Possibilidade de aqua exclusivo para camarões no ar


Oscar,O

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aquário 60x30x30 onde habitam neste momento um casal de kribs e 5 pequenas crias. Sendo os camarões os meus bichos favoritos nesta coisa que é a aquariofilia, tenho pensado em tirar os kribs e montar o aquário exclusivamente para as pequenas gambas.

 

Tenho porém, algumas questões relativamente à qualidade da água. Dois dos aquários que mantenho, têm um areão que penso ser uma espécie de brita calcária, o que deixa o ph nos 7,5 fixos. Um outro aquário que tenho que comprei a um amigo, continua com o areão que trazia (penso ser areão de rio) e o ph tem-se mantido nos 6,0 (o aqua não tem troncos, apenas o areão e alguns xistos). Quando costumava medir o ph à água que saía da torneira, indicava ph 7,0.

Com tantos phs e tão diferentes, como posso arranjar a coisa de maneira a ser mais indicado para os camarões (nota, o areão que tenho para já disponível, é o que se encontra nos kribs, que me sobe o ph para 7.5).

 

Posto isto, será viável montar o tanque para as gambas?

 

Tenho um aquário de 20l (ph 7,5) com reds e estes parecem estar de boa saúde. As fêmeas que sobreviveram a um desastre inicial têm mostrado boa cor e já vão na 2ª postura.

 

Já agora, na hipótese de ser viável, gostava de ler as vossas sugestões sobre habitantes para o tanque.

 

Obrigado

 

Cumprimentos

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não percebi se nos outros aquários tens residentes, nem as dimensões deles.

 

Explica melhor a tua ideia e já agora, de que camarões falas? (ou ainda estas a pensar nisso?)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O post ali para o meio ficou um pouco confuso....era do sono. Ainda assim não entendo porque queres saber os residentes dos outros aquas, mas não há problema. Tenho um aqua de 50l com um casal de kribs (o tal que seria para desmontar e montar com camarões), outro de 50l com um casal de agassizis, 6 neons negros e 2 corys paleatus, e finalmente um de 20l com reds.

 

Falo de camarões anões, cherrys, red crystal, bee, snow white,...... and so on, and so on,....

 

Cumps

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria saber se tinhas espaços livres para os red´s ou se a ideia era mesmo começar do 0.

 

Visto que pelo que percebi a ideia é tirar os kribs e meter camaroes, acho perfeitamente viavel, mas convém veres as compatibilidade de camarões no que toca a reprodução para controlares os cruzamentos entre especies diferentes.

 

ph 7.5 é perfeitamente viável para a maioria dos camarões e 54L chega e sobra.

 

 

Era esta a questão?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o meu receio seria mais com o ph.

 

Quanto a espécies tinha pensado em juntar uma espécie de neocaridina que não reds de preferência....white pearl, blue pearl, e assim de repente não me recordo de mais nenhuma que circule pelo nosso país.

Juntava também uma espécie de caridina, bumble bee, new bee, red crystal, ...

E finalmente alguns red nose (Caridina gracilirostris).

 

Cumps

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já viste mas há um tópico que tem algumas coisas:

 

Aqui

 

 

aconselho também a leitura deste tópico que tem a tabela de compatibilidades:

 

AQUI

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força, mais um para o maravilhoso mundo invertebrado :)

 

54 litros é bom para aquário de camarões, agora tem cuidado com a mistura, pois só ai vi alguns que se cruzam e não se devem juntar,tais como red cherrys e white pearl (snopwball).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digam tonterias :);)

 

Ora vejam lá bem o meu último post....falei em juntar uma espécie de neocaridina, com uma de caridina, e finalmente os red nose (que precisam de água salobra para se reproduzirem). Reds preferia não colocar, já que já tenho um aquário para eles...

 

Dentro das neocaridinas e das caridinas, o que é que se consegue arranjar cá pelo portugal?

 

cumps

Editado por Oscar,O

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digam tonterias :);)

 

Ora vejam lá bem o meu último post....falei em juntar uma espécie de neocaridina, com uma de caridina, e finalmente os red nose (que precisam de água salobra para se reproduzirem). Reds preferia não colocar, já que já tenho um aquário para eles...

