Leigo pretende estrear-se


Marduk

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Sou novo no fórum e este é o meu primeiro post...

 

Há já muito tempo que tenho a ideia para arranjar um aquário não muito grande para ter no quarto mas sou um completo leigo na matéria e é por isso que venho pedir os vossos conselhos, ajuda e respostas para aprender e não fazer nenhuma asneira.

 

Descobri que tenho aquário pequeno no sótão que nunca foi usado e pensei: "E porque não?". É redondo, não sei quantos litros leva mas posso tirar uma foto e mostrar aqui mas assim por alto é do tamanho duma bola de futebol ou basket +/-.

 

Agora o que eu preciso de saber é:

  • "Que material indispensável preciso comprar?" (agradecia se fosse possivel que me indicassem assim por alto o preço médio)
  • "Que espécies me aconselham?" (Eu gostava que fosse assim um ou dois bonitos, colorido e adequado ao tamanho do aquário)
  • "Que cuidados indispensáveis são necessários?" (Aqui refiro-me a qualquer coisa)

Quem tiver paciência para ensinar um leigo na matéria que se chegue á frente que quero aprender!

 

Cumprimentos a todos!

 

(Se houver alguém de Coimbra que me pudesse mostrar umas coisitas ao vivo e a cores, era fixe porque o único contacto que tenho com peixes é mesmo nas lojas da especialidade) :rainbowafro:

Editado por Marduk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Parece que vou ter de ser eu a desiludir-te..

É comunmente aceite neste fórum (e em todos os outros de aquariofilia que conheço) que o número ideal para esse aquário é zero. Pela minha parte, não sou grande adepto de aquas com menos de 20 litros com fauna (excepto crias, "alevins"). Mas o grande problema é mesmo a forma: tu tens um globo, e um globo não é minimamente indicado para qualquer tipo de peixe ou invertebrado. Há muita informação no forum sobre isso, basta fazeres uma pesquisa no canto superior direito.

 

O meu conselho é: se estás mesmo interessado neste grande mundo que é a aquariofilia, tenta arranjar um aqua maior (e rectangular ou "cubo")

 

Boa sorte!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Parece que vou ter de ser eu a desiludir-te..

É comunmente aceite neste fórum (e em todos os outros de aquariofilia que conheço) que o número ideal para esse aquário é zero. Pela minha parte, não sou grande adepto de aquas com menos de 20 litros com fauna (excepto crias, "alevins"). Mas o grande problema é mesmo a forma: tu tens um globo, e um globo não é minimamente indicado para qualquer tipo de peixe ou invertebrado. Há muita informação no forum sobre isso, basta fazeres uma pesquisa no canto superior direito.

 

O meu conselho é: se estás mesmo interessado neste grande mundo que é a aquariofilia, tenta arranjar um aqua maior (e rectangular ou "cubo")

 

Boa sorte!!!

Compreendo, também estava com uma ideia que seria um bocado pequeno demais...

Sendo assim, um aquário de +/- quanto de comprimento (lembro que é para ter no quarto, por isso não pode ser muito grande...)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

Como te disse, mais do que ser pequeno, a sua forma é largamente desaconselhável

 

O tamanho do aqua, depende muito daquilo que tu queres ter..

Por exemplo, se quiseres um betta, então conta 20 litros, mas será um aqua só com 1 peixe.

Continuando nos vinte litros (um aqua com uns 40cm de frente, para veres mais ou menos o que te ocupa no quarto), podes sempre ter um trio de guppies, espadas, mollies ou platys... estes peixes são giros para iniciantes, pois são grandes reprodutores.. Tens é de arranjar alguém a quem ir dando as crias (ou podes vender, claro), senão ficas com isso sobrelotado. Em 20litros, juntamente com o trio podes também ter uns invertebrados, como ampulárias e camarões (mas poucos). E podes também por umas plantas

Basicamente.. o que normalmente se recomenda é um aqua com 54L no mínimo (60cm de frente), mas parece-me que isto já é demasiado grande para o que queres... Se calhar um de 50cm de frente já dava, não? Se der, é óptimo, pois podes arranjar um aqua com as dimesnões de 50X25X30, por exemplo. Isto era mesmo bom, pois ficavas logo com 37 litros brutos. Aqui já podias começar a jogar ainda com mais tipos de plantas, se gostares.

 

Força nisso!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Psyfactor!

 

Andei a ver a zona de vendas aqui do forum e vi la alguns aquarios á venda, vi la um de 40cm - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=81434 que me parecia porreiro.

 

Vou tirar umas medidas daqui a bocado, mas acho que entre 40/50cm seria bom.

Gostava de ter uns Percula (o tipico Nemo, acho-lhes piada mas tambem conheco poucas especies)

 

BlackPerculaWMC_U28.jpg

 

Mas lá está, conheço poucas especies e o que eu quero mais é que sejam bonitos, coloridos e agradáveis á vista...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Psyfactor!

 

Andei a ver a zona de vendas aqui do forum e vi la alguns aquarios á venda, vi la um de 40cm - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=81434 que me parecia porreiro.

 

Vou tirar umas medidas daqui a bocado, mas acho que entre 40/50cm seria bom.

Gostava de ter uns Percula (o tipico Nemo, acho-lhes piada mas tambem conheco poucas especies)

 

BlackPerculaWMC_U28.jpg

 

Mas lá está, conheço poucas especies e o que eu quero mais é que sejam bonitos, coloridos e agradáveis á vista...

Boas

 

Como deves saber, iso são peixes de água salgada...

Se es iniciante, esqueçe.

Que tamanho de aquário é que cabe no teu quartO?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho num quarto um aqua de 20 litros e tenho alevins de guppis que nasceram recentemente.

na minha opinião um aqua de 20 litros pode muito bem conter 4 cardinais.

para fazeres um bom aqua tens de gastar algum dinheiro.

a primeira coisa a fazer é comprares o equipamento:

-filtro( externo»60 euros ou interno»11euros ) - os filtros externos são melhores visto que são mais potentes e que não ocupam espaço no aqua, eu no meu aqua tenho um filtro interno ( o meu foi feito com "sobras" que eu tinha );

- termostato - para um de 20l um de 25w serve perfeitamente;»10euros

- bomba de ar - serve para oxigenar a áqua;»15 euros

- termometro - acho que sabes para que serve; »5 euros;

- reflector - seve para iluminar o aqua e fornecer luz as plantas; »30euros

- testes de ph - serve para medir o ph da água( dureza ); »entr 8 e 10 euros

 

de equipamento acho que é tudo, passemos para o layout:

- areão - »1 euro o kilo

- fertelizante para plantas - aqueles para meter por baixo do areão para mim são exelentes - »13 euros

- plantas - um aqua de 20l cheio de olantas fica fixe - » +/- 2 euros por planta depende da planta e do sítio onde compras

- peixes - para um aqua de 20l um betta, ou 4 cardinais,... - » depende dos peixes

- rochas - podes apanhar na natureza ou comprar, atenção às pedras que compras pois as calcárias aumentam um pouco o ph da água - » +/- 2.5 0 kilo

- troncos - podes apanhar na natureza ou comprar - » +/- 1 euro o kilo

- peças de cerãmica - são para decorar o aqua, eu acho que não são nada bonitas e que dá um aspecto artificial aos aquas - » depende da peça

 

de equipamento é tudo espero que isto te sirva para te ajudar, e tem cuidado com as rochas e troncos pois tens de lhes fazer um tratamento:

deves por as rochas e trocos numa panela a ferver e juntar sal.

as rochas e troncos devem estar uma semana em aqua e deves ir mudando a aqua todos os dias.

 

 

ah, mais uma coisa se quiseres comprar as coisas mais baratas e por vezes com melhor qualidade do que nas lojas podes sempre recorrer ao espaço oferta aqui no forum.

 

 

fica bem e boa sorte.

 

:):rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Psyfactor!

 

Andei a ver a zona de vendas aqui do forum e vi la alguns aquarios á venda, vi la um de 40cm - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=81434 que me parecia porreiro.

 

Vou tirar umas medidas daqui a bocado, mas acho que entre 40/50cm seria bom.

Gostava de ter uns Percula (o tipico Nemo, acho-lhes piada mas tambem conheco poucas especies)

 

BlackPerculaWMC_U28.jpg

 

Mas lá está, conheço poucas especies e o que eu quero mais é que sejam bonitos, coloridos e agradáveis á vista...

 

 

Ehehe. Manda-te para os salgados sim, mas prepara-te para gastar uns trocos:| e lê MUITO!!!!!! antes de qualquer passo.

 

Se estas a pensar em doce, para ter em casa por ter, 20L já dá para uns peixitos, se queres entrar no mundo da aquariofilia, 54L é um minimo razoavel, mas vou te dizer que eu comprei um 60x30x30 (54L) na semana a seguir comprei outro igual e 2 semanas depois um 100x30x40, o vicio é forte e devido à dimensão de coisas que há, queremos ter tudo..eheh

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião um aqua de 20 litros pode muito bem conter 4 cardinais. --> Toda a razão do mundo! Aliás, até outros tetras pequenos!

para fazeres um bom aqua tens de gastar algum dinheiro. --> É algum, mas não tanto como exemplificaste =)

a primeira coisa a fazer é comprares o equipamento:

-filtro( externo»60 euros ou interno»11euros ) --> ou Cascata - 15 euros. Para aquas até 60L não precisas de externo e os de cascata ocupam bem menos espaço do que os internos.

- termostato - para um de 20l um de 25w serve perfeitamente;»10euros

- bomba de ar - serve para oxigenar a áqua;»15 euros. -->Com um filtro de cascata não precisas disto =) ainda por cima com tão poucos litros.. se tiveres plantas melhor ainda

- termometro - acho que sabes para que serve; »5 euros;

- reflector - seve para iluminar o aqua e fornecer luz as plantas; »30euros. -->Isto não é preciso. Como és iniciado, julgo que não vais para plantas muito difíceis de manter.. uma lâmpada baratinha serve..

- testes de ph - serve para medir o ph da água( dureza ); »entr 8 e 10 euros.

 

de equipamento acho que é tudo, passemos para o layout:

- areão - »1 euro o kilo --> Depende, há muitos que custam 2 euros o quilo ou mais

- fertelizante para plantas - aqueles para meter por baixo do areão para mim são exelentes - »13 euros

- plantas - um aqua de 20l cheio de olantas fica fixe - » +/- 2 euros por planta depende da planta e do sítio onde compras.

- peixes - para um aqua de 20l um betta, ou 4 cardinais,... - » depende dos peixes

- rochas - podes apanhar na natureza ou comprar, atenção às pedras que compras pois as calcárias aumentam um pouco o ph da água - » +/- 2.5 0 kilo

- troncos - podes apanhar na natureza ou comprar - » +/- 1 euro o kilo

- peças de cerãmica - são para decorar o aqua, eu acho que não são nada bonitas e que dá um aspecto artificial aos aquas - » depende da peça

 

de equipamento é tudo espero que isto te sirva para te ajudar, e tem cuidado com as rochas e troncos pois tens de lhes fazer um tratamento:

deves por as rochas e trocos numa panela a ferver e juntar sal.

as rochas e troncos devem estar uma semana em aqua e deves ir mudando a aqua todos os dias.

ah, mais uma coisa se quiseres comprar as coisas mais baratas e por vezes com melhor qualidade do que nas lojas podes sempre recorrer ao espaço oferta aqui no forum.

fica bem e boa sorte.

 

:rainbowafro::smilecolros:

 

Marduk, o diogo566 fez-te aqui um excelente guia!(Diogo desculpa ter escrito opiniões no teu post, espero que não me leves a mal). Acrescentei algumas coisas ao que ele disse, nomeadamente no que toca a preços e alternativas!

Tenta não comprar kits!.. é bem melhor ires para um aqua usado (de preferência com tampa). Poupas imenso dinheiro e não ficas com material que simplesmente não serve!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos!!

Passei há pouco por uma loja para matar curiosidade, e já deu para ter uma ideia dos peixes que posso ter em determinadas condições.

Por isso, decidi que vou para peixes de agua doce (não sabia que os Perculas eram de agua salgada) quente, tipo uns guppies etc.

 

Andei a fazer medidas e um aquario de tipo 40cm de frente cabe aqui na boa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, já consegues por ai qualquer coisa, mas tem cuidado que também não será muito espaço.

 

Depois diz o que arranjas.te e as medidas:)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marduk, o diogo566 fez-te aqui um excelente guia!(Diogo desculpa ter escrito opiniões no teu post, espero que não me leves a mal). Acrescentei algumas coisas ao que ele disse, nomeadamente no que toca a preços e alternativas!

Tenta não comprar kits!.. é bem melhor ires para um aqua usado (de preferência com tampa). Poupas imenso dinheiro e não ficas com material que simplesmente não serve!

é na boa :) ninguém é perfeito e quanto mais ajuda e informação ouver melhor.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.