estou a ficar assustado (realmente não é fácil) e já estou com receio dum dos próximos problemas: as exigências da patroa!!! para começar, e para ter a anuência para aquisição do aqua, tive que ceder na colocação do mesmo; nada de sala de estar/jantar, terá que ficar no hall de entrada... depois vou ter o problema das cores (aqui pelo que já li, fico a ganhar optando pelo tanganika, certo?) depois os custos... não posso falar nesses valores dos peixes, senão o aqua nem entra em casa... já me disse mais que uma vez, que pensava que ia comprar um aqua deste tamanho (1m de frente, julga que é uma piscina) para colocar peixes "grandes", referindo-se aos discos!!! Já lhe consegui tirar isso da ideia, explicando-lhe que discos não é para qualquer um. Já agora, os escalares terão alguma hipótese de coabitar com os "tangas"? (pergunto por serem os mais "parecidos" com os discos, na forma arredondada, claro)

E o seu aqua, como está neste momento? Está arrependido de ter optado por Tanga? Abraço, Luis Almeida

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João, (as minhas desculpas por o tratar assim), estive desde o meu último post, a ler o tópico do seu aquário, e estou a ficar assustado (realmente não é fácil) e já estou com receio dum dos próximos problemas: as exigências da patroa!!! para começar, e para ter a anuência para aquisição do aqua, tive que ceder na colocação do mesmo; nada de sala de estar/jantar, terá que ficar no hall de entrada... depois vou ter o problema das cores (aqui pelo que já li, fico a ganhar optando pelo tanganika, certo?) depois os custos... não posso falar nesses valores dos peixes, senão o aqua nem entra em casa... já me disse mais que uma vez, que pensava que ia comprar um aqua deste tamanho (1m de frente, julga que é uma piscina) para colocar peixes "grandes", referindo-se aos discos!!! Já lhe consegui tirar isso da ideia, explicando-lhe que discos não é para qualquer um. Já agora, os escalares terão alguma hipótese de coabitar com os "tangas"? (pergunto por serem os mais "parecidos" com os discos, na forma arredondada, claro)

E o seu aqua, como está neste momento? Está arrependido de ter optado por Tanga? Abraço, Luis Almeida

 

 

Boas,

 

Meu caro... nada é fácil e nada é assim tão difícil... é tudo uma questão de gosto e preseverança e ter gosto em desenvolver um projecto que nos dê prazer e do qual nos orgulhemos.

 

Começando pelo fim... parece que nada aprendeste com os erros que já cometeste... pois caso contrário não estarias a perguntar se podes misturar Escalares (peixe pacífico de águas muito moles e muito ácidas) com Ciclídeos do Tanganyika (peixes mais agressivos e territoriais, de águas muito duras e muito alcalinas)!!!

 

Passando a outra questão... cores... os Ciclideos do Tanganyika não são os mais coloridos e os que têm realmente muita cor não se adequam muito a um aquário de um metro! Se queres cor tens os Mbunas do Malawi, mas também aqui com esse aquário pouco poderás fazer a não ser teres um ou dois trios de espécies mais pacíficas!

 

Ainda assim penso que para esse aquário o ideal seria Tanganyika dá para por sem grandes problemas três espécies e teres muita animação ou então optares por um biótopo de rio Africano (vê o tópico do José Ferraz)!

 

Quanto a mim... não estou nada arrependido nada arrependido, o aquário está óptimo e é fascinante observar o comportamento destes peixes!

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais