quero ajuda pra eliminar as algas de lagos


Recommended Posts

qual melhor maneira de tratar um lago com agua alcalina,repleto de algas verdes,as plantas como alface dagua morren rapidamente,pensei que a agua alcalina nao daria tantas algas?os peixes sao os de sempre carpa ,japoneses etc....,a agua de reposiçao é tratada pela cedae(rj) ja foi esvasiado totaLmente e o ph de entrada é 7.0 e acontece tudo novamente em 2 dias e o lago e bem grande ,aprox. 40.000litros;ja tentamos diversos produtos sem sucesso,alguem tem uma ideia ?

a agua passa por um filtro ultravioleta e nao adianta sos.......... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O que deves fazer é aumentar o numero de plantas

 

Algumas de margem, outras emergentes como os nenufares.Depois umas flutuantes como jacinto de água, lentilha de água. Umas submersas como elodeas, rabo de raposa, valisnéria, etc

 

Assim o numero de nitratos diminuirá e as algas morrerão por falta de nutrientes...

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual melhor maneira de tratar um lago com agua alcalina,repleto de algas verdes,as plantas como alface dagua morren rapidamente,pensei que a agua alcalina nao daria tantas algas?os peixes sao os de sempre carpa ,japoneses etc....,a agua de reposiçao é tratada pela cedae(rj) ja foi esvasiado totaLmente e o ph de entrada é 7.0 e acontece tudo novamente em 2 dias e o lago e bem grande ,aprox. 40.000litros;ja tentamos diversos produtos sem sucesso,alguem tem uma ideia ?

a agua passa por um filtro ultravioleta e nao adianta sos.......... :lol:

 

Para além do que já foi dito, esse filtro UV devia ser revisto... o caudal da bomba é o adequado? A lâmpada está dentro do tempo de vida útil? O filtro está limpo?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Boa Noite,

As plantas no lago ajudam a retirar alguns dos nutrientes utilizados pelas algas, mas não todos. Os fosfatos são essenciais para o crescimentos das algas e as plantas não os absorvem. Mas existem produtos que os retiram da água fixando-os. Junto com outros produtos podemos controlar esse crescimento.

Activei ontem o site www.koi.pt onde tenho produtos para lagos. Se quiser posso enviar as fichas técnicas dos produtos.

Disponivel para qq informação,

Miguel Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fosfatos são essenciais para o crescimentos das algas e as plantas não os absorvem.

Isto para mim é um novo paradigma... importas-te de explicar? (fundamentado, de preferência recorrendo a fontes credíveis)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto para mim é um novo paradigma... importas-te de explicar? (fundamentado, de preferência recorrendo a fontes credíveis)

 

Cumps

Bem, não está explicado... fico sem saber porque se vendem fertilizantes NPK e porque há pessoal que dá fosfatos às plantas... ou então fico a pensar que essa "ideia" das plantas não consumirem fostatos não tem fundamento...

 

Vou pensar na que devo aceitar

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual melhor maneira de tratar um lago com agua alcalina,repleto de algas verdes,as plantas como alface dagua morren rapidamente,pensei que a agua alcalina nao daria tantas algas?
Água alcalina ou pH elevado e a dureza da água, não é a ideal para "determinadas plantas" e as algas são mais resistentes que a maioria delas.

 

os peixes sao os de sempre carpa ,japoneses etc....,
Portanto peixes muito sujões. Há necessidade de um filtro biológico e muito provavelmente um mecânico.

 

a agua de reposiçao é tratada pela cedae(rj) ja foi esvasiado totaLmente e o ph de entrada é 7.0 e acontece tudo novamente em 2 dias e o lago e bem grande ,aprox. 40.000litros;
Esse seu lago deve ter sido construído com cimento (betão, acho) e isso eleva imediatamente o pH.

 

a agua passa por um filtro ultravioleta e nao adianta sos..........
E o UV mataria as algas mas não as retira, porisso "dicas" mais precisas e fundamentadas se baseariam nas informações que passares sobre:

Qual o sistema de filtração; bombas, filtros, ciculação/hora, etc.

TPAs eventuais de qual volume;

Potencia da lambada UV e circulação da água por ela;

Quantidade de peixes e de plantas no lago;

Outras informações inerentes.

 

No aguardo; :Fade-color

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Bem, não está explicado... fico sem saber porque se vendem fertilizantes NPK e porque há pessoal que dá fosfatos às plantas... ou então fico a pensar que essa "ideia" das plantas não consumirem fostatos não tem fundamento...

 

Vou pensar na que devo aceitar

 

Cumps

 

É claro que as plantas absorvem fosfatos! Estas não conseguem é retirar de um modo significativo o teor de fosfatos da água. Como tal os produtos que fazem precipitar os fosfatos de um modo imediato, retiram-nos completamente da água e as algas deixam de ter esse nutriente fundamental. Esta é a minha experiencia que tenho um filtro de plantas com cerca de 25m por 1,5m.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais