Cedric Posted May 27, 2004 Share Posted May 27, 2004 Boas tardes! Comprei hoje um kit mini reef de 75 litros. A minha experiência com aquários de água salgada é exactamente O aquário tem 60cm de comprimento, 30cm de largura e 42cm de altura..... Os equipamentos são: Escumador Tunze (não tenho a certeza) Calha de iluminação com 2x36W power compact azul-branca :D Aquecedor 100W Bomba submersa de 2000lt/hora Tenho 12Kg de rocha viva e 5cm de areia viva Neste momento está tudo ainda por montar...... Vou montar os equipamentos e fotografando o processo. Assim que puder coloco as fotos aqui para saber a vossa opinião. Se quiserem desde já colocar as vossas opiniões/críticas FORÇA! :D Cumprimentos! Cumprimentos a todos!! Meu Setup: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=105331#105331 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diogo Lopes Posted May 27, 2004 Share Posted May 27, 2004 Olá, Para já gostaria apenas de comentar o facto de uma Bomba de 2000 litros/hora ser muito forte para o teu e provavelmente o que vai acontecer é que não vais conseguir ligá-la!!! Com isto não quero dizer que 2000 litros de circulação de água sejam exagerados, mas apenas que deveriam ser divididos em 2 ou 3 bombas. Um abraço, Diogo PS - boa sorte e conta connosco para te ajudar! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Ferreira de Almeida Posted May 27, 2004 Share Posted May 27, 2004 Viva Diogo Neste caso funciona ,tive um montado assim . O bico de pato da bomba é largo e se o colocarmos virado para a parte de tras da rocha e ligeiramente para cima funciona bem . Tu naõ deixas de ter razão, mas 2 bombas seria mais caro e menos estético. Um abraço Rui Link to comment Share on other sites More sharing options...
A l e x a n d r e Posted May 27, 2004 Share Posted May 27, 2004 Só uma pergunta, onde tens a rocha viva e a areia viva neste momento? É que referiste que ainda está tudo por montar.... A l e x a n d r e Aluga-se este espaço. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo Rodrigues Posted May 27, 2004 Share Posted May 27, 2004 Olá Cedric, Tens osmose? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cedric Posted May 28, 2004 Author Share Posted May 28, 2004 Desculpem a demora para responder... não tenho tido muito tempo...... é época de testes..... Ora bem, já montei o aquário!! :D Comecei por enchê-lo com água da torneira (não tenho osmose) fria e juntei-lhe 10 litros de água quente (aquecida numa... er.... cafeteira... não sei o nome. É um electrodoméstico que ferve a água...) Depois coloquei o aquecedor (100W) e liguei a bomba, num dos lados do aquário. Adicionei o sal (cerca de 2,5Kg) e deixei dissolver durante cerca de uma hora com a bomba ligada. Medi a densidade (1.024 a 25ºC) e coloquei a areia viva no fundo. Depois coloquei as rochas vivas (que tinham 3 ou 4 turbo snails que saíram assim que as coloquei, e mais um ofiúro - não tenho a certeza se é este o nome.. é uma espécie de estrela mas mais pequeno e escuro, com os braços finos e compridos). Entretanto montei o escumador (que funciona com uma bomba de pouco mais que 1000 lt/h) e liguei-o. A bomba de circulação tem um regulador de caudal, que regulei para metade. Está posicionada no lado esquerdo do aquário, com o bico virado para a frente (não o consigo pôr para cima) de maneira a não mecher muito com a areia, e fazer uma corrente boa para as rochas. Adicionei cálcio e mais duas coisas, que não me lembro o nome, e deixei tudo ligado (menos a iluminação) durante mais ou menos uma hora. Fiz os testes químicos, e os resultados foram os seguintes: pH - 8,4 KH - 1º dKH (muito pouco.. a água da minha região é muito macia) Nitritos - 0,1 mg/l Nitratos - 20 mg/l Amónia - 0,5 mg/l Amoníaco - cerca de 0,070 A temperatura é de 25ºC, a densidade de 1,024 (realizei várias medições, e os resultados mantêm-se constantes), salinidade de 35,5 ppm e condutividade de 54 mS/cm. E agora as dúvidas : li que não devia ligar a iluminação durante cerca de uma semana após a montagem do aquário, para evitar uma proliferação muito exagerada de algas..... é este o melhor procedimento, ou devo ligá-las? perante os resultados dos testes, daqui a quanto tempo mais ou menos posso pôr os primeiros peixes? e que peixes/quantos devo/posso pôr? e os corais? quais, quantos? podiam sugerir uma "equipa de limpeza" para o aquário. Ví num site brasileiro uma sugestão para 75litros: 15 paguros, 15 turbo snails e 1 ofiúro.... que acham? Assim que puder coloco as fotos da montagem... mas agora mesmo tenho que ir almoçar.. :D Agradeço os vossos comentários! Conitnuem! Cumprimentos a todos!! Meu Setup: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=105331#105331 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco Madeira Posted May 28, 2004 Share Posted May 28, 2004 Oi... nao uses agua da torneira, so vais ter chatices com algas!! e comecando dessa maneira so com agua da torneira vais te-los de certeza. aumenta um pouco a temperatura, 25 graus e pouco... eu ligava ja as luzes, mas a quem defenda que nao. em relacao aos peixes vai com calma. Eu comecaria ate pelos corais... assim o sistema vai estar menos esteril e mais equilibrado quando receberes os peixes. em relacao a equipa de limpeza, isso e muito. Comeca com um terco disso que mencionaste, e depois se precisares logo acrescentas mais... a maior parte do pessoal coloca uma grande quantidade de ermitas, nassarios, etc etc e acabam por morrer a fome. Boa sorte... Abraço... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cedric Posted May 30, 2004 Author Share Posted May 30, 2004 Como prometi, aqui estão as fotos da evolução do aquário (finalmente..... ) A qualidade não é das melhores.... já muito faz o telemóvel! :D Cá vão elas! O aquário vazio em cima do móvel. Já cheio, com o sal a dissolver Com a areia e rocha vivas Uma cartolina azul marinho como fundo. Ficou melhor, na minha opinião. O meu ofiúro, na única vez que o ví sem ser escondido atrás das rochas. Uma foto acabada de tirar. É este o aspecto actual do aquário. O que acharam Quando poderei pôr os primieros peixes? Estava a pensar colocar uma anémona e um palhacinho na sexta-feira. Os testes têm vindo a mostrar uma descida nos nitritos, nitratos, e amoníaco, amónia. Os resultados de ontem foram estes: Temperatura - Média 26ºC (a temperatra que consta no termómetro é de 27ºC, mas a que está no termóstato é de 25ºC) Densidade - 1,023 pH - 8,4 KH - 11º dKH Nitritos - 0,05mg/l Nitratos - 10mg/l Amónia - 0,05mg/l Amónio - não sei bem.. a tabela para determinar o amónio que vem com os testes não tem referências para valores inferiores a 0,1mg/l. De qualquer maneira, penso que estarão abaixo do mínimo valor considerado tóxico Os resultados hoje: Tempratura - Média 26ºC Densidade - 1,023 pH - 8,4 KH - 11ºdKH Nitritos - entre 0,05 e 0,1mg/l (a côr era mais escura que a de 0,05, mas era mais clara que a de 0,1mg/l) Nitratos - entre 10 e 20mg/l (passou-se o mesmo que nos nitritos) Amónia - <0,01mg/l Amoníaco - não sei... muito baixo, penso eu. Não sei a que se deve a subida nos nitritos/atos... talvez da decomposição da amónia, não sei... Alguem que me possa esclarecer em relação a isto? E já agora "fornecer" uma tabela para determinação do amoníaco. Quais são os mínimos para se poder começar a povoar o aquário com peixes? Um amigo meu, logista, deu-me algumas sugestões no que respeita à povoação do aquário: 2 peixes dragão anões OU 2 palhacinhos, 2 góbios néon e um cirurgião amarelo OU 2 palhacinhos, um cirurgião amarelo e um mandarim OU um gramma loretto O que acham? É muito? É bom? Dêm as vossas opiniões. Cumprimentos! Cumprimentos a todos!! Meu Setup: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=105331#105331 