Problemas com as plantas (C/Fotos)


pedroplx

Recommended Posts

Boas ..

 

Alguém me poderá aconselhar em relação a isto ?

 

pic1.jpg

 

pic2.jpg

 

pic3.jpg

 

pic4.jpg

 

Estas manchas têm-se vindo a agravar nos últimos tempos e não sei bem o que fazer.

 

- o Aqua tem cerca de 200 lt.

- Tenho 2x39W (T5) à 1 ano (estará na altura de trocar ?) ligadas 10h/dia

- Amonia: 0 , Nitritos: 0 , Nitratos: 0 , Fosfatos: 0, PH: 7.1

- Instalado à 1 ano.

- CO2 Caseiro

 

As minhas desconfianças apontavam para excesso de fosfatos, mas a avaliar pelos testes não é, tive alguns problemas com excesso de Nitratos recentemente. Outra desconfiança que eu tenho é o facto de ter quase só plantas de crescimento lento, de crescimento rápido só tenho valisnérias gigantes.

 

Sugestões ??

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá o que tens ai não é excessos, mas sim carência de um nutriente.

 

Bem os nitratos fariam as plantas crescer, não é o caso. Não é nada bom estarem a 0, muito pelo contrário, isto vai também para os fosfatos, a zero não. Embora os valores aceitaveis para os fosfatos sejam menores.

 

O que pode ser isso? Bem pode ser falta de um macro ou um macro secundário, por exemplo magnésio, as manchas castanhas de cloroses são bons indicadores disso. Outro macro que pode faltar é o potássio também provoca o apodrecimento da folha.

 

Sem estes que referi podes ter até bons vestigios de ferro (ou outros micronutrientes) que nada te irá servir.

 

Outra coisa se reparares são as plantas que estão mais expostas à luz são as que estão pior, isto porque também são as que captam mais energia e por conseguinte as que passam mais fome.

 

Assim que estes buracos aparecem é sinal de uma carência já muito profunda, e irreversível. Vais ter de esperara por novos rebentos.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta trocar de tubos de luz ( devem-se trocar de 6 em 6 mezes
Mas são lampadas T5 .. à quem diga que nunca é necessário trocar, outros dizem que é de ano a ano, não sei ao certo ....

 

Eu acho é que precisas de uma frota de Otocinclus Affinis!! No minimo ai uns 6 ou 7!!  

E para essas algas pretas precidas de SAE's!! Uns 4 ou 5!

 

já tenho uns quantos e acho que é comida a mais para eles :wink:

 

sergioveterano, que me aconselhas a fazer ?? Uso fertilizantes com mais frequencia ? Costumo colocar Flourish da Seachem de mês a mês.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, mês a mês podes tirar dai as conclusões, é muito tempo.

 

Tens que o fazer todos os dias com porções mais pequenas. Esse fertilizante é bastante completo e concentrado, tenta diluílo antes de dosear, ele referem 1 a 2 ml por 200L cada 1 ou 2 vezes por semana (se não me engano), faz uma diluição disso e doseia todos os dias, preferencialmente mais de uma vez ao dia, pequenas doses durante a semana.

 

Ou seja pegas no doseador do frasco e retiras 2ml enches um recipiente com 30ml de água destilada e misturas, utilizas isso durante uma semana.

 

Quem te disse que as lâmpadas eram permanentes estava a ser amigo, era bom que assim fosse, não sei qual a duração das T5 mas acho que é mais de 6 meses.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, quanto às lâmpadas se calhar vou trocar. Estava a pensar colocar uma JBL Solar Ultra Tropic T5 e uma JBL Solar Ultra Nature T5 boa escolha ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello

Onde encontras lampadas T5 á venda? Teem lampadas com +-10.000K? só encontro T5 com 6000-6400K!

Na gama que eu queria (10000K) só encontro mesmo T8 (mais vulgares)

Obrigado

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora

Segundo recomendações da JBL deve-se substituir lampadas T5 ao fim de 2 anos e T8 ao fim de 1.

Isto porque as lampadas T5 teem o dobro de tempo de vida (20,000 horas). Isto corresponderia a +-4 anos para T5 e 2 anos para T8 mas eles dizem que por o revestimento ir perdendo qualidade metade do tempo deve ser usado.

 

Bye

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

|[iCE BOY]| 9.000-10.000 K servem perfeitamente para plantas... e as cores dos peixes/plantas ficam muito mais realçadas.

 

Teres um espectro vermelho mais intenso apenas tem que ver com a eficiencia do aproveitamento da luz na fotossintese.

 

Para alem do mais se meteres um tronco na água a tendencia é para que esta vá "amarelando" a utilização de lampadas com temperatura de cor mais elevada contraria este efeito.

 

 

Acrescento ainda que um espectro mais azul favorece o crescimento em largura das folhas e o espectro vermelho em altura da planta

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu acrescento ainda que de nada serve teres tantos kelvins, se não tiveres plantas que os usem. Talvez uma lâmpada de 10 000k misturada com outras daylight, mas sempre em minoria.

 

Eu uso no meu cubo 8x15 w e só duas são de 10 000K. O resto é uma mistura de várias lâmapdas para ter um espectro mais completo.

 

No caso das anubias 10 000 K é só mesmo para fazer aparecer algas vermelhas, isto na minha opinião.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Uma duvida... isso nas folhas não são algas pois não?isso são buracos, podre não é? Parece que sim mas depois ouvi falar em ottos até pensei que fossem só algas...

 

Uma sugestão: não conheço a composição do tal fertelizante ( n sei se é so macro ou so micro ou se é mistura ). Mas que tal o Pedro ir adquirindo nitrato e fosfato e potássio em separado, preparava as soluções e adicionava em separado cada macro e assim controlava bem melhor a saude das plantas. é claro que tb ia adicionando um fertelizante micro ao mesmo tempo... que dizem?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São buracos e tb algas pretas principalmente nas nanas. Será que ao adicionar tantos nutrientes não terei problemas com algas ?

 

Entretanto já comecei a fazer o que o sergio me aconselhou fertilizante diariamente em pequenas quantidades e reduzi o numero de horas para 8.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n reduzas para 8...isso deve ser pior... mantem as 10/12 horas

 

São buracos e tb algas pretas principalmente nas nanas. Será que ao adicionar tantos nutrientes não terei problemas com algas ?  

 

Por isso é que sugeri a introdução de cada elemento em separado assim conseguias ter um melhor controle

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, concordo com o Nuno Silva, não reduzas o tempo de iluminação.

 

Nuno este fertilizantes é o mais completo dos que conheço, até tem fosfatos, bem como os outros macros. Por isso acredito que se o Pedro adicionar diáriamente vai melhorar a saúde das plantas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais