Recommended Posts

Publicado

qual melhor maneira de tratar um lago com agua alcalina,repleto de algas verdes,as plantas como alface dagua morren rapidamente,pensei que a agua alcalina nao daria tantas algas?os peixes sao os de sempre carpa ,japoneses etc....,a agua de reposiçao é tratada pela cedae(rj) ja foi esvasiado totaLmente e o ph de entrada é 7.0 e acontece tudo novamente em 2 dias e o lago e bem grande ,aprox. 40.000litros;ja tentamos diversos produtos sem sucesso,alguem tem uma ideia ?

a agua passa por um filtro ultravioleta e nao adianta sos.......... :D

Publicado:

Olá

O que deves fazer é aumentar o numero de plantas

Algumas de margem, outras emergentes como os nenufares.Depois umas flutuantes como jacinto de água, lentilha de água. Umas submersas como elodeas, rabo de raposa, valisnéria, etc

Assim o numero de nitratos diminuirá e as algas morrerão por falta de nutrientes...

Cump

Publicado:
qual melhor maneira de tratar um lago com agua alcalina,repleto de algas verdes,as plantas como alface dagua morren rapidamente,pensei que a agua alcalina nao daria tantas algas?os peixes sao os de sempre carpa ,japoneses etc....,a agua de reposiçao é tratada pela cedae(rj) ja foi esvasiado totaLmente e o ph de entrada é 7.0 e acontece tudo novamente em 2 dias e o lago e bem grande ,aprox. 40.000litros;ja tentamos diversos produtos sem sucesso,alguem tem uma ideia ?

a agua passa por um filtro ultravioleta e nao adianta sos.......... :lol:

Para além do que já foi dito, esse filtro UV devia ser revisto... o caudal da bomba é o adequado? A lâmpada está dentro do tempo de vida útil? O filtro está limpo?

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Também devias ter um filtro biológico/mecánico...

O sistema que eu uso é: a água passa pelo filtro UV, depois vai para o biológico/mecánico. E está cristalina. :mrgreen:

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá Boa Noite,

As plantas no lago ajudam a retirar alguns dos nutrientes utilizados pelas algas, mas não todos. Os fosfatos são essenciais para o crescimentos das algas e as plantas não os absorvem. Mas existem produtos que os retiram da água fixando-os. Junto com outros produtos podemos controlar esse crescimento.

Activei ontem o site www.koi.pt onde tenho produtos para lagos. Se quiser posso enviar as fichas técnicas dos produtos.

Disponivel para qq informação,

Miguel Gonçalves

Publicado:
Os fosfatos são essenciais para o crescimentos das algas e as plantas não os absorvem.

Isto para mim é um novo paradigma... importas-te de explicar? (fundamentado, de preferência recorrendo a fontes credíveis)

Cumps

Publicado:
Isto para mim é um novo paradigma... importas-te de explicar? (fundamentado, de preferência recorrendo a fontes credíveis)

Cumps

Bem, não está explicado... fico sem saber porque se vendem fertilizantes NPK e porque há pessoal que dá fosfatos às plantas... ou então fico a pensar que essa "ideia" das plantas não consumirem fostatos não tem fundamento...

Vou pensar na que devo aceitar

Cumps

Publicado:
qual melhor maneira de tratar um lago com agua alcalina,repleto de algas verdes,as plantas como alface dagua morren rapidamente,pensei que a agua alcalina nao daria tantas algas?
Água alcalina ou pH elevado e a dureza da água, não é a ideal para "determinadas plantas" e as algas são mais resistentes que a maioria delas.

os peixes sao os de sempre carpa ,japoneses etc....,
Portanto peixes muito sujões. Há necessidade de um filtro biológico e muito provavelmente um mecânico.

a agua de reposiçao é tratada pela cedae(rj) ja foi esvasiado totaLmente e o ph de entrada é 7.0 e acontece tudo novamente em 2 dias e o lago e bem grande ,aprox. 40.000litros;
Esse seu lago deve ter sido construído com cimento (betão, acho) e isso eleva imediatamente o pH.

a agua passa por um filtro ultravioleta e nao adianta sos..........
E o UV mataria as algas mas não as retira, porisso "dicas" mais precisas e fundamentadas se baseariam nas informações que passares sobre:

Qual o sistema de filtração; bombas, filtros, ciculação/hora, etc.

TPAs eventuais de qual volume;

Potencia da lambada UV e circulação da água por ela;

Quantidade de peixes e de plantas no lago;

Outras informações inerentes.

No aguardo; :Fade-color

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

• 3 semanas depois...
Publicado:
Bem, não está explicado... fico sem saber porque se vendem fertilizantes NPK e porque há pessoal que dá fosfatos às plantas... ou então fico a pensar que essa "ideia" das plantas não consumirem fostatos não tem fundamento...

Vou pensar na que devo aceitar

Cumps

É claro que as plantas absorvem fosfatos! Estas não conseguem é retirar de um modo significativo o teor de fosfatos da água. Como tal os produtos que fazem precipitar os fosfatos de um modo imediato, retiram-nos completamente da água e as algas deixam de ter esse nutriente fundamental. Esta é a minha experiencia que tenho um filtro de plantas com cerca de 25m por 1,5m.

Obrigado