método diferente de introdução de CO2


Recommended Posts

olá!

 

algum tempo atrás quando andava a navegar na net li que se podia introduzir CO2 no aquário por difusão simples, eu fiz um esquema e gostava que me dessem as vossas opiniões.

 

fb3ec6c4.jpg.

 

acho que este sistema é muito mais económico.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Taslixado!

 

Teoricamente esta forma de dissolver o CO2 na água é bastante mais eficaz do que através de pedra difusora. Isto pk a dissolução de um gás num líquido aumenta com a Pressão (Lei dos Gases Nobre) e com essa montagem conseguimos que o CO2 esteja a uma pressão mais elevada.

 

Eu próprio já utilizei um sistema parecido, mas em vez do tubo de ensaio usei uma seringa. Aqui fica a foto:

 

co2.jpg

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

então e os resultados?

melhores ou piores que com a pedra?

também me surgiu outra caracteristica que faz deste sistema melhor que o outro que é quando a água estiver saturada de CO2 este não se dissolverá tanto.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito fixe essa da seringa.

que seringa usas?de quantos ml?

 

e os resultados?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos fazer contas pessoal!

 

a primeira coisa...

 

quanto menores forem as bolhas a sair da pedra difusora melhor..

porquê?

 

Superficie de contacto da bolha = 4 · pi · r ^2

volume da bolha = 4/3 · pi · r ^3

 

fazendo contas:

se tivermos 4 bolhas de metade do raio de uma grande teremos a mesma área e teremos menos volume (menos CO2 necessário)

 

reparem:

 

bolha com raio de 1 cm

superficie de contacto 12.566370614359172

volume 4.1887902047863905

 

bolha com 0,5 cm

superficie da bolha 3.141592653589793

volume bolha 0.5235987755982988

 

hum...

com 4 bolhas de 0,5 cm temos a mesma superficie de contacto que 1 bolha de 1 cm mas com metade do volume de 1 bolha de 1 cm.

 

Eu uso uma taça de plástico invertida num dos meus aquários, o gás que sai da pedra difusora não sai imediatamente do aquário, esta fica capturada, tendo portanto uma grande bolha de gás permanente no aquário....

 

embora a pedra difusora seja boa ideia, combinada com a taça invertida será bem melhor, teria de ter muitas pequenas bolhas para conseguir ter a mesma difusão que esta grande bolha presa na tal taça...

 

no fundo a taça invertida funciona como as vossas seringas...

 

nãp é um processo novo, eu acho bastante eficiente e grande parte da malta que faz injecção usa...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

 

A experiencia da seringa fui apenas uma experiencia. N passou disso pois kd a seringa esta cheia sai uma bolha muito grande e como o Antonio disse e muito bem não há nada melhor do que uma bolha muito pekenina.

 

Quanto a seringa é de 20ml.

 

O que eu já pensei fazer foi fazer uns butaquinhos muito pekenos a meio da seringa com ajuda de um alfinete quente. Assim, quando o CO2 chegasse aos buracos ia sair. Com isto iria ter CO2 na seringa em pressão e ao memso tempo teria bolhinas. :idea:

 

Fica a ideia!!

 

Abraços

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ja agora se puderem explicar...

quais as vantagem?  

sao so para as plantas?

compensa o seu uso em aquas?

apartir de que tamanho?

 

As plantas que usamos nos nossos aquário geralmente sobrevivem na água, apenas...

 

temos pois de aumentar o CO2, porque estas plantas estão mais adaptadas a niveis de CO2 mais elevados (fora de água).

 

Algumas plantas sobrevivem só com os carbonatos, a maior parte precisam de ajuda com um maior nivel de CO2, de preferencia entre 15 e 30 mg/litro de CO2.

 

e claro que isto compensa em qualquer aquário!

Qualquer que seja o tamanho, há é que dimensionar o nivel de injecção de acordo com o aquario para manter o tal nivel, de notar que quanto maior eficiencia na dissolução do CO2, menos CO2 é preciso.

 

CO2, é mesmo só para as plantas...nada mais...

mas tem o bom efeito secundário de reduzir o pH, o que pode ser bom para alguns peixes...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sempre ouvi dizer q não se deve ter plantas nos quartos.

Isto porque as plantas durante a noite, com a ausencia da luz, libertam dioxido de carbono, q em concentrações muito elevadas é prejudicial tanto para nós como para os peixes ou qualquer outro animal. O mesmo se aplica com as plantas de aquario, quando apagamos a luz.

Apesar disso eu tenho o aquario no quarto, e utilizo injecção de CO2.

Acho q a quantidade de Co2 libertada não é assim tão elevada mas na duvida deixo sempre uma fresta da janela aberta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

essa historia das plantas poderem intoxicar uma pessoa é mais um mito que uma realidade, uma planta grande consome em média o O2 que uma pessoa consome apenas numa inspiração, ou seja, se alguem estiver a dormir acompanhado, segundo a teoria de que as plantas podem intoxicar uma pessoa, essa pessoa não vive durante mais de duas horas, mas isso não se verifica.

o gás expelido por um injector caseiro de CO2 não chega, nem de perto para matar alguem.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

respiram sim de dia e de noite, de noite não produzem oxigénio, mas o CO2 não é tóxico.

Se fosse o nosso sangue do sistema venoso (com CO2) mataria qualquer animal... não poderiamos existir...

 

não confundam com monoxido de carbono,esse sim pode matar. não conheço plantas que o poduzam

 

também tenho o aquário no meu quarto... e é bem grandinho...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Como o António disse CO2 (Dióxido de carbono) é diferente de CO (Monóxido de Carbono). O CO é que pode matar pois a molécula CO é muita idêntica a O2 (oxigénio) e os hemoglobina (glóbulos vermelhos) em vez de "agarrar" O2 nos pulmões "agarra" CO o que nos leva a morte por falta de Oxigénio.

 

O CO2 não mata mas pode causar dores de cabeça, tonturas,...

 

Abraços!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digamos que não se morre por excesso de CO2, morre-se por falta de O2, creio que este é o raciocínio correcto.

 

O Monóxido de Carbono, esse sim, é um gaz já de si letal.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exatamente

mas a figueira ao contrario da maioria das plantas

de dia consome oxigenio e produs o monoxido de carbono

ja ouve varias pessoas que morreram a dormir debaixo delas pois e obvio que tem de ser uma figueira grande o que nao e dificil pois e a arvore que tem a copa maior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Digamos que não se morre por excesso de CO2, morre-se por falta de O2, creio que este é o raciocínio correcto.

 

Claro, se a % de CO2 no ar é muito grande a % do nosso querido O2 diminui e vamos setir falta dele! :idea:

 

Abraços!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

se queres que te diga não acredito muito nessa historia da figueira respirar ao contrário, se isso acontecesse a figueira não era uma planta, mas sim um ser aeróbico, mas é impossível, então e como é que ela realiza a fotossínteze? mesmo que uma fonte de monóxido de carbono expelisse o gás em boas quantidades existe sempre alguma corrente de ar que o dispersa.

pode-se morrer com CO2 pelo facto de se este existir em grandes quantidades no nosso sangue o pode acidificar levando-nos á morte por acidose.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal

O Aº Vitor ( que me parece um entendido no asssunto ) refere os valores de co2 na agua 15 a 30 mg/l ), e que são os adequados para as plantas.

Como desconheço muita coisa em relação á utilização do co2, tenho a preocupação em relação aos outros ocupantes do aqua, os peixes, pois estes utilizam o2 para respirar e viver.

Calculo que existam sistemas de fornecer quantidades certas ( as que desejamos ) de co2 , debitometros ou outros, mas isto para o co2 de produção industrial ).

Por outro lado, tenho lido sobre o fabrico de injectores caseiros, não li sobre a forma de introduzir as doses desejadas(debitometros).

Calculo também ser possivel medir os niveis de co2 na água, no entanto estranho um pormenor, das plantas que tenho comprado, da trópica, que fornecem um pequeno cartão que tem para além dos nomes da planta outras das suas necessidades e caracteristicas, e nunca vi referencia as suas necessidades deo co2.

Gostaria de saber por parte dos utilizadores de co2, e não por opiniões ou leituras, os resultados dessa utilização, ou seja se as plantas crescem mais depressa, se ficam mais brilhantes, se tem flores ou rebentos etc.

O que me interessa realmente é a experiencia da prática.

 

um abraço

Agostinho mgm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

acredito que quase nenhum aquariofilo em portugal utilize algum método para medir o CO2, mas sempre existem aquariofilos ricos que podem comprar um sistema de injecção de CO2 com corrector de pH.

nunca medi a quantidade de CO2 dissolvida no meu aquário, eu apenas me limito a não matar os meus peixes com excessos.

quando se injecta CO2 nota-se realmente um grande crescimento nas plantas (quando aliado a boa luz e fertilização).

 

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Taslixado, eu tou ctg! A Figueira tem folhas verde logo realiza fotossintese o que provoca a libertação de O2. E claro que n pode realizar fotossintese de noite!

Agora se ela liberta algum produto toxico durante o dia isso já n sei.

 

AbraçoS

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Agostinho,

 

De facto o CO2 caseiro resulta.

Para além de beneficiar as plantas, levando a q com boa iluminação consigas ver as bolhas de O2 a sairem delas, traz outro beneficio q é o de baixar o Ph. A agua da minha zona tem um Ph à volta de 8,0 a 8,5, e com a adição de Co2 passa para 6,8 a 7,2, perfeito para a maioria das especies (tirando os ciclideos africanos 8) ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso CO2 caseiro mais pecisamente 2 garrafas (já usei 3).

 

Medir CO2?

 

ultimamente não o faço (ganhei um feeling). É facilmente obtido...basta para isso que se calcule o KH e o pH com estes valores e com tabelas que andam na net, podemos determinar o nivel de CO2...

(desde que não se usem buffers quimicos que podem falsificar valores)

 

O CO2 só se torna prejudicial para os peixes quando o nivel de CO2 no corpo desses animais for inferior ao nivel de CO2 na água, nessa altura as guelras não conseguem fazer o seu trabalho, e estes em vez de eliminar CO2 capturam mais CO2 pelas guelras... e morrem sufocados!

 

num sistema de CO2 caseiro, para matar peixes teriamos de ter muitas garrafas de CO2 a produzir, ou um aquário bastante pequeno...

eu para poder matar peixes ou invertebrados teria de ter pelo menos umas 6 garrafas de CO2 a injectar CO2 para o meu aqua de 250 litros, mas mesmo assim duvido que conseguisse mortes...

 

resultados?

algumas plantas necessitam mesmo de CO2, ou definham e morrem...

provas?

vejam algumas das minhas fotos no site do joão branquinho...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.