o que acham deste?


sharpple

Recommended Posts

Decidi criar mais um nano (isto é um vicio).

Enquanto puder criar nanos sem que a ASAE me proiba criarei!lol.

À parte de palhaçada, quis criar um layout simples e harmonioso, conta apenas com 1 dia de montagem mas espero que o resultado final seja agradável, é so deixar crescer o tapete.

 

Setup:

Caixa optimus

Xistos

Areão fino

 

Foto:

pelingrafia004fv6.jpg

 

A foto é tlm mas quando estiver mais crescido tiro uma em condições.

Opinem e sugiram ideias por favor.

Um abraço

Editado por sharpple
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens plantado é riccia? Se sim, não a vais conseguir manter assim...

 

O hardscape está giro, mas o mais provavél é que desapareça depois de as plantas cresçerem. Principalmente se quiseres fazer tapete de riccia :crazyeyes:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo aspecto dele ate parece tar a ficar fixe, e so esperar que o tapete cresça.

so acho que na parte inferior direita la atras falta qualquer coisa, nao achas??

 

eles andam ai

Cumps

Carlos Vilaça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o tapete é de riccia, está atada a umas pedras no fundo tentei tapá-las ao maximo.

E sim, falta qualquer coisa, mas o que?

 

E que tal uma E.tenellus? Para deixar crescer quase até à superficie, mas não para os lados...

 

Ou então podes sempre pensar numa planta de caule (alguma especie de Ludwigia, com cor, era o que estava a pensar), mas não tenho a certeza que se encaixe bem no hardscape......embora e passo a citar....

 

O hardscape está giro, mas o mais provavél é que desapareça depois de as plantas cresçerem. Principalmente se quiseres fazer tapete de riccia :crazyeyes:

:?

 

Nanocumprimentos! (pequenos mas bons!) :puppydogeyes:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim, o tapete é de riccia, está atada a umas pedras no fundo tentei tapá-las ao maximo.

Então destapa-as, antes que a Riccia apodreça. Se ataste bem a Riccia às pedras, num instante ela vai tapar a pedra, e tu nem te apercebes que elas lá estão.

 

Quanto melhor o contacto da riccia com a água do aquário, melhor. Pois inevitavelmente, quando a riccia não apanha luz, apodrece. Se parte dessa riccia já tem areão em cima, então apodrece mais rápido ainda. E quando isso acontecer, a que está no cimo vai-se desprender e vir para a superfície, ficando tu com uma pedra semi-enterrada, com riccia podre agarrada.

 

Só para teres uma ideia...

 

gallery_1_7_63156.jpg

 

A Riccia foi agarrada da maneira que eu descrevi, e nem consegues ver a pedra por baixo da planta... nem o fio de nylon.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu na minha opiniao acho que a ideia do nano esta muito boa

punha era a fazer de tapete uma boa cuba :laugh:

penso que teria, com o areao que tens, mais possiblidades de vingar

força com o projecto

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Então destapa-as, antes que a Riccia apodreça. Se ataste bem a Riccia às pedras, num instante ela vai tapar a pedra, e tu nem te apercebes que elas lá estão.

 

Quanto melhor o contacto da riccia com a água do aquário, melhor. Pois inevitavelmente, quando a riccia não apanha luz, apodrece. Se parte dessa riccia já tem areão em cima, então apodrece mais rápido ainda. E quando isso acontecer, a que está no cimo vai-se desprender e vir para a superfície, ficando tu com uma pedra semi-enterrada, com riccia podre agarrada.

 

Só para teres uma ideia...

 

gallery_1_7_63156.jpg

 

A Riccia foi agarrada da maneira que eu descrevi, e nem consegues ver a pedra por baixo da planta... nem o fio de nylon.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

bom momento de aquariofilia :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pois mas para a riccia ou a Cuba atingirem esse aspecto é necessario muita iluminação e eu não sei se a deste nano chega!!!!

Pelo menos a mim não me parece!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este nano foi feito com as condições minimas, a luz é um candeeiro de mesinha de cabeceira, tem 50w, e o nano tem 7, deve ser o aquário com mais w/lt lol, mas não sei se as lampadas de aquário são diferentes destas apenas na forma, sou leigo no assunto.

Já coloquei uma planta lá atrás amanhã posto foto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas esta bonito mas é o tal problema as plantas começando a crescer essas pedras vao desaparecer.

tens luz a mais nesse aqua mais de 7w por litro, ainda vais ter problemas com algas..

ja agora tens mesmo a certesa que essa lampada é de 50W acho muito para uma lamapda de candeiro a nao ser que seja das incandescentes. se for dessas essa lamapada nao presta para o que queres.

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é dessas, é um vulgo candeeiro de mesinha de cabeceira estou a pensar comprar uma lampada em condições mas ainda nao encontrei a ideal.

Quanto ás pedras ficarem tapadas, o objectivo era esse quando o construi, não completamente cobertas mas a "sairem" da vegetação, vamos ver como fica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Olha o Nano está a ficar fixe!!!! Quanto a luz acho que me enganei lolada!!!!!

Acho que essa historia de 1w/lts é uma beca treta pois como já foi provado aqui no forum um aquario quanto maior for menos luz necessita e quanto mais pequeno for mais é a intensidade de luz necessaria!!!!

Como trocaste de lampada vais poder constacta-lo no crescimento das plantas!!!

Eu por exemplo tenho uma cubo de 30cm (27lts brutos) com uma HQI de 80W em cima e nunca vi uma unica alga!!!!!!

Tens de ter em conta as plantas e muito cuidado com os parametros da agua principalmente com o Phosphato!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fosfato =0 ;)

Pode parecer stranho mas tenho outro nano com red's e uso quimicos para o fosfato, ao inicio julguei que as plantas não se desenvolviam mas a verdade é que quando arrancam ninguem as pára.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.