SD

Membro
  • #Conteúdo

    162
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    country-ZZ

Tudo publicado por SD

  1. Viva, estou com o Alexandre já não consegues resistir aos reef's mas a herança é pesada.... Quanto às mudas, já sabes! Quantos Kilos é que queres daqueles bichos brancos e castanhos e esverdeados???
  2. Viva, bem eu por acaso até sou daqueles que à uns 3 anos atrás dizia e experimentei por largos e curtos periodos parar o uso do skimmer e de certa forma defendia essa prática em determinados casos. Hoje em dia prefiro e afirmo uma coisa diferente. Usar um bom skimmer, mas um bom mesmo! Para quê? Para poder alimentar os corais! Sem dúvida que neste momento prefiro alimentar bem os corais, sob as mais variadas formas e práticas, e usar um bom skimmer. Estes animais são animais como outros quaisquer e precisam de comer. Quanto ao uso de UV aí já não partilho da mesma opinião.... se for aqua de recife e mesmo no meu tanque em que faça reprodução ou fraguementação de corais, mesmo no sistema com 5000 litros nada de UV! Prefiro outras medidas como acções de prevenção.
  3. Viva, Ok então para desequilibrar novamente, não ao Aquamedic. Posso aconselhar esse skimmer para um aqua de 100 L e não para um de 300. Pura e simplesmente não funciona. No caso do Marco Wood ele funciona pelas trocas sucessivas de agua, pelo substrato extremamente rico em vida, enfim pelo equilibrio que o sistema tem e pela dedicação que a pessoa dá ao aqua em o manter equilibrado, assim talvez dê, para um aqua de 300 L não! só para um de 100L.
  4. Viva, Fernando, quase já tudo foi dito relativamente ao ciclo que se resume a deixa estar tudo como está e espera pelo menos um a dois meses. Quanto à bomba dentro do aquario eu sou um pouco mais drástico não a coloques dentro do aqua! Não faças isso! Só vais ter grandes dores de cabeça no futuro! Acredita que é verdade. Não coloques mesmo!
  5. Viva, Só tenho que abonar em favor da loja do Eduardo, mas parece que anda alguem aqui a ganhar à comissão... Em 3 msg's que vi em 2 minutos 3 é aconselhar...
  6. SD

    Mini Reef 75 litros

    Viva, quanto às especies a colocar poderas optar por várias mas se quiseres ter um bom aquario vai com bastante calma. Eu sei que é complicado para ti e para muita gente ter um aqua só com agua a funcionar mas é importantissimo esperar. Tem calma! Coloca os primeiros seres só no dia 3 de Julho! Garanto-te que mais importante que tudo é a paciencia!
  7. Viva, tambem não sei o que será grande ou normal o que me parece é que o indice de nº de peixes/volume disponil é já um extra large stocking. Não te aconselhava a colocar mais coisas...
  8. Viva, depois de algumas opiniões devo dizer o seguinte: No caso da feira este aquario estava só montado com este dispositivo e estava com que dizer 'regulado' para a maior intensidade para o visitante ver realmente o resultado, acho que para o termos nos nossos aquarios deveremos sempre conjungar com uma qualquer bomba de circulação para quebrar o ritmo. Alias é mesmo por isso que compramos as streams para podermos ter vários fluxos com várias intensidades e nunca existir o mesmo tipo de 'vaga'. No entanto existem muitos locais na natureza onde aquilo que se vê neste aquario é a realidade, quem já fez mergulho sabe que isto é verdade e quanto à intensidade só mesmo nos atois é que se encontram aguas mais calmas porque nas chamadas barreiras de corais a força das ondas é impressionante. Pelo que vi prefiro só as stream alternadas mas este aparelho combinado com uma bomba é natural que dê bons resultados embora eles neste aquario só tivessem a wave box.
  9. Viva, Para aqueles que estiveram, como eu, posso-vos dizer que passados 5 minutos em frente ao aquario a sensação é muito esquisita quase de enjoo... Mas não deixou de ser bastante engraçado no entanto creio que pelo que vi faltava ali uma ou duas stream para quebrar um pouco a rotina do vai e vem.
  10. Viva, é isso, e depois existem os doidos como eu que gostam de dar dinheiro à EDP e que usam 2 x 250W...
  11. SD

    Fosfatos e Silicatos

    Viva Luis, a minha ideia é passar a mensagem que a sump, o tanque em si, não é o sistema de filtragem, o que é o sistema de filtragem é o que se pode colocar lá dentro. E isto é só porque já vimos no passado este tipo de confusões acontecerem aqui no forum. Quando damos uma resposta, e muitas vezes erradamente partimos dum principio que quem está a ler sabe o que estamos a escrever, sabe alguns principios, conhece as nomenclaturas, etc acontece que umas semanas mais tarde quando um outro qualquer iniciado pergunta que tipo de filtragem é usado num reef, este vai responder: usa uma sump e tens os problemas resolvidos! Ora quanto a mim esta resposta está errada. É só para tentar evitar este tipo de confusões nos mais iniciados. Eu percebo o teu exemplo e está correcto desse ponto de vista e concordo plenamente com ele, mas mais uma vez a minha observação é tentar evitar confusões, até porque sabemos perfeitamente que não é o facto de termos uma sump (e aqui ressalvo a minha metodologia de como montar um reef que poderá ser diferente de outros) que teremos ou não um bom sistema. Para terminar e respondendo à tua pergunta, infelizmente quando comecei a montar aquas marinhos não usava sump, não usava areias na DSB, não usava Rocha Viva, não tinha circulação sufeciente, não tinha iluminação sufeciente, eu sei lá... não tinha nada! Não havia livros em Portugal, os lojistas na altura (eram muito poucos) também só diziam disparates, Ainda não existia a Internet só MS-DOS.... enfim eram tempos dificieis, mas quando montei a minha 1ª sump sim era igualzinha ao que é hoje! Tem lá dentro um escumador e uma bomba de retorno.
  12. SD

    Fosfatos e Silicatos

    Viva, Na minha modesta opinião dizer que Sump é:' é demasiado tendencioso para falsas interpretações. Uma SUMP é uma caixa de circulação. Ou seja um qualquer tanque, aquario, ou tuperware que se coloca debaixo do aquario para a agua cair por gravidade e que volte ao aquario principal por meio de uma bomba de retorno. Agora esta sump pelo facto de estar escondido traz-nos algumas vantagens: 1º Aumentar o volume da agua do nosso sistema. 2º Permitir que nessa caixa de circulação se coloquem aparelhos para a filtração, nomeadamente escumadores ou outras coisas. 3º Colocação por ex: de mais RV 4º Criação por ex: de um refugio e por aí fora. Estou longe de definir que Sump seja um sistema de filtragem. O que achas Luis? PS: Isto é só para que daqui a um tempo o R não diga a alguem que usa sump como sistema de filtragem, OK?
  13. SD

    Parametros misterio...

    Viva, Paulo de facto valores muito estranhos e para os tornar normais seria muito aconselhavel que não colocasses mais nenhum quimico na agua que a instabilidade é elevada. Faz TPA's frequentes e pequenas até estabilizar tudo e só depois poderás retomar os teus processos normais de adição de calcio. Normalmente a retificação de parametros quimicos com outros quimicos aumenta o problema. Tenta perceber o que aconteceu para gerar esses valores loucos... Não sei se existe algum quimico por aqui que nos podesse esclarecer um pouco mas de facto a conjunção desses valores não fazem qualquer sentido.
  14. Viva, isso não tenho a certeza e não vale a pena inventar, acho que o Alexandre tinha um e se for o caso ele logo te diz.
  15. Viva, Olá Luis, dentro das suas capacidaddes é um escumador que na relação qualidade/preço é porreiro.
  16. Viva, então viba será que o sabado não chegou? Espero que isso já esteja bem encaminhado...
  17. Viva, aí está ele! Diogo quase que era simultaneo...
  18. Viva, é perfeitamente possivel, tenho um com 60 litros que uso para propagação de maccro algas. utiliza aí a função pesquisa e encontras o nano do marco madeira que funcionou na perfeição durante 5 anos.
  19. Viva, hidroxio de calcio podes comprar na farmacia mas tem que ser PA (para analise) pois é o mais puro, fica mais barato que as embalagens de kalk.
  20. Viva, Depende da tinta que usares e do tamanho do quarto, se for de esmalte e semelhantes faz como o Marco disse, se for dessas novas plásticas que não deitam cheiro nenhum e o quarto não for muito pequeno podes pintar à vontade. Eu pintei a sala a semana passada e a tinta seca em duas horas e com as janelas abertas não houve crise nenhuma.
  21. Viva, não é comercializado por aí. Podes tentar arranjar o contacto de um sujeito que importava isso do Brasil que é de Coimbra o nome dele é José Filipe (grande Mestre! Perdi-lhe completamente o link), ou então entras num site (forum brasileiro) pedes a alguem que to envie ou então ao proprio Sérgio (ele é muito porreiro). A questão é se ainda é comercializado...
  22. Viva, existe um escrito em potuguês é um livro um pouco antigo mas que nos dá imensas bases da aquarofilia em especial de reef's. É o livro do nosso amigo Sérgio Gomes e chama-se 'O aquario marinho e as rochas vivas'. está numa linguagem muito porreira acessivel é como que um livro de bolso porreiro para partir para outras leituras.
  23. Viva, não sei.... há cada uma....