 

Dentro das neocaridinas e das caridinas, o que é que se consegue arranjar cá pelo portugal?

 

cumps

 

 

Lol..tens razão sim sr. Pensi que era pa meter tudo isso, ou seja, varias neocaridina e varias caridinas.

 

 

Quanto ao que há pelo Portugal, aconselho-te vivamente a meter um topico nos classificados, na Procura!

 

Vais ver que há muitos criadores de camarões e mesmo espécies que não há em lojas com frequencia, há aqui no fórum:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se gostas de camarões faz um aqua só de camarões,sem nenhum tipo de peixe,mete apenas caracois.

 

Isto porque sem peixes,o à-vontade destes animais é bastante diferente,com peixes tornam-se receosas e fugidios. Sozinhos podemos ver a sua natural disposição,cirandando pelo aqua todo em verdadeiros enxames.

 

Se colocares especies diferentes,por ex. Red's com Crystal Red,coloca o mesmo numero de individuos de cada especie.Isto porque no meu aqua onde tinha muitos Red Cherry's,coloquei 2 Crystal Red,que agora ''transformaram-se'' em Red Cherry...As riscas brancas perderam a cor e agora estão muito parecidos com os demais companheiros...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, posso escrever mais umas tonterias? :)

 

 

 

Se colocares especies diferentes,por ex. Red's com Crystal Red,coloca o mesmo numero de individuos de cada especie.

 

Não concordo, colocaria sempre mais Crystal Red do que Red cherry, isto pq a taxa de reprodução do red cherrys é muito mas muito superior à taxa de reprodução de Crystal Red e quando tiveres o aquário lotado de red cherrys lá sofrem os crystal red.

 

Isto porque no meu aqua onde tinha muitos Red Cherry's,coloquei 2 Crystal Red,que agora ''transformaram-se'' em Red Cherry...As riscas brancas perderam a cor e agora estão muito parecidos com os demais companheiros...

 

Eu sei que colocaste transformaram entre "" mas só para esclarecer que os Crystal Red não se transformam em mais nenhum camarão (não vão os mais distraidos pensar isso). O que te deve ter acontecido Zogli é que compraste os Crytal Red ainda novos,quando são novos tem algum/muito branco, agora quando crescem tem tendência a perder as cores brancas daí serem Crystal Red Grade C.

 

 

Força com o aquário :unsure:

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que os Crystal Red não se transformam,eu meti as aspas para isso mesmo no outro post.E os camarões não eram jovens são adultos.Perderam o branco mas continuam a ser Crystal Red,eu consigo distingui-los.

 

Como são de certeza os dois do mesmo sexo (machos) isto aconteceu.Se calhar se fossem um macho e uma fêmea continuariam a apresentar as cores caracteristicas dos Crystal Red,de modo a atrair o parceiro da mesma especie.Mas como o unico parceiro possivel neste caso eram as fêmeas Red Cherry(nunca podiam ser pois estas especies não cruzam) os machos Crystal Red instintivamente tentaram ficar o mais parecido possivel com a especie em maior numero.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Zogli, isto que afirmas não tem nada a ver :unsure:

 

Como são de certeza os dois do mesmo sexo (machos) isto aconteceu.Se calhar se fossem um macho e uma fêmea continuariam a apresentar as cores caracteristicas dos Crystal Red,de modo a atrair o parceiro da mesma especie.Mas como o unico parceiro possivel neste caso eram as fêmeas Red Cherry(nunca podiam ser pois estas especies não cruzam) os machos Crystal Red instintivamente tentaram ficar o mais parecido possivel com a especie em maior numero.

 

 

O que aconteceu foi exactamente aquilo que o Hugo disse.

 

O que te deve ter acontecido Zogli é que compraste os Crytal Red ainda novos,quando são novos tem algum/muito branco, agora quando crescem tem tendência a perder as cores brancas daí serem Crystal Red Grade C.

 

O branco nos Crystal Red grade C não é sólido, não é uma cor estável porque não estão apurados geneticamente para tal e tende a desaparecer/ficar mais escasso com o crescimento dos camarões. Podias ter o aquário cheio de machos e fêmeas mas se todos forem grade C e não forem apurados no sentido de se estabilizar a cor branca, a descendência, com a maturação, perderá sempre a cor branca com que nasceu.

