Aquario novo e nitritos


Visitante

Recommended Posts

Boas,

 

Bem muitos de vós ja sabem do que se passou com o meu aquario...faz hoje 8 dias que montei o meu aquario novo e como desmontei o outro que tinha, para o ir entregar, não pude deixar o novo aquario a ciclar :P . Passei tudo para o novo.

 

Para alem de nao ter ciclado passaram para la os peixes que tinha, 14...muitos peixes para o inicio mas que podia fazer??

 

O PH estabilizou em 7.0 ao fim de 3 dias, hoje e ao fim de uma semana certa tinha o Plecostumus e a Gupy femea morta :wink: ...o pleco quase que dizia que foi "á fome", porque o aquario era novo e quando comprei as pastilhas ja era tarde demais, a Gupy pareçe que foi devido a ciclagem do aquario.

 

Fui medir os Nitritos e pimba, 0.3 mg/l...é um valor alto e ja perigroso.

 

A minha pergunta é. como é um aquario novo e ainda nao tem a clonia de materias feita deverei ou nao mudar um pouco de agua :?:

 

O correcto era ter deixado ciclar e ter poucos peixes, mas nao pudia...

 

Devo torcar um pouco de agua? quanto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A maneira de ires controlando os nitritos é fazendo TPA's.

 

Passei tudo para o novo.

Se aproveitaste alguma água, cerâmicas, areão etc e se esta "passagem" para o aqua novo foi rápida então, muito provavelmente, foram também transferidas do aqua antigo para o novo algumas bactérias. Podes ter algumas bactérias mas ainda não serem suficientes para transformarem os nitritos em nitratos.

 

A não ser que essa passagem tivesse sido demorada e tivesses perdido a colónia de bactérias que existia no aquário antigo.

 

Se os peixes não estiverem muito tempo nesses 0.3mg/l de nitritos não há problema. Eu não acho que isso seja perigoso (depende do tempo em que estiveram nesse valor de nitritos...). Além disso não acho que os peixes tenham morrido por causa desse valor de nitritos... A amônia que valores apresenta?

 

Vai fazendo TPA's. Certamente vais ficar com o problema resolvido em breve. 50% diários é muito (a meu ver é desperdício de água) :cry: ... tenta fazer menos e vê se os nitritos baixam. Se depois das TPA's ainda tiverem valores altos aí sim troca mais água (isto na minha opinião).

 

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

A agua é toda nova porque a outra estava muito amarela devido ao tronco, assim como a ceramica, substracto, lã...tudo novo!

 

O que passei para o novo do outro foi o tronco de cortiça e o areao, embora tivesse de levar mais areao uma vez que o aqua antigo era de 50cm.

 

Com isto a colonia de bacterias que ja existia no outro provavelmente foi toda distruida, porque a filtragem foi toda nova.

 

Vou neste momento fazer uma TPA de cerca de 20/30% da agua.

 

No entanto, posso esta descansado, no sentido que isto é normal acontecer devido as condiçoes...certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com isto a colonia de bacterias que ja existia no outro provavelmente foi toda distruida, porque a filtragem foi toda nova
Lá está... :cry:

 

No entanto, posso esta descansado, no sentido que isto é normal acontecer devido as condiçoes...certo?

Sim... podes estar descansado. O que está a acontecer é o que deveria acontecer durante a ciclagem do aquário. O único inconveniente é teres os peixes dentro do aquário... De resto é tudo normal.

 

Além disso essa ciclagem deve ficar concluída mais cedo que a anterior, isto porque, já tens peixes, comida e detritos a criar mais amônia (o que vai "acelerar" o ciclo).

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja agradeço-te imenso Nuno pelas respostas dadas, pois para uma pessoa que se inicou a pouco tempo neste mundo sao sempre boas de ouvir...em especial neste momento!

 

Ja fiz uma mudança de agua de cerca de 20L de agua (~23% da capacidade do aqua)...quando devo voltar a medir os nitritos?

 

Se os valores manterem-se ou subirem para o mesmo devo fazer nova muda e assim sucessivamente ate a colonia de bacterias se formar e entao depois fica tudo ok ?

 

Neste momento, devo-me preocupar com o PH da agua? estava estavel em 7.0, mas como o da agua é 7.6 pode subir :cry: .

 

Devo tambem adicionar anti-cloro na dosagem correspondente a agua trocada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes medir a seguir à TPA... devem ter descido.

Amanha volta a medir e vê se sobem. Se subirem fazes nova TPA...

É a única maneira de controlares os nitritos (até teres nova colónia de bactérias).

 

Pode haver de facto uma variação de pH mas se trocares pouca água de cada vez essa variação é menor do que se trocares 50%.

Se as oscilações forem pequenas, 0.2 por exemplo, não há problema.

 

Quando existem variações de pH do aqua para a água de reposição (torneira) o ideal é trocar menos água mas mais vezes.

 

 

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou novo nisto mas como faxer um TPA?

 

Não fazes um TPA mas sim UMA TPA. :cry:

TPA = Troca Parcial de Àgua

 

Certamente já ouviste falar nisso...

Fazer uma TPA é retirar parte da água do teu aquário e acescentar água nova.

 

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres mesmo acelerar a ciclagem, pelo que sei o método mais rápido é a ciclagem sem peixes com adiçao de amónia.

Com peixes, ou vais pelo tradicional...ou aceleras com bacterias...mas penso que nao vale muito a pena!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde domingo para ca que tenho trocado todos os dias 15L de agua...os nitritos teimam em nao baixar dos 0.3mg/L :P .

 

Hoje olhei para a lã do filtro e estava muitoooooo castanho ja...devo limpar a lã?

 

Pode ser que tenha muita m**da e que esteja a "poluir" a agua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já mediste os nitritos da água da torneira? Em princípio não terá nitritos...

 

quanto à lã de vidro, muda-a se estiver suja e lava as massas filtrantes (com água do aquário, é claro)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De manha mudei a lã e agora a noite ja consegui baixar os nitritos ao nivel que sai da torneira, neste caso 0.1 mg/L !!

 

Sei que 0.3 nao era muito, mas estava com receio que continuasse a subir...vamos la ver se o ciclo ja esta completo ou ainda demora uns diazitos :)

 

Obg por tudo pessoal :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é estritamente necessário comprar essas bactérias ? ou é apenas para acelerar a ciclagem ?

É apenas para ciclar mais rápido. Depois de teres o aqua ciclado não precisas de adicionar bactérias.

A maneira mais económica de criar amônia e colocar comida dentro do aquário. Esta devido à decomposição vai criar amônia rapidamente...

 

De manha mudei a lã e agora a noite ja consegui baixar os nitritos ao nivel que sai da torneira, neste caso 0.1 mg/L !!

Espera mais uns dias para ver se consegue baixar mesmo para o 0.

0.1 é o mínimo do teste? ou tens valor 0??

Os nitratos como estão?

Penso que assim que tiveres bactérias suficientes vais conseguir zerar esse valor de nitritos (a não ser que o teste não tenha 0).

 

Convém manteres o filtro/lã o mais limpa possível.

 

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais agradeço imenso ao nunomiguel pois tem se sempre prontificado a aturar as minha baboseiras de iniciante, assim como ao minidiogo que responde em menos de um minuto...obrigado :D

 

Em relaçao ao teste de nitritos, a minha escala vai de 0.1 a 3.3 salvo erro...na altura disseram-me na loja que 0 significava que a agua fica cristalina apos fazer o teste e nao com tons de rosa como em 0.1!

 

Em relaçao aos nitratos, nao tenho teste disso :lol: .

 

Agora era importante ne? porque o proximo passo do ciclo e os nitritos passarem a nitratos certo?

 

Depois de ter o aquario estabelecido aconselham a fazer TPA's e limpar a la do filtro de quanto em quanto tempo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello! :?

 

Bem, os testes dos nitratos é bastante importante, pois se os nitratos ficam altos os peixes podem morrer... e é preciso controlar bem isso...

 

Quanto ás TPA´s, deves trocar pouca água ma regularmente, para os peixes nao sentirem as mudanças bruscas nos diferentes parametros de um aquário. Pelo menos todas as semanas deves trocar a água. Qual a capacidade do teu aquário?

 

Quanto ao filtro, deves-o limpar antes demais com água do aquário para as bacterias permanecerem. Muito aquariofilistas erram aí (eu proprio no inicio fui um deles :D ). O meu filtro interno, eu limpo-o todos os sabados durante a tarde. O meu aquário é de 20 litros e a esponja tá sempre negra. :lol:

 

HAsta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu aquario é de 90~100L!!

 

Se fizer TPA's sempre de 2 em 2 semanas continua a ser necessario comprar o teste de nitratos?

 

Quanto ao filtro, se calhar de 15 em 15 dias tenho de lavar a la :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao ao teste de nitritos, a minha escala vai de 0.1 a 3.3 salvo erro...na altura disseram-me na loja que 0 significava que a agua fica cristalina apos fazer o teste e nao com tons de rosa como em 0.1!

Se o valor mínimo que tem na escala é 0.1 não acredito muito que vá a 0. De qualquer forma 0.1 é muito pouco. Penso que não te deves preocupar para já. Certifica-te é que durante os próximos dias esse valor se mantêm.

Para a próxima tenta arranjar um teste de nitritos/amônia que tenha 0mg/l (Sera, por exemplo).

Podes testar em água destilada (que não tem nitritos) e ver se sempre se aplica essa teoria. Se ficar "rosa" então a água do aqua está Ok.

 

Nitratos também convêm ter. No entanto se fizeres TPA's o valor de nitratos deve-se manter baixo. Se tiveres plantas melhor pois a mesmas consomem alguns dos nitratos.

 

Penso que o ideal era fazeres trocas semanais. É preferível mudar 20% semanalmente do que 40% de 15 em 15 dias.

 

Parece que estás a ir pelo bom caminho. Os resultados já se notam? morreram mais peixes?

 

Cumprimentos,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nao morreram mais peixes, espero que assim continue :o

 

Quanto ao testar a agua distilada, boa ideia :P

 

De momento tenho 4 plantas o que pelo que disseste ajuda a consumir os nitratos.

 

O plano que vou adoptar em prencipio e...TPAs todas as semanas de 15%, de 2 em 2 semanas limpar a la do filtro e 1 vez por mes aspirar o areao, o que acham :)

 

Agora vou controlar os nitritos para ver se o ciclo acabou ou se dura mais umas semaninhas

 

A verdade e que os neons estavam sempre escondidos e agora ja andam ca por fora :wink:

 

Os testes que tenho sao da Nutrafin, Hagen 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O plano que vou adoptar em prencipio e...TPAs todas as semanas de 15%, de 2 em 2 semanas limpar a la do filtro e 1 vez por mes aspirar o areao, o que acham?
Depende... tens isso em mente mas pode não funcionar como pensas... depende da sujidade que vai ser gerada no aquário... Até podes ter de reduzir o tempo de manutenção do filtro, ou até pode vir a ser aumentada. O mesmo se pode passar com a aspiração do areão.

Com o tempo depois vais verificar o que é melhor.

 

De momento tenho 4 plantas o que pelo que disseste ajuda a consumir os nitratos.

Sim, mas isso depende um pouco das plantas.

Tens plantas que retiram os "nutrientes" da coluna de água (p.e., valisnéria). Existem outras que consomem mais nutrientes pela raiz...

Além disso tens de ter plantas que cresçam rápido para consumirem os nitratos.

 

Por exemplo, se tiveres anúbias anãs, que são plantas que crescem devagar, a quantidade de nitratos que estas vão consumir vai ser pouca...

 

Dá uma vista de olhos pelo subfórum das plantas para teres uma ideia. Já foi discutido "n" vezes aqui...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks :(

 

Estive hoje numa loja e estive a olhar para 2 produtos, um que é para ciclar rapido e outro para retirar os nitritos, o que ajudava imenso agora para nao estar sempre a trocar a agua...se nao nunca mais envelheço a agua!

 

Faz sentido comprar o cycle ou para retirar nitritos?

 

Quanto a manuntençao, a resposta do sr da loja foi igual a tua...tenho de ver como se comporta o meu aquario e depois estabeleçer as datas.

 

So uma pergunta, depois de ter o ciclo completo, ao efectuar as TPA's faz sentido para alem de juntar o anticloro juntar o produto para descer o PH ou como se troca pouca percentagem da agua nao afecta assim tanto??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.