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco Madeira Posted May 31, 2004 Share Posted May 31, 2004 Oi.. antes de mais verifica bem a temperatura... não percebi o que queres dizer com media... termometro e termostato. Atenção qu o que consta no termometreo é que esta certo e não o que o termostato diz aquecer !! Quanto aos peixes ... em relacao aos peixes vai com calma. Eu comecaria ate pelos corais... assim o sistema vai estar menos esteril e mais equilibrado quando receberes os peixes. Estava a pensar colocar uma anémona e um palhacinho na sexta-feira. Anemona ?? Com essa iluminação não te aconcelho... Quanto ao nitrito é mormal devido a restos de matria organica que devem ter vindo com a rocha... espera mais um pouco até teres tudo zerado. Faz umas tpa´s para ajudar o sistema a equilibrar... o resto dos parametros parecem-se ok... quanto a escolha de peixes um aqua de 75 litros é muito pouco para um YT a não ser que venha mesmo muito pequeno e depois o mudes de aqua. Mandarim é esquecer num aquario desses... grama/palhaços/dozelas/gobios/cardinais... são boas escolhas Abraço... Link to comment Share on other sites More sharing options...
SD Posted May 31, 2004 Share Posted May 31, 2004 Viva, quanto às especies a colocar poderas optar por várias mas se quiseres ter um bom aquario vai com bastante calma. Eu sei que é complicado para ti e para muita gente ter um aqua só com agua a funcionar mas é importantissimo esperar. Tem calma! Coloca os primeiros seres só no dia 3 de Julho! Garanto-te que mais importante que tudo é a paciencia! Sérgio Dantas Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hugo RSF Posted May 31, 2004 Share Posted May 31, 2004 Confirmo o que disse o SD. O mais importante é a paciência! Saber é uma virtude, lá diz o povo e se aplicarmos à aquariofilia, não só é uma virtude como minimiza montes de problemas. Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cedric Posted June 14, 2004 Author Share Posted June 14, 2004 Boas!.. Depois de uma data de tempo sem dizer nada eis-me aqui outra vez a chatear o pessoal!!!! (lolol) Ora bem... segui os vossos conselhos e ainda não pus nenhum peixe..... estava a pensar colocar um palhacinho (daqueles mesmo pequeninos, devem ter 3cm ou nem isso)...... acho que já posso fazê-lo..... ou ainda não? E tenho mais uma data de perguntas pa vos fazer....... Cá vai: a fase das algas demora muito?...... é que me apareceram durante esta semana várias diferentes. . no início eram umas tipo relva que apareceram nos vidros, mas essas cresceram e desapareceram... ainda tenho algumas nas bombas de circulação, mas tb já estão a desaparecer.. entretanto, durante o fim de semana (não estive em casa. saí na sexta e voltei no domingo à noite) apareceram umas meias acastanhadas que me cobriram o areão todo... e ainda não desapareceram... é normal?.... também cresceram umas algas calcárias cor-de-rosa nas bombas... segundo sei é bom sinal, mas é sinal de que?????? mais uma coisa, o meu pH está um bocado alto..... está a 8.6... como é que faço para o baixar?..... é estranho, porque o KH está um bocado baixo.... está a 6ºdKH... ainda outra coisa (lol), neste fim de semana recolhi 10litros de água natural em peniche. estou a usá-la como água de reposição... não sei muito bem como, mas se a densidade estiver alta (tipo, 1,026) e eu puser água natural, a densidade baixa (pa 1,023 com um litro)... ainda não fiz os testes químicos a essa água, só mesmo o pH (8,3). mas creio que está tudo OK... a minha água da torneira tem os seguintes parâmetros: pH - 7 KH - 1 (creio eu... a água fica logo laranja com uma gota do reagente, pelo teste da TropicMarin) Nitritos - 0,02mg/L Nitratos - 15mg/L Amónia/amoníaco - 0mg/L é seguro usá-la como água de reposição (era o que eu usava antes de ter recolhido a natural)? por último (aleluia!! ), a minha iluminação é feita por duas lâmpadas PowerCompact de 36W cada uma (são da JEBO, não sei se conhecem. a calha e o escumador são da mesma marca), sendo que uma é de 10000ºK nos dois tubos, e a outra tem um tubo de 10000ºK e outro vermelho. esta iluminação é suficiente (minimamente) para anémonas?... nas fotos não mostra a luminosidade delas.. estão muito escuras. estava a pensar colocar também uma actínica, mas não percebo mesmo nada disso. o que é que essas lâmpadas fazem?? são benéficas pos animais (invertebrados, corais, anémonas e peixes)? podem-me indicar um balastro, o uma calha, que seja baratucha? e as lâmpadas? quais são as melhores? quanto custam mais ou menos? e po volume do aquário que capacidade devem ter?? sei que sou chatinho, mas vocês são a única maneira que eu tenho de tirar as minhas dúvidas..... é o meu primeiro aquário marinho...... vocês compreendem isso, não?... lol Bem, tenho aulas..... digam da minha justiça... Até breve! :D Cumprimentos a todos!! Meu Setup: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=105331#105331 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco Madeira Posted June 14, 2004 Share Posted June 14, 2004 Ora bem... segui os vossos conselhos e ainda não pus nenhum peixe..... estava a pensar colocar um palhacinho (daqueles mesmo pequeninos, devem ter 3cm ou nem isso)...... acho que já posso fazê-lo..... ou ainda não?eu esperaria.... e como ja te tinha dito, colocava at]e primeiro corais, mas e contigo... a fase das algas demora muito?...... é que me apareceram durante esta semana várias diferentes. . no início eram umas tipo relva que apareceram nos vidros, mas essas cresceram e desapareceram... ainda tenho algumas nas bombas de circulação, mas tb já estão a desaparecer.. entretanto, durante o fim de semana (não estive em casa. saí na sexta e voltei no domingo à noite) apareceram umas meias acastanhadas que me cobriram o areão todo... e ainda não desapareceram... é normal?.... também cresceram umas algas calcárias cor-de-rosa nas bombas... segundo sei é bom sinal, mas é sinal de que?????? Essa fase perfeitamente normal... e ate deve demorar bastante porque usaste agua da torneira... quanto as calacareas e bom... quer dizer que estas com bons niveis de Calcio e Reserva Alcalina... Verifica isso... mais uma coisa, o meu pH está um bocado alto..... está a 8.6... como é que faço para o baixar?..... é estranho, porque o KH está um bocado baixo.... está a 6ºdKH... para baixar, faz umas trocas de agua... Nao e porque tens o KH baixo que o PH esta alto. Apenas quando tens o KH baixo, a capacidade tampao e baixa e nao aguenta bem as variacoes de PH, dai propavelmente ter subido tanto... ainda outra coisa (lol), neste fim de semana recolhi 10litros de água natural em peniche. estou a usá-la como água de reposição... não sei muito bem como, mas se a densidade estiver alta (tipo, 1,026) e eu puser água natural, a densidade baixa (pa 1,023 com um litro)... ainda não fiz os testes químicos a essa água, só mesmo o pH (8,3). mas creio que está tudo OK... Como agua de reposicao ?? Nao percebi... deves usa-la mas e para trocas de agua e nao para repor o que evapora. Acho que estas a fazer confusao... e se estas a usar agua salgada para repor agua doce a tua densidade devia estar alta !! Verifica isso, ou explica melhor, pois nao percebi. minha iluminação é feita por duas lâmpadas PowerCompact de 36W cada uma (são da JEBO, não sei se conhecem. a calha e o escumador são da mesma marca), sendo que uma é de 10000ºK nos dois tubos, e a outra tem um tubo de 10000ºK e outro vermelho. esta iluminação é suficiente (minimamente) para anémonas?...Ja te tinha respondido...Anemona ?? Com essa iluminação não te aconcelho... também uma actínica, mas não percebo mesmo nada disso. o que é que essas lâmpadas fazem?? são benéficas pos animais (invertebrados, corais, anémonas e peixes)?Servem mais para estetica do que para outra coisa... no maximo pode-se dizer que fazem subresair a flurescencia dos corais. sei que sou chatinho, mas vocês são a única maneira que eu tenho de tirar as minhas dúvidas..... é o meu primeiro aquário marinho...... vocês compreendem isso, não?... lol Compreendo... foi assim que comecei !! Abraço... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cedric Posted June 21, 2004 Author Share Posted June 21, 2004 Boas... O aquário está a estabilizar... já está praticamente passada a fase das algas!!! tenho ainda umas acastanhadas no areão, mas nada que os snails não conmsigam resolver! O meu problema agora é que apareceram umas coisas esquisitas nos vidros...... e estão VIVAS!! São umas coisas arredondadas, com uma especie de cauda... e nunca páram quietas... muito pequeninas, esbranquiçadas. medem cerca de meio a um milimetro..... o que podem ser essas coisas?? será que fazem mal aos peixes e aos invertebrados????? ainda não tenho nenhum peixe, mas agora estou com medo...... não faço a mínima ideia do que sejam essas coisinhas.... nem de onde é que vieram... há uma semana pus água natural.. será que podem ter vindo lá??? ou será que se desenvolveram na areia?? á única areia que entrou no aquário foi areia viva... será que é esta a "vida" da areia??? será krill?? plankton?? planárias creio que não..... se alguem tiver fotos de krill, plankton e outros "bichos" pequenos ponham aqui, para ver se reconheço os gajos.... por enquanto é tudo...... digam coisas! Cumprimentos a todos!! Meu Setup: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=105331#105331 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fersand Posted July 8, 2004 Share Posted July 8, 2004 Boas, Cedric. Li as tuas perguntas, e, como te compreendo!! Também quero iniciar-me nos salgados, e são as perguntas de todos nós que me estão a ajudar. Aqui ninguém é chato,apenas adoramos a aquariofilia, e como quem anda por amor não cansa, sempre queremos saber mais, perguntar mais, responder mais, vasculhar mais...enfim... . Já agora disseste que compraste kit ! Já vinha tudo o que era necessário? Foi perto do Porto? Fica bem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cedric Posted July 10, 2004 Author Share Posted July 10, 2004 Boas!... Continuo a não saber o que eram aqueles bichos..... eles continuam no vidro de trás, mas agora paracem-me menos... a não ser que tenham dispersado pelas rochas. Também notei que, principalmente à noite, aparecem por lá uns camarões muito pequeninos... também não sei que camarões são... isto é, se forem realmente camarões. A verdade é que se parecem muito. Fersand, fico contente por me compreenderes... o kit é impecável para começar nos salgados. O de 75 litros tem o aquário, 12Kg de rocha-viva, 5cm de areia viva, aquecedor 100w, iluminação Power Compact (2x36W), um densímetro, um pacote de sal e um conjunto de 3 aditivos para a água - Cálcio, Estrôncio e Molbidénio, e Iodo. Não foi perto do Porto que comprei... foi em Cascais. Acho a iniciativa de fazer os Kits muito boa, porque permite-nos começar nos salgados sem gastar fortunas, com tudo o que é necessário para um bom arranque. Claro que assim que começamos a entrar mais no espírito, vamos comprando outras coisas, melhorando as antigas, etc., mas é essencial um bom começo, já "meio-feito", sem andar tanto às cegas. Ainda não coloquei nenhum peixe.... segui os conselhos do pessoal e quero que o aquário estabilize bem antes de colocar mais vida... resolvi também começar pelos corais, como disse o Marco Madeira. Deixo desde já o meu MUITO OBRIGADO pela ajuda, porque de certeza que se não fossem vocês, teria feito muitas asneiras logo de início! Cumprimentos!! Cumprimentos a todos!! Meu Setup: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=105331#105331 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts