TPA's mais automatizadas


Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

Ultimamente, com a ampliação do número de aquas lá por casa para 5 (finalmente venci a batalha conjugal :smilecolros: ) o castigo semanal das TPA's acentuou-se e consequentemente a minha região lombar começou também ela a fazer-se sentir... assim como o tempo dispendido, a água espalhada pelo chão da casa e os sermões.

Posto isto tenho de arranjar maneira de melhorar este cenário.

 

A solução que me parece mais viável para a configuração da minha casa será arranjar uma bomba exterior ligada a duas mangueiras, uma estará no aquário e outra na banheira, ligada num sentido retira a água do aquário, no outro enche o aqua com água da torneira. Só teria assim que controlar a operação enquanto observava os aquas.

 

A questão é, este tipo de bomba existe a um preço acessivel? Se sim qual e onde?

 

Se me puderem ajudar as minhas costas agradecem.

Editado por Alexandre Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes nem precisar de uma bomba, se a distância não for muito grande.

 

Eu utilizo um sistema igual ao que falas, uma mangueira de cerca de 10mts. Para colocar água no aquário basta ligares a mangueira ao chuveiro, abrir a torneira e já está. Para tirar é que é um pouco mais chato, tens de "chupar" o ar da mangueira até começar a sair água, o resto é feito por gravidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes nem precisar de uma bomba, se a distância não for muito grande.

 

Eu utilizo um sistema igual ao que falas, uma mangueira de cerca de 10mts. Para colocar água no aquário basta ligares a mangueira ao chuveiro, abrir a torneira e já está. Para tirar é que é um pouco mais chato, tens de "chupar" o ar da mangueira até começar a sair água, o resto é feito por gravidade.

 

Eu percebo o que dizes mas a bomba será necessária devido a algumas necessidades especificas:

 

1) gostaria de poder controlar o fluxo consoante o aquário em que estou a fazer a TPA

 

2) a mangueira não encaixa na torneira nem conheço adaptadores que sirvam para as minhas torneiras, pelo que necessitarei de retirar a água possivelmente de um recipiente dentro da banheira que esteja simultaneamente a ser enchido.

 

3) a diferença de potencial entre os dois locais é bastante baixo e nalguns casos é negativa, pelo que a simples gravidade não funciona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

1) gostaria de poder controlar o fluxo consoante o aquário em que estou a fazer a TPA

O que eu fiz na minha mangueira foi colocar uma torneira de jardim quase na ponta que está no aquário e assim vou regulando o caudal.

 

2) a mangueira não encaixa na torneira nem conheço adaptadores que sirvam para as minhas torneiras, pelo que necessitarei de retirar a água possivelmente de um recipiente dentro da banheira que esteja simultaneamente a ser enchido.

Eu tenho a mangueira a encaixar na saída do chuveiro (desenrosco o chuveiro e coloco a mangueira); esses adaptadores existem à venda em todas as lojas de bricolage na secção de jardim (Aki, Meste Maco, Max Mat,...)

 

3) a diferença de potencial entre os dois locais é bastante baixo e nalguns casos é negativa, pelo que a simples gravidade não funciona.

Pois é, se o desnivel é pequeno, não te consigo arranjar outra solução para tirar a água, para além da referida bomba. :smilecolros: Pode ser que alguém apareça com outra ideia.

 

Quanto à bomba, penso que podes encontrar nas lojas de bricolage que referi acima, na secção de jardim. Mas acho que não devem ser nada baratas, já que vão ter de puxar a água a vários metros de distância, logo, têm de ser bem potentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu utilizo o sistema mencionado pelo Jorge Gonçalves, excepto no 3 ponto, não uso a boca para puxar nada :smilecolros: comprei um sifão nos chineses por 1 euro (daqueles transparentes que tem uma bomba (fole) a meio), e coloquei numa ponta da mangueira, dou ao fole e lá vai a água.

 

Tenho é duas mangueiras, uma para tirar e outra para colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa ao alexandre por estar a utilizar o post dele, mas ia colocar um agora no mesmo sentido e assim é melhor porque podemos trocar ideias mais facilmente.

 

Eu tenho tidos os mesmo problemas que tu! O primeiro foi convencer a Maria de que os aquas pequenos são esteticamente horriveis e que o giro é mostrar aquas grandes aos amigos e que a sala fica bonita é tipo oceanário e essas tangas todas!! por fim depois de lhe prometer passar os domingos à tarde nas compras lá consegui colocar mais um aqua de 500ltrs na sala, junto a outro de 300ltrs.........

 

O problema seguinte foram as tpas....acho que o sistema que falas é o mais indicado...eu pessoalmente não uso uma bomba porque não tenho necessidade, mas utilizo um sistema de mangueiras para tirar e colocar a água vinda directamente da torneira exterior do terraço.

 

Como as tpas são efectuadas desta forma, fico com um problema que é manter a temperatura....de verão não há problema mas de inverno faz baixar a temperatura do aqua o que é bastante complicado.

 

Como é que os companheiros resolveram este problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa ao alexandre por estar a utilizar o post dele, mas ia colocar um agora no mesmo sentido e assim é melhor porque podemos trocar ideias mais facilmente.

 

Eu tenho tidos os mesmo problemas que tu! O primeiro foi convencer a Maria de que os aquas pequenos são esteticamente horriveis e que o giro é mostrar aquas grandes aos amigos e que a sala fica bonita é tipo oceanário e essas tangas todas!! por fim depois de lhe prometer passar os domingos à tarde nas compras lá consegui colocar mais um aqua de 500ltrs na sala, junto a outro de 300ltrs.........

 

O problema seguinte foram as tpas....acho que o sistema que falas é o mais indicado...eu pessoalmente não uso uma bomba porque não tenho necessidade, mas utilizo um sistema de mangueiras para tirar e colocar a água vinda directamente da torneira exterior do terraço.

 

Como as tpas são efectuadas desta forma, fico com um problema que é manter a temperatura....de verão não há problema mas de inverno faz baixar a temperatura do aqua o que é bastante complicado.

 

Como é que os companheiros resolveram este problema?

 

 

Se de verão não temos esse problema da temperatura de inverno é bem real, eu para retirar água demoro 20 minutos para colocar demoro 3 horas, ou seja, fica a pingar para dentro do aquário quase a conta gotas e com paragens para a temperatura se manter no que pretendo.

 

Quanto menor for o caudal da entrada da nova água mais fácil será manter a temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi? Então mas vocês não regulam a temperatura que sai da torneira? É assim que eu faço..

Também coloco aquatan no aqua antes e depois de estar cheio.

 

CJ-aqua, não é problemático... estamos a falar de 20 ou 30% da água total do aqua... quanto maior for o aqua, menor será o problema :puppydogeyes: E eu uso este método num de 54L e nunca tive problemas.... o ph corrige-se rapidamente..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por exemplo para quem tem invertebrados não é aconselhável o uso de água quente directamente da torneira, acredito que para os peixes tb não seja aconselhável, isto pq a água aquecida pode trazer maior quantidade de cobre por exemplo existente nas canalizações (pelo menos foi oque percebi das minhas pesquisas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

companheiro psy.....eu tiro a agua de uma torneira que está no terraço...logicamente não tenho aí aqua quente.......de qualquer forma, mesmo que ligasse a mangueira a uma torneira interior como conseguiria manter a temperatura estavél?? digamos a 26º ??

 

trocado hoje em dia a canalização é quase toda em pex (plastico) ou em inox, por isso não sei se essa questão se colocará........

 

CJ no meu caso só tenho oscares por isso a leve alteração de ph não é problemática

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a tal coisa.. podemos ou não ser piquinhas... eu não sou, portanto eu vou mais ou menos pelo "dedómetro". Vou vendo a temperatura a que a água sai da torneira e quando "vir" que é mais ou menos a do aqua, ligo a mangueira a "bota pro aqua".

Ou então podemos ser piquinhas...... vamos experimentando várias posições da torneira, retirando água pra um recipiente e pomos lá um termómetro... quando for o desejado, memorizamos a posição da torneira e "bota":P

 

Sinceramente, não sei mais forma nenhuma:p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

companheiro psy.....eu tiro a agua de uma torneira que está no terraço...logicamente não tenho aí aqua quente.......de qualquer forma, mesmo que ligasse a mangueira a uma torneira interior como conseguiria manter a temperatura estavél?? digamos a 26º ?? Tiravas água tépida, facilmente se consegue isso, se descer meio grau não é grave.

 

trocado hoje em dia a canalização é quase toda em pex (plastico) ou em inox, por isso não sei se essa questão se colocará........

Desculpa mas esta é daquelas frases que é preciso ter cuidado, quantos prédios tem mais de 3o ou 40 anos com a mesma canalização? as ruas? etc etc Temos que pensar que o nosso caso não é o caso de todos.

 

CJ no meu caso só tenho oscares por isso a leve alteração de ph não é problemática

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

trocado hoje em dia a canalização é quase toda em pex (plastico) ou em inox, por isso não sei se essa questão se colocará........

Sim... mas as serpentinas do esquentador, que eu saiba são de cobre. E para ser aquecida, obviamente que a água terá de passar por lá...

 

Bem... eu vou revelar o meu método. E antes que os mais púdicos comecem a falar em pH's e temperaturas e cloro's, resta-me dizer-vos que nunca tive uma baixa. Desde camarões, neons, peixes-arco-íris, Loricarídeos, Killies anões, etc...

Mas lá está, eu não vos aconselho a fazerem isto, é só mesmo a nível informativo, nada mais...

 

Nos meus plantados, faço TPA's superiores a 75% (deixo uns 2-3 dedos de água acima do substracto, o suficiente para os peixes não andarem aos pulos), e a água que reponho vem directamente da torneira, fria e sem qualquer tipo de filtração ou tratamento. Por tratamento, entenda-se a utilização de qualquer tipo de produto adicionado por mim. Obviamente que a água é tratada... pela companhia de águas que me abastece. Seja Verão ou Inverno... ainda ontem fiz uma, e a temperatura da água baixou dos 26º C para os 20º C.

 

Às vezes questiono-me se os peixes não gostam destes abaixamentos de temperatura radicais. Para os Killies era meio caminho andado para começarem a desovar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Eu faço assim: Tiro 1/4 de agua e aproveito para aspirar o areal. depois meto agua da torneira com 1 jarro grande. Nao posso meter fria porque nesta altura vem mesmo gelada. meto agua morna. Passado 1 hora vejo o ph e fica sempre a 7. até agora tem sido assim. Apos a introduçao da nova agua introduzo nitrivec, toxivec e aqutan. È precisamente aí que tá a minha duvida, será que preciso mesmo de introduzir os produtos? Se nao fosse preciso fazia TPA semanalmente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um bitaite assim do nada... eu no lago do quintal uso uma bomba q é a solução mais barata... uma bomba de maquina de lavar roupa... arranja numa sucata uma bomba de maquina de lavar roupa e aplica... pode n funcionar mas fica a ideia...

 

cumprimentos

manel

Editado por maneljakim

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acabou por se gerar uma discussão interessante e bem mais abrangente que o meu post inicial.

 

Obrigado pelas sugestões.

Para já arranjei uma eheim compact 2000 mas ainda tenho de testar para ver se funciona como quero.

 

Quanto ao PH, como as espécies que mantenho não tem exigencias muito diferentes da água que sai da torneira, não tenho tido problemas.

 

A temperatura, como mantenho invertebrados não gosto de arriscar com a água quente, por isso meto sempre á temperatura que sai da torneira, baixa entre 2 e 4 graus, mas nunca tive perdas devido a isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu também não adiciono nenhum produto à água, apenas destempero um pouco, mas penso que nem isso era preciso pois já me esqueci de ligar o aquecedor por duas vezes e baixou dos 30º para os 21º. Isto passou-se num aquário onde tenho um casal de discus e das duas vezes desovaram, penso que estará relacionado com o facto de no seu habitat quando chove bastante provocar essas mesmas variações na agua.

É claro que uma variação de 9º não é nada saudável pois pode despoletar uma série de problemas nos mesmos.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

eu tambem passei por esse problema.

 

solução: comprei um aqua de 60l só para fazer TPA. Encho o aqua de 60l, ponho os produtos que quero e me apetece, aqueço a agua com 2 termoestactos que tenho supelentes (um de 150w e outro de 75w).

depois testo a aqua, a ver se está boa para intoduzir no aqua.

 

a seguir tenho um metodo diferente de todos os já indicados. Ligo uma mangeira (com +- 6mt) ao filtro externo (eheim 2217 ou 2017), em 2 minutos tá 60litros sem dores de costas. A unica coisa é que tenho que me preocupar é em encher a mangeira com agua (para não estragar o filtro) e para isso uso o metodo "boca".

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resposta aos companheiros que não se preocupam com a descida de temperatura: Eu também fiz dessa forma durante bastante tempo e sem duvida era bastante rápido, mas aconteceu-me pelo menos duas vezes os peixes apanharem ictio.......como fazem para isso não acontecer??

 

Nuno Costa que excelente ideia!!! mas diz-me, o teu 2217 vai buscar a água (ao tal aqua de 60ltrs) a uma distância de 6 mtrs sem problemas???!!!! Se não me engano, segundo a marca, a entrada de água no filtro não deverá estar a uma distância superior a 2 mtrs......nunca tiveste problemas com isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resposta aos companheiros que não se preocupam com a descida de temperatura: Eu também fiz dessa forma durante bastante tempo e sem duvida era bastante rápido, mas aconteceu-me pelo menos duas vezes os peixes apanharem ictio.......como fazem para isso não acontecer??

 

Nuno Costa que excelente ideia!!! mas diz-me, o teu 2217 vai buscar a água (ao tal aqua de 60ltrs) a uma distância de 6 mtrs sem problemas???!!!! Se não me engano, segundo a marca, a entrada de água no filtro não deverá estar a uma distância superior a 2 mtrs......nunca tiveste problemas com isso?

 

pois. è isso mesmo.

adquiri o filtro em finais do mes de dezembro (perto da passagem de ano). Ainda é muito recente para já ter problemas.

posso ainda informar que o Aqua de 60l está no chão e o filtro tambem (se calhar por isso o filtro não tem de fazer muito esforço).

a unica coisa que me preocupo é em encher a mangeira, porque a primeira vez que tentei fazer isso, o filtro ficou sem agua. Alem disso, o filtro faz o mesmo barulho que quando está no aqua, ou seja, quase nenhum.

no entanto podes teres a certeza de uma coisa...enquanto eu tiver costas, hei-de ter dinheiro para comprar muitos filtros(lol). que se f*** o filtro.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Vou explicar como tenho no meu aqua de 120 litros.

 

Comprei uma mangueira com 8 metros dakelas para aquarofilia com 1cm de diametro onde numa das pontas adaptei um encaixe para ligar a saida do meu filtro rena xp2 e na outra ponta uma rosca dakelas de ligar as mangeiras do chuveiro.

Para trocar é so encarxar a peça no filtro e liga-lo para a agua sair directamente para o bide, para encher é so ligar ao encaixe do chuveiro e abrir a torneira com agua fria. Simples e barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho um bidon de 120 litros com um termostáto e consigo ter a água à temperatura que quero, bem como - no caso dos CAs - prepará-la com o buffer dois dias antes da TPA. Tenho também uma bomba da Eheim dentro do bidon e, basicamente, é pôr a mangueira no aqua e ligar a bomba à corrente. Para tirar a água do aqua, utilizo o sistema dos vasos comunicantes, já que o escoamento está ao nível do chão e o aqua a um metro de altura. No entanto, não custaria muito pôr a bomba que tenho no bidon dentro do aqua para fazer a "purga".

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.