 

 

Quanto à dúvida do Oscar, penso que já foi igualmente respondida. Se precisares de informação mais detalhada, vai ao sub-fórum " Camarões" onde tens em Inamovível ( cá em cima) a ficha de algumas espécies de camarões anões.

 

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha os Crystal Red todos no mesmo aqua,uns 12 e mais uns quantos pequenos.Nesse aqua o branco do corpo era perfeitamente visivel e distinto.

 

Aconteceu um acidente com esse aqua (uma garrafa de CO2 caseira caiu e o liquido invadiu o aqua),o que fez que morressem quase todos os camarões, menos 2 já adultos e que não nasceram no aqua.Antes de retirá-los para o aqua dos Red Cherrys o branco continuava visivel.

 

Agora e passado algum tempo de permanência com os Red Cherry,as riscas brancas dos Crystal Red desvaneceram,e só à primeira vista não é facil distinguir as duas especies.

 

Estes são os factos,apenas apresentei uma hipótese.Se é verdadeira ou não,não sei.Mas na Natureza são encontrados casos semelhantes,em que animais adoptam o mimetismo para beneficio próprio.

 

Se alguém de Lisboa tiver uma máquina fotografica como deve ser,podemos combinar e vir fazer um ''zoom'' aos camarões em questão.Já agora peço desculpa ao Oscar pois isto nada tem a ver com o tópico em questão...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli.

 

Eu não disse que esses Crystal Red tinham nascido aí em casa. No entanto, os Crystal Red que compraste eram claramente grade C e os mesmos vão perdendo o branco com a maturação. Como já disse, o branco não é estável geneticamente e isso manifesta-se fenotipicamente nos Grade C.

 

Regra geral, animais velhos perdem-se sempre parte da sua coloração, embora os grades mais apurados nunca cheguem a perder totalmente o branco ( na pior das hipóteses) e alguns apresentam apenas " rachas" no branco ( na melhor das hipóteses). Ex: grade A/S para cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora antes de mais,

 

Trocado: claro que podes escrever tonterias... Obrigado pelas opiniões e tens aí uns belos aquários de gambas ;)

 

Zogli: não é preciso pedir desculpa, o tópico serviu para tirar dúvidas, e um pouco mais de cultura nunca fez mal a ninguem.

 

 

 

Parece que vou mesmo montar o aquário para o marisco, apesar de não me parecer muito fácil arranjar marisco....na zona centro e em aveiro particularmente arranjar qualquer coisa que não sejam guppys, bettas ou neons pode-se revelar uma tarefa complicada.

 

cumprimentos

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trocado: claro que podes escrever tonterias... Obrigado pelas opiniões e tens aí uns belos aquários de gambas :)

 

Obrigado, e são poucas ainda :smile2:

 

Parece que vou mesmo montar o aquário para o marisco, apesar de não me parecer muito fácil arranjar marisco....na zona centro e em aveiro particularmente arranjar qualquer coisa que não sejam guppys, bettas ou neons pode-se revelar uma tarefa complicada.

 

Podes sempre pedir a pessoal fora dessa zona e ofereces uma estadia junto à Ria e uns ovos moles :D

 

cumprimentos

 

Tão depressa não devo passar por esses lados mas quem sabe um dia destes.

 

cumprimentos

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora antes de mais,

 

Trocado: claro que podes escrever tonterias... Obrigado pelas opiniões e tens aí uns belos aquários de gambas :)

 

Zogli: não é preciso pedir desculpa, o tópico serviu para tirar dúvidas, e um pouco mais de cultura nunca fez mal a ninguem.

Parece que vou mesmo montar o aquário para o marisco, apesar de não me parecer muito fácil arranjar marisco....na zona centro e em aveiro particularmente arranjar qualquer coisa que não sejam guppys, bettas ou neons pode-se revelar uma tarefa complicada.

 

cumprimentos

 

Se arriscares dar um saltinho ao Porto, já encontras muita coisa.

 

Mas no que toca a camarões, uma "investigação" aqui pelo fórum e arranjas muito pessoal a vender, tens pessoal que te manda pelo correio com garantias para o caso de correr mal, os camaroes aguentam se bem.

 

 

Boa sorte